RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Assunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto]

power_settings_newInicie sessão para responder
+5
Sakury
paulo_damme
VRebuli
Guitto
JurianSutter
9 participantes

descriptionAssunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto] EmptyAssunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto]

more_horiz
Assunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto] 7n7b

Há anos podemos perceber que no mercado de games e retrogames começam a girar cifras significativas. Não mais apenas no investimento e lucro das desenvolvedoras, distribuidoras e lojas de varejo, mas também entre os próprios consumidores.

Podemos constatar nas redes sociais, nos fóruns (como o nosso) e nos sites de compra e venda de artigos usados, que games fazem parte de uma categoria cada dia com mais espaço.

Temos os colecionadores, pessoas que se dedicam a armazenar diversos itens relacionados ao tema. Seja pelo prazer de jogar, pelo prazer de admirar, não importa. Eu particularmente admiro quem possui tempo e recursos financeiros para ter uma vasta coleção. Estes, poderão ter análises mais fidedignas da biblioteca de um determinado console, e terão como nos auxiliar com seus depoimentos. Se não forem egoístas, nos fornecerão acesso (mesmo que por fotos ou vídeos) a muita coisa que vai se tornando financeiramente inviável de se adquirir.

O ponto que decido levantar neste tópico é sobre os "gamers" como eu, que pretendem jogar e dissecar os games que possuem. Mas sofro de um mal, que talvez seja compartilhado de muitos amigos daqui: o consumismo gamer.

Aquela sensação de não poder perder um game lacrado da atual geração que está a venda por menos de 40 reais. Aquele outro recém lançado, que está por 80 reais, podendo ser dividido em suas 10 parcelas no cartão. Aquele leilão no ebay de um game lindo de Snes, completo que faltam duas horas pra terminar e continua abaixo de 20 dólares... não vou comentar das promoções da Steam rsrsrs

Nestas férias de final de ano me vi num dilema complicadíssimo. Um HD lotado de jogos no Ps3, que ganhei da PSN Plus Americana, a qual assino. No 360 quase a mesma situação, jogos ganhos da Live e parados, ocupando espaço no HD externo. Isso que não comento os diversos cds que graveis de Roms do PsOne e ainda não joguei.

Continuei comprando consoles, entrei para o time da "Master Race" e adicionei uma dezena de games a minha conta da Steam, não pude deixar de "aproveitar" promoções. Não me contive.

Aproveitei minhas férias, consegui zerar diversos games no PS3 (Deus Ex, Darksiders, Ratchet e Clank All for One, Bioshock Infinite etc). Mas fechei  e deletei do Hd para logo abrir espaço para os novos disponíveis na Plus. Minha percepção me aponta de que eu não consigo mais curtir um game como antes. Explorar todos os seus detalhes como eu fazia com os Rpgs do Psx, que eu repetia várias vezes e me encantava em descobrir um novo detalhe, nem que fosse simples.

De garoto, meu sonho era ter recursos para adquirir mais jogos, hoje seria ter o tempo para jogar mais, assim como tempo para ler mais, estudar mais, e tantas outras coisas mais rsrs

Pensei bem, refleti e não vou renovar minha assinatura na PSN. Continuarei ganhando jogos da Live que é obrigatória e irei adquirir jogos pontuais que pretendo jogar. Vou aproveitar com mais discernimento as promoções da Steam, curtir mais meus retros e jogar o que tenho mais vezes, dissecar melhor minha pequena biblioteca de jogos (esse termo existe?).

Alguém vive essa mesma situação? Ou já passou por esta fase? Tem a sensação que retrogames estão virando relíquias e antiguidades nas mãos de seu público? Abro os próximos posts para que possamos discorrer acerca do assunto.

Me perdoem a imensidão de palavras  :tudobem: :tudobem:

Última edição por JurianSutter em Dom 23 Fev 2014, 15:47, editado 4 vez(es)

descriptionAssunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto] EmptyRe: Assunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto]

more_horiz
Não consigo colocar o Pac man comedor de dinheiros no centro... se algum modera conseguir, por favor  :tudobem: :tudobem: :tudobem: 

descriptionAssunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto] EmptyRe: Assunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto]

more_horiz
Arrumado o Pac Man, Jurian.

descriptionAssunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto] EmptyRe: Assunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto]

more_horiz
Guitto escreveu:
Arrumado o Pac Man, Jurian.


Eternamente Grato Sir Sorriso

descriptionAssunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto] EmptyRe: Assunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto]

more_horiz
Bom, em relação ao texto, cara, eu recentemente comprei um Wii pra aproveitar os jogos de Gamecube.

Entretanto ainda nem pude jogar, comprei mês passado e nem toquei direito. Tudo porque ja to atolado de jogos tanto no Wii U, PS3 e PC, sem contar que tenho um 3DS.

Apesar de trabalhar em Home Office, e poder jogar enquanto trabalho, é ruim, porque eu gosto de me dedicar, jogar sem nada me atrapalhar, ou seja, ter a "imersão".
Eu queria poder jogar meus clássicos mais vezes, pois sinto falta e saudade, mas como ja joguei e fechei a maioria, acabo priorizando as coisas novas. E mais recentemente, tenho fechado jogos mais longos, ontem mesmo fechei Zelda SS. Agora posso jogar mais coisas juntas por serem jogos menores do que Zelda, então, finalmente vou poder jogar Gamecube.

Mas ainda tem games de 64 e Saturn que gostaria de fechar, sem contar que vou comprar um GBA em breve...
Definitivamente eu precisava voltar a ser criança de novo, pra poder fechar tudo que tenho, e ainda assim, seria difícil. É muita coisa. Parei de comprar jogos na Steam, e de agora em diante, to comprando só jogos imperdíveis e a preferência é total por jogos de console de mesa.

descriptionAssunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto] EmptyRe: Assunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto]

more_horiz
Acontece bastante. Acho que a questão da infância é fundamental, eu tinha muita vontade de ter vários jogos que eram lançados mas por não ter dinheiro ficava só na vontade. A partir do momento que consegui dinheiro fui comprando muito mais jogos que antes, porém, por ter pouco tempo, acumulou bastante. Eu contei aqui, dos meus 69 jogos da Steam terminei apenas 32. Alguns MP only, mesmo assim ainda tem uma porção de coisa para jogar e eu nem estou empolgado com eles. Espero mais para outros jogos que ainda vão sair, como Titanfall e Watch Dogs, do que jogar os que eu já tenho.

Também tem o fato que em geral se consegue dinheiro trabalhando, o que toma grande parte do seu tempo não te dando mais condições de se dedicar aos jogos. Quando eu era adolescente sempre terminava o jogo, por pior que ele fosse, só para não ficar com ele incompleto. Hoje em dias tenho jogos bons, mas que não me empolgaram tanto, parado há vários meses por uma mistura de preguiça e falta de tempo, que eu não vou terminar tão cedo.

descriptionAssunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto] EmptyRe: Assunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto]

more_horiz
Percebo que tem bastante coisa em comum entre os membros. Todos acabamos deixando de lado alguns jogos rsrs

Me bateu um desespero quando vi alguns games que comprei em disco pro PS3 ano passado e eu ainda não joguei... comprei mais coisas pela Steam e aumentei o "acúmulo". Se eu tivesse sido mais pé no chão, teria economizado uma baita grana. To com vontade de jogar RE5 denovo, Legend of mana no Psx, PilotWings no 64 e da dó jogar estes "velhos" porque tenho muita coisa intocada... dilema.

Vejo que o mercado percebe essa questão, e lançam dezenas de jogos curtos (uns bons outros não). Poderia ser outro ponto de discussão.

Eu realmente tentarei otimizar o que tenho neste 2014 rsrsrs

descriptionAssunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto] EmptyRe: Assunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto]

more_horiz
Assunto foda! É um mal comum entre a maioria dos gamers, principalmente gamers colecionadores. A maioria dos games que possuo em forma fisica são os games que eu acho foda e imperdiveis, para colecionar mesmo e nunca irei vender. Tambem tenho a psn plus e baixo praticamente tudo que sai para zerar e deletar, nem sempre zero todos, tando psn plus e quanto fisicos (na verdade eu gosto de zerar os games comendo pela berada) acredito que esse seja o principal motivo para eu ter "abandonado" a pirataria, pra que tantos jogos se eu não tenho tempo nem condições de aproveita-los 100%. Mais claro não posso ver uma promoção de um game que me interesse.

descriptionAssunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto] EmptyRe: Assunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto]

more_horiz
paulo_damme escreveu:
Assunto foda! É um mal comum entre a maioria dos gamers, principalmente gamers colecionadores. A maioria dos games que possuo em forma fisica são os games que eu acho foda e imperdiveis, para colecionar mesmo e nunca irei vender. Tambem tenho a psn plus e baixo praticamente tudo que sai para zerar e deletar, nem sempre zero todos, tando psn plus e quanto fisicos (na verdade eu gosto de zerar os games comendo pela berada) acredito que esse seja o principal motivo para eu ter "abandonado" a pirataria, pra que tantos jogos se eu não tenho tempo nem condições de aproveita-los 100%. Mais claro não posso ver uma promoção de um game que me interesse.


Sobre a PSN plus, faço a mesma coisa, normalmente logo deleto depois de zerar. Não chego a ter vontade de platinar e dissecar. Quero logo sumir com ele, para baixar o próximo rsrs

Quanto as compras é complicado. Vejo uma e começo a "salivar".

descriptionAssunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto] EmptyRe: Assunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto]

more_horiz
Bem falado, bom exemplo disso é que eu to com 163 jogos na steam. E hoje comprei mais uns 5 jogos de pacote de bundle.

Pelo que eu me lembre eu já zerei 3, não platinei nenhum.

Eu posso admitir com todas as palavras que eu sou consumista pra jogo. Eu compro e largo. Vou jogando de tiquinho em tiquinho, mas mesmo tendo tempo e pans, acho que não termino tudo não. Mas mesmo assim eu não faço loucuras. Não chego a gastar mais de 15/20 reais por mês em jogos, se for pensar, gasto mais em Mc Donalds com que em jogo. lol

Isso sem contar os jogos do Family Share que eu tenho do meu namorado que eleva meus jogos pra 365. Rindo

descriptionAssunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto] EmptyRe: Assunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto]

more_horiz
Sakury escreveu:
Bem falado, bom exemplo disso é que eu to com 163 jogos na steam. E hoje comprei mais uns 5 jogos de pacote de bundle.

Pelo que eu me lembre eu já zerei 3, não platinei nenhum.

Eu posso admitir com todas as palavras que eu sou consumista pra jogo. Eu compro e largo. Vou jogando de tiquinho em tiquinho, mas mesmo tendo tempo e pans, acho que não termino tudo não. Mas mesmo assim eu não faço loucuras. Não chego a gastar mais de 15/20 reais por mês em jogos, se for pensar, gasto mais em Mc Donalds com que em jogo. lol

Isso sem contar os jogos do Family Share que eu tenho do meu namorado que eleva meus jogos pra 365. Rindo


Caraca, jogo pra uns 10 anos Sakury rsrsrs na Steam eu não gasto mais que 30 em média. Nos físicos eu gasto mais, gosto da caixinha, manual, disco Sorriso

descriptionAssunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto] EmptyRe: Assunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto]

more_horiz
Comprei 5 jogos esse mês. Dois de Wii, um de Wii U, dois de 3DS(um deles edição limitada).


Sou um consumista ferrenho.

Última edição por Guitto em Qua 05 Mar 2014, 22:38, editado 1 vez(es)

descriptionAssunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto] EmptyRe: Assunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto]

more_horiz
Bom, eu sou suspeito de falar disso. Já tem um bom tempo em que eu sei que não vou jogar todos os jogos que tenho na minha coleção, mas mesmo assim continuo comprando (e muito). Esse mês até agora, por exemplo, já comprei em torno de 6 jogos e olha que o mês acabou de começar.

Eu adoro colecionar. Adoro poder olhar para a prateleira e falar "O que eu vou jogar hoje?". Adoro ler sobre um jogo na internet e poder levantar da cadeira, pegar o jogo, colocar no console e jogar. Mesmo que o jogo seja muito ruim, como o Superman 64.

Além disso, gosto de saber que estou mantendo a história de um console, mesmo que exista várias outras pessoas ao redor do mundo que possuem coleções completas em provavelmente melhores condições que a minha. Mas, é legal saber que estou fazendo minha parte. Aqui no Brasil não são todos que possuem condições financeiras e físicas de armazenar uma coleção grande e, como eu posso, eu gosto de aproveitar.

Claro que com isso eu ajudo a manter ou até a subir os preços que o mercado está praticando atualmente. Quando eu decido partir para algum set eu, infelizmente, tenho a mania de já sair procurando e comprando os jogos. Muitas vezes eu acabo pagando o que se pede no mercado e que não é o valor ideal. Então, não me vejo muito em posição de ficar reclamando dos preços. Mas, é bom deixar claro que eu procuro preços mais em conta e quase sempre negocio com os vendedores.

O que tem acontecido no mercado é que virou moda falar que coleciona videogame, vendo os grupos no Facebook, por exemplo, é muito normal achar pessoas com 3 consoles e meia dúzia de jogos falando que coleciona e, quando você vai ver, a pessoa só tem jogo falso ou cartuchos em péssimas condições. Tem muita gente que fala que essa moda é uma bolha e que em algum momento essa bolha vai estourar.

Eu particularmente não acredito muito nessa ideia, apesar de querer que ela seja verdadeira para eu poder comprar mais jogos a valores baixos. Mas, as crianças de antigamente estão no mercado de trabalho agora e estão ganhando dinheiro. Esse fato junto com a nostalgia cada vez maior com a internet faz com que as pessoas tenham vontade de reviver as sensações do passado e acabam comprando os consoles e jogos retros. Então, até essas pessoas pararem de comprar esses jogos ou se cansarem, eu creio que os preços dos jogos devem continuar aumentando. Os jogos de Nintendo 64, por exemplo, sofreram um significante aumento de uns tempos para cá e, eu acho, que deve continuar crescendo. Pode ser que não chegue nos níveis de NES e SNES, mas mesmo assim não vão continuar nesses valores por muito tempo.

descriptionAssunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto] EmptyRe: Assunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto]

more_horiz
Bom texto do Galdius. Eu não me considero colecionador sério, mas tem jogos que eu curto ter em mídia física, na caixinha e tal. Se for novo, melhor ainda.  Mas só, se está caro demais eu emulo/pirateio sem dó, como no caso de Xenoblade.

descriptionAssunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto] EmptyRe: Assunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto]

more_horiz
Em relação ao consumismo, Shin Megami Tensei IV foi um caso clássico. Joguei na casa de um amigo e curti muito, então, tratei de comprar.

Vi a edição limitada, nova, lacrada, por um preço muito amistoso. Não pensei duas vezes e comprei ela.

descriptionAssunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto] EmptyRe: Assunto sério: O Consumismo dos gamers [+debate] [+ polêmico que mamilos] [+ muito texto]

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder