01/12/2014 - 14h48
Diante de acusações de corrupção, Sony encerra parceria com FIFA
Dez anos e duas Copas do Mundo depois, a Sony encerrou a parceria que tinha com a FIFA, e que garantia a exposição, entre outras, da marca PlayStation nas placas de publicidade das partidas do Mundial de Futebol, além de em uma série de outros eventos e mídias.
Apesar da declaração oficial da Sony usar como argumento do fim da parceria o aumento nos custos de patrocínio, a atitude acontece, coincidentemente, junto com o vazamento de uma série de denúncias de corrupção e suborno na escolha das próximas duas sedes da Copa, a Rússia em 2018 e o Catar em 2022.
A própria FIFA divulgou um relatório sobre o assunto, assinado pelo Comitê de Ética da entidade, alegando não encontrar nenhum tipo de irregularidade ou violação na escolha das sedes, e isentando a si própria e as federações de Rússia e Catar. O investigador principal do caso disse que o relatória da FIFA é "incompleto e cheio de erros".
De acordo com o portal asiático de notícias Nikkei, o patrocínio da Sony girava em torno de US$ 277 milhões de dólares e ocupava o pilar de "vida digital" dos apoiadores da FIFA.
http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2014/12/01/diante-de-acusacoes-de-corrupcao-sony-encerra-parceria-com-fifa.htm