N64 saiu meio tardio em 1996 (3 anos depois dos seus concorrentes diretos PS1 e Saturn). Ele capengou pela Nintendo ter adotado os cartuchos em vez dos CDs (pela desculpa dos cartuchos não terem os loadings excessivos dos CDs) e como a Nintendo estava obsessiva pelo universo 3D, então os games 2D que ainda faziam sucesso, não tiveram muita entrada no console, fazendo ele perder vários títulos de peso. Mas com seu controle analógico, o console ajudou a trazer definitivamente o universo 3D pra o mundo dos games. Mesmo ele não tendo a biblioteca vasta do PS1, a Nintendo junto da Rare trouxe jogos definitivos ao console, sem falar que por ter 4 entradas pra joystick, os games multiplayer foram destaque na sua biblioteca.
10º - Duke Nukem Zero Hour (3D Realms/Eurocom)
Um Duke Nukem feito especialmente pro console. Duke é um dos personagens mais carismáticos dos games, e esse game sabe explorar isso muito bem. O personagem tem que viajar a vários locais no tempo pra evitar uma dominação alienígena no futuro.
9º - Cruis’n USA (Midway)
Um divertidíssimo game de corrida, de uma época onde eles não tinham obrigação de serem realistas para divertirem. Muitas pistas pra disputar e muitos carros a escolher.
8º - Banjo-Tooie (Rare/Nintendo)
Essa sequência de Banjo-Kazooie conseguiu ser melhor e maior que o game original. Mundos imensos e muitos poderes novos pro urso e o pássaro.
7º - Mortal Kombat 4 (Midway/Eurocom)
N64 teve pouquíssimos games de luta, mas teve MKs. Esse 4º episódio da série é quase um remake do primeiro jogo, com todos personagens dele (com exceção de Kano e Shang T Sung que ganharam “clones” aqui). O jogo capenga nos gráficos 3D, mas tem jogabilidade 2D bem melhor que os game anteriores.
6º - Doom 64 (Midway/ID Software)
N64 recebeu uma versão própria de Doom, com gráficos e jogabilidade que explorava bem os recursos do console. Foi um dos games que mais joguei no 64.
5º - Conker’s Bad Fur Day (Rare/Nintendo)
O esquilo malandro estrela um dos games mais sarcásticos do N64 e do mundo dos games. Muito bom humor e referências mil ao mundo pop.
4º - Resident Evil 2 (Capcom)
RE foi “A” série da 5ª gen. Capcom revolucionou tudo no seu survivel horror com zumbis. E, felizmente, o N64 não ficou de fora, ganhando uma versão do game mais importante da série. Incrivelmente, um “limitado” cartucho conseguiu conter tudo que tinha nos 2 CDs do game do PS1.
3º - Goldeneye 007 (Rare/Nintendo)
Se antes desse, FPS em consoles viviam de ports de games de PC, depois desse, eles ganharam vida própria. FPS passaram a ser sim um gênero interessante também em consoles após Goldeneye.
2º - Super Mario 64 (Nintendo)
Na sua primeira investida no mundo 3D, Mario ganha um game definitivo, com um mundo incrivelmente vasto a explorar.
1º - The Legend of Zelda Ocarina of Time (Nintendo)
Não só o melhor game do console, mas um dos melhores de todos os tempo. Épico em todas suas formas.
Obs.: Optei por colocar só um game de cada série.