RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Limpeza, melhora cosmética, e conservação.

power_settings_newInicie sessão para responder
+10
eragon
Guitto
pipow_fmf
ScreAm
Antonio Neto
and.nery7
Mazza
VRebuli
naldin
Snackbit
14 participantes

descriptionLimpeza, melhora cosmética, e conservação.  EmptyLimpeza, melhora cosmética, e conservação.

more_horiz
Salve, eu quase não acreditei quando achei esse fórum de velharias gamer!!


Esse mês estou adquirindo algumas velharias e por mais que procure é difícil achar algo 100%, sempre tem um detalhezinho, então gostaria de abrir esse tópico, para trocarmos nossas técnicas de pequenos reparos em consoles, principalmente para deixar os itens mais bonitos.

Última edição por Snackbit em Seg 24 Out 2016, 17:27, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção ortografica)

descriptionLimpeza, melhora cosmética, e conservação.  EmptyRe: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.

more_horiz
Eu não ligo para a estética, mas um tempo atrás fiz aquele retrobright no meu SNES usando agua oxigenada e muito sol. Ficou branquinho, mas um ano depois amarelou de novo, aí desisti. Dizem que amarela por causa de lampadas fluorescente, mas não sei se é isso mesmo.

descriptionLimpeza, melhora cosmética, e conservação.  EmptyRe: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.

more_horiz
Boa iniciativa! Não tenho muita experiência pra compartilhar, mas gostaria de ouvir da galera que já fez coisas como tirar o encardido das carcaças de SNES, e etc.

descriptionLimpeza, melhora cosmética, e conservação.  EmptyRe: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.

more_horiz
VRebuli escreveu:
Boa iniciativa! Não tenho muita experiência pra compartilhar, mas gostaria de ouvir da galera que já fez coisas como tirar o encardido das carcaças de SNES, e etc.

O que eu fiz é muito fácil, desmonta o SNES, use agua oxigenada 40% com um pincel passando na carcaça, coloque no sol naquele dia de sol infernal, e fique de olho. Vai passar uns 10min e a agua oxigenada vai secar e junto um pouco de amarelo vai sumir. Então passe de novo e continue o processo até achar que está bom, lave tudo, seque e monte novamente.

descriptionLimpeza, melhora cosmética, e conservação.  EmptyRe: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.

more_horiz
naldin escreveu:
VRebuli escreveu:
Boa iniciativa! Não tenho muita experiência pra compartilhar, mas gostaria de ouvir da galera que já fez coisas como tirar o encardido das carcaças de SNES, e etc.

O que eu fiz é muito fácil, desmonta o SNES, use agua oxigenada 40% com um pincel passando na carcaça, coloque no sol naquele dia de sol infernal, e fique de olho. Vai passar uns 10min e a agua oxigenada vai secar e junto um pouco de amarelo vai sumir. Então passe de novo e continue o processo até achar que está bom, lave tudo, seque e monte novamente.


A água oxigenada não prejudica o plástico da carcaça?

descriptionLimpeza, melhora cosmética, e conservação.  EmptyRe: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.

more_horiz
Snackbit escreveu:
naldin escreveu:
VRebuli escreveu:
Boa iniciativa! Não tenho muita experiência pra compartilhar, mas gostaria de ouvir da galera que já fez coisas como tirar o encardido das carcaças de SNES, e etc.

O que eu fiz é muito fácil, desmonta o SNES, use agua oxigenada 40% com um pincel passando na carcaça, coloque no sol naquele dia de sol infernal, e fique de olho. Vai passar uns 10min e a agua oxigenada vai secar e junto um pouco de amarelo vai sumir. Então passe de novo e continue o processo até achar que está bom, lave tudo, seque e monte novamente.


A água oxigenada não prejudica o plástico da carcaça?

Prejudica não, pode usar de boa. Se tiver um controle ou um cartucho velho faça o teste que verá a diferença.

descriptionLimpeza, melhora cosmética, e conservação.  EmptyRe: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.

more_horiz
Fala Snackbit! Sou da era dos cartuchos também e amo colecioná-los, ultimamente ando só restaurando os cartuchos e não tanto os consoles, mas caso tenha interesse, posso ajudá-lo tanto com labels como com técnicas de restauração. Segue algumas imagens de algumas restaurações que andei fazendo:

Limpeza, melhora cosmética, e conservação.  Vx17hk

-

Limpeza, melhora cosmética, e conservação.  1t9co5

descriptionLimpeza, melhora cosmética, e conservação.  EmptyRe: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.

more_horiz
Mazza escreveu:
Fala Snackbit! Sou da era dos cartuchos também e amo colecioná-los, ultimamente ando só restaurando os cartuchos e não tanto os consoles, mas caso tenha interesse, posso ajudá-lo tanto com labels como com técnicas de restauração. Segue algumas imagens de algumas restaurações que andei fazendo:

Limpeza, melhora cosmética, e conservação.  Vx17hk

-

Limpeza, melhora cosmética, e conservação.  1t9co5

Posta aí pra gente sobre as labels, minha maior curiosidade é onde achar a imagem boa pra imprimir e qual melhor material imprimir. Ficou top demais!!!

descriptionLimpeza, melhora cosmética, e conservação.  EmptyRe: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.

more_horiz
Mazza escreveu:
Fala Snackbit! Sou da era dos cartuchos também e amo colecioná-los, ultimamente ando só restaurando os cartuchos e não tanto os consoles, mas caso tenha interesse, posso ajudá-lo tanto com labels como com técnicas de restauração. Segue algumas imagens de algumas restaurações que andei fazendo:

Limpeza, melhora cosmética, e conservação.  Vx17hk

-

Limpeza, melhora cosmética, e conservação.  1t9co5


Tenho algumas coisas aqui que precisava dar uma recuperada dessa ....posta um "How to Make" ai pra nóis !

descriptionLimpeza, melhora cosmética, e conservação.  EmptyRe: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.

more_horiz
OK galera, vou tentar ser o mais claro e breve possível sem deixar esse post longo demais. Antes de tudo, quero deixar claro que sou perfeccionista e chato, gosto de tudo praticamente idêntico ao original, desde as cores até mesmo o tamanho, o que me facilita muito é que sou formado em design gráfico. SE ALGUÉM PRECISAR, EU FAÇO A LABEL PRA QUEM NÃO SOUBER FAZER, ai basta imprimir que é bem fácil (vou gravar um vídeo algum dia desses a forma correta de imprimir). Bom, sem demora vamos começar:

1) Antes de tudo, pra garantir que a imagem vai ser exatamente igual, precisamos fotografar a label de um cartucho(mesmo que velho), como trabalho com fotografia, eu uso uma lente 50mm pois ela não terá NENHUMA distorção deixando a label exatamente como precisamos.
ex: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.  5GEzpfu

2) Crie um arquivo novo no photoshop/coreldraw/illustrator exatamente no tamanho 4,4cm de altura por 8,3cm de largura com 600 DPI (pixels/polegadas)... isso vai dar mais ou menos 1961x1039 pixels. essas são as medidas idênticas da label original. Pinte-a de preto
ex: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.  Kwn0cFN

3) Agora é a parte trabalhosa, vamos "colar as marcas, traços, logos, e fontes/escritas (tudo Arial) em cima da foto que tiramos, pra isso eu sempre procuro no google as logos em alta resolução, ou eu mesmo as vetorizo, da um trabalhinho mas fica ótimo, (pra quem precisar, vou criar um tópico unicamente pra compartilhar com vocês)
ex: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.  1HGrw4F

4) Pra achar a information label eu pego direto da label fotografada, mas ocorre de as vezes ela estar destruída ou rasgada, então eu entro no site http://www.snescentral.com/lists/snes_rarity_list.txt (ele esta offline por hora, mas sempre volta). Já aproveite e coloque o nome no topo da label, ai temos um problema, dependendo da versão, modelo ou local de fabricação do cartucho, o nome tem um cor ou fonte diferente, eu SEMPRE pego da versão padrão, a cor sempre varia entre branco (#ffffff), amarelo(#ffde00), verde royal(#248d9c) e as vezes até um logo com o nome (tipo a do starfox)
ex: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.  8AvaQgX

5) Ai é colocar a imagem, difícil detalhar, mas eu sempre procuro do google, porém sempre se encontra a imagem da caixa do cartucho em resolução boa e na maioria das vezes ela é diferente da versão da label, ai fica difícil eu explicar com muitos detalhes, mas eu trato a cor da imagem, recorto no tamanho exato, desenho o que as vezes não tem e vou mexendo nela até ficar igualzinha.
ex: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.  JbdBsUV

6) Prontinho, sei que não foi tão detalhado, mas prometo gravar um vídeo explicando certinho e dando todos os detalhes inclusive na parte da impressão. segue a comparação
Limpeza, melhora cosmética, e conservação.  Lkzkcj5

descriptionLimpeza, melhora cosmética, e conservação.  EmptyRe: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.

more_horiz
corrigi o post do Mazza

que trampo lindo

awesome Arco Íris

descriptionLimpeza, melhora cosmética, e conservação.  EmptyRe: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.

more_horiz
Boa iniciativa, acompanhado o post ! Sorriso

descriptionLimpeza, melhora cosmética, e conservação.  EmptyRe: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.

more_horiz
Bacana demais o trabalho e realmente nem é tão difícil, acho que só a imagem do jogo que vai dar mais trabalho mesmo. Valeu demais!

descriptionLimpeza, melhora cosmética, e conservação.  EmptyRe: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.

more_horiz
Uow que trampo perfeito ! Parabens !

descriptionLimpeza, melhora cosmética, e conservação.  EmptyRe: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.

more_horiz
Vetorizar tudo? Aí fica lindo hein! Eu comprei uma pronta dessa q vendem no ML, mas o recorte não bateu muito certo.

Bem seguem uns produtos que eu uso para limpeza, Álcool isopropilico, massa de polir para tirar os riscos, e silicone de carro para conservar as borrachas, acho que não é muito segredo. Agora conheci um cara que repinta, mas ele me disse que usa tinta automotiva, qualquer hora vou arriscar em alguma coisa.

descriptionLimpeza, melhora cosmética, e conservação.  EmptyRe: Limpeza, melhora cosmética, e conservação.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder