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Juntando aqui duas resenhas que fiz pra dois jogos de luta excêntricos do Wii/WiiU: Castlevania Judgment e Marvel The Avengers - Battle for Earth:

2 Jogos de luta bem excêntricos: Castlevania Judgment (Wii) e Marvel The Avengers - Battle For Earth (WiiU) Castle01

Castlevania Judgment, lançado pela Konami para Wii em 2008 é um game de luta com chars clássicos dessa série clássica. Separei meu comentário para o game em vários quesitos. Vamos lá!

Câmera:

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A coisa mais complicada desse game, com certeza, é sua câmera. Simplesmente atrapalha DEMAIS a jogabilidade. O cara que bolou a câmera aqui deveria estar procurando emprego até hoje. Várias vezes a ela fica em posições incômodas que não dá pra ver o que você ou que seu adversário está fazendo, como ficar focado nas costas do seu oponente e você sem poder ter um ângulo bom pra ver o que golpes que ele está executando. Enfim, uma bola fora gigantesca. Se não fosse isso, o game renderia bem mais, já que os outros quesitos dele não são ruins.

Gráficos:

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Graficamente, o game está bem, obrigado. Considerando que foi um dos primeiros pra Wii até que está tudo bem trabalhado. Cenários estão com um desenho legal e foram bem escolhidos, com calabouços, pontes, navios, torres, o salão principal do castelo do Drácula, e afins, usuais da série. E muitos tem armadilhas, que podem te atrapalhar ou ajudar. O calabouço, por exemplo, tem lanças que saem de parte do chão, a torre tem janelas que podem ser quebradas para dar um “ring out” no oponente, e etc. E os itens típicos da série (cruz, lança, poções) também podem ser usados, já todo cenário tem elementos quebráveis onde se pode achar eles ou os corações que enchem sua energia para usá-los.

Falando do design dos personagens, o desenho deles em si, não está ruim, o problema são as roupas mesmo. Um vestuário japonês sado-masoquista tomando conta dos personagens. Mas no fim, depois de tanto jogar já me acostumei e isso até que dá pra relevar, não está tão pior que qualquer outro game com visu japonês que está no mercado por aí. Hoje, não considero agora que seja um ponto tão negativo assim. Fazendo um aparte sobre isso: O pior visual do Simon Belmont (meu char favorito da série) é, com certeza, no Castlevania Chronicles do PS1. Ali ele parece uma mulher, sem tirar nem por, já aqui, ele pelo menos tá mais parecido com um homem…

Jogabilidade:

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A jogabilidade é 3D e até boa, mas se você colocar na cabeça que não está jogando um jogo de luta propriamente, mas um hack’n slash. Ou seja, os comando de golpes pra todos personagens é o mesmo. Se você aprendeu a jogar com um personagem, pode jogar com outro sem problema em ter que ficar decorando os novos golpes. Os golpes são diferentes, mas os comandos são iguais. E é tudo muito similar a um game hack’n slash (até essa câmera ruim do jogo veio dos hack’n slash também, diga-se). Isso até que foi bom. Pelo menos é um diferencial (mas se você quer um jogo de luta convencional, passe longe). E a melhor coisa são os hyper attacks. Uma coisa típica de games de luta onde se enche uma barra no decorrer da luta e quando tiver completa pode se aplicar um golpe super forte. E esses hyper attacks tem um quê de Fatalities do Mortal Kombat, já que temos animações onde o personagem realmente maltrata e bem seu oponente (eles tiram muita energia, mas não “matam” seu oponente, apersar da animação indicar isso).

Todos hyper attacks do game:




Personagens/Trilha Sonora :

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O que o game tem de melhor, com certeza, é seu elenco que é invejável e aborda praticamente todos games clássicos da série. Temos: , sem falar da Morte e, claro, o Conde Drácula, que aparecem em praticamente todos os games. Castlevania de todas as eras (8, 16, 32, 64 bits e portátil) estão bem representados. Além desses, tem o Aeon, personagem vital do modo story, que também é jogável, fazendo o game ter um personagem novo próprio. Ah! E a trilha sonora está top demais, com cada personagem tendo sua música própria, oriunda de algum game da série (morri aqui ouvindo novas versões de músicas que ouvia no nintendinho).

O que o game tem de melhor, com certeza, é seu elenco que é invejável e aborda praticamente todos games clássicos da série. Temos: SSimon Belmont do Castlevania 1, 2 e 4, Trevor Belmont, Syphia Belnades e Grant Danasty do Castlevania 3, Alucard do Castlevania 3 e Simphony of the Night, Maria Renard e Golem do Rondo of Blood, Shanoa do Order of Ecclesia, Cornell do Legacy of Darkness, Carmilla do Castlevania 2, Eric Lecarde do Bloodlines e Portrai of Run, sem falar da Morte e, claro, o Conde Drácula, que aparecem em praticamente todos os games. Castlevania de todas as eras (8, 16, 32, 64 bits e portátil) estão bem representados. Além desses, tem o Aeon, personagem vital do modo story, que também é jogável, fazendo o game ter um personagem novo próprio.

E sobre a trilha sonora está top demais! Com cada personagem tendo sua música própria, oriunda de algum game da série. Morri aqui ouvindo novas versões de músicas que ouvia no nintendinho. Dá uma ouvida aqui:




Modos de jogo:

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O game conta com vários modos de jogo: Story, Arcade, Versus, Survival (pra saber quantos inimigos em sequência você consegue enfrentar), Castle e Training (pra aprender comando e golpes gerais do jogo). O game tem um modo online também, mas não está funcionando, já que o modo online do Wii foi abandonado. Todos modos já são habituais de jogos de luta, já a um tempo. Comentando o Story e Castle que foram os que mais joguei:

Modo Story:

Uma das coisas que muito podem questionar é como colocar, por exemplo, Simon Belmont lutando com Trevor Belmont se eles são de épocas diferentes. O game deu uma solução ótima pra isso nesse modo Story. O personagem Aeon controla o tempo, aí seu personagem ao encontrá-lo, ele te revela que você pode realizar seu maior desejo, mas tem que passar por vários desafios. Ao aceitar, aí você vai passando por diversas época enfrentando personagens clássicos da série. Essa foi uma ótima saída pra história do game. Assim, ele reuni vários chars clássicos mesmo eles sendo de várias épocas.

No modo Story, você começa podendo escolher dois personagens: Simon Belmont e Alucard. Depois que termina o game com um, já desbloqueia outro personagem. E a história de cada um deles, óbvio, é bem diferente, já que cada um tem seus próprios desejos do que quer realizar. Simon, por exemplo, que ser o Belmont mais legendário de todos os tempos, por isso o último personagem que enfrenta é Trevor Belmont. Alucard quer (sempre) derrotar Drácula, então o chefão final de sua “ladder” é esse perigoso vilão. E assim vai com todos personagens. nenhum deles tem uma linha de inimigos semelhante. Depois de desbloquear todos personagens, você tem, que fechar de novo com qualquer personagem pra destravar o Aeon, mas nessa última vez, você enfrenta ele no final e logo depois o perigoso Time Reapper (que é a entidade que dá poder de tempo pra Aeon).

Modo Castle:

Esse modo lembra a Torre dos Desafios do último Mortal Kombat (o de 2011). Você vai seguindo um mapa do castelo e em cada porta, enfrenta um desafio distinto, desde o habitual de derrotar um inimigo específico, a simplesmente quebrar objetos do cenário. Ao passar pelos desafios nesse modo, pode ir se habilitando acessórios que podem ser usados nos personagens. Já habilitei óculos de sol (?), chapéu de pirata (?), chifres (?) e umas fadinhas que ficam no ombro do personagem (?). Mesmo que sejam itens que quebram o ar sombrio/sério do série/jogo, mas é opcional mesmo. No fim, não deixa de ser algo interessante acrescentar itens no visual do seu lutador.

Comentário Final:

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Estou com uma tremenda habilidade em perdoar games de luta dito “ruins”. Talvez esse Castlevania Judgement caia nesse quesito. Acabei jogando muito e de graça, e assim não o acho ruim apesar de problemas graves. Acaba tendo uma características boas que acabam se sobrepondo.

Fazendo um placar aqui:

Excelente – Elenco e trilha sonora.
Bom – Gráficos e modos de jogo.
Ruim – Roupa dos personagens.
Péssimo – Câmera.

Considero que a câmera péssima vai afastar muita gente pro jogo, mas eu já encaro numa boa. No geral, curti bem, mas só não recomendaria pra ninguém (a não ser que a pessoa seja muito fã da série). De qualquer forma, queria que a Konami se aliasse com alguma empresa boa no ramo (Capcom, SNK, NetherRealm, Arc System) pra fazer um remake decente (um em 2D, por favor) desse Castlevania Judgment, mantendo seus pontos fortes (elenco, trilha, golpes especiais, modo story) e jogando fora o que não deu certo (Câmera e roupa sado-mazo japonesas). Obrigado.

Nota - 3/4

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Marvel The Avengers - Battle for Earth (WiiU) 2013
Fabricante: Ubisoft

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Nos anos 90, a Capcom produziu diversos jogos de luta com personagens Marvel. Começou com X-Men, depois vieram X-Men vs Street Fighter, Marvel Super Heroes, Marvel Super Heroes vs Street Fighter, e a série Marvel vs Capcom. Esses jogos até hoje são queridos por quem curte esse gênero. Recentemente, a Ubisoft pegou os direitos da Marvel e resolveu investir num game de luta também com esses chars, mas um game de luta pra Kinect (…), talvez pelo fato de ser um gênero que seja pouco explorado pelo controle. Só que nisso o game dificilmente vai agradar que curtia os jogos da Capcom, já que fãs do gênero pouco se interessam em jogar um game num Kinect, preferindo jogos com controles tradicionais, sem falar no fato dos “motion controls” não chamarem mais a atenção como antes, e os gráficos não estarem muito bons (games que usam esse controles normalmente não tem gráficos muito elaborados). Apesar disso tudo, de bom o game tem um conteúdo bom pra explorar com vários modos de jogo (mas nada que vá fazer jogar quem não curte esses controles) e que o elenco escolhido aqui está bem completo. São 22 lutadores que englobam bem o Universo Marvel. Particularmente, queria um “Marvel Super Heroes 2” da Capcom mas com o elenco desse game aqui. Seria perfeito.

Falando dos controles: Esse jogo foi lançado bem tarde quando o motion control do Xbox 360 já não seduz mais ninguém, só que felizmente, além de lançar pra Kinect, o game saiu pra WiiU onde se tem 2 opções de controle: Wiimote e Touch Screen. O tipo de jogabilidade com o Wiimote não difere muito da do Kinect, ou seja, um controle que definitivamente não foi feito pra esse tipo de jogo. Sobrou então, a boa opção de usar touch screen, que no fim acaba sendo o melhor mesmo, e torna o jogo mais interessante, não a ponto de salvá-lo completamente, mas quem curte os personagens e quer ver um game de luta diferente, pode dar uma tentada.

Jogabilidade com a caneta/touch screen

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Tem 6 ícones no canto direito/baixo da tela. Tocando cada um deles com a caneta, o personagem reage de forma distinta. Um dos ícones é o de troca de personagens. Como a série VS. da Capcom, aqui se escolhe 2 chars, sendo assim então, luta entre duplas, podendo trocar de um para outro quando quiser. Mas diferente da série VS, vence quem derrotar um dos personagens, não precisa derrotar os 2 chars do oponente.

Os demais ícones são de ataque, que se carregam, e se estiverem cheios, seu ataque fica mais forte. Tem 2 ícones que equivalem a soco e chute, que, na verdade, são 1)lançador de projéteis (soco), que é um ataque a longe distância, não é tão forte, serve mais pra interromper algum ataque mais fraco do oponente; e 2) Joelhada (chute), um ataque de curta distância, onde o char avança no outro e lhe dá uma joelhada que o lança pra longe. Se esse ícone estiver cheio, o personagem chutado vai até os céus, e o outro pode ir batendo nele na queda, dando mais hits tocando a caneta na tela rapidamente (o máximo que consegui foi 13 hits). Os outros 3 ícones, são de golpes especiais. Toca-se neles e surge um movimento que se tem que fazer com a caneta para executar o golpe. Cada personagem tem seus ataques próprios e, claro, pode-se combinar esses ataques para formar um combo, e até chamar, o outro personagem da dupla para os tag combos.

Por fim, não pode faltar uma barra para um super-ataque. Que fica no canto esquerdo/baixo da tela do controle. A barra vai enchendo no decorrer da luta e aí surgem 2 ataques por ela: Quando está no meio, tem o Breaker que interrompe qualquer ataque do oponente; e quando está totalmente cheia, a barra tem o ataque ULTRA. Nesse, seu personagem dá um golpe potente, que lança o oponente pra cima, e na queda pode-se ir se batendo a caneta na tela para mais hits (já cheguei a 21, não sei se dá pra dar mais que isso).  Cada personagem tem sua animação no Ultra, executando um golpe distinto, mas infelizmente quando o oponente é acertado a animação é igual pra todos. O personagem sempre vai pra cima e depois tem a cena da queda para se golpeá-lo. Problema é que muitos personagens no Ultra não fazem golpes que jogam o outro pra cima. A Feiticeira Escarlate, por exemplo, tem um raio que pela lógica lançaria o oponente pra trás, não pra cima. A Ubisoft poderia ter se preocupado com esses detalhes.

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No geral, a jogabilidade com a caneta é boa e responde bem aos comandos, minha única questão seria o dodge (defesa), que pode ser acionado pela caneta, mas não tem uma precisão muito boa, então acabo usando o analógico do controle (o d-pad também pode ser usado pra selecionar os golpes especiais, mas nesse caso, uso a caneta mesmo). De qualquer forma, jogar com o touch screen é a melhor opção pra quem quiser se arriscar a dar uma olhada no game.

Personagens

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Você começa podendo escolher entre 9 personagens no modo Arcade. Capitão América, Wolverine, Thor, Hulk, Magneto, Homem de Ferro, Feiticeira Escarlate, Viúva Negra e Gavião Arqueiro. Mas no modo Campaing/Campanha, pode se desbloquear mais 11 personagens: Homem Aranha, Venom, Loki, Dr. Destino, Homem de Gelo, Tocha Humana, Tempestade, Dr. Estranho, Phoenix, e os vilões do jogo: Super Skrull e Rainha Veranke (Mulher Aranha).

O modo campainha tem uma história baseada na Invasão Secreta, já que envolve os Skrull, Rainha Veranke e as versões Skrull dos personagens do jogo (não consegui habilitar skrull de nenhum personagem, então não sei se são habilitáveis). Esse modo campanha se divide em 5 cenários e tem que ganhar 4 lutas em cada para se destravar o personagens do bem. Depois de fechar 4 lutas nos 5 cenários, tem que ir ganhando mais 4 lutas em cada cenário pra destravar vilões. Tem-se a opção de comprar chars pela eshop sem precisar jogar pra desbloqueá-los. Não acho isso muito certo, mas vai de cada um.

E os personagens têm uniformes mil, que podem ser desbloqueados em vários modos de jogo. Gostei de terem colocado o uniforme do filme dos Vingadores, mas poderiam ter colocado também dos filmes do X-Men e Homem Aranha.  Ponto negativo disso é que a Ubisoft, sorrateira, colocou alguns uniformes que só podem ser adquiridos via eshop. Ou seja, se quiser ter TODOS uniformes, o jogador vai ter que desembolsar, pelo menos, 5 dólares.

Resultado

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É definitivamente o tipo de jogo que a Marvel não precisa no momento. Depois de uma gen inteira tendo jogos questionáveis baseado em seus filmes (feitos pela Sega), e com a adversária DC indo muito bem com os games do Batman (série Arkham ), o selo Marvel precisa de um game definitivo pros seus heróis. Esse game da Ubisoft é mais um game que jogadores hardcore rejeitarão (já rejeitaram), mas de qualquer forma, se você curte os personagens da editora e quer um jogo de touch screen com bom conteúdo, pode dar uma chance ao game, mas não recomendo a versão kinect/wiimote. Não consegui detestá-lo, e até me diverti, talvez por causa do elenco, ou por que o touch screen funciona bem, mas não o recomendaria pra fãs “hardcore” do gênero luta.

Nota – 2/4

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Castlevania Judgment tem uma sound track top mesmo. São músicas clássicas da série e com versões bem legais pro game.

Minha favoritas:

Bloody Tears (Carmilla)




Vampire Killer (Simon Belmont)




Beginning (Trevor Belmont)




Clock Work (Grant)




Mad Forest (Syphia)




Iron Blue Intention (Eric LeCarde)




Dance of Illusions (Dracula)




Darkness of Fear (Aeon)




Crucial Moment (Time Ripper)




Essas aqui creio que são novas, que tocam em menus do game:

Gallery




Acessories:




E a dos créditos Finais:

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O Wii é o unico console onde Castlevania é um jogo de luta e Sould Calibur um jogo de aventura Smile
Ja brinquei com esse Castlevania, achei divertido, só isso.

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