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[Review] Sweet Home - Visitando a macabra mansão que inspirou Resident Evil!

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Antonio Neto
Jail
Fúria
7 participantes

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Publicado originalmente em #Round ONE Games


Round ONE escreveu:
O review a seguir traz uma avaliação do game Sweet Home, RPG com elementos de survival horror lançado para o NES. O jogo foi um marco do gênero terror pois serviu de grande inspiração para o primeiro jogo da aclamada saga Resident Evil.


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Desenvoldedora e publicadora: Capcom


Plataforma: NES 8-bits


Gênero: RPG


1 jogador


Trilha Sonora: Junko Tamiya


Designer e Programador(respectivamente): Kiyoshi Kurosawa e Masatsugu Shinohara

Trama::..

Ichirō Mamiya era um famoso artista e, pouco antes de desaparecer misteriosamente, escondeu suas preciosas pinturas feitas à mão. Trinta anos depois um grupo de cinco repórteres que trabalham com documentários resolveram recuperar os quadros perdidos que estavam na mansão em ruínas e abandonada.
Ao entrar no casarão eles foram trancafiados pelo fantasma de uma mulher que ameaça matar todos os que invadem sua casa. A equipe decide separar-se para encontrar uma saída, mas se deparam com um casarão em colapso e ocupado por inúmeros monstros.
Eles descobrem que o fantasma é de lady Mamiya, esposa do artista. É revelado que no ano de 1959 o filho de dois anos do casal caiu no incinerador da casa e foi queimado vivo. Mamiya em sua mais perigosa insanidade decidiu matar algumas crianças da região para fazerem companhia à seu filho. Lady Mamiya não suportou a dor e suicidou-se e, incapaz de se perdoar, se trancou em sua mansão.
[Review] Sweet Home - Visitando a macabra mansão que inspirou Resident Evil! Sweet_home_final_boss

Gameplay::..

O game apresenta um sistema de batalhas aleatórias como já figurava nos RPGs da época. E já havendo a escolha entre lutar contra o monstro ou fugir dele. Se um determinado personagem morre em batalha ele ficará inutilizado pelo restante do game! Pois é, se um char morre uma vez, já era pro resto do jogo. É importante conservá-los pois cada um tem habilidades específicas, porém ao passo de um personagem morrer, podemos encontrar itens que ele carregaria e utilizaria com destreza. O jogo possui cinco finais, eles acontecem dependendo de quantos personagens conseguimos manter vivos até o final do game.
[Review] Sweet Home - Visitando a macabra mansão que inspirou Resident Evil! Sweet_home_gameplay_1

Recepção::..

Em 2010 a UGO incluiu Sweet Home na lista dos 11 melhores jogos de survival horror. Em uma retrospectiva na Kotaku, Peter Tieryas escreveu: “Ainda estou admirado com o alto nível do design e da forma como trabalharam nele. A mansão possui, em essencia, um nível altíssimo e surreal para ambientar uma tragédia que é contada em Sweet Home”. Destructoid escreveu: “É um jogo impecável que não só é um dos melhores JRPGs de todos, mas como um dos melhores lançados para o NES”.
Desenvolvimento e legado::..

Embora seja um jogo de RPG, Sweet Home serviu como a principal inspiração para Resident Evil, que é de survival horror. Originalmente o primeiro RE era para ser um remake de Sweet Home, ele emprestou diversos elementos do RPG macabro do NES: a ambientação numa mansão, o clima de terror e monstros espalhados pela casa, os puzzles complicados, inventário e itens limitados, a questão da sobrevivencia, backingtrack e, principalmente, a tela de load de mapas que é a porta abrindo de forma lenta e tenebrosa:
Sweet Home:



Resident Evil: 



Outros elementos presentes nos dois jogos são os isqueiros, safe rooms para armazenamento de itens e organizar o inventário, lockpick, etc. O jogo foi dirigido por Tokuro Fujiwara que também trabalhou em Ghosts n’ Goblins. Os criadores do jogo adicionaram elementos de horror para o enredo, tendo parte da história contada por arquivos e anotações em diários, cujo método também é frequente na franquia Resident Evil.
Gameplay comentado(em inglês)::..



É isso, caros internautas. Este review trouxe um pouco do avô do survival horror que inspirou diretamente Resident Evil. Compartilhe com os amigos se já conhecia o game, e se o viu a primeira vez aqui, experimente no seu console ou em um emulador, é um game que vale muito a pena conhecer!
Abraços,


Fúria

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Gostei bem desse jogo.

Compraria um mode em inglês num cartucho americano, mas nem rola isso.

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nunca joguei

sera que o evil within tem referencias desse jogo?

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Também nunca joguei, mas é interessante, já li a respeito antes sobre as referências dele e AITD em RE.

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Jail escreveu:
Gostei bem desse jogo.

Compraria um mode em inglês num cartucho americano, mas nem rola isso.


No emulador as roms do jogo são em inglês, é show de bola!

Antonio Neto escreveu:
nunca joguei

sera que o evil within tem referencias desse jogo?


Boa pergunta, seria merecido

Paulo Redfield escreveu:
Também nunca joguei, mas é interessante, já li a respeito antes sobre as referências dele e AITD em RE.


Pois é, quem curte a franquia RE é muito provável que chegue a este game. Vale a pena jogar uma meia hora dele no emulador que seja, vc verá que não é um game qualquer!

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agentes investigam mansão dominada por criaturas, zumbis, monstros. descobrem que a mansão esconde um laboratório que originou as criaturas. perto do duelo final, o doutor responsável pelas bizarrices é morto pela criatura suprema.

serve pro House of the Dead e pro Resident Evil 1, ambos de 96 Rindo

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Ele foi baseado num filme japonês. Acho que saíram quase juntos.

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Jail escreveu:
Ele foi baseado num filme japonês. Acho que saíram quase juntos.


geralmente é isso, ambos se influenciando por um outro anterior

tipo a novela império e o seriado empire

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dizem que a novela do "rei do gado" foi baseada nesse jogo

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Fúria escreveu:
Jail escreveu:
Gostei bem desse jogo.

Compraria um mode em inglês num cartucho americano, mas nem rola isso.


No emulador as roms do jogo são em inglês, é show de bola!


Já vi um pessoal vendendo mods dele em inglês no ML, mas eram em cartuchos japoneses. Se eu encontrasse um num cartucho americano ficaria tentado a pegar (dependendo do preço e tals).

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Não conhecia essa joia rara.

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Jail escreveu:
Fúria escreveu:
Jail escreveu:
Gostei bem desse jogo.

Compraria um mode em inglês num cartucho americano, mas nem rola isso.


No emulador as roms do jogo são em inglês, é show de bola!


Já vi um pessoal vendendo mods dele em inglês no ML, mas eram em cartuchos japoneses. Se eu encontrasse um num cartucho americano ficaria tentado a pegar (dependendo do preço e tals).


Se tu quer jogar no VG, já pensou naqueles cartuchos que rodam ROMs na SD card? Seria uma boa pra jogar ROMs traduzidas.

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maneiro ta

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Alohawell Ltda escreveu:
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maneiro ta


Belíssimo.

Se um desse aparecesse no ML iriam cobrar no mínimo uns 400 paus.

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Paulo Redfield escreveu:
Jail escreveu:
Fúria escreveu:
Jail escreveu:
Gostei bem desse jogo.

Compraria um mode em inglês num cartucho americano, mas nem rola isso.


No emulador as roms do jogo são em inglês, é show de bola!


Já vi um pessoal vendendo mods dele em inglês no ML, mas eram em cartuchos japoneses. Se eu encontrasse um num cartucho americano ficaria tentado a pegar (dependendo do preço e tals).


Se tu quer jogar no VG, já pensou naqueles cartuchos que rodam ROMs na SD card? Seria uma boa pra jogar ROMs traduzidas.


Não. Isso seria o mesmo que jogar em emulador (pelo menos, pra mim), e já não curto jogar em emuladores.

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