UBISOFT culpa AMD por desastre em Assassin’s Creed Unity no PC
13 de novembro de 2014
Para quem conhece a UBISOFT sabe que nunca dá para esperar um lançamento de jogos no PC sem algum tipo de problema, agora é a vez de Assassin’s Creed Unity que está recebendo severas críticas devido a diversos relatos de performance e bugs em todas as plataformas, Xbox One, PlayStation 4 e PC.
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No PC, diversos tipos de problemas foram descritos nos fóruns como baixo fps, trepidação na imagem, recurso PCSS muito pesado, jogo travando, problemas com colisões, artefatos visuais. Um artigo na bbc.com mostra diversas imagens dos bugs visuais e problemas que acontecem nos cenários e nos bonecos do jogo, veja:
Foi tanta pressão em cima da UBISOFT devido ao lançamento prematuro do Unity que ela terminou por emitir uma curiosa nota responsabilizando as CPUs e GPUs da AMD como a fonte dos problemas e que estaria trabalhando com a empresa para tentar resolver. Segue o quote da nota da UBISOFT:
We are aware that the graphics performance of Assassin’s Creed Unity on PC may be adversely affected by certain AMD CPU and GPU configurations. This should not affect the vast majority of PC players, but rest assured that AMD and Ubisoft are continuing to work together closely to resolve the issue, and will provide more information as soon as it is available.
Aí diz que “certas” configurações AMD de CPUs e GPUs estão rodando com problemas de performance, mas isso não afeta a vasta maioria dos jogadores de PC. Será mesmo?
Analisando um pouco mais detidamente os fóruns por aí, se nota que o Unity não está enfrentando problemas só em configurações AMD, mas que pessoas com placas NVIDIA e CPUs Intel também não estão rodando o jogo na performance ideal. Já tem relatos de que uma poderosa GTX 970 não consegue performar o jogo numa taxa ideal de 60 quadros na configuração máxima, também em nenhuma das placas de vídeo mais potentes do mercado.
Por ser um jogo patrocinado fortemente pela NVIDIA com seu GameWorks, se esperaria que com placas desta empresa os problemas fossem mínimos, mas isso não acontece também. O pcworld.com testou o Unity em uma GTX 760 o desempenho é ruim, a placa não consegue dar conta do jogo, nem mesmo se você desligar o MSAA, que é uma dos efeitos mais pesados em jogos do PC nos dias de hoje.
Performance em Draw Calls
Uma fonte do hothardware.com diz que Unity tem um sério problema de extrapolação do limite possível de processamento de draw calls (primitivas gráficas) que o PC pode atingir. Este limite estaria por volta de 50.000 ou mais dependendo do caso e que isso traria problemas tanto para hardware AMD como NVIDIA. Nos fóruns de consoles também existem vários relatos de performance baixa e lags o que evidencia que UBISOFT lançou seu motor gráfico next-gen chamado de ANVILNEXT num estado prematuro. O Hothardware.com inclusive cita que este tipo de problema é onde o AMD MANTLE e o futuro DirectX 12 foram pensados para resolver, aumentando sensivelmente a quantidade de draw calls para 100.000 ou mais. Eu até me lembro da AMD a um tempo atrás ofertando à UBISOFT a implementação do MANTLE, mas cadê?
Tentando conter um pouco o hype negativo, UBISOFT anunciou um live-blog onde relacionou os problemas que está tentando resolver para um futuro patch. Agora cabem as perguntas que fazemos mas normalmente grandes empresas fogem de responder:
Se UBISOFT tivesse usado o MANTLE no PC que é a API indicada pela AMD para se obter altíssima performance de “draw calls” nas Radeons , será que não teriam resolvido o problema de performance ruim que ela citou exclusivamente?
Se um motor gráfico não está bem otimizado para um hardware que detém 30% a 40% do mercado de PC, pode-se dizer que este motor gráfico saiu completo no lançamento do jogo?
Por que tais otimizações em parceria com a AMD não foram feitas antes do lançamento do jogo, já que a empresa apontou que ela seria a culpada?
Não tive possibilidade de ter o jogo aqui para testar estes rumores, mas se conseguir uma cópia trarei alguns testes para tentar esclarecer melhor os pontos aqui elencados.