Tô jogando no tablet desde semana passada, e tô gostando bastante.
Pra quem conhece qualquer dos jogos da franquia, é simples explicar. O foco do jogo é gerenciar uma vault, uma cidade subterrânea com habitantes (vault dwellers) que se protegem do mundo devastado por um apocalipse nuclear (wasteland).
A moeda corrente é a famosa tampinha de refrigerante, que financia o tratamento de água, produção de energia elétrica, comida (as 3 mais importantes), e também de roupas, armas, stimpaks (recuperam a energia dos personagens), radaways (recuperam da radiação). Adquire-se tampinhas, principalmente, quando se evolui um morador, quando se consegue uma produção acelerada de recursos, saqueando invasores mortos, com a venda de itens, ou até com a recorrente visita de dois amigos que salvamos em uma das missões do jogo.
Outro recurso importante é o humano. Logo, deve-se levar moradores para os quartos, para que namorem e se reproduzam. Basta colocar dois moradores de sexo oposto juntos, e que um deles não seja pai/mãe do outro. Logo eles conversam, dançam, e "cruzam". Em algumas horas nasce uma criança, que fica passeando pela vault, e que depois vira um adulto pronto para ajudar a trabalhar. Sexo, assim como a música, são maneiras de aumentar a felicidade dos moradores.
Cada morador tem um nome e uma combinação de atributos SPECIAL, sendo que cada atributo pode ser exigido para uma determinada tarefa. Para trabalhar com comida, por exemplo, o ideal é colocar quem tenha atributo E alto. Para trabalhar na rádio, alguém que tenha C alto.
Os moradores podem ser equipados com armas, que servem para enfrentar inimigos e insetos que aparecem dentro da vault, assim como sobreviver na wasteland. Também podem ser equipados com roupas, que aumentam atributos específicos de quem as usam e também facilitando na geração de recursos.
As estruturas podem ser fundidas de 3 em 3 horizontalmente, e podem ser evoluídas para gerarem mais produtos e mais rápido.
A base frequentemente recebe ataques de invasores, mutantes, e até de deathclaws, um dos inimigos mais temidos do jogo. Há infestações aleatórias de insetos como baratas e escorpiões, que também acontecem quando a produção acelerada de recursos falha.
Deve-se preocupar também com o acúmulo de itens, criando estruturas de armazenamento de itens e animais. Cada animal pode acompanhar um personagem, e ele sempre traz um benefício, seja aumento de energia, de felicidade, maior dano, etc.
Pode-se desde o começo do jogo enviar algum dweller para explorar o mundo, para trazer armas, roupas, dinheiro, e outros itens. Você simplesmente envia, e quando quiser, manda que voltem. Após avançar no jogo, pode-se gerenciar missões externas mais complexas, onde o jogo carrega uma área externa dividida em andares e salas para serem invadidas e o jogador tem controle da ação, escolhendo as salas, gerenciando o uso de energias, pegando itens e escolhendo linhas de diálogos com NPCs.
Muitas missões recompensam o jogador com lancheiras, que trazem qualquer tipo de item, inclusive o refrigerante.
Aqui entra o único ponto mais problemático do jogo. O refrigerante serve para zerar o contador de tempo real, que ocorre quando enviamos um grupo para missões externas, ou quanto eles ou um dweller são chamados de volta pra casa. Isso é para estimular o jogador a gastar dinheiro real para comprar os refrigerantes. Porém, com um pouquinho de planejamento, pode-se divertir no jogo sem gastar nada, apenas usando o que o jogo fornece, com parcimônia, sem deixar de gastar os refrigerantes.