Neste sábado, segundo dia de Brasil Game Show, tivemos a coletiva de PlayStation, apresentando as novidades da Sony para o mercado brasileiro. Mark Stanley, gerente geral da marca para a América Latina, subiu ao palco para anunciar os próximos passos para o nosso país. “Boa tarde”, cumprimentou a sala repleta de jornalistas o animado Mark, em bom português, mas prosseguiu em inglês, brincando que vai praticar mais o nosso idioma. O executivo ainda comparou o BGS à E3 em visitação, dizendo que quase 40 mil pessoas já tinham comprado ingressos para o evento carioca.
Expansão da PSN no Brasil
Durante a E3 2011, em junho, na coletiva de imprensa de PlayStation para a América Latina, Mark Stanley anunciou o lançamento brasileiro da PlayStation Store, juntamente com o nosso PlayStation.Blog BR e o site oficial de PlayStation no Brasil. Um mês depois, esses canais estrearam por aqui e, de lá para cá, o sucesso foi tremendo. “Centenas de milhares de usuários brasileiros criaram novas contas na PSN”, revelou Mark, que ressaltou como a nossa loja digital tem ganhado mais conteúdo a cada semana e que este ainda é um processo em evolução. “A PlayStation Store brasileira vai ficando cada vez mais repleta de conteúdo, e eventualmente vai se equiparar à loja digital americana. Futuramente, teremos conteúdo brasileiro”.
O PlayStation.Blog BR também foi tópico da coletiva. Mark disse estar muito satisfeito com a participação da comunidade brasileira, e afirmou que ele e o pessoal da SCEA em São Francisco, nos EUA, acompanham os comentários dos usuários do blog diariamente. Em relação aos canais online no Brasil, Mark afirmou que a página oficial de PlayStation no Facebook entra em operação total até o final do ano, o que permitirá uma proximidade ainda maior com a comunidade.
Redução de Preços
Tanto Mark acompanha o feedback da comunidade, que tocou em uma questão bastante discutida em nossa área de comentários: preços. O executivo afirmou que a prioridade número 1 para o nosso país é a redução de preços. A Sony tem realizado avanços nesse sentido, seja para conseguir a diminuição dos impostos que incidem sobre jogos e consoles junto ao Governo, seja para a possível fabricação do hardware em nossa região. Ainda não há maiores detalhes a anunciar, mas o trabalho para diminuir os preços por aqui continua como foco principal.
Localização de Jogos
O ojetivo da Sony é oferecer opções aos consumidores no Brasil, e esse trabalho começou com o lançamento de Killzone 3, em fevereiro deste ano, totalmente localizado em português brasileiro. inFAMOUS 2 foi o segundo jogo da empresa dublado para o nosso idioma, em junho último. E, na E3 2011, foi anunciado que UNCHARTED 3: Drake’s Deception será o próximo.
Após a divulgação do primeiro trailer de UNCHARTED 3 em português, muitos usuários criticaram a qualidade do trabalho. Mark Stanley acompanhou o caso e esclareceu que a Naughty Dog se concentra em fazer o jogo mais perfeito possível, enquanto a localização para os diversos idiomas é gerenciada pela Sony Computer Entertainment, que tem estúdios em Londres e nos EUA. A meta é oferecer uma localização com qualidade absoluta, tanto para a versão em português brasileiro quanto em espanhol latinoamericano. Para provar, Mark Stanley divulgou uma nova versão do trailer de UNCHARTED 3 em português, sem os problemas de mixagem do primeiro e com sincronia labial perfeita. Mark enfatizou que a empresa está acompanhando o processo de dublagem de perto para garantir um nível superior de qualidade, e que o objetivo é lançar todos os principais títulos da Sony localizados em português.
Keith Guerrette, artista chefe de efeitos visuais de UNCHARTED 3 para PS3.
Em seguida, Mark convidou ao palco Keith Guerrette, artista chefe de efeitos visuais de UNCHARTED 3, que falou sobre a pressão de superar os trabalhos anteriores na série, com seus cenários dinâmicos e o multiplayer em constante evolução de UNCHARTED 2. Por fim, Keith concluiu que não apenas a equipe tem superado a qualidade visual dos jogos anteriores, como ainda conseguiu fazer o jogo em 3D estereoscópico.
Somos Todos Jogadores
A nova versão do trailer de UNCHARTED 3 concluiu com uma vinheta inédita: uma mão prateada empunhando um DualShock 3 para cima, sobre um fundo azul. Mark explicou que a imagem é parte de uma nova campanha de marketing de PlayStation para a nossa região, que reflete a natureza competitiva em cada um de nós. A campanha Somos Todos Jogadores brinca com as situações de desafio que temos no cotidiano, e a mão para o alto é como um ícone celebrando a competição. A campanha deve se iniciar dentro de três ou quatro semanas.
Novo Jogo para PS Move Totalmente em Português
Comprovando o objetivo de localizar todos os principais títulos da Sony para o nosso idioma, Mark Stanley revelou que Medieval Moves: Deadmund’s Quest para PlayStation Move será dublado em português. Em breve a Sony deve anunciar mais detalhes e a data de lançamento para a nossa região deste jogo de ação e aventura da mesma equipe de Sports Champions.
Outro grande título para PlayStation Move é Everybody Dance, com modo de batalha para até dois jogadores e um Party Mode para até 20 jogadores dançarem um repertório de mais de 40 músicas. O jogo já virou sensação do estande de PlayStation no Brasil Game Show, juntando uma multidão de espectadores que até mesmo acompanham performances ao som de Lady Gaga, Rihana, Outkast, Usher e outros. Em breve haverá mais detalhes sobre os planos de lançamento de Everybody Dance para a nossa região.
PlayStation Vita
“Este não é apenas um produto, é uma nova criação, a Ferrari dos equipamentos de videogame”, descreveu Mark Stanley ao falar sobre o PlayStation Vita. O executivo descreveu como as qualidades únicas do novo portátil – sua tela multitoque OLED de 5 polegadas, seu painel de toque traseiro, seu giroscópio e acelerômetro, suas câmeras frontal e traseira, suas duas alavancas analógicas – permitem aos desenvolvedores criar novas formas de entretenimento. O lançamento no Brasil está marcado para o início de 2012, ainda sem dia exato, e os primeiros jogos disponíveis incluem títulos da própria sony, de third parties e jogos para PSN. No lançamento, apenas o modelo wi-fi do PS Vita estará disponível no país, e o modelo com conectividade wi-fi e 3G virá posteriormente.
Em seguida, foram exibidos trailers de UNCHARTED: Golden Abyss, desenvolvido para aproveitar os recursos do PS Vita, e LittleBigPlanet, uma nova versão do título de Jogar, Criar, Compartilhar que utiliza recursos como os painéis de toque e os sensores de movimento do PS Vita.
Jeff Kaplan, chefe do departamento de testes do San Diego Studios e membro da equipe de ModNation Racers para PS Vita
Por fim, Mark falou sobre a versão de ModNation Racers para o novo portátil, e chamou ao palco Jeff Kaplan, chefe do departamento de testes do San Diego Studios da SCEA. Jeff explicou como a interface de toque permite criar pistas complexas com facilidade, realizando em alguns minutos algo que antes levaria mais de meia hora. No novo MNR será possível importar todas as criações já existentes da versão PS3, incluindo pilotos, karts e mais de 2 milhões de pistas. Outro exemplo de um recurso inédito possibilitado pelo PS Vita é a possibilidade de fazer check-in em lugares reais com o GPS integrado para ter acesso a itens exclusivos – como exemplo, Jeff disse ser possível levar seu portátil para o Cristo Redentor, no Rio, e fazer check-in lá para conseguir itens que só existirão naquele local.
Poder aos Consumidores
Mark Stanley voltou a citar a natureza competitiva dos jogadores e o caráter criativo da comunidade, e disse que quer cada vez mais explorar essas características em nível local. Um exemplo foi o concurso “PlayStation Vita no Brasil” promovido aqui pelo PlayStation.Blog BR, com diversas participações criativas mostrando a paixão pela marca PlayStation. A decisão foi difícil, e no fim quem ganhou merecidamente o direito de ser o primeiro consumidor brasileiro a jogar o PlayStation Vita foi o niteroiense Anderson Viana de Araújo Santana, de 18 anos
“Nossa!”, foi a reação de Anderson, primeiro consumidor brasileiro a testar o PlayStation Vita, ao jogar no portátil.
Mark chamou Anderson ao palco, ambos com a camiseta da campanha Somos Todos Jogadores, e falou como o jovem representa a comunidade de jogadores brasileira com sua paixão e criatividade. A criação de Anderson que lhe rendeu o prêmio foi uma representação do logo PlayStation e dos símbolos do DualShock feita com arroz e legumes – seria PlayStation o alimento de Anderson?
Keith Guerrette então subiu ao palco e entregou o PS Vita com UNCHARTED: Golden Abyss nas mãos de Anderson. Um momento de silêncio, uma expressão de êxtase e, então, uma única palavra, enfática: “Nossa!”. A reação do maravilhado Anderson espalhou risos pela plateia de jornalistas, que, ao final da coletiva, também teria a oportunidade de testar o PS Vita – mas só depois do mais criativo representante da comunidade de jogadores brasileiros. Mark finalizou brincando que tatuar as palavras “PlayStation Vita” era parte das regras do concurso. “Who knows”, respondeu em inglês o animado Anderson.
Perguntas e Respostas
Por fim, Keith Guerrette e Jeff Kaplan se juntaram a Mark Stanley no palco para uma sessão de perguntas e respostas com os jornalistas. Abaixo segue resumo dos tópicos discutidos.
A interface do PlayStation Vita será totalmente em português brasileiro.
A Sony Computer Entertainment tem trabalhado com diversos desenvolvedores indies, que querem criar jogos para PS Vita, inclusive no Brasil.
Perguntado sobre se UNCHARTED: Golden Abyss seria localizado em português, como UNCHARTED 3, Mark disse apenas que haveria um anúncio em breve, e lembrou que o objetivo é localizar todos os jogos principais da empresa para o nosso país.
O preço final do PS Vita para o mercado brasileiro ainda não está definido e depende de diversos fatores. O objetivo, lembrou Mark, é continuar reduzindo os preços para deixar os produtos mais acessíveis, e que haverá um anúncio em breve.
Sobre fabricação local, Mark afirmou que a Sony está analisando a possibilidade, mas que também trabalha junto ao Governo brasileiro para conseguir a redução dos impostos como opção para derrubar os preços. O executivo lembrou ainda que o PS Vita utiliza uma nova mídia, e que a empresa está analisando opções de fabricação mais barata no mundo inteiro.
A loja de vídeo da PSN para o Brasil está nos planos. A chegada da PSN no país é apenas parte de um processo em andamento, e a empresa está em negociação com estúdios para disponibilizar mais conteúdo no Brasil, não apenas jogos.
PlayStation Vita para Todos
Após a coletiva, os jornalistas puderam testar o PlayStation Vita, e, numa ação surpresa, as três unidades do portátil foram levadas para uma sala de testes no estande de PlayStation, onde os consumidores também puderam experimentar a máquina com UNCHARTED: Golden Abyss, LittleBigPlanet e ModNation Racers.
Hoje, domingo, estão acontecendo novas sessões de testes do PS Vita para o público do Brasil Game Show. Nós ainda tivemos a oportunidade de fazer uma entrevista esclarecedora com Mark Stanley, além de termos batido um papo com Yoshinori Ono sobre Street Fighter X Tekken e com Zafer Cohen, chefe de animação de Batman: Arkham City. Temos bastante material interessante do Brasil Game Show ainda, então fique ligado aqui no PlayStation.Blog BR para mais novidades.
Expansão da PSN no Brasil
Durante a E3 2011, em junho, na coletiva de imprensa de PlayStation para a América Latina, Mark Stanley anunciou o lançamento brasileiro da PlayStation Store, juntamente com o nosso PlayStation.Blog BR e o site oficial de PlayStation no Brasil. Um mês depois, esses canais estrearam por aqui e, de lá para cá, o sucesso foi tremendo. “Centenas de milhares de usuários brasileiros criaram novas contas na PSN”, revelou Mark, que ressaltou como a nossa loja digital tem ganhado mais conteúdo a cada semana e que este ainda é um processo em evolução. “A PlayStation Store brasileira vai ficando cada vez mais repleta de conteúdo, e eventualmente vai se equiparar à loja digital americana. Futuramente, teremos conteúdo brasileiro”.
O PlayStation.Blog BR também foi tópico da coletiva. Mark disse estar muito satisfeito com a participação da comunidade brasileira, e afirmou que ele e o pessoal da SCEA em São Francisco, nos EUA, acompanham os comentários dos usuários do blog diariamente. Em relação aos canais online no Brasil, Mark afirmou que a página oficial de PlayStation no Facebook entra em operação total até o final do ano, o que permitirá uma proximidade ainda maior com a comunidade.
Redução de Preços
Tanto Mark acompanha o feedback da comunidade, que tocou em uma questão bastante discutida em nossa área de comentários: preços. O executivo afirmou que a prioridade número 1 para o nosso país é a redução de preços. A Sony tem realizado avanços nesse sentido, seja para conseguir a diminuição dos impostos que incidem sobre jogos e consoles junto ao Governo, seja para a possível fabricação do hardware em nossa região. Ainda não há maiores detalhes a anunciar, mas o trabalho para diminuir os preços por aqui continua como foco principal.
Localização de Jogos
O ojetivo da Sony é oferecer opções aos consumidores no Brasil, e esse trabalho começou com o lançamento de Killzone 3, em fevereiro deste ano, totalmente localizado em português brasileiro. inFAMOUS 2 foi o segundo jogo da empresa dublado para o nosso idioma, em junho último. E, na E3 2011, foi anunciado que UNCHARTED 3: Drake’s Deception será o próximo.
Após a divulgação do primeiro trailer de UNCHARTED 3 em português, muitos usuários criticaram a qualidade do trabalho. Mark Stanley acompanhou o caso e esclareceu que a Naughty Dog se concentra em fazer o jogo mais perfeito possível, enquanto a localização para os diversos idiomas é gerenciada pela Sony Computer Entertainment, que tem estúdios em Londres e nos EUA. A meta é oferecer uma localização com qualidade absoluta, tanto para a versão em português brasileiro quanto em espanhol latinoamericano. Para provar, Mark Stanley divulgou uma nova versão do trailer de UNCHARTED 3 em português, sem os problemas de mixagem do primeiro e com sincronia labial perfeita. Mark enfatizou que a empresa está acompanhando o processo de dublagem de perto para garantir um nível superior de qualidade, e que o objetivo é lançar todos os principais títulos da Sony localizados em português.
Keith Guerrette, artista chefe de efeitos visuais de UNCHARTED 3 para PS3.
Em seguida, Mark convidou ao palco Keith Guerrette, artista chefe de efeitos visuais de UNCHARTED 3, que falou sobre a pressão de superar os trabalhos anteriores na série, com seus cenários dinâmicos e o multiplayer em constante evolução de UNCHARTED 2. Por fim, Keith concluiu que não apenas a equipe tem superado a qualidade visual dos jogos anteriores, como ainda conseguiu fazer o jogo em 3D estereoscópico.
Somos Todos Jogadores
A nova versão do trailer de UNCHARTED 3 concluiu com uma vinheta inédita: uma mão prateada empunhando um DualShock 3 para cima, sobre um fundo azul. Mark explicou que a imagem é parte de uma nova campanha de marketing de PlayStation para a nossa região, que reflete a natureza competitiva em cada um de nós. A campanha Somos Todos Jogadores brinca com as situações de desafio que temos no cotidiano, e a mão para o alto é como um ícone celebrando a competição. A campanha deve se iniciar dentro de três ou quatro semanas.
Novo Jogo para PS Move Totalmente em Português
Comprovando o objetivo de localizar todos os principais títulos da Sony para o nosso idioma, Mark Stanley revelou que Medieval Moves: Deadmund’s Quest para PlayStation Move será dublado em português. Em breve a Sony deve anunciar mais detalhes e a data de lançamento para a nossa região deste jogo de ação e aventura da mesma equipe de Sports Champions.
Outro grande título para PlayStation Move é Everybody Dance, com modo de batalha para até dois jogadores e um Party Mode para até 20 jogadores dançarem um repertório de mais de 40 músicas. O jogo já virou sensação do estande de PlayStation no Brasil Game Show, juntando uma multidão de espectadores que até mesmo acompanham performances ao som de Lady Gaga, Rihana, Outkast, Usher e outros. Em breve haverá mais detalhes sobre os planos de lançamento de Everybody Dance para a nossa região.
PlayStation Vita
“Este não é apenas um produto, é uma nova criação, a Ferrari dos equipamentos de videogame”, descreveu Mark Stanley ao falar sobre o PlayStation Vita. O executivo descreveu como as qualidades únicas do novo portátil – sua tela multitoque OLED de 5 polegadas, seu painel de toque traseiro, seu giroscópio e acelerômetro, suas câmeras frontal e traseira, suas duas alavancas analógicas – permitem aos desenvolvedores criar novas formas de entretenimento. O lançamento no Brasil está marcado para o início de 2012, ainda sem dia exato, e os primeiros jogos disponíveis incluem títulos da própria sony, de third parties e jogos para PSN. No lançamento, apenas o modelo wi-fi do PS Vita estará disponível no país, e o modelo com conectividade wi-fi e 3G virá posteriormente.
Em seguida, foram exibidos trailers de UNCHARTED: Golden Abyss, desenvolvido para aproveitar os recursos do PS Vita, e LittleBigPlanet, uma nova versão do título de Jogar, Criar, Compartilhar que utiliza recursos como os painéis de toque e os sensores de movimento do PS Vita.
Jeff Kaplan, chefe do departamento de testes do San Diego Studios e membro da equipe de ModNation Racers para PS Vita
Por fim, Mark falou sobre a versão de ModNation Racers para o novo portátil, e chamou ao palco Jeff Kaplan, chefe do departamento de testes do San Diego Studios da SCEA. Jeff explicou como a interface de toque permite criar pistas complexas com facilidade, realizando em alguns minutos algo que antes levaria mais de meia hora. No novo MNR será possível importar todas as criações já existentes da versão PS3, incluindo pilotos, karts e mais de 2 milhões de pistas. Outro exemplo de um recurso inédito possibilitado pelo PS Vita é a possibilidade de fazer check-in em lugares reais com o GPS integrado para ter acesso a itens exclusivos – como exemplo, Jeff disse ser possível levar seu portátil para o Cristo Redentor, no Rio, e fazer check-in lá para conseguir itens que só existirão naquele local.
Poder aos Consumidores
Mark Stanley voltou a citar a natureza competitiva dos jogadores e o caráter criativo da comunidade, e disse que quer cada vez mais explorar essas características em nível local. Um exemplo foi o concurso “PlayStation Vita no Brasil” promovido aqui pelo PlayStation.Blog BR, com diversas participações criativas mostrando a paixão pela marca PlayStation. A decisão foi difícil, e no fim quem ganhou merecidamente o direito de ser o primeiro consumidor brasileiro a jogar o PlayStation Vita foi o niteroiense Anderson Viana de Araújo Santana, de 18 anos
“Nossa!”, foi a reação de Anderson, primeiro consumidor brasileiro a testar o PlayStation Vita, ao jogar no portátil.
Mark chamou Anderson ao palco, ambos com a camiseta da campanha Somos Todos Jogadores, e falou como o jovem representa a comunidade de jogadores brasileira com sua paixão e criatividade. A criação de Anderson que lhe rendeu o prêmio foi uma representação do logo PlayStation e dos símbolos do DualShock feita com arroz e legumes – seria PlayStation o alimento de Anderson?
Keith Guerrette então subiu ao palco e entregou o PS Vita com UNCHARTED: Golden Abyss nas mãos de Anderson. Um momento de silêncio, uma expressão de êxtase e, então, uma única palavra, enfática: “Nossa!”. A reação do maravilhado Anderson espalhou risos pela plateia de jornalistas, que, ao final da coletiva, também teria a oportunidade de testar o PS Vita – mas só depois do mais criativo representante da comunidade de jogadores brasileiros. Mark finalizou brincando que tatuar as palavras “PlayStation Vita” era parte das regras do concurso. “Who knows”, respondeu em inglês o animado Anderson.
Perguntas e Respostas
Por fim, Keith Guerrette e Jeff Kaplan se juntaram a Mark Stanley no palco para uma sessão de perguntas e respostas com os jornalistas. Abaixo segue resumo dos tópicos discutidos.
A interface do PlayStation Vita será totalmente em português brasileiro.
A Sony Computer Entertainment tem trabalhado com diversos desenvolvedores indies, que querem criar jogos para PS Vita, inclusive no Brasil.
Perguntado sobre se UNCHARTED: Golden Abyss seria localizado em português, como UNCHARTED 3, Mark disse apenas que haveria um anúncio em breve, e lembrou que o objetivo é localizar todos os jogos principais da empresa para o nosso país.
O preço final do PS Vita para o mercado brasileiro ainda não está definido e depende de diversos fatores. O objetivo, lembrou Mark, é continuar reduzindo os preços para deixar os produtos mais acessíveis, e que haverá um anúncio em breve.
Sobre fabricação local, Mark afirmou que a Sony está analisando a possibilidade, mas que também trabalha junto ao Governo brasileiro para conseguir a redução dos impostos como opção para derrubar os preços. O executivo lembrou ainda que o PS Vita utiliza uma nova mídia, e que a empresa está analisando opções de fabricação mais barata no mundo inteiro.
A loja de vídeo da PSN para o Brasil está nos planos. A chegada da PSN no país é apenas parte de um processo em andamento, e a empresa está em negociação com estúdios para disponibilizar mais conteúdo no Brasil, não apenas jogos.
PlayStation Vita para Todos
Após a coletiva, os jornalistas puderam testar o PlayStation Vita, e, numa ação surpresa, as três unidades do portátil foram levadas para uma sala de testes no estande de PlayStation, onde os consumidores também puderam experimentar a máquina com UNCHARTED: Golden Abyss, LittleBigPlanet e ModNation Racers.
Hoje, domingo, estão acontecendo novas sessões de testes do PS Vita para o público do Brasil Game Show. Nós ainda tivemos a oportunidade de fazer uma entrevista esclarecedora com Mark Stanley, além de termos batido um papo com Yoshinori Ono sobre Street Fighter X Tekken e com Zafer Cohen, chefe de animação de Batman: Arkham City. Temos bastante material interessante do Brasil Game Show ainda, então fique ligado aqui no PlayStation.Blog BR para mais novidades.
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