Quando Mega Man muda o "final" do nome, é porque uma revolução ocorre na série.

Na série X a Revolução foi a "abertura" dos mapas e a maior liberdade de movimentos.

Na série Battle Network e Legends basicamente tudo de forma a se tornar o um yu gi oh misturado com berath of fire 4 e o mais próximo que o Playstation já teve de um Zelda 3d, respectivamente.

E na série Zero a revolução foi na narrativa e liberdade de progresso no jogo.

Abraçando um estilo drasticamente diferente, Mapas abertos e revisitáveis no estilo Metroidvania e um enredo relativamente elaborado com vários personagens, coadjuvantes, "side quests" e evolução com toques de RPG.

Dito isso, o enredo da série sofreu bastante nas mãos da Capcom.
A idéia original era que Zero morresse de vez em Mega Man x5, Inafune se distanciou da série X para iniciar a série zero com a premissa que o Zero "revivido" enfrentaria o Mega Man X que se tornou um ditador.

Você pode inclusive comparar o estado "inicial" do Zero no jogo de GBA" com como ele acabou no x5

[CAPCOM E SUAS CAPCOMICES NEWS...OLDS]Desenvolvedor fala a razão para o destino de Zero em Mega Man Zero 4 (+spoilers) Ix8xOxa

[CAPCOM E SUAS CAPCOMICES NEWS...OLDS]Desenvolvedor fala a razão para o destino de Zero em Mega Man Zero 4 (+spoilers) FVX9DcZ

Apesar do estilo distinto, ambos estão em um estado parecido, incluindo os braços destruídos.

Daí a capcom pariu o Mega Man x6, sem supervisão ou aprovação do Inafune, e de quebra pressionaram a Inti Creates para que não seguisse com a idéia de ter X como protagonista em uma série e morrer na outra.

Eles precisaram se virar logo antes de fazer os cartuchos para "remendar" a história. Surge o conceito de "Copy X", "Copy Zero" e leva três jogos para saber quem é dono do corpo de quem.

No final, surge Mega Man Zero 4 e você sai da "base da resistência" para um caminhão de humanos refugiados, com mais maquinações do Dr. Weil (Vilão em Zero 3) para no fim termos a morte definitiva de Zero.

É um final decente, mas não o final que a foi planejado pela Inti Creates.
O caso é: Na idéia original, Mega Man Zero 3 seria o final definitivo da série, e com razão: Zero destrói o corpo original que causou tantos problemas, a trama do "Dark Elf" iniciada no jogo anterior se conclui, o "espírito" do X se despede, e não sobraria nada para Weil ameaçar o mundo.


Daí a Capcom atacou novamente.

Conforme entrevista recente dada à USgamer, a idéia seria criar um "Mega Man Zero 1.5", contado o que ocorreu entre o final do primeiro jogo e o início do segundo. Nesse meio tempo Zero se perde da resistência e se torna um nômade, enquanto a Resistência encontra uma nova base.

Seria perfeito, mas a Capcom queria uma sequência para o enredo, e surgiu Mega Man Zero 4. Conforme palavras do desenvolvedor, para evitar mais uma sequência à contragosto, eles mataram Zero.

Citação abaixo:

Capcom's last-minute revision of Zero's storyline opened the door for more Mega Man spin-offs, but it also made a mess of Inti Creates' plan for the games.  

"When we first created Mega Man Zero, we were not planning to make sequels," says Aizu. "After Zero's release, the sales were strong enough that Capcom wanted us to create the sequel. When we began planning the sequel, we decided to make two games. So as we began developing Mega Man Zero 2, we also had had the story for Mega Man Zero 3 in mind for the series."  

In expanding Mega Man Zero beyond a standalone title, Inti Creates looked to the time-honored tradition of the trilogy. In their minds, the climactic events of Zero 3 — which involved the true and final death of X's spirit, as well as that of his four guardians — brought that saga to a close. Capcom, however, disagreed.  

"After we finished creating Zero 3, we actually didn’t want to create a fourth game," muses Aizu. "Scenario-wise, the story was complete in our minds, and we felt the ending to Zero 3 was a really clean way of completing the scenario. But then Capcom approached us to create another game in the series.  

"Our initial plan was to create a game which was basically Mega Man Zero 1.5, a story between 1 and 2. That was our way of compromising. But, Capcom wanted us to create a true Zero 4 instead of 1.5, so we started to rethink things. We're happy with the result — the game we created is very satisfying, in our opinion.  

"But we also decided at that point that we didn't want to create a Mega Man 5, so what did we do?" Aizu laughs. "We killed Zero off, so we wouldn’t have to make a fifth game."



E assim, a valorosa Inti Creates sacrificou um dos maiores heróis da série para livrá-lo da ganância indutora de mediocridade da Capcom.

Vá em paz.


Fonte: http://www.rockman-corner.com/2015/04/inti-creates-almost-developed-mega-man.html

Fonte da fonte: http://www.usgamer.net/articles/companions-through-life-and-death-time-and-again-the-story-of-inti-creates-and-mega-man