(repetindo as duas primeiras)
1) Construa logo a cabana do Gatherer... é o cara que colhe raízes, amoras, cogumelos, etc, na natureza. Ele acha muita coisa e evita fome. Eu construo antes até do que a cabana de pesca. Na verdade em geral é o primeiro edifício que eu construo.
2) NÃO destrua toda a floresta. Os remédios do herbalist dependem de florestas mais antigas e fora isso sem flores, sem cervos- e aí de nada adianta ter a cabana de caça!
3) O lance que Dopefish falou é real. Fique sempre de olho nas casas. Com todas as casas lotadas, as pessoas param de ter filhos, e assim a população envelhece e então faltam mãos para reposição no trabalho.
Quando toda a população original já tiver casa, fique de olho até as primeiras crianças se tornarem adultos, aí construa uma casa nova. Um casal irá morar nela e em breve uma nova criança vai nascer.
E assim sucessivamente.
Só não faça casas demais se seu estoque de comida estiver baixo.
4) Não é necessário construir a igreja tão cedo. Dê um bom tempo, e só construa quando sua comunidade já estiver perto de 100 habitantes. A igreja custa MUITA pedra e demora bastante para ser terminada.
5) CUIDADO AO CONSTRUIR O MERCADO! Ele pode mais atrapalhar que ajudar. O jogo tem uma falha que atrapalha muito: os habitantes que moram perto pegam toda a comida de uma vez (tipo colocaram 100 venison/carne de caça, o primeiro que chegar quase sempre pega as 100 de uma vez, no lugar de pegar 10 ou 20) e quem mora mais longe pode ficar sem comida em casa.
Fora isso, quando um habitante está passando fome, parece que vira um idiota.. tem comida no estoque mas se ele mora apenas um pouco distante, ele morre de fome e não busca comida lá. Tente sempre ter pelo menos um celeiro perto de cada grupo habitacional e NUNCA construa casas isoladas só para aproveitar espaço- são os habitantes dessas que morrem de fome primeiro.
6) O City Hall/ prefeitura é outra construção para ficar para bem mais tarde. As informações que ele dá vc consegue nas várias janelas do jogo. A única real diferença é que para a cidade receber grupos de nômades/andarilhos que queiram pedir para morar ali é preciso ter o City Hall. Antes disso, nada de nômades pedindo cidadania...
Lembre-se que para aceitar um grupo de nômades, sua economia precisa estar ótima, com bom estoque de comida, e de preferência já com uma Board House construída (será o lugar que eles vão morar primeiro). Eu acredito que o ideal é aceitar grupos com em média 12 pessoas. Mais que isso vai gerar complicações.
7) Assim que seu estoque de comida estiver no positivo e com boa quantidade, construa uma Tavern para produzir ale/ bebida alcoólica- nem que seja de berries/ amoras.
O ale ajuda muito em manter o nível de felicidade e fora isso quase sempre é aceito no posto comerciais, além de ter bom valor de troca.
Ale é ótima moeda de troca.
8) Os moradores não gostam de se afastar muito da área habitada. Depois que não tiver mais pedras e/ou ferro perto do seu núcleo habitacional, eles ficam enrolando para ir buscar aqueles recursos mais distantes que você selecionou para coleta. É uma boa hora para fazer uma pedreira/ quary, mesmo que inicialmente você só coloque uns 2 caras para trabalhar nela.
Ferro gasta mais devagar que pedra, então é provável que você tenha que fazer a pedreira/ quarry bem antes do que a mine/ mina. Eu uso mais a mina para produzir carvão, e assim produzo ferramentas de aço/ steel, que duram mais, além de ter um valor para troca MUITO alto.
LEMBRE-SE! Com pedreiras e minas vem os acidentes. Volta e meia você terá alguma perda por desabamento ("cave in") na mina, ou de algum cidadão esmagado por uma pedra na pedreira. Tenha certeza que tem gente sobrando para repôr no cargo, em caso de necessidade.
9- Escolas ajudam muito. Trabalhador "educated" produz mais, e me parece reduzir o número de acidentes em minas e pedreiras (isso é impressão, não tenho prova conclusiva). Não são caras e só precisam de 1 trabalhador permanente nelas, para atuar como professor.
10- Ferreiros, lenhadores e tecelões podem ser "desligados" quando não tiver mais matéria prima para eles, ou o estoque estiver cheio.
Em especial o tecelão/ tailor eu só ligo quando já tenho uma boa quantidade de couro (hide) ou lã (wool). Produziu os agasalhos, eu desligo e coloco o cara para ser laborer/ trabalhador genérico de novo.
11- Pesque MUITO. As plantações não produzem no inverno, mas pesca produz comida durante as 4 estações do ano. Infelizmente peixe vale pouquíssimo para troca, e muitos comerciantes nem aceitam.
12- A Board House é mais útil do que parece. A princípio ela pode parecer uma casa grande que apenas fica vazia, mas caso ocorra um incêndio, a família (ou famílias) que perderam a moradia vão morar nela até você reconstruir a casa, ou construir uma nova. Fora isso, quando você começar a substituir as casas de madeira por de pedra (que economizam lenha ou carvão no inverno, por manterem melhor o calor), as pessoas cuja casa está "em obras" vai morar na board house.
A Board House também é onde os nômades que você aceitou como habitantes da cidade vão morar inicialmente.
ATENÇÃO! Cuidado ao fazer o upgrade da casa de madeira para pedra... as vezes os habitantes idiotas ficam com fome e simplesmente não pegam comida, em especial se tem pouca comida disponível ou se a casa é mais distante de celeiros ou do mercado.
13- sempre que estiver com um espacinho sobrando que não dê para construir quase nada, construa um poço ou mais um dos depósitos de madeira/ferro/pedra/carvão/lenha. Mesmo pequenos são úteis conforme a cidade cresce.
Tente sempre colocar um poço em cada "área" nova que esteja crescendo na cidade.
14- Passou de 50 ou 60 moradores, construa um posto médico, onde o Phycisian/ Médico vai trabalhar. Só precisa de um médico mesmo.
Nas minhas jogadas dei sorte e apareceram poucas doenças. O pior caso foram 2 moradores com disenteria após uma visita de um comerciante. A presença do médico evitou que se espalhasse.
15- Não deixe para construir a cabana do reflorestamento / forester muito tarde. As árvores demoram para crescer e você pode acabar com pouca madeira disponível.
15- Assim que sua cidade estiver próspera, dê preferência a construir casas de pedra no lugar das d emadeira. A economia de lenha/ carvão a longo prazo ajuda bastante- segundo as informações do próprio jogo.
16- Assim que a última criança da geração inicial se tornar adulta, construa um cemitério.
17- caminhos não são apenas estética. Os moradores andam mais rápido neles e ficam com menos enrolação para ir a locais distantes buscar recursos.
18- só construa um túnel quando for realmente necessário. São caros demais para ficarem subaproveitados.
19- Só construa um posto comercial quando você tiver muita sobra no estoque, em especial de ferramentas e roupas, que valem muito. Não tem excessos de produção? Não construa posto comercial. É despediçar recursos.
20- assim que puder compre sementes. ATENÇÃO! Você só precisa comprar cada tipo de semente UMA VEZ! Depois de comprar a primeira vez a opção de vegetal (exemplo: maçã/ apple) estará disponível sempre que você quiser fazer um novo pomar ou horta.
21- Eu prefiro comprar carneiros primeiro do que galinhas, para começar a produzir lã logo, e assim os warm coats (casacos mais quentes, de couro + lã) e de lã (wool coats). Além disso, ovelhas também são abatidas e geram carne.
Deixe o gado (cattle) por último... demoram para produzir carne e além disso produzem couro, que você já consegue com a caça). NÃO produzem leite no jogo- uma falha, na minha opinião.
Minha ordem para criações: 1- ovelhas 2- galinhas 3- gado.
P.S: se demorar para oferecerem ovelhas, compre as galinhas mesmo. Produzem muita comida (ovos +carne) e reproduzem muito rápido.
Última edição por Grau Hut em Dom 20 Jul 2014, 22:26, editado 2 vez(es)