RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square

power_settings_newInicie sessão para responder
+4
Antonio Neto
Jail
Bonatti
Galdius
8 participantes

descriptionFinal Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square EmptyFinal Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square

more_horiz
Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square Images?q=tbn:ANd9GcQEmTMqzi2HAOx_6Z9RVgByEm4K4rqkkoGyvcUMjV2_o-wUH5RO

Ontem foi anunciado o remaster do FInal Fantasy: Crystal Chronicles para o PS4 e o Switch. Então vale a pena lembrarmos um pouco desse jogo lançado em Agosto de 2003 para o Gamecube, no Japão. Ele foi o primeiro Final Fantasy a sair para um console de mesa da Nintendo desde Final Fantasy VI (ou III no Ocidente) para o Super Nintendo. Após a geração 16-bits, a relação entre a Nintendo e a Squaresoft não ficou das melhores e o console da NIntendo acabou por não receber nenhum jogo da série Final Fantasy, a qual teve seus jogos lançados para o Playstation.


Na geração 128-bits, os jogos principais da série, aqueles com número, saíram para o PS2 fazendo grande sucesso. Porém, em 2001, como a Square não estava saudável financeiramente devido ao fracasso do filme do Final Fantasy, decidiram criar um novo estúdio para desenvolver jogos para os consoles da Nintendo. O primeiro desses jogos foi o Final Fantasy: Crystal Chronicles. Um fato interessante de se lembrar é que na época a Sony detinha algo em torno de 19% da Square e ela concordou com que a Square fizesse jogos para os consoles da Nintendo contanto que não fossem os jogos principais enumerados da série. Então, embora o CC não fosse um jogo do mesmo porte dos jogos que o PS2 estava recebendo, foi uma marco importante para a relação entre a Nintendo e a Square.

Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square 2

O jogo não seguiu o mesmo tipo de gameplay famoso na série com lutas em turnos. Nele foi colocado uma sistema mais voltado para a ação e dinamismo das batalhas, muito provavelmente para acomodar o sistema de coop do jogo, uma de suas principais características. Com o coop, Crystal Chronicles permitia que até 4 pessoas jogassem simultaneamente e, por isso, ele talvez seja o jogo mais conhecido a usar o famoso cabo de ligação entre o Gamecube e o Gameboy Advance. O console GBA quando usado em sessões de multiplayer era responsável por ser o controle físico dos jogadores, permitindo que controlem os personagens, selecionem as ações durante as batalhas e comprem itens nas cidades. Já quando o jogador está sozinho, ele pode usar tanto o controle do Gamecube como também pode usar o GBA. Ainda neste caso, o console portátil pode ser utilizado como mapa dos locais do jogo.

Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square Medium_4_screenshot

O gameplay fugiu dos padrões da série e o mesmo aconteceu com a história. Na época, os jogos Final Fantasy eram lançados com cada vez maiores valores de produção e isso era demonstrado nas histórias dos jogos. Já o jogo lançado para o Gamecube possuía uma história mais simples, lembrando um pouco a história dos primeiros jogos da série. Nela, o grupo de 4 heróis deve acabar com o vapor gerado pela queda de um meteorito e para isso devem usar pedaços do cristal quebrado pelo meteorito.

Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square Images?q=tbn:ANd9GcQkP68ypLKOnDx6ZBKpHsYpzjQEQoxomkTXYostrmdyvTktDK3nmw

O jogo acabou por ser lançado no Japão no meio do ano de 2003 e no começo de 2004 no resto do mundo. A mídia recepcionou o jogo com críticas mistas. Enquanto falaram que o jogo foi inovador graças ao multiplayer, este mesmo modo criou reclamações devido ao alto custo para se jogar com 2 ou mais pessoas. Afinal, não eram todas que possuíam um GBA e o cabo para ligá-lo a um Gamecube. No geral, o jogo possui uma média de 8/10 no Metacritic e olhando hoje, ele é bem lembrado por quem o jogou. Em relação as vendas, Final Fantasy: Crystal Chronicles vendeu mais de 1.300.000 unidades ao redor do mundo e gerou algumas sequências todas lançadas para consoles da Nintendo que juntar contam um grande arco que dura dois milênios.

Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square 51HG1CBBPHL

Pessoalmente, eu cheguei a jogá-lo, mas sempre focando mais no singleplayer e talvez por isso ele não tenha sido tão marcante. Na época eu gostava (e ainda gosto) de experiências que parecem ser mais épicas, como são normalmente os jogos da série Final Fantasy. O Crystal Chronicles possui um aspecto mais intimista e simplista, o que me lembrou na época os jogos da série Mana, principalmente o Legend of Mana, tanto pelo gameplay como pelo estilo visual como pela história.

Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square Images?q=tbn:ANd9GcRRbKlDUSpN_mIp2Xq_makryRRR-Np5Z4bCkNUHzfLIdaIOkmZ-kw

O remaster que vai ser lançado ainda não tem todas as características anunciadas, mas já foi dito que o coop online estará presente e isso com certeza ajudará a popularizar e fazer com que mais pessoas conheçam este jogo. Resta ver se como será a recepção dessa nova versão que manterá a tradição dessa sub-série saindo em consoles Nintendo e chegará pela primeira vez a um console da Sony.

descriptionFinal Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square EmptyRe: Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square

more_horiz
Excelente topico Galdius, nao conhecia toda a história do jogo não.
Acho q esses jogos que faziam uso conjunto do GC com GBA foi uma ideia criativa mas, ao mesmo tempo, BEM limitadora para os jogos. Imagino q sem essa limitação o jogo faria mais sucesso.

Legal ver que estão relançando ele, agora podendo jogar sem ter q ter 2 video games. Fiquei curioso, mas nao sei se terei tempo para ele.

Em FF mesmo, eu to com o X e X-2 Remasters aqui em casa que nem comecei, e morro de vontade de jogar o XII.

descriptionFinal Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square EmptyRe: Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square

more_horiz
Bonatti escreveu:
Excelente topico Galdius, nao conhecia toda a história do jogo não.
Acho q esses jogos que faziam uso conjunto do GC com GBA foi uma ideia criativa mas, ao mesmo tempo, BEM limitadora para os jogos. Imagino q sem essa limitação o jogo faria mais sucesso.

Legal ver que estão relançando ele, agora podendo jogar sem ter q ter 2 video games. Fiquei curioso, mas nao sei se terei tempo para ele.

Em FF mesmo, eu to com o X e X-2 Remasters aqui em casa que nem comecei, e morro de vontade de jogar o XII.


Eu sinceramente não lembro de outros jogos que faziam uso do cabo.
O jogo que mais marcou isso foi exatamente o Crystal Chronicles.

Sobre o remaster, o fator decisivo vai ser o preço.
Acho que se lançarem a um preço bem competitivo pode vender uma boa quantidade, mas se sair custando uns US$30 ou mais acho que vai ter uma vida mais complicada.

descriptionFinal Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square EmptyRe: Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square

more_horiz
Galdius escreveu:
Bonatti escreveu:
Excelente topico Galdius, nao conhecia toda a história do jogo não.
Acho q esses jogos que faziam uso conjunto do GC com GBA foi uma ideia criativa mas, ao mesmo tempo, BEM limitadora para os jogos. Imagino q sem essa limitação o jogo faria mais sucesso.

Legal ver que estão relançando ele, agora podendo jogar sem ter q ter 2 video games. Fiquei curioso, mas nao sei se terei tempo para ele.

Em FF mesmo, eu to com o X e X-2 Remasters aqui em casa que nem comecei, e morro de vontade de jogar o XII.


Eu sinceramente não lembro de outros jogos que faziam uso do cabo.
O jogo que mais marcou isso foi exatamente o Crystal Chronicles.

Sobre o remaster, o fator decisivo vai ser o preço.
Acho que se lançarem a um preço bem competitivo pode vender uma boa quantidade, mas se sair custando uns US$30 ou mais acho que vai ter uma vida mais complicada.


Teve aquele Zelda, Four Swords, que acho q era obrigatório jogar com cabo.

ACHO que talvez algum Mario Party fazia uso opcional disso? Não tenho certeza dessa.

E sim, esse jogo não pode sair por mais de 30 dolares, sendo 30 um limite já pesado. Acho que 20 era o ideal.

descriptionFinal Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square EmptyRe: Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square

more_horiz
Bonatti escreveu:
Galdius escreveu:
Bonatti escreveu:
Excelente topico Galdius, nao conhecia toda a história do jogo não.
Acho q esses jogos que faziam uso conjunto do GC com GBA foi uma ideia criativa mas, ao mesmo tempo, BEM limitadora para os jogos. Imagino q sem essa limitação o jogo faria mais sucesso.

Legal ver que estão relançando ele, agora podendo jogar sem ter q ter 2 video games. Fiquei curioso, mas nao sei se terei tempo para ele.

Em FF mesmo, eu to com o X e X-2 Remasters aqui em casa que nem comecei, e morro de vontade de jogar o XII.


Eu sinceramente não lembro de outros jogos que faziam uso do cabo.
O jogo que mais marcou isso foi exatamente o Crystal Chronicles.

Sobre o remaster, o fator decisivo vai ser o preço.
Acho que se lançarem a um preço bem competitivo pode vender uma boa quantidade, mas se sair custando uns US$30 ou mais acho que vai ter uma vida mais complicada.


Teve aquele Zelda, Four Swords, que acho q era obrigatório jogar com cabo.

ACHO que talvez algum Mario Party fazia uso opcional disso? Não tenho certeza dessa.

E sim, esse jogo não pode sair por mais de 30 dolares, sendo 30 um limite já pesado. Acho que 20 era o ideal.


Eu havia esquecido desse Zelda também.

Sobre o preço, depois do FF XV Pocket Edition HD, eu tenho minhas dúvidas se vai vir com menos de US$30.

descriptionFinal Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square EmptyRe: Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square

more_horiz
Galdius escreveu:
Bonatti escreveu:
Galdius escreveu:
Bonatti escreveu:
Excelente topico Galdius, nao conhecia toda a história do jogo não.
Acho q esses jogos que faziam uso conjunto do GC com GBA foi uma ideia criativa mas, ao mesmo tempo, BEM limitadora para os jogos. Imagino q sem essa limitação o jogo faria mais sucesso.

Legal ver que estão relançando ele, agora podendo jogar sem ter q ter 2 video games. Fiquei curioso, mas nao sei se terei tempo para ele.

Em FF mesmo, eu to com o X e X-2 Remasters aqui em casa que nem comecei, e morro de vontade de jogar o XII.


Eu sinceramente não lembro de outros jogos que faziam uso do cabo.
O jogo que mais marcou isso foi exatamente o Crystal Chronicles.

Sobre o remaster, o fator decisivo vai ser o preço.
Acho que se lançarem a um preço bem competitivo pode vender uma boa quantidade, mas se sair custando uns US$30 ou mais acho que vai ter uma vida mais complicada.


Teve aquele Zelda, Four Swords, que acho q era obrigatório jogar com cabo.

ACHO que talvez algum Mario Party fazia uso opcional disso? Não tenho certeza dessa.

E sim, esse jogo não pode sair por mais de 30 dolares, sendo 30 um limite já pesado. Acho que 20 era o ideal.


Eu havia esquecido desse Zelda também.

Sobre o preço, depois do FF XV Pocket Edition HD, eu tenho minhas dúvidas se vai vir com menos de US$30.


Eita, esse Pocket ta quanto? Eu não acompanhei.

descriptionFinal Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square EmptyRe: Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square

more_horiz
Mas a Square é bem bosta com preço mesmo, taca 60 dolares em tudo oq da.
Pensando em friamente, Octopath poderia ter saido a 50 ou até 40 (q seria o mais ideal).

descriptionFinal Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square EmptyRe: Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square

more_horiz
Nessa época, a Square tinha voltado com a Nintendo, mas não rolava beijo na boca. Só uns cafuné mesmo. hehehe

Agora as duas estão interagindo bem melhor.

descriptionFinal Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square EmptyRe: Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square

more_horiz
parabens square enix por manter os jogos antigos vivos

quem dera konami fizesse isso de modo decente

descriptionFinal Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square EmptyRe: Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square

more_horiz
Muito bom esse tópico desse user não tão bom assim.

Por motivos óbvios eu passei direto por este Final Fantasy, lembro que até me interessei na época, mas não tinha nenhum dos consoles da Nintendo. Quero pegar pro Switch, apesar de FF necessitar um nivel de dedicação que eu não posso dar neste momento.

Mas o importante é ter o jogo e não jogar.

descriptionFinal Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square EmptyRe: Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square

more_horiz
Nunca fui fã da franquia, mas na época como eu tinha um Cube e ter um FF para um console da Nintendo era algo "ow", então aluguei.

Comecei perdido, não entendi nada e então perdi o interesse.

descriptionFinal Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square EmptyRe: Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square

more_horiz
Henrico D. Santo escreveu:


Comecei perdido, não entendi nada e então perdi o interesse.



Resumo da minha vida.

descriptionFinal Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square EmptyRe: Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square

more_horiz
Antonio Neto escreveu:
parabens square enix por manter os jogos antigos vivos

quem dera konami fizesse isso de modo decente


Ainda acho a Square horrivel nisso, só ver os Ports de jogos de Snes pra PC, que portam aquelas versões de celular que matam os Sprites (serio gente, pq essa mania de querer esconder Sprites? Sprites são lindos!).

Mas melhor q a Konami com certeza ela é. =(

descriptionFinal Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square EmptyRe: Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square

more_horiz
Bonatti escreveu:
Antonio Neto escreveu:
parabens square enix por manter os jogos antigos vivos

quem dera konami fizesse isso de modo decente


Ainda acho a Square horrivel nisso, só ver os Ports de jogos de Snes pra PC, que portam aquelas versões de celular que matam os Sprites (serio gente, pq essa mania de querer esconder Sprites? Sprites são lindos!).

Mas melhor q a Konami com certeza ela é. =(


tem exemplos bons e exemplos ruins

Chrono Trigger começou como ruim, virou bom.

os FF da era playstation tambem tem um saldo positivo

descriptionFinal Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square EmptyRe: Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square

more_horiz
Vale lembrar que o Yamauchi usou o dinheiro da fortuna pessoal dele pra abrir esse estúdio e driblar a exclusividade que a Sony tinha adquirido com a Square. Tacada de mestre do velho! Eu curtia esse jogo, achava divertido mesmo!

descriptionFinal Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square EmptyRe: Final Fantasy: Crystal Chronicles - Um novo elo entre Nintendo e Square

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder