Por: Revista Arkade
Vocês estão prontos pra descobrirem algumas coisas bem legais (e outras nem tanto) sobre a Sony e PlayStations de modo geral? Lá vai:
O PlayStation era idealmente um apêndice pro Super Nintendo
Criado por Ken Kuratagi, a “PlayStation da Nintendo” iria rodar os títulos de Super Nintendo e também possibilitaria que jogássemos títulos na incrível tecnologia dos CDs no formato ‘SNES-CD’. Infelizmente pra Sony, Hiroshi Yamauchi, presidente da Nintendo, não queria compartilhar os direitos da companhia com ninguém e então desfez a parceria com a Sony para trabalhar com a Philips.
Para deixar de ser mascote, basta ter sido mascote alguma vez.
Ou pelo menos é assim que costumava funcionar com os mascotes ou quase-mascotes do PlayStation nas décadas passadas. O primeiro mascote para o console (e o primeiro a deixar de ser mascote) era Polygon Man, uma cabeça com ‘cabelos arrepiados’ – toda constituída de polígonos em tons de roxo. Pra ser sincera eu acho o Polygon Man bem interessante, mas Ken Kuratagi ficou tão descontente quando viu o mascote na E3 de 1995 que antes do PlayStation ser lançado nos Estados Unidos, o pobre mascote já tinha sido aposentado.
E falando nisso: você sabia que o mascote não-oficial da Sony é um patinho de borracha?
Enquanto a maioria dos desenvolvedores faziam mil peripécias pra demonstrar a qualidade das suas criações tecnológicas, há algum tempo atrás, (quando tinha um lado mais descontraído) a Sony usou um simples patinho de borracha numa pia cheia de água pra mostrar o potencial do seu sistema. Mas não para por aí, até hoje eles têm uma certa fixação por patinhos de borracha! Inclusive, existe um patinho de borracha como Easter Egg em Metal Gear Solid 2! Sem mencionar Super Rub ’a’Dub, que é um game cujo universo consiste totalmente em patinhos de borrachas na água. É muito amor por esses patinhos!
Plot twist sobre o famoso lado preto dos CDs do PSOne.
Pois então, por essa vocês não esperavam: ao contrário do que alguns acreditavam, eles não tinham nenhuma função específica, além, claro, de diferenciar os CDs piratas dos originais e serem extremamente mais cool que os outros CDs comuns.
Talvez você já saiba que há um significado por trás dos símbolos nos controles. Não?
Bem, quando Teiyu Goto desenhou o controle do PlayStation, ele buscava algo mais fácil de ser lembrado do que letras e cores, então ele usou os símbolos que conhecemos hoje. O círculo (bola pros íntimos) e a cruz (X pros íntimos) são símbolos japoneses comuns pra “sim” e não”, o triângulo simboliza a visão de um player e o quadrado representa um menu, documento ou mapa.
PS2 e uma crise de abstinência gamer
2002 era um bom ano pra ter um PlayStation 2, afinal já rolavam alguns jogos bem nobres pra ele como Ico, Metal Gear Solid 2 entre outros… e o preço parecia justo. Mas infelizmente foi também um período de grande tristeza no mundo gamer, onde houveram grandes crises abstinência por falta de PS2 e, o que é pior: de memory cards!
O marketing do PlayStation nos anos 90 era um puzzle por si só
Além das ironias e trocadilhos, as propagandas da Sony iam além e se tornavam praticamente enigmas pro consumidor. Com abordagens que incluíam por exemplo “URnote” (You’re not red e > You’ready – ou seja, “você não está pronto”), a empresa realmente exercitava o cérebro dos jovens dos anos 90.
Crash Bandicoot – ame-o ou odeie-o!
O padrinho da marca PlayStation, Ken Kutaragi simplesmente não gostava de Crash Bandicoot. Quando confrontou a Naughty Dog a respeito do game ele chegou a oferecer críticas como “Esse jogo é uma droga!”. Mas não era pra tanto, não é mesmo? Afinal Crash foi sumindo do fluxo de games mainstream e em 2001 a Naughty Dog se tornou um estúdio da Sony. E é isso deve significar “fazer as pazes”.
Espera aí! Gatinhos como mascotes: como não pensamos nisso antes?
Enquanto a Sony tinha “problemas” pra achar um mascote ideal pra acompanhar a marca nos Estados Unidos, a Sony japonesa achou um candidato inesperado – e de brinde ganhou outro! Toro e Kuro são uma dupla de gatinhos (branco e preto, respectivamente) que acompanham o PlayStation desde seu lançamento, em 1999.
A logo do PlayStation sofreu diversas modificações até chegar no ícone que conhecemos
O logo de quatro cores nos traz boas memórias mas ele levou um tempo pra se tornar essa logo e esse grande ícone que é hoje. Algumas das mudanças feitas pelo designer Manabu Sakamoto podem ser vistas aqui embaixo!
A tela inicial do seu PS2 tinha um quê de Psycho Mantis
Um zoom aparentemente aleatório num arranjo de torres brancas e um efeito de som meio futurista – essa era a tela inicial do seu PS2… Pois bem, aqui entra o quê de Psycho Mantis: a composição visual dessa tela de entrada é baseada nada mais nada menos do que o conteúdo do seu memory card! Interessante e assustador!
A Sony destruiu a Sega na E3 de 1995 com apenas duas palavras
Steve Race, presidente da SCEA tomou o palco logo depois da Sega ter anunciado seu novo console , o Saturno, e disse simplesmente duas palavras: “299 dollars”. O preço proposto por Steve era o equivalente a mais ou menos R$220,00 mais barato do que o Saturno que tinha acabado de ser anunciado pela Sega (a $399). E foi assim, coleguinhas, que a Sony simplesmente ganhou aquela batalha de consoles.
O famoso Final Fantasy VII poderia ter sido bem diferente
Imagina só um personagem principal chamado “Detevive sangue-quente Joe” – apesar de parte do conceito original ter sido mantida, a história de Cloud, Sepiroth, Aeris e outros poderia ter tomado um rumo bem diferente se todas as idéias originais tivessem sido mantidas! Melhor deixar como conhecemos, afinal, sabemos que deu mais que certo!
O PlayStation era idealmente um apêndice pro Super Nintendo
Criado por Ken Kuratagi, a “PlayStation da Nintendo” iria rodar os títulos de Super Nintendo e também possibilitaria que jogássemos títulos na incrível tecnologia dos CDs no formato ‘SNES-CD’. Infelizmente pra Sony, Hiroshi Yamauchi, presidente da Nintendo, não queria compartilhar os direitos da companhia com ninguém e então desfez a parceria com a Sony para trabalhar com a Philips.
Para deixar de ser mascote, basta ter sido mascote alguma vez.
Ou pelo menos é assim que costumava funcionar com os mascotes ou quase-mascotes do PlayStation nas décadas passadas. O primeiro mascote para o console (e o primeiro a deixar de ser mascote) era Polygon Man, uma cabeça com ‘cabelos arrepiados’ – toda constituída de polígonos em tons de roxo. Pra ser sincera eu acho o Polygon Man bem interessante, mas Ken Kuratagi ficou tão descontente quando viu o mascote na E3 de 1995 que antes do PlayStation ser lançado nos Estados Unidos, o pobre mascote já tinha sido aposentado.
E falando nisso: você sabia que o mascote não-oficial da Sony é um patinho de borracha?
Enquanto a maioria dos desenvolvedores faziam mil peripécias pra demonstrar a qualidade das suas criações tecnológicas, há algum tempo atrás, (quando tinha um lado mais descontraído) a Sony usou um simples patinho de borracha numa pia cheia de água pra mostrar o potencial do seu sistema. Mas não para por aí, até hoje eles têm uma certa fixação por patinhos de borracha! Inclusive, existe um patinho de borracha como Easter Egg em Metal Gear Solid 2! Sem mencionar Super Rub ’a’Dub, que é um game cujo universo consiste totalmente em patinhos de borrachas na água. É muito amor por esses patinhos!
Plot twist sobre o famoso lado preto dos CDs do PSOne.
Pois então, por essa vocês não esperavam: ao contrário do que alguns acreditavam, eles não tinham nenhuma função específica, além, claro, de diferenciar os CDs piratas dos originais e serem extremamente mais cool que os outros CDs comuns.
Talvez você já saiba que há um significado por trás dos símbolos nos controles. Não?
Bem, quando Teiyu Goto desenhou o controle do PlayStation, ele buscava algo mais fácil de ser lembrado do que letras e cores, então ele usou os símbolos que conhecemos hoje. O círculo (bola pros íntimos) e a cruz (X pros íntimos) são símbolos japoneses comuns pra “sim” e não”, o triângulo simboliza a visão de um player e o quadrado representa um menu, documento ou mapa.
PS2 e uma crise de abstinência gamer
2002 era um bom ano pra ter um PlayStation 2, afinal já rolavam alguns jogos bem nobres pra ele como Ico, Metal Gear Solid 2 entre outros… e o preço parecia justo. Mas infelizmente foi também um período de grande tristeza no mundo gamer, onde houveram grandes crises abstinência por falta de PS2 e, o que é pior: de memory cards!
O marketing do PlayStation nos anos 90 era um puzzle por si só
Além das ironias e trocadilhos, as propagandas da Sony iam além e se tornavam praticamente enigmas pro consumidor. Com abordagens que incluíam por exemplo “URnote” (You’re not red e > You’ready – ou seja, “você não está pronto”), a empresa realmente exercitava o cérebro dos jovens dos anos 90.
Crash Bandicoot – ame-o ou odeie-o!
O padrinho da marca PlayStation, Ken Kutaragi simplesmente não gostava de Crash Bandicoot. Quando confrontou a Naughty Dog a respeito do game ele chegou a oferecer críticas como “Esse jogo é uma droga!”. Mas não era pra tanto, não é mesmo? Afinal Crash foi sumindo do fluxo de games mainstream e em 2001 a Naughty Dog se tornou um estúdio da Sony. E é isso deve significar “fazer as pazes”.
Espera aí! Gatinhos como mascotes: como não pensamos nisso antes?
Enquanto a Sony tinha “problemas” pra achar um mascote ideal pra acompanhar a marca nos Estados Unidos, a Sony japonesa achou um candidato inesperado – e de brinde ganhou outro! Toro e Kuro são uma dupla de gatinhos (branco e preto, respectivamente) que acompanham o PlayStation desde seu lançamento, em 1999.
A logo do PlayStation sofreu diversas modificações até chegar no ícone que conhecemos
O logo de quatro cores nos traz boas memórias mas ele levou um tempo pra se tornar essa logo e esse grande ícone que é hoje. Algumas das mudanças feitas pelo designer Manabu Sakamoto podem ser vistas aqui embaixo!
A tela inicial do seu PS2 tinha um quê de Psycho Mantis
Um zoom aparentemente aleatório num arranjo de torres brancas e um efeito de som meio futurista – essa era a tela inicial do seu PS2… Pois bem, aqui entra o quê de Psycho Mantis: a composição visual dessa tela de entrada é baseada nada mais nada menos do que o conteúdo do seu memory card! Interessante e assustador!
A Sony destruiu a Sega na E3 de 1995 com apenas duas palavras
Steve Race, presidente da SCEA tomou o palco logo depois da Sega ter anunciado seu novo console , o Saturno, e disse simplesmente duas palavras: “299 dollars”. O preço proposto por Steve era o equivalente a mais ou menos R$220,00 mais barato do que o Saturno que tinha acabado de ser anunciado pela Sega (a $399). E foi assim, coleguinhas, que a Sony simplesmente ganhou aquela batalha de consoles.
O famoso Final Fantasy VII poderia ter sido bem diferente
Imagina só um personagem principal chamado “Detevive sangue-quente Joe” – apesar de parte do conceito original ter sido mantida, a história de Cloud, Sepiroth, Aeris e outros poderia ter tomado um rumo bem diferente se todas as idéias originais tivessem sido mantidas! Melhor deixar como conhecemos, afinal, sabemos que deu mais que certo!