RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

conversor scart > componente caseiro

power_settings_newInicie sessão para responder
+4
ianyam
yon
Antonio Neto
Danilo_Dias
8 participantes

descriptionconversor scart > componente caseiro Emptyconversor scart > componente caseiro

more_horiz
Bom, muita gente sabe que não tem como ligar Scart RGB nas nossas TVs de tubão ou mesmo nas LCD nacionais. Eu queria muito usar meus cabos scart rgb aqui na minha tv de tubo via componente pro meu mega, snes, saturn e n64 ficarem com uma imagem bacana na minha tubão mas um conversor scart>componente é meio salgado e eu só achava no ebay.
Eles tão em média 200 reais e geralmente são taxados... Um amigo meu comprou um e no total o negócio ficou quase 300 contos com a taxação e a pecinha que extrai o audio do scart... Sim ainda por cima tem que comprar uma peça extra pois o bixo não tem saída de audio.

Eu ja mexia um pouco com meu neo geo mvs consolizado aqui e eu notei que ele tinha um encoder rgb > componente. Fui atrás do fabricante desse encoder e tive a idéia de usar esse encoder pra fazer a conversão do sinal scart RGB pra video componente. Comprei outra plaquinha dessas, saiu em torno de 150 reais, o fabricante é JASNET, são do brasil mesmo, a pagina do FB deles é https://www.facebook.com/jasnetproducts/.  Depois soldei uma Scart femea nos terminais da plaquinha, seguindo esse diagrama aqui:
conversor scart > componente caseiro Original?v=mpbl-1&px=-1

Além disso adicionei uma saída de som, ficou como na foto aqui:

conversor scart > componente caseiro Montagem

Feito isso montei uma caixinha bem gambis, sou péssimo nessas coisas hehehe mas ficou assim:

conversor scart > componente caseiro 2
conversor scart > componente caseiro 1
conversor scart > componente caseiro 3

Caras, a imagem ficou bem bacana, tive um resultado melhor que usando o componente do wii. Minhas fotos não ficaram muito boas pois não consigo tirar fotos do CRT sem cagar a imagem, a única comparação que consegui desse meu mod é essa aqui:

conversor scart > componente caseiro Shincomps

conversor scart > componente caseiro Shincomp

se reparar da pra ver que tudo ficou muito mais nítido, o 1991 ali fica bem melhor na segunda foto.

Consegui usar isso com meu snes, mega drive2, nintendo 64 (tive que fazer um mod pois ele originalmente não tem sinal rgb) e saturn.
Ainda não tentei com o dreamcast pois não tenho cabo scart pra ele.

O custo total ficou uns 180, com o material e etc e não tive que esperar 2 meses pra chegar o negócio. Eu não manjo muito de eletrônica e achei bem fácil fazer.
Fica ae a dica.



a primeira é usando o composto do mega e a segunda é com componente via scart.

descriptionconversor scart > componente caseiro EmptyRe: conversor scart > componente caseiro

more_horiz
5*

muito bom cara

ja pensou em trabalhar com games ou algo parecido??

descriptionconversor scart > componente caseiro EmptyRe: conversor scart > componente caseiro

more_horiz
Antonio Neto escreveu:
5*

muito bom cara

ja pensou em trabalhar com games ou algo parecido??

as vezes, mas esse negocio de joguinhos não leva a nada. =\

descriptionconversor scart > componente caseiro EmptyRe: conversor scart > componente caseiro

more_horiz
Tirei algumas fotos, infelizmente minha camera do celular no crt é bem ruim mesmo, mas espero que de pra ter noção.

conversor scart > componente caseiro Superm2

conversor scart > componente caseiro Street2

conversor scart > componente caseiro Maximum

conversor scart > componente caseiro Mario

o nintendo 64 na minha opinião tem uma imagem MUITO borrada, a qualidade do RCA dele é meio zoado + filtro anti aliasing zoado dele fazem a imagem em rca ter artefatos bizarros.

reparem que na primeira foto o mario tem uns artefatos zoadissimos em volta, isso que estou usando cabo oficial da nintendo. Na segunda com video componente os contornos do mario estão certinhos. Pena que as fotos estão ruins mas acho que da pra notar.

conversor scart > componente caseiro N64rca

conversor scart > componente caseiro N64componente

descriptionconversor scart > componente caseiro EmptyRe: conversor scart > componente caseiro

more_horiz
Do caralho, curto demais esses fix q vc faz

descriptionconversor scart > componente caseiro EmptyRe: conversor scart > componente caseiro

more_horiz
Bem foda. Salvarei o post nos favoritos, vai que um dia anime fazer isso daí..
Quando jogava mais no meu snes era doido pra arrumar um cabo desses, o que avacalhava era o conversor pra componente mesmo.

descriptionconversor scart > componente caseiro EmptyRe: conversor scart > componente caseiro

more_horiz
Salvo para futuros mods, bom tópico ^^

descriptionconversor scart > componente caseiro EmptyRe: conversor scart > componente caseiro

more_horiz
Danilo_Dias escreveu:

Consegui usar isso com meu snes, mega drive2, nintendo 64 (tive que fazer um mod pois ele originalmente não tem sinal rgb) e saturn.

A imagem melhora demais, gostei! Duas duvidas:
Só o n64 precisou do mod? Os outros basta ter o cabo scart?
Em tv lcd/led com componente melhora assim tambem?

Dependendo da camera acho que se você filmar a tv de tubo e depois tirar o print do video deve ficar melhor que foto direto.

descriptionconversor scart > componente caseiro EmptyRe: conversor scart > componente caseiro

more_horiz
naldin escreveu:
Danilo_Dias escreveu:

Consegui usar isso com meu snes, mega drive2, nintendo 64 (tive que fazer um mod pois ele originalmente não tem sinal rgb) e saturn.

A imagem melhora demais, gostei! Duas duvidas:
Só o n64 precisou do mod? Os outros basta ter o cabo scart?
Em tv lcd/led com componente melhora assim tambem?

Dependendo da camera acho que se você filmar a tv de tubo e depois tirar o print do video deve ficar melhor que foto direto.



O n64 e o snes mini precisam de mods. O snes quadradão e o super famicom não. Eu tenho um super famicom mas quis modar meu snes mini, tipo o sinal do snes mini por ele usar um chip mais moderno é bem mais nitido que do snes antigo, mesmo em rgb. Eu comparei os dois no olho e realmente é mais bonito, fica identico ao do mega. O mega também tem um sinal beem limpo em rgb.

Quanto aos mods, o mod do snes mini é bem fácil de fazer, o do n64 eu achei mais chato, eu precisei comprar uma plaquinha no ML, essa aqui
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-738175343-mod-chip-ths7314-scart-n64-rgb-with-amplifier-_JM

o problema é que sem essa plaquinha o n64 fica com imagem escura, essa placa amplifica o sinal e faz ficar claro igual os outros vgs, o problema é que os componentes dessa placa são ruins de achar, ainda bem que esse cara vende montado mas mesmo assim não foi muito fácil ja que as pernas do chip do n64 são pequenas, achei meio foda de fazer, tive que refazer umas 3x. Mas eu não tenho muita experiencia com eletronica, as vezes é fácil pra alguem que mexe a mais tempo.

Outros video games que eu sei que não precisam de mod são o saturn, o ps1 quadradao e o dreamcast.

descriptionconversor scart > componente caseiro EmptyRe: conversor scart > componente caseiro

more_horiz
Danilo_Dias escreveu:
naldin escreveu:
Danilo_Dias escreveu:

Consegui usar isso com meu snes, mega drive2, nintendo 64 (tive que fazer um mod pois ele originalmente não tem sinal rgb) e saturn.

A imagem melhora demais, gostei! Duas duvidas:
Só o n64 precisou do mod? Os outros basta ter o cabo scart?
Em tv lcd/led com componente melhora assim tambem?

Dependendo da camera acho que se você filmar a tv de tubo e depois tirar o print do video deve ficar melhor que foto direto.



O n64 e o snes mini precisam de mods. O snes quadradão e o super famicom não. Eu tenho um super famicom mas quis modar meu snes mini, tipo o sinal do snes mini por ele usar um chip mais moderno é bem mais nitido que do snes antigo, mesmo em rgb. Eu comparei os dois no olho e realmente é mais bonito, fica identico ao do mega. O mega também tem um sinal beem limpo em rgb.

Quanto aos mods, o mod do snes mini é bem fácil de fazer, o do n64 eu achei mais chato, eu precisei comprar uma plaquinha no ML, essa aqui
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-738175343-mod-chip-ths7314-scart-n64-rgb-with-amplifier-_JM

o problema é que sem essa plaquinha o n64 fica com imagem escura, essa placa amplifica o sinal e faz ficar claro igual os outros vgs, o problema é que os componentes dessa placa são ruins de achar, ainda bem que esse cara vende montado mas mesmo assim não foi muito fácil ja que as pernas do chip do n64 são pequenas, achei meio foda de fazer, tive que refazer umas 3x. Mas eu não tenho muita experiencia com eletronica, as vezes é fácil pra alguem que mexe a mais tempo.

Outros video games que eu sei que não precisam de mod são o saturn, o ps1 quadradao e o dreamcast.

Agora entendi. Então tá facil fazer isso no meu snes, so preciso do cabo scart e da plaquinha pro video componente, acho que vou fazer isso Rindo

descriptionconversor scart > componente caseiro EmptyRe: conversor scart > componente caseiro

more_horiz
Curti, farei isso futuramente também no meu Mega Drive III

Onde você conseguiu um scart femea?

descriptionconversor scart > componente caseiro EmptyRe: conversor scart > componente caseiro

more_horiz
Aproveitando o tópico, fiz uma gambiarra master, montei com a ajuda do meu irmão um conversor RGB para YPbPr numa protoboard.

conversor scart > componente caseiro IMG_20170202_204549

Comparação:

Composto tv CRT
conversor scart > componente caseiro IMG_20170202_203950

Componente tv CRT
conversor scart > componente caseiro IMG_20170202_203725

Composto tv CRT
conversor scart > componente caseiro IMG_20170202_204026

Componente tv CRT
conversor scart > componente caseiro IMG_20170202_204123

Componente tv LCD
conversor scart > componente caseiro IMG_20170202_204938

Está dando interferência no sync devido a gambiarra, então em algumas imagens da pra notar um risco horizontal, e na tela LCD aparecem vários riscos verticais.
Coloquei tudo dentro de uma caixa de sapato por enquanto Rindo
O próximo passo é comprar um conector scart fêmea, montar uma plaquinha bonitinha e colocar numa caixa igual do Danilo_Dias.

descriptionconversor scart > componente caseiro EmptyRe: conversor scart > componente caseiro

more_horiz
lubo escreveu:
Aproveitando o tópico, fiz uma gambiarra master, montei com a ajuda do meu irmão um conversor RGB para YPbPr numa protoboard.

conversor scart > componente caseiro IMG_20170202_204549

Está dando interferência no sync devido a gambiarra, então em algumas imagens da pra notar um risco horizontal, e na tela LCD aparecem vários riscos verticais.
Coloquei tudo dentro de uma caixa de sapato por enquanto Rindo
O próximo passo é comprar um conector scart fêmea, montar uma plaquinha bonitinha e colocar numa caixa igual do Danilo_Dias.

Cara, passa o esquema desse circuito aí, interessei e pelas imagens ficou tão bom quanto a placa que o Danilo comprou. Quanto mais DIY mais me interesso. Sorriso

descriptionconversor scart > componente caseiro EmptyRe: conversor scart > componente caseiro

more_horiz
Era pra eu ter postado o esquema junto, esqueci.
conversor scart > componente caseiro RGB_to_Component_Genesis

Aqui os componentes que eu usei:
Menor tolerância possível:
4 x resistor 1k
3 x resistor 510R
3 x resistor 2k (aqui usei 6 de 1k)
1 x resistor 2.2k - 620R - 910R - 2.4k - 3k - 3.9k - 6.8k - 160R - 390R - 75R - 56R - 240R

capacitor 3 x 10uf ceramica ou 100uf eletro (preferencia ceramica)
capacitor 1 x 22uf ceramica ou 220uf eletro (preferencia ceramica)

diodo 1 x 1N4007

transistor 5 x (qualquer NPN)

descriptionconversor scart > componente caseiro EmptyRe: conversor scart > componente caseiro

more_horiz
carai.. a gambiarra ficou foda hehehe

descriptionconversor scart > componente caseiro EmptyRe: conversor scart > componente caseiro

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder