Como um console de nova geração custa uma boa grana (ainda mais aqui no Brasil), há uma série de fatores que podem nos fazer optar por este ou aquele aparelho e embora o preço e os recursos do PlayStation 4 e Xbox One tenham alguma importância nesta hora, os jogos exclusivos parecem continuar sendo o fiel da balança.
Pelo menos foi isso o que constatou uma pesquisa realizada com 2.450 jogadores que visitaram a Eurogamer Expo, realizada em setembro passado. Segundo 34% dos entrevistados, são os títulos que aparecerão apenas em um dos videogames que os farão tomar a decisão de em qual investir, sendo que 21% disseram que este seria o segundo fator mais importante.
Outro dado interessante diz respeito a lealdade à marca, algo que 11% mencionaram e ter o mesmo console que os amigos foi a opção de 10% das pessoas. Outros recursos considerados fundamentais foram o DRM e os serviços online, como a Xbox Live e a PSN, escolhidos por 8 e 6%, dos entrevistados, respectivamente.
Mas aquilo que os europeus menos levam em consideração na hora de escolher um videogame é na possibilidade de utilizá-los como uma central de mídia, sendo que somente 2% apontaram isso como diferencial, número que nos Estados Unidos provavelmente seria bem diferente e que serve para mostrar que a Microsoft poderá ter sérias dificuldades fora do seu país.
Seria interessante vermos uma pesquisa semelhante em outros mercados, mas eu concordo com a maioria. Sempre utilizei meus consoles primeiramente para jogar e mesmo adorando a possibilidade de aproveitá-los para outros fins, acho que sempre preferirei este ou aquele usando os exclusivos como parâmetro.
Fonte: http://meiobit.com/271757/o-que-e-mais-importante-ao-escolher-um-novo-console/