Anunciado em 2004 como um dos jogos do lançamento do PSP, que seria um port de Gran Turismo 4 acabou sendo uma versão quase que nova e atualizada do clássico do PlayStation 2. Posso dizer com toda certeza que este jogo é a mais complexa experiência em simulador de corrida em um video-game portátil mesmo com suas pequenas falhas que acabam tirando alguns pontos na sua nota final.
Vamos aos pontos altos do jogo: ele roda a 60fps cravados, o que é raro para um jogo de um video-game portátil e contém mais de 1GB de dados, trazendo quase todas as pistas e carros que estavam disponiveis na versão do PS2 para o portátil, porém com suas versões atualizadas dos carros e as pistas contendo um pouco menos de detalhes para o jogo rodar fluentemente.
O jogo trás mais de 800 carros disponiveis, entre eles aqueles velhos carros de passeio lentissimos e também os carangos dos sonhos de qualquer pessoa que goste de carros. 45 pistas estão disponiveis para correr, que são habilitadas a medida que você vai ganhando corridas em um ranking mais baixo e também 2/3 dessas pistas estão disponiveis na versão "Reverse", totalizando assim 75 circuitos diferentes para se correr.
Para aqueles que se entediavam em ter que perder tempo tirando carteiras para poder correr nos eventos mais "chiques", podem comemorar porque a Polyphony Digital removeu isso do jogo. Agora basta ter dinheiro suficiente para comprar o carro que você quiser e correr com ele na pista que você já tiver habilitada. As antigas provas ainda estão presentes no jogo, num total de 110 desafios para o jogador que vai receber troféus para sua coleção. Há também uma grande variedade de músicas dos mais diversos estilos na trilha sonora que podem ser ouvidas durante a corrida.
Agora os contras: mesmo que você complete os 110 desafios com medalha de ouro, isso não vai te render nenhum tipo de "lucro", seja um carro de bônus ou uma pista nova e até mesmo dinheiro. Elas estão lá apenas pra completar o jogo mas não te dão nenhum tipo de icentivo para joga-las. Apesar do jogo rodar a 60fps, eles tiveram que remover diversos efeitos de luz e anti-serrilhado para o jogo rodar nessa velocidade, o que significa que vão haver sombras na pista mas quando o seu carro passar por elas é como se não tivesse uma sombra ali.
Outro porém, que estreou nesse jogo, é a visão de dentro do cockpit de todos os carros. Mas eles são todos iguais, estão na cor preta e sem detalhe nenhum, tirando um pouco da graça que é jogar nessa visão. Outra coisa também foi o limite de carros na pista que foi diminuido de 8 para apenas 4 em todos os circuitos. Infelizmente esses cortes tiveram que ser feitos para o jogo rodar fluentemente mas tiram um pouco da graça no final das contas.
Então nós temos: a maior experiencia em simuladores de corrida em um video-game portátil porém com alguns cortes gráficos e alguns detalhes removidos para o jogo rodar fluentemente. Uma grande variedade de carros, pistas e músicas disponiveis e um modo carreira facilitado por ser uma experiencia portátil e não de mesa. Recomendado apenas aos mais pacientes, porque são muitas pistas e coisas para fazer no jogo e o ritmo é bem lento. O jogo vendeu 2,09mi de unidades no mundo todo e foi lançado no dia 1 de Outubro de 2009.
Última edição por Usopp em Qui 02 Ago 2012, 14:01, editado 2 vez(es)