bjdomagrO escreveu:JurianSutter escreveu:bjdomagrO escreveu:"o índice de pobreza de Cuba era o sexto menor em 2004 dentre os 102 países em desenvolvimento pesquisados pela a Pnud, organismo da ONU"
"O embargo comercial imposto a Cuba pelos Estados Unidos, desde 1962, dificulta demasiadamente a expansão do comércio exterior cubano."
"Cuba está entre os 70 países do mundo que ostentam um alto Índice de Desenvolvimento Humano (acima de 0,800); em 2007 o IDH de Cuba foi 0,838 (51° lugar). Na América Latina, em 2007, só ficou aquém do Chile (40º lugar), Uruguai (46º) e Costa Rica (48º). O maior gasto, proporcional ao PIB, do mundo com educação pertence a Cuba (8,96% do PIB), seguida da Dinamarca (8,51% do PIB) e Suécia (7,66% do PIB)."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_Cuba
Algumas informações interessantes. Very Happy
Olha cara, esses dados são lindos, assim como os que o PT divulga do BR.
Por depoimentos de quem já foi lá, e por ver a quantidade de gente que tenta fugir da Ilha, não consigo confiar nesses dados.
Se eles são tão bons quanto o PT em maquiar dados, já consigo imaginar a realidade.
Me desculpe, pode até ser ignorância minha, mas como pode um país ter o sexto menor índice de pobreza e carecer de dezenas de utensílios básicos, como sabonete, papel higiênico, absorventes etc?
Realmente o índice de desenvolvimento ta interessante. Comida não falta, porque quando falta é só mandar fuzilar mais um oposicionista né? rsrs
Sério amigo, ta estranho isso aí.
Como é bonito alguém que discorda com educação e sem largar indireta
Cara, tu leu essas coisas dos itens básicos na Veja, né? fazendo uma pesquisa rápida aqui - eu não tinha visto nada sobre isso, mas frente a tua constatação fui pesquisar - só achei um link deles. E a gente sabe como a Veja se comporta, tendo em vista que na semana em que a instauração da ditadura completou 50 anos, foi uma das únicas que na capa, ao invés de mostrar algo referente a isso, deseu o pau na Dilma. Deve ser por que apoiou o golpe. isso mostra a postura deles..
Eu só conheço uma pessoa que foi p Cuba, um professor meu de Geografia que foi lá passar FÉRIAS e voltou maravilhado, sério mesmo.
Cuba é referência em Educação e Saúde. Isso não pode ser ignorado, ainda mais num país que sofre com os EUA, como dito acima.
Sobre os itens básicos: tenho um amigo próximo que foi fazer metade do doutorado dele em psicologia lá (acho que foi isso). Ele ficou assustado. Quando a esposa chegou pra vistá-lo, as camareiras do Hotel imploravam por absorventes, e sabonetes não vendem lá, é uma espécie de sabão que não adianta muita coisa. Desodorante praticamente não tem.
Ele só elogiou a universidade de Havana, mas criticou fortemente o ensino cubano que é completamente tendencioso. Ensinam diversas questões de história, geografia e filosofia de acordo com a visão de mundo deles. E não, não pode haver contestação, com risco da família do aluno ser denunciada.
Para quem vai passar férias pode ter uma imagem boa, principalmente do litoral eu imagino. Mas por este e outros depoimentos, acho que todos estes dados são pura maquiagem cara.
Como você explica a tentativa de milhares de cubanos de fugir do regime anualmente?