The Longest Journey (Den lengste reisen) é um adventure Point & Click produzido pela norueguesa Funcom em 1999.
O jogo se passa nos universos paralelos de Stark (mundo da tecnologia, nosso mundo) e Arcadia (mundo da magia). A protagonista, April Ryan, é uma estudante que vve no mundo de Stark. No decorrer do jogo ela aprende que é uma Shifter (uma pessoa que consegue alternar entre os dois mundos) e que a linha que separa os dois universos está ficando mais fraca, e consequentemente, trazendo o caos para ambos. (traduzido e adaptado da Wikipedia)
Opinião pessoal:
O esquema segue o padrão dos Point & Click, ou seja, a procura de intens específicos para a resolução de quebra-cabeças, diálogos e mini-games. A história é bem complexa, e se desenvolve brilhantemente. O trabalho de dublagen é fantástico. Praticamente todos os personagens são bem trabalhados, mesmo o mais insignificante para a história se tornam interessantes.
Os gráficos lembram Resident Evil no sentido de que são cenários pré-renderizados e os personagens são em 3D. Muito bonitos para sua época.
São 4 CDs no total, mas uma versão com 2 CDs e uma com 1 DVD também foram lançadas.
Teve uma continuação em 2006 chamada Dreamfall: The Longest Journey (ver tópico do user Eben Unclezer: http://forum.jogos.uol.com.br/Dreamfall--The-Longest-Journey-PC-XBOX1-Point-&-Click_t_961179)
Nota 9,3 na Gamespot: http://www.gamespot.com/pc/adventure/longestjourney/index.html
Mais informações na Wikipedia (im inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/The_Longest_Journey
E no site oficial: http://www.longestjourney.com/
Altamente recomendado para os amantes de Adventures Point & Click
Vídeos: