Fúria escreveu: Sakury escreveu: eu acho que seria interessante você começar um curso de desenho básico para pegar a parte técnica e depois se especializar em HQ, se não seu traço fica muito viciado e fica difícil criar uma arte própria. Ao menos que ache um curso de HQ completão mesmo.
rimkuk rimkuk rimkuk
conte-me um pouco mais
Tipo, se você começar no traço de HQ, Mangá e afins, suas definições e proporção, traço, finalização, sombra e muuuuitas outras coisas ficam centradas somente em um estilo que normalmente é ensinado com base a um estilo já existente.
Se você começar do básicão mesmo, sem um estilo, você aprende essas definições e muuuito mais da maneira real das coisas, tendo isso já ajuda e muuuuuuuuuuito na hora de criar sua arte e seu próprio desenho sem ter que usar um traço de outro artista como referência. Você não vai estar aprendendo a criar HQ, você vai estar aprendendo a desenhar o mundo do jeito que ele é, a partir daí você modifica e adapta para o jeito que você quer.
Aí você pode continuar por vontade própria mesmo ou ir atrás de um curso de desenho centrado naquilo que você quer apenas para pegar as manhas de proporção normalmente usada no estilo, arte-finalização, diagramação, roteiro entre outros.