Não vi ninguém comentando sobre ai resolvi abrir o tópico sobre essa "nova experiência" no Netflix.
Série Black Mirror da Netflix gera seu primeiro "filme" com Bandersnatch. "Filme" entre aspas porque tem interatividade nele, assim você "comanda caminhos", fazendo assim talvez ele soar como um jogo pra muita gente. E "comandar caminhos" também em aspas porque o próprio filme questiona se você comanda ou seria comandado pelo filme (cada um que chegue a suas conclusões).
Filme é sobre um adolescente que está fazendo um jogo baseado num livro chamado Bandersnatch. O livro é interativo com o leitor tendo que escolher caminhos diferentes a cada leitura. O game que ele tá fazendo é igual (seria um adventure feito pra computadores da época). Passado nos anos 80 (final de 1984), o adolescente que você controla, tem alguns distúrbios do passado, problemas com o pai e até dúvidas sobre o jogo que está desenvolvendo e assim, tudo faz ele se questionar o tempo todo (nesses questionamento, você entra decidindo onde ir). História tem partes cômicas também, mas o teor maior é o mistério e suspense sobre o que está acontecendo com o adolescente.
Assisti ele 3 vezes. A última foi semana passada. Creio que "fechei" da última vez porque apareceu as cenas de créditos finais sem opção de voltar e ainda por cima apareceu uma cena pós-créditos. Das outras vezes, não cheguei no final "verdadeiro" (será que existe?) já que sempre tinha opção de voltar e refazer caminhos que peguei. Nisso, acho que Bandersnatch se assume mesmo como filme, já que você necessariamente tem que fazer certas tarefas no filme, se não dá tudo errado e você volta para algum ponto e tem que refazer tudo. Em jogos, isso não rola muito, de voltar e refazer decisões.
Achei a experiência legal, e olho ele mais como filme mesmo, porque o próprio fato de você escolher os caminhos faz você um personagem ativo do filme, e ser personagem do filme é algo bem intrigante (em jogos, nunca me senti um personagem ali, sempre é eu controlando alguém). Como game, eu não considero muito, porque ele tem muito "dead end", lugares que você chega e tem que volta para refazer decisões. Jogos como Until Dawn ou Heavy Rain, esses 'dead end' não existem, você vai tomando as decisões e a história vai se montando em cima dessas decisões. Enfim, mas essa é minha conclusão com Bandersnatch, não uma verdade absoluta. Acho que acada um vai enxergar essa experiência de modo diferentes mesmo.
Série Black Mirror da Netflix gera seu primeiro "filme" com Bandersnatch. "Filme" entre aspas porque tem interatividade nele, assim você "comanda caminhos", fazendo assim talvez ele soar como um jogo pra muita gente. E "comandar caminhos" também em aspas porque o próprio filme questiona se você comanda ou seria comandado pelo filme (cada um que chegue a suas conclusões).
Filme é sobre um adolescente que está fazendo um jogo baseado num livro chamado Bandersnatch. O livro é interativo com o leitor tendo que escolher caminhos diferentes a cada leitura. O game que ele tá fazendo é igual (seria um adventure feito pra computadores da época). Passado nos anos 80 (final de 1984), o adolescente que você controla, tem alguns distúrbios do passado, problemas com o pai e até dúvidas sobre o jogo que está desenvolvendo e assim, tudo faz ele se questionar o tempo todo (nesses questionamento, você entra decidindo onde ir). História tem partes cômicas também, mas o teor maior é o mistério e suspense sobre o que está acontecendo com o adolescente.
Assisti ele 3 vezes. A última foi semana passada. Creio que "fechei" da última vez porque apareceu as cenas de créditos finais sem opção de voltar e ainda por cima apareceu uma cena pós-créditos. Das outras vezes, não cheguei no final "verdadeiro" (será que existe?) já que sempre tinha opção de voltar e refazer caminhos que peguei. Nisso, acho que Bandersnatch se assume mesmo como filme, já que você necessariamente tem que fazer certas tarefas no filme, se não dá tudo errado e você volta para algum ponto e tem que refazer tudo. Em jogos, isso não rola muito, de voltar e refazer decisões.
Achei a experiência legal, e olho ele mais como filme mesmo, porque o próprio fato de você escolher os caminhos faz você um personagem ativo do filme, e ser personagem do filme é algo bem intrigante (em jogos, nunca me senti um personagem ali, sempre é eu controlando alguém). Como game, eu não considero muito, porque ele tem muito "dead end", lugares que você chega e tem que volta para refazer decisões. Jogos como Until Dawn ou Heavy Rain, esses 'dead end' não existem, você vai tomando as decisões e a história vai se montando em cima dessas decisões. Enfim, mas essa é minha conclusão com Bandersnatch, não uma verdade absoluta. Acho que acada um vai enxergar essa experiência de modo diferentes mesmo.