RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

RPG - Qual merece ser capa de revista ?

power_settings_newInicie sessão para responder
+13
JegueWar
Leonardo Soler
Chokko
dukemagus
Fúria
Antonio Neto
Alohawell Ltda
Putz Grila!
Ritinha Ratinha
burn1004
Dopefish
Melhor nick da historia!!
RetroGamesBrasil
17 participantes

pollRPG - Qual merece ser capa de revista?

Phantasy Star
7
11%
Grandia
5
8%
Final Fantasy V
3
5%
Breath of Fire III
2
3%
Zelda: A Link to the Past
11
18%
Diablo II
4
6%
Dragon Quest
4
6%
Valkyrie Profile
4
6%
Chrono Trigger
16
26%
Pokemon (Game Boy e Color)
6
10%
Total de votos:
62
Votação encerrada

descriptionRPG - Qual merece ser capa de revista ?  EmptyRPG - Qual merece ser capa de revista ?

more_horiz
RPG - Qual merece ser capa de revista ?  Rpg-revista

Os RPGs e os jogos de estratégia sempre foram os meus dois gêneros favoritos na categoria dos vídeo-games, e tendo jogado muitos títulos excelentes nos últimos tempos me senti na obrigação de escrever um artigo sobre esse tema.

Primeiramente como alguém muito ligado em RPGs “de verdade”, e bastante focado em seu papel como jogo interpretativo, sempre tive um grande problema em aceitar a rotulação do gênero RPG para uma mídia limitada como o vídeo-game algo bastante estranho. Afinal o que efetivamente Final Fantasy apresenta em termos de interpretação de papéis? Em verdade nada.

Passamos a considerar como RPG qualquer jogo que em sua maioria apresentasse duas características: um foco maior na história (que hoje em dia perdeu completamente a exclusividade, quando temos histórias maravilhosas em todo tipo de gênero de games) e um sistema de evolução de características e experiência (que também perdeu a exclusividade nos últimos anos). Ou seja, o gênero, quando apresentado de forma abrangente é bastante vago e incapaz de se destacar. O problema principal, na minha opinião é a inclusão de JRPGs, ou seja RPGs asiáticos na mistura, que raramente tem alguma ligação com a idéia de interpretar um papel.

Na maioria dos “RPGs” vindos da Ásia não só somos obrigados a jogar com um personagem pré-definido, mas também a seguir uma história grandiosa (e muitas vezes repetida) linear e dramática, onde não temos efetivamente escolha do desenvolvimento da mesma. O que em minha opinião tira todo o valor desta experiência como RPG, ainda que, é importante frisar, não significa que isso torne o jogo ruim, muito pelo contrário, a Square Enix tem dezenas de jogos maravilhosos mas não significa que eles realmente deveriam ser chamados de RPG (e isso vale para quase todos os Final Fantasys, e para um dos meus jogos preferidos de todos os tempos Chrono Trigger).

A mesma reclamação já não pode ser dada para os ditos RPGs ocidentais, que geralmente contam em seu desenvolvimento com pessoas envolvidas ou experientes com o mundo do RPG “real” (quer dizer de papel). O resultado não é necessariamente de jogos melhores (ainda que eu os prefira), mas certamente dignos merecedores de serem chamados de RPG.

A palavra de ordem com este tipo de jogo é “escolhas”, ou “conseqüências”, além das duas características básicas mencionadas previamente, isto é, o foco na história e as ferramentas de evolução dos personagens. Na grande maioria dos ditos “Western RPGs”, temos um avatar que foi efetivamente construído por nós, muitas vezes até mesmo seu background, e o jogo muito mais do que tentar contar uma história bem fechada, tem como objetivo nos colocar na pele daquele personagem que criamos e o desenvolver, fazendo escolhas relevantes que alteram completamente o plot e acima de tudo desenvolvendo o personagem de forma crível.

E conforme os WRPGs vão se tornando mais sofisticados, mais forte se torna o fator interpretação. Recentemente viciado pela última safra de milagres pela Canadense Bioware, eu realmente me vi não apenas apaixonado pelos maravilhosos settings criados pela empresa (Dragon Age e Mass Effect) como verdadeiramente me encontrei interpretando um personagem. As minhas escolhas de fato não estavam sendo feitas baseadas nos benefícios ou facilidades que me ofereceriam intra-game e sim naquilo que eu acreditava ser coerente com os pensamentos do meu personagem. Esse tipo de questão representa um grande avanço para a versão gráfica dos RPGs e representa a primeira chance real de aproximação as coisas que realizamos em mesa (obviamente ainda faltam milhares de coisas para se equiparar em termos de interpretação, mas já é um início).

FONTE: http://www.ambrosia.com.br/2010/03/21/rpg-como-genero-para-video-games/

Última edição por RetroGamesBrasil em Sáb 03 Set 2011, 10:46, editado 1 vez(es)

descriptionRPG - Qual merece ser capa de revista ?  EmptyRe: RPG - Qual merece ser capa de revista ?

more_horiz
Tai um gênero que particularmente eu não gosto. Mas dentre esses acho que Chrono Trigger é o melhor candidato por ser o jogo que todos lembram menos a produtora dele....

descriptionRPG - Qual merece ser capa de revista ?  EmptyRe: RPG - Qual merece ser capa de revista ?

more_horiz
GRANDIA^(n+1)

Última edição por Dopefish em Dom 04 Set 2011, 11:42, editado 1 vez(es)

more_horiz
vamos colaborar gente... votar para o meu querido zelda sagre-se campeão =D

more_horiz

Sinceramente não entendo Pokemon na lista ... but...

more_horiz
voted :;bigode;:

more_horiz
burn1004 escreveu:
vamos colaborar gente... votar para o meu querido zelda sagre-se campeão =D

zelda ou chrono...

sem duvida alguma...

more_horiz
prevejo páginas de "zelda nao eh rpg"

eu votaria em algum menos óbvio

se fosse pra ir pra banca obviamente seria pokemon pra vender mais :;bigode;:

more_horiz
votei em:

Chrono Trigger
BoF III
Phantasy Star
Valkyrie Profile

more_horiz
voto em dragon quest. foi onde o toriyama começou a se envolver com gamees

more_horiz
Posso ser seguista e cogitei colocar Phantasy Star. Porém quando li ali VALKYRIE PROFILE, cliquei direto sem pensar duas vezes RPG - Qual merece ser capa de revista ?  1964626164 RPG - Qual merece ser capa de revista ?  1964626164 RPG - Qual merece ser capa de revista ?  1964626164 RPG - Qual merece ser capa de revista ?  1964626164 RPG - Qual merece ser capa de revista ?  1964626164 RPG - Qual merece ser capa de revista ?  1964626164 RPG - Qual merece ser capa de revista ?  1964626164 RPG - Qual merece ser capa de revista ?  1964626164 RPG - Qual merece ser capa de revista ?  1964626164 RPG - Qual merece ser capa de revista ?  1964626164 RPG - Qual merece ser capa de revista ?  1964626164 RPG - Qual merece ser capa de revista ?  1964626164

Esse jogo tem artes que merecem com certeza ser capa de uma revista I love you

more_horiz
faltou FFVI ¬¬

então chrono... mas meu voto é para FFVI

more_horiz
Ritinha Ratinha escreveu:

Sinceramente não entendo Pokemon na lista ... but...

É RPG e vende 7,2 bilhões de várias mil 200 milhões cópias...

more_horiz
Legal Zelda e Chrono na frente, bem original, quase não tem capa de revista com eles e tal.

Spoiler :

more_horiz
Dope, tem como tirar / editar a o seu post imenso la em cima?

Fudeu o layout aki

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder