Pessoal, FINALMENTE chegou o chip pra eu fazer o mod rgb no meu n64... Bom, pra quem não sabe o n64 nao tem sinal rgb igual o snes, ps1 ou saturn. Não adianta ligar um cabo scart nele e colocar naqueles upscalers que só sai som. Eu ja postei um tópico aqui uma vez falando disso mas finalmente consegui fazer. Foi horrivel pois o correios sumiu com o chip e o cara teve que mandar outro...
Bom, vamo lá, pro n64 soltar rgb precisa ligar uns terminais da gpu dele direto na saida de imagem, porém o sinal que sai é muito escuro, a imagem fica fraca e escura. Pra resolver isso descobriram que da pra montar um chipzinho que faz o sinal rgb ficar mais forte, ele deixa a imagem mais clara e bonitinha.
Esse chip vc pode comprar as pecinhas e montar, é bem simples mas eu tava com uma preguiça lazarenta e comprei um pronto no ml.
Blz, chegou o chip eu abri o n64 e tava com isso em cima da mesa:
Eu vou detalhar certinho tudo que aconteceu comigo, o que funfou e o que não funfou pra tentar ajudar quem for fazer, pra começar eu ja queria adiantar que mina experiencia com soldas é pequena, eu ja fiz vários pequenos mods em video games que exigiam solda mas eram video games antigos como nes, master e mega. Nunca fiz nada numa placa mais sofisticada como a de um n64, onde os componentes são bem menores, então eu PENEI MUITO pra fazer, sério me lasquei, tive que refazer várias vezes e por muito pouco não fiz merda, recomendo levar num técnico se vc não manja. Eu mesmo não faria em outro n64 não, só no meu mesmo.
O cara que me mandou o chip me mandou esse tutorial:
http://www.mmmonkey.co.uk/ntsc-nintendo-64-rgb/
Nesse tutorial ae vcs vão reparar que eles soldam todos os componentes atrás da placa mãe, inicialmente segui esse e sério, eu fiz 5 tentativas e nenhuma delas funcionou, pra piorar na ultima o video game parou de dar imagem mesmo em coaxial, obviamente eu tava fazendo alguma merda, talvez soldar por trás da placa exija macetes que eu não conheço, bom sei que isso não funcionou mesmo.
Quando eu removi tudo ele voltou a dar imagem normal, aí resolvi seguir um outro tutorial que eu conhecia, um mais antigo.
http://www.rfgeneration.com/blogs/wilbdil52/Modding-an-N64-to-Output-RGB-2611.php
Nesse as soldas são feitas diretamente na perninha da gpu do n64, é um metodo mais arriscado pois é facinho soldar 2 delas... as pernas são bem pequenas, tem que tomar muito cuidado mesmo.
Depois de feito isso é fácil, é só soldar o resto dos cabos nos terminais de conexão da saída de video do n64. A GRANDE MERDA É... esse terminal fica numa area MUITO escrota do n64, conforme eu ia montando o video game as soldas desse terminal soltavam O TEMPO TODO, tive que refazer tudo umas 3x, foi horroroso. Eu só consegui fazer parar de soltar quando prendi o chip e os fios na placa mãe com uma fita isolante, aí beleza. Fica a recomendação. Ah sim, coloque os dissipadores de calor na placa mãe ANTES de ficar o chip nela, senão os dissipadores não vão fechar e vai cagar tudo denovo... Essas coisas eles não falam nos tutoriais mas acho que eles ja imaginam que quem vai mexer não seja imbecil ou algo assim mas eu fiz essa merda umas 2x.
Bom, no fim eu montei tudo e realmente na minha lcd que é bem ruim a imagem ja melhorou bastante, é pelo menos uns 30% melhor que no s-video e BEM melhor que no coaxial. Eu tenho certeza que numa smartv ou numa tv de tubo bacana com componente vai ser bem melhor.
coaxial1:
rgb1:
repare que a mão do mario fica certinha, da pra ver os pixels enquanto que no coaxial parece que meteram o blur do photoshop na imagem...
coaxial2:
o mario todo borradão
rgb2:
o mario bem mais decente.
Logo logo ponho mais fotos, é que durante o dia pega muita insolação aqui e fica ruim de pegar fotos.
Contraste e cores ficam bem melhores tbm, obvio que jogos com uma imagem merda como OOT que aparentemente roda numa resolução inferior ao resto não melhora muito, tipo ele além de rolar numa resolução mais baixa ele tem um anti aliasing muito lazarendo e ruim nele, em rgb fica menos ruim mas continua zoado. Mario 64 fica bem proximo a um emulador, rogue squadron e re2 tbm. fica bem nitido.