Enquanto algumas empresas tem criticado sempre que possível os preços irrisórios praticados em lojas de distribuição digital de jogos como a do iOS, alegando que isso poderá prejudicar a indústria, a Microsoft pelo jeito não tem se incomodado com a prática e na verdade tem até notado que o oposto tem acontecido no Xbox 360, com os jogos ficando mais caro com o passar do tempo. Quem falou sobre o assunto foi Chris Charla, diretor de portfólio da Xbox Live Arcade,
“Se olhar para a Live Arcade, fizer as contas e olhar para o número de vendas disponível, verá que o preço médio na XBLA subiu nos últimos anos, o que tem sido uma tendência interessante porque em alguns mercados de aplicativos há uma corrida para que os preços cheguem a zero o mais rápido possível.
Temos visto um pouco do oposto acontecendo. Eu realmente não sei até onde os preços irão – em última análise, isso é definido pelo mercado – mas tem sido bastante gratificante ver as pessoas propensas a preços premium por conteúdo digital.”
Para termos uma ideia melhor da situação, vale mencionar que em 2009, dos 86 jogos lançados na Live, 21 custavam 1200 MS Points, já em 2011 até o momento já temos 20 jogos confirmados com o mesmo valor, sendo que muitos outros ainda aparecerão até o final do ano.
Isto pode significar duas coisas, que a Microsoft e as desenvolvedoras estão lucrando mais em cima dos jogadores, ou que os jogos estão ganhando mais investimento e qualidade, fazendo com que as pessoas não se incomodem tanto em pagar um pouco mais por um produto melhor. É claro que eu prefiro acreditar na segunda opção, que inclusive mostraria que há muita gente que não vê tanta graça em joguinhos de US$ 0.99 e por mais que eu obviamente desejasse que os games ficassem cada vez mais baratos, não fim eu quero um produto de melhor e se para isso eu tenho que pagar US$ 15 e não US$ 10, não penso que seja assim tão injusto.
http://meiobit.com/88385/preo-dos-jogos-da-live-arcade-esto-aumentando/