Publicado originalmente em #Round ONE Games
Trama::..
Gameplay::..
Recepção::..
Resident Evil:
Fúria
Round ONE escreveu:O review a seguir traz uma avaliação do game Sweet Home, RPG com elementos de survival horror lançado para o NES. O jogo foi um marco do gênero terror pois serviu de grande inspiração para o primeiro jogo da aclamada saga Resident Evil.
Desenvoldedora e publicadora: Capcom
Plataforma: NES 8-bits
Gênero: RPG
1 jogador
Trilha Sonora: Junko Tamiya
Designer e Programador(respectivamente): Kiyoshi Kurosawa e Masatsugu Shinohara
Trama::..
Ichirō Mamiya era um famoso artista e, pouco antes de desaparecer misteriosamente, escondeu suas preciosas pinturas feitas à mão. Trinta anos depois um grupo de cinco repórteres que trabalham com documentários resolveram recuperar os quadros perdidos que estavam na mansão em ruínas e abandonada.
Ao entrar no casarão eles foram trancafiados pelo fantasma de uma mulher que ameaça matar todos os que invadem sua casa. A equipe decide separar-se para encontrar uma saída, mas se deparam com um casarão em colapso e ocupado por inúmeros monstros.
Eles descobrem que o fantasma é de lady Mamiya, esposa do artista. É revelado que no ano de 1959 o filho de dois anos do casal caiu no incinerador da casa e foi queimado vivo. Mamiya em sua mais perigosa insanidade decidiu matar algumas crianças da região para fazerem companhia à seu filho. Lady Mamiya não suportou a dor e suicidou-se e, incapaz de se perdoar, se trancou em sua mansão.
Gameplay::..
O game apresenta um sistema de batalhas aleatórias como já figurava nos RPGs da época. E já havendo a escolha entre lutar contra o monstro ou fugir dele. Se um determinado personagem morre em batalha ele ficará inutilizado pelo restante do game! Pois é, se um char morre uma vez, já era pro resto do jogo. É importante conservá-los pois cada um tem habilidades específicas, porém ao passo de um personagem morrer, podemos encontrar itens que ele carregaria e utilizaria com destreza. O jogo possui cinco finais, eles acontecem dependendo de quantos personagens conseguimos manter vivos até o final do game.
Recepção::..
Em 2010 a UGO incluiu Sweet Home na lista dos 11 melhores jogos de survival horror. Em uma retrospectiva na Kotaku, Peter Tieryas escreveu: “Ainda estou admirado com o alto nível do design e da forma como trabalharam nele. A mansão possui, em essencia, um nível altíssimo e surreal para ambientar uma tragédia que é contada em Sweet Home”. Destructoid escreveu: “É um jogo impecável que não só é um dos melhores JRPGs de todos, mas como um dos melhores lançados para o NES”.
Desenvolvimento e legado::..Embora seja um jogo de RPG, Sweet Home serviu como a principal inspiração para Resident Evil, que é de survival horror. Originalmente o primeiro RE era para ser um remake de Sweet Home, ele emprestou diversos elementos do RPG macabro do NES: a ambientação numa mansão, o clima de terror e monstros espalhados pela casa, os puzzles complicados, inventário e itens limitados, a questão da sobrevivencia, backingtrack e, principalmente, a tela de load de mapas que é a porta abrindo de forma lenta e tenebrosa:
Sweet Home:Resident Evil:
Outros elementos presentes nos dois jogos são os isqueiros, safe rooms para armazenamento de itens e organizar o inventário, lockpick, etc. O jogo foi dirigido por Tokuro Fujiwara que também trabalhou em Ghosts n’ Goblins. Os criadores do jogo adicionaram elementos de horror para o enredo, tendo parte da história contada por arquivos e anotações em diários, cujo método também é frequente na franquia Resident Evil.
Gameplay comentado(em inglês)::..É isso, caros internautas. Este review trouxe um pouco do avô do survival horror que inspirou diretamente Resident Evil. Compartilhe com os amigos se já conhecia o game, e se o viu a primeira vez aqui, experimente no seu console ou em um emulador, é um game que vale muito a pena conhecer!
Abraços,Fúria