Taí, tudo é uma questão de ponto de vista....
Em parte, eu diria que jogos antigos para início de conversa eram "multimídia".
Não no sentido que estão imaginando, mas no sentido de que haviam diferentes mídias importantes junto do jogo em si.
O manual era constantemente parte necessária do do jogo.
Chegavam a colocar proteções contra cópia envolvendo-o
Já hoje em dia, colocam tutoriais logo no início.
A "primeira parte" de jogo moderno, é sempre tutorial...
Nos antigos? Era o momento do desespero inicial para quem não tinha lido esta peça importante do conjunto...
De resto, criou-se também uma cultura de "auto-mercantilismo" aonde tenta-se desesperadamente fazer o jogo vender por si só sem que ele crie de si mesmo "reviews" negativos.
Daí a tendência é o jogo ser de fato mais fácil...
Um bom exemplo disso foram os jogos adventure de "point and click", nos quais no início haviam estrondosos finais trágicos.
E com o tempo passaram a ser amaciados, tendendo ao jogador não ter como se lascar só por ser descuidado.
Além disso? Temos limitações tecnológicas que foram vencidas e criaram por si só novos recursos.
Antes não havia facilidade em salvar um jogo de console caseiro ou fliperama.
Isso mudou e criou uma nova facilidade, seja em jogos de console, seja nos antigos hoje em dia sendo emulador ou até mesmo nos jogos modernos, aonde o progresso é salvo aonde o jogador quiser.