RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!]

power_settings_newInicie sessão para responder
+7
Fúria
VRebuli
VirtualBoy
Punch
Leinad
Dopefish
Henrico D. Santo
11 participantes

descriptionPedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] EmptyPedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!]

more_horiz
Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES


Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] Pedreiro-1477671


Para estar cada vez mais perto de realizar um grande sonho, o pedreiro Joaquim Corsino dos Santos pedala, diariamente, entre Cariacica, onde mora, até Vitória, onde fica a faculdade de Direito em que ele estuda. A distância, cerca de 21 quilômetros entre um município e outro, não desanima o estudante. Gastando mais de uma hora para chegar à faculdade, agora ele decidiu largar o trabalho para focar nos estudos. “É meu sonho, e chegarei lá”, garante.

Joaquim nasceu em Tarumirim, Minas Gerais. O pai, Agenor, e a mãe, Ana Clara, eram trabalhadores rurais. Ele contou que quando mais novo ajudava a família na roça, mas sempre sonhou alto. “Não queria aquela vida para mim. Queria mesmo era estudar”, contou. Com mais de 20 anos, ele terminou o curso técnico de Administração. Segundo ele, na época, precisou trabalhar e passou anos sem estudar.

Em 1980, Joaquim tentou vestibular na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para Ciências Contábeis, e não passou. Depois disso, ele foi trabalhar como auxiliar de pedreiro e, mais tarde, como pedreiro, ganhando um salário melhor. Mesmo assim, nunca abandonou o sonho de ser advogado. “Passei a guardar parte do que ganhava para pagar uma faculdade de Direito. Ao todo, em toda a minha vida de trabalho, consegui juntar uns R$ 50 mil”, disse.

Ele contou que, ao mesmo tempo, foi construindo a casa, que hoje é um prédio de três andares localizado em Bandeirantes, Cariacica, onde mora com com três irmãos. Durante um período, a vontade de ser delegado foi interrompida por medo de não conseguir arcar com as despesas do curso. “Em 2008, passei num processo seletivo em uma faculdade privada, onde cursei dois anos de Direito. Mas aí um amigo me pediu R$ 4.500 emprestados, e eu, com receio de não ter como bancar os estudos, tranquei a matrícula no curso”.

Depois disso, ele trabalhou mais um ano como pedreiro para recuperar o prejuízo e voltou à faculdade, 2012, na Serra. “Como o trajeto de casa até lá era longo, comprei até uma moto, que está parada – ainda não tirei carteira. Essa distância contribuiu para eu mudar de faculdade. Hoje, faço o nono período de Direito em Vitória. Sou o mais velho da turma”, contou.
Segundo ele, o trajeto feito entre a casa e a faculdade dura mais de uma hora. Além da distância e do cansaço, ele ainda teve que enfrentar outros contratempos. “Saio de casa, de bicicleta, para estudar à noite, e levo quase uma hora e meia só de ida. Há uns seis meses, roubaram uma roda bicicleta, e tive que voltar de ônibus”, contou.

Focado no futuro, ele contou que parou com o trabalho para se dedicar ao sonho. “Agora, decidi dar uma parada no trabalho só para estudar. Adoro ler a Constituição Federal. Meu sonho é concluir o curso, tirar minha carteira da Ordem dos Advogados e passar em concurso para ser delegado de polícia. É meu sonho, e chegarei lá", finalizou.

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/09/pedreiro-vai-de-cariacica-vitoria-de-bicicleta-para-cursar-direito.html

descriptionPedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] EmptyRe: Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!]

more_horiz
O cara tá na batalha à anos, não fica de mimimi porque nasceu negro e pobre. Só quer provar que é tão guerreiro tanto quantos outros brasileiros.

Foda-se cotas raciais!

Palmas para esse senhor, que os seus sonhos se realizem com toda certeza do mundo, o cara merece!

Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] Tumblr_m961tmUFcj1r3qnxf

descriptionPedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] EmptyRe: Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!]

more_horiz
Puta que o pariu. Tiozão mito.

descriptionPedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] EmptyRe: Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!]

more_horiz
Certeza que vai passar nas provas!
NADA para uma determinação dessas!

descriptionPedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] EmptyRe: Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!]

more_horiz
Henrico, tu tem a obrigação de postar a notícia que sair quando ele virar delegado de polícia. Vou cobrar.

descriptionPedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] EmptyRe: Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!]

more_horiz
Punch escreveu:
Henrico, tu tem a obrigação de postar a notícia que sair quando ele virar delegado de polícia. Vou cobrar.


Tatuei na testa o lembrete.

Lembrarei, mas pode me cobrar!

descriptionPedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] EmptyRe: Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!]

more_horiz
Tem meu total respeito!!Esse tipo de pessoa determinada,que batalha contra os obstáculos para realizar seu sonho,admiro muito!
Chego a pensar o quanto sou preguiçoso as vezes para fazer as coisas...

descriptionPedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] EmptyRe: Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!]

more_horiz
Mito! Mora na minha cidade... rsrs

Mas acho que na idade dele ele já conseguia andar de busão de graça, seria um pouco menos cansativo, apesar de ônibus no ES ser uma merda. Eu estudei em Vitória por 10 anos (Ensino Médio, Pré Vestibular e Faculdade) e sempre peguei ônibus, então daria pra ir sem maiores problemas.

De qualquer modo é mais uma prova de que a vontade individual dá resultado, e o mimimi governamental não.

descriptionPedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] EmptyRe: Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!]

more_horiz
VRebuli escreveu:
Mito! Mora na minha cidade... rsrs

Mas acho que na idade dele ele já conseguia andar de busão de graça, seria um pouco menos cansativo, apesar de ônibus no ES ser uma merda. Eu estudei em Vitória por 10 anos (Ensino Médio, Pré Vestibular e Faculdade) e sempre peguei ônibus, então daria pra ir sem maiores problemas.

De qualquer modo é mais uma prova de que a vontade individual dá resultado, e o mimimi governamental não.


Close topic! :acepted:

descriptionPedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] EmptyRe: Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!]

more_horiz
Mitou o cara ai. Não conseguiria fazer o mesmo nem fudendo.

descriptionPedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] EmptyRe: Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!]

more_horiz
Força de vontade foda a dele.

Porém, isso não desqualifica o sistema de cotas. Ou todo pobre/negro tem que CAGAR SANGUE pra conseguir estudar?

descriptionPedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] EmptyRe: Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!]

more_horiz
bjdomagrO escreveu:
Força de vontade foda a dele.

Porém, isso não desqualifica o sistema de cotas. Ou todo pobre/negro tem que CAGAR SANGUE pra conseguir estudar?


Justamente por nem todo negro precisar cagar sangue, é que as cotas são injustas.

Abraço.

descriptionPedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] EmptyRe: Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!]

more_horiz
Acho que a questão ai nem são contas, pois com cota ou sem cota ainda existem os 42 quilômetros.

descriptionPedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] EmptyRe: Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!]

more_horiz
Guitto escreveu:
bjdomagrO escreveu:
Força de vontade foda a dele.

Porém, isso não desqualifica o sistema de cotas. Ou todo pobre/negro tem que CAGAR SANGUE pra conseguir estudar?


Justamente por nem todo negro precisar cagar sangue, é que as cotas são injustas.

Abraço.


Tu realmente leu a reportagem?

Ser contra as costas PRINCIPALMENTE DO ENSINO PÚBLICO é ridículo. É querer cornetear a Dilma demais, e ainda demonstra falta de conhecimento, pois quando foram implantadas as cotas, foi dito que seriam até ter um sistema educacional melhor.

Hoje, se faz uma prova - ENEM - e consegue-se vaga em mais de uma universidade, sem contar o PRONATEC e outros programas. Antigamente, se não passasse na federal, ia trabalhar sem instrução mesmo.

descriptionPedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] EmptyRe: Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!]

more_horiz
bjdomagrO escreveu:
Guitto escreveu:
bjdomagrO escreveu:
Força de vontade foda a dele.

Porém, isso não desqualifica o sistema de cotas. Ou todo pobre/negro tem que CAGAR SANGUE pra conseguir estudar?


Justamente por nem todo negro precisar cagar sangue, é que as cotas são injustas.

Abraço.


Tu realmente leu a reportagem?

Ser contra as costas PRINCIPALMENTE DO ENSINO PÚBLICO é ridículo. É querer cornetear a Dilma demais, e ainda demonstra falta de conhecimento, pois quando foram implantadas as cotas, foi dito que seriam até ter um sistema educacional melhor.

Hoje, se faz uma prova - ENEM - e consegue-se vaga em mais de uma universidade, sem contar o PRONATEC e outros programas. Antigamente, se não passasse na federal, ia trabalhar sem instrução mesmo.


Dopefish escreveu:
Acho que a questão ai nem são contas, pois com cota ou sem cota ainda existem os 42 quilômetros.



O Fish entendeu. A questão não é somente as cotas.

descriptionPedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!] EmptyRe: Pedreiro pedala 42 quilômetros todo dia para cursar Direito no ES [+negro e pobre] [+sem cotas] [+guerreiro e exemplo!]

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder