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RESIDENT EVIL 4

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Resident Evil 4 (em japonês: バイオハザード 4,, Baiohazādo Fō, Biohazard 4) é um jogo de tiro em terceira pessoa e ação-aventura desenvolvido e lançado pela Capcom. Resident Evil 4 é o sexto jogo da série de survival horror Resident Evil. Foi lançado em 11 de Janeiro de 2005, nos Estados Unidos, originalmente como um jogo exclusivo para o console GameCube. Uma versão para PlayStation 2 foi lançada no dia 25 de Outubro de 2005, com adições de jogabilidade. Versões para PC e Wii também foram lançadas, em março e maio de 2007, respectivamente, com uma versão para celular também anunciada no mesmo ano. Resident Evil 4 revolucionou a franquia milionária da Capcom , com jogabilidade mais focada na ação mas sem se esquecer da essência da série, teve grande influência em outros jogos de vários gêneros, sendo considerado um dos melhores games de "survival action" já criados.Resident Evil 4 Mobile. IGN (22/09/07).

História
O jogo começa mostrando um pequeno resumo sobre os acontecimentos de antigos jogos da série, e uma novidade: é anunciada a falência da Umbrella Corporation; devido as ações de Chris Redfield, Jill Valentine e Albert Wesker, fato relatado em Umbrella Chronicles. O protagonista de RE4 é Leon S. Kennedy, sobrevivente de Raccoon City, que agora trabalha como agente secreto para o governo americano. Leon deve investigar a suspeita de Ashley Graham, a filha do presidente, que foi seqüestrada, estar numa remota vila na Espanha. Leon é auxiliado por Ingrid Hunnigan, que lhe dá informações sobre o terreno. O principal antagonista é Osmund Saddler, líder do culto Los Illuminados e responsável por infectar os habitantes do vilarejo com a La Plaga, que planeja fazer o mesmo com o resto do planeta. Para isso, conta com a ajuda de Ramon Salazar, responsável por liberar as Plagas; Bitores Mendez, o prefeito do vilarejo; e Jack Krauser, um ex-companheiro de Leon nos anos de treinamento para o governo, supostamente morto dois anos antes. Ainda são incluídos Luís Sera, um misterioso cientista que trabalhava para Salazar, e se apresenta a Leon como um policial de uma cidade vizinha; Ada Wong, antiga paquera de Leon que, agora trabalha para Wesker, tem como objetivo obter uma amostra do parasita La Plaga; e Albert Wesker, ex-capitão dos S.T.A.R.S. que planeja a reconstrução da Umbrella Corporation. Em 2004, as atividades ilegais da Umbrella dentro de Raccoon City vieram a público. Após uma investigação conduzida pelo governo, vários diretores da empresa são presos. O governo suspende indefinitivamente os negócios da Umbrella, causando sua falência. Leon deve, também, descobrir o que aconteceu ao outro agente enviado anteriormente para resgatá-la. Chegando ao vilarejo rural chamado Pueblo, ele encontra moradores hostis e fervorosamente religiosos, que são capazes de dar suas vidas pelos Los Iluminados. Durante a busca, Leon descobre que os moradores são responsáveis pela morte do agente desaparecido. Leon encontra Ashley e, em seguida, Luís Sera, contratado para investigar o parasita encontrado nas minas de escavação. No decorrer do jogo, diversas anotações de Luís são encontradas, revelando como os parasitas agem e como é possível eliminá-los. Foram feitas escavações em minas e, em uma delas, havia uma substância gasosa que, inevitavelmente, os mineradores inalaram. Pesquisas sobre a substância revelaram que o local onde ela mais se concentrava era sobre ovos petrificados, isso aparentemente. Os animais resultantes destes ovos foram nomeados de La Plaga (A Praga).

Resident Evil em ordem cronológica
Resident Evil Zero
RE Umbrella Chronicles: Train Derailment
Resident Evil
RE Umbrella Chronicles: Mansion Incident
Resident Evil 3 (Primeira metade)
Resident Evil 2
Resident Evil 3 (Segunda metade)
RE Umbrella Chronicles: Raccoon's Destruction
Resident Evil Code: Veronica
RE Umbrella Chronicles: Umbrella's End
Resident Evil 4
Resident Evil 5

Uma floresta na Catalunha, similar àquela que envolve o pequeno vilarejo de Pueblo.Os parasitas são capazes de controlar seus hospedeiros, mudando seu comportamento. À medida que as pragas crescem, elas desenvolvem nos hospedeiros transformações que os tornam verdadeiras monstruosidades. A La Plaga pode se desenvolver e dar ao hospedeiro uma forma mais bizarra do que a dos Ganados (os moradores do vilarejo). É o que aconteceu com os El Gigantes (Os Gigantes), homens resultantes de vários experimentos com as Plagas. Ao alcançarem a fase adulta, as La Plaga não necessitarão mais de hospedeiros; deste modo, as formas adultas depositaram ovos para a reprodução. Saddler havia explorado as propriedades dos parasitas, criando a seita Los Illuminados, enquanto os poderes delas lhe permitiram exercer total controle sobre as pessoas contaminadas. Através disso, Saddler formulou um plano: seqüestrar a filha do presidente, infectá-la com a Plaga, e deixá-la ser resgatada para que o ovo eclodisse já em solo americano. Leon também havia sido infectado pela Plagas, para se tornar guarda-costas de Saddler quando o ovo germinasse. Ao encontrar Ashley, Leon vê pela primeira vez Saddler. Ashley será mais tarde capturada novamente. Leon irá, então, procurá-la, com a ajuda de Ada Wong e de Luís Sera enfrentando criaturas muitas vezes enormes, geradas a partir das experiências de Saddler. Leon encontra o prefeito da vila, Bitores Mendez, e o enfrenta. Sempre à procura de Ashley, e perseguido pelos aldeões, Leon chega a um castelo medieval, o qual é habitado pelo sádico Salazar. Guiado pela sua "sorte", Leon encontra uma profunda mina, onde encontra dois El Gigantes. Neste local vê-se indícios de que foram ali feitas as escavações que libertaram as Plagas. Adiante, o agente irá enfrentar outro subordinado de Saddler: Jack Krauser, geneticamente modificado pelas Plagas. Leon encontra Ashley presa a uma antiga estrutura em um complexo de laboratórios onde, provavelmente, ocorreram as investigações sobre as Plagas. Após cruzar o complexo, Leon chega a uma base militar, agora sob o controle dos Illuminados. Onde pôde, finalmente, retirar a Plaga que havia no corpo de Ashley. Em seguida, elimina Saddler, com a ajuda de Ada. Com Ashley a salvo e Saddler morto, Leon conclui sua missão, levando a jovem de volta à América.

Elenco
Informações retiradas da entrada para o jogo no Internet Movie Database.

Personagem Dublador
Leon Scott Kennedy - Paul Mercier
Ashley Graham - Carolyn Lawrence
Luis Sera - Rino Romano
Ingrid Hunnigan - Salli Saffioti
Ada Wong - Sally Cahill
Ramon Salazar - Rene Mujica
Bitores Mendez - Jesse Corti
Jack Krauser - Jim Ward
Osmund Saddler - Michael Gough
Albert Wesker - Richard Waugh
Aldeões/Zealots - Carlos Carrasco
Aldeões/Zealots - Alex Mendoza
Aldeões/Zealots - Carol Bach y Rita
Chamada do Título - Ward E. Sexton

Jogabilidade
A mecânica de jogo de Resident Evil 4 foi completamente reformulada para incorporar a utilização de armas em ritmo acelerado, controles rápidos e tiroteios envolvendo multidões de inimigos. Isto, combinado com um número considerável de itens de cura e munição, resulta em uma experiência totalmente diferente dos outros jogos da série Resident Evil. Os títulos anteriores focavam mais na exploração e conservação de munição; com a nova jogabilidade, os jogadores vão concluir o jogo com mais de 700 inimigos mortos facilmente.

Os principais inimigos são os humanos parasiticamente controlados, chamados de Ganados (em espanhol, "o gado" ou "o povo"). Notavelmente mais inteligentes e rápidos que os zumbis dos jogos anteriores, os Ganados podem se esquivar, manejar armas, agir coletivamente e se comunicar uns com os outros. Antes simples fazendeiros, estes Ganados são um produto da infestação das Las Plagas, que são poderosos parasitas controladores mentais.

RE4 também tráz mudanças no inventário, câmera e controle. Normalmente, a câmera permanece atrás do personagem, que, por sua vez, permanece à esquerda da tela. A câmera dá um zoom para uma visão acima do ombro direito quando alguma arma é empunhada, por falar nelas, as armas possuem suporte de miras infravermelhas, resultando numa maior precisão. Esta característica foi removida da versão destinada ao console Wii, em favor da retícula de mira controlada pelo Wii Remote.

A inclusão da mira infravermelha dá aos jogadores uma quantidade imprecedente de controle em seus ataques. Os jogos anteriores da série RE somente permitiam mirar para cima, para baixo, ou num ângulo "médio"; RE4 expande isto consideravelmente, e os inimigos respondem diferentemente dependendo das áreas atingidas. Por exemplo, um tiro no pé pode deixar o inimigo cambaleando por alguns segundos, enquanto que um tiro no braço pode fazer o inimigo soltar o que estiver segurando.

Em diversos casos, os tiros deixam os oponentes vulneráveis a ataques corpo-a-corpo, os quais freqüentemente levam outros inimigos ao redor para o chão. Isto permite aos jogadores acostumados utilizar sua munição de forma mais eficiente, uma característica impossível nos jogos anteriores. Adicionalmente, a munição é mais abundante do que nos outros jogos, primariamente porque os inimigos deixam cair munições após serem mortos. As armas também podem ser compradas e continuamente melhoradas pelo Merchant, usando a moeda do jogo, a peseta. Este novo personagem também vende remédios e compra jóias encontradas no decorrer da aventura, além das armas que você não quiser mais.

O gerenciamento de itens também passou por uma mudança significativa. Enquanto os lançamentos anteriores restringiam o personagem a portar um número limitadíssimo de itens, RE4 baseia o número de itens que o jogador pode carregar em um sistema de grade, no qual cada item ocupa o espaço de alguns quadrados na grade. A capacidade pode ser expandida ao comprar uma mala (sim, uma mala) maior. Em adição, chaves agora são mantidas separadamente das armas e suprimentos, permitindo ao jogador adquirí-las sem perder itens já conseguidos. Os clássicos baús foram extintos em RE4. As ervas de cura permanecem, e com a adição de uma nova erva amarela que, combinada com as duas outras (verde e vermelha), aumenta o tamanho da barra de saúde do personagem.

Outro novo aspecto de RE4 é a inclusão de controles sensitivos ao contexto. Baseado na situação, o jogador pode interagir com aspectos do ambiente: jogar uma escada para baixo (impedindo que os inimigos subam), pular por uma janela, ou se esquivar de um ataque. Como mencionado anteriormente, o jogador pode fazer um ataque corpo-a-corpo contra inimigos enquanto eles estão atordoados ou ajoelhados.

Também há vídeos dinâmicos, no qual o jogador deve apertar os botões indicados na tela para executar ações, como desviar de uma pedra rolante ou lutar contra um inimigo para permanecer vivo. Estes são freqüentemente incorporados às diversas batalhas contra chefes do jogo, onde o jogador deve evitar ataques (ou situações) que o matariam de uma só vez. A versão para Wii expandiu ligeiramente este conceito ao incluir a agitação rápida do Wii Remote como possível ação sensível ao contexto. O jogo também possui um botão exclusivo para a faca, no qual o jogador pode utilizá-la junto às armas de fogo. O jogo apresenta um ar mais cinematográfico com o uso de letterbox. Tempos de carregamento são muito curtos, diferentemente dos antigos REs, onde se mover entre áreas exigiam uma tela de carregamento relativamente longa. Em RE4, o jogo carrega apenas áreas com portas de escritura "colsed" em verde. Uma área pode consistir desde grandes construções até uma enorme instalação militar. As portas podem ser abertas silenciosamente, ao apertar o botão de ação apenas uma vez, ou bruscamente, ao apertar tres vezes outros botões. Geralmente, abrí-las bruscamente atordoa os inimigos que estejam, do outro lado e próximos à porta. O jogo também se encontra dividido em fases, como método de marcar pontos utilizado pela Capcom, servindo também como um Save Point extra.

Personagens
Leon Scott Kennedy:jogável em todos os capítulos e no mini-game The Mercenaries
Ashley Graham:jogável no capítulo 3-4 e acompanha Leon nos capítulos 2-1, 2-2, 2-3, 3-1, 4-1, 5-2, 5-4 e no capítulo final
Ada Wong:jogável nos mini-games Separate Ways, Assignment Ada e The Mercenaries
Jack Krauser:jogável no mini-game The Mercenaries
Luis Sera:ajuda Leon no capítulo 2-2 e morre no capítulo0 3-4
Ganados(mortos-vivos):aparecem nos capítulos 1-1, 1-2, 1-3, 2-1, 2-2, 2-3, 4-2, 4-3 e no mini-game Separate Ways
Dr. Salvador(morto-vivo da moto-serra):aparece nos capítulos 1-1, 1-3, 4-2, 4-3 e no mini-game Separate Ways
Bellas Sisters(mortas-vivas da moto-serra):aparece no capítulo 2-3 e nos mini-games Separate Ways e The Mercenaries
Zealots(Ganados vestidos de monges):aparecem nos capítulos 3-1, 3-2, 3-3, 3-4, 4-1, 4-2, 4-4 e nos mini-games Separate Ways e The Mercenaries
Soldiers(Ganados soldados):aparecem nos capítulos 5-1, 5-2, 5-3, 5-4 e nos mini-games Separate Ways, Assignment Ada e The Mercenaries)
Regenerator:aparece nos capítulos 5-1, 5-2, 5-4
Iron Maiden(Regenerator com espinhos):aparece nos capítulos 5-1, 5-2
Super Dr. Salvador(Dr. Salvador maior e com duas lâminas na moto-serra):aparece no mini-game The Mercenaries
Garradores(mutante cego):aparece nos capítulos 3-1, 4-1
Novistadores(insetos):aparece nos capítulos 3-2,

Desenvolvimento
Oficialmente anunciado em 2001, Resident Evil 4 passou por um longo período de desenvolvimento, no qual três versões propostas para o jogo foram descartadas pelos desenvolvedores antes do produto final ser lançado, em 2005.

Uma primeira tentativa para desenvolver Resident Evil 4 foi feita de 1998 à 2000 para o PlayStation 2, após a finalização de Resident Evil 2, sob a direção de Hideki Kamiya e "Team Little Devil". Os primeiros trabalhos de pesquisa e desenvolvimento incluíram uma viagem à Espanha para examinar vários castelos, como base para o ambiente do jogo. Entretanto, no estágio de protótipo, o jogo foi considerado como um abandono muito grande da fórmula de Resident Evil e do gênero survival horror. Ao invés de abandonar completamente este projeto, o enredo foi mudado e o jogo eventualmente se tornou Devil May Cry em 2001.

O desenvolvimento de Resident Evil 4 começou oficialmente em 2001 para o GameCube como parte de um acordo de exclusividade entre Capcom e Nintendo. A primeira versão proposta, apelidada de Fog Version, foi revelada no Tokyo Game Show em 2002 e tinha Hiroshi Shibata, o designer de cenários de Resident Evil 3, ligado ao projeto. A premissa desta versão mostrada Leon infiltrando o quartel general da Umbrella na Europa, sendo infectado pelo Progenitor Virus e lutando contra criaturas parecidas com névoa.

Uma das áreas mais notáveis mostradas nesta versão era um dirigível; entretanto, a Capcom parou o segundo beta para Resident Evil 4 quietamente e criou uma nova versão sem qualquer pronunciamento externo. Após a Fog Version veio a Hooked Man Version. Primeiramente mostrada na E3 em 2003, esta versão era situada em uma mansão mal-assombrada e tinha Leon lutando com o que pareciam ser inimigos paranormais, como armaduras mediavais e bonecas vivas.

O inimigo mais notável nesta versão era o já mencionado Hooked Man, que seria um inimigo recorrente no jogo, semelhante ao papel de Nemesis.[9] O jogo apresentou numerosos elementos que foram levados para o lançamento final:

A perspectiva acima do ombro quando a arma de Leon é empunhada. Entretanto, no vídeo, há certas vezes em que Leon mira sem a câmera acima do ombro. O jogo reverte para uma visão em terceira pessoa como um jogo tradicional de Resident Evil.
Uma mira infra-vermelha para Leon para atingir os inimigos mais precisamente.
A lanterna adicionada ao design de personagem de Leon.
Uma armadura medieval subitamente atacando Leon quando ele tenta passar por ela, assim como a combinação de botões para esquivar-se deste e de outros ataques.
A habilidade de jogar granadas.
O conceito de utilizar o botão L para empunhar outro tipo de arma. Na versão Beta, a arma era uma granada; no produto final, a arma foi trocada para uma faca.
A característica de 'luta' onde o jogador tem que se soltar de agarrões dos inimigos.
O indicador de life de Leon. Na Beta, ele brilha quando Leon está machucado, mas no produto final os desenvolvedores decidiram adicionar um HUD para mostrar mais informações.
Esta versão foi reportadamente tão assustadora que Shinji Mikami avisou os jogadores com uma citação famosa "não mijem nas calças" antes da exibição do trailer inicial na E3. A imagem de jogabilidade desta versão foi apresentada no Biohazard 4 Secret DVD, lançado no Japão. Esta versão foi abandonada após a reação do público, que a considerou muito sobrenatural para caber no enredo de Resident Evil.

A proposta final antes do produto ser finalizado, chamada Zombie, mostrava, como o nome diz, zumbis como inimigos novamente. Pouco é conhecido sobre esta versão já que ela nunca foi mostrada publicamente.[8] Ela foi descartada uma vez que Shinji Mikami assumiu a direção e começou a trabalhar na versão final. Na última versão Beta, novamente, várias coisas foram modificadas durante o desenvolvimento, como por exemplo, o sistema de inventário para uma pasta anexada.

Versões
GameCube
Exclusividade
Em janeiro de 2001, Capcom anunciou que a série principal de Resident Evil se tornaria exclusiva para o Nintendo GameCube com três novos jogos: um remake do Resident Evil original, um prequel intitulado Resident Evil 0 e Resident Evil 4. Capcom havia anteriormente proposto uma versão de Resident Evil 4 para PlayStation 2, mas a idéia foi reformada para Devil May Cry

Como resultado de grandes perdas ocorridas em 2002, a companhia mais tarde confirmou que nem todos os jogos da série Resident Evil eram na verdade exclusivos ao console, com a exceção de Resident Evil 4. Shinji Mikami, em uma entrevista com uma revista japonesa, clamou que ele "cortaria sua própria cabeça" se Resident Evil 4 saísse para outra plataforma.[10]

Após o anúncio da política de exclusividade, Capcom ainda anunciou dois títulos da série para PlayStation 2; Gun Survivor 4 (Resident Evil: Dead Aim) e Outbreak. Capcom comentou que aqueles jogos eram histórias paralelas e não sujeitas a política do GameCube, com a adição de que os jogos também precisavam do uso de periféricos adicionais (uma arma de luz e suporte online) que não estavam disponíveis para o GameCube. Em 31 de outubro de 2004, Capcom oficialmente anunciou que Resident Evil 4 sairia para PlayStation 2 com graficos mais simples e menos detalhados no fim de 2005, citando aumento nos lucros, mudança nas condições de mercado, e aumento na satisfação dos consumidores como razões principais[11] (isto, e que Capcom ficou igualmente satisfeita com as vendas de Resident Evil Outbreak). Resident Evil (remake) e Resident Evil Zero permanecerão como exclusivos do GameCube.

Em 1 de fevereiro de 2006, Ubisoft anunciou que eles publicariam o jogo para PC. Em 4 de abril de 2007, uma versão para Wii foi revelada como estando em produção, e foi lançada mais tarde no mesmo ano. O jogo possui todos os extras na versão PS2, junto a outras adições, incluindo um trailer para Resident Evil: Umbrella Chronicles. O material extra, gráficos melhorados, e o uso do Wii Remote foram aclamados pelos críticos. Uma análise o chamou de a versão definitiva do jogo.

Apesar do fato de Resident Evil 4 mais tarde ter aparecido em outras plataformas, a versão de GameCube vendeu mais de 500.000 unidades somente nos Estados Unidos, recebeu diversos prêmios de Jogo do Ano, atingiu o status de Player's Choice, e está agora disponível em um custo reduzido de U$49.99 para U$19.99.

Diferenças regionais
A versão de GameCube de Resident Evil 4 teve leves modificações em cada lançamento regional desde o inicial. A versão norte-americana foi a primeira e original a ser lançada, seguida pouco tempo depois pela versão japonesa. Estas duas versões, segundo notícias, são idênticas na maior parte dos aspectos (excluindo localização), com a única diferença sendo a animação envolvendo decapitação ser censurada e removida da versão japonesa. Isto aconteceu presumidamente devido ao fato de Resident Evil 4 ser o primeiro jogo da série (não incluindo relançamentos e versões) a ser classificada pela Computer Entertainment Rating Organization, que fez objeção as representações de decapitações do jogo. Quando Leon é morto por um ganado empunhando uma serra-elétrica, a serra é retirada antes de machucar a cabeça dele. No Japão, o mini-jogo Assignment: Ada foi intitulado Ada the Spy.

As versões PAL do jogo passaram por diversas mudanças na versão norte-americana. Estas mudanças incluem um novo nível fácil e aumento de poder de fogo em algumas armas. Em adição, a velocidade listada para atirar com rifles foi modificada para refletir a velocidade real de tiro no jogo mais corretamente.

Em termos do conteúdo violento, todas as versões de região PAL são idênticas a norte-americana. A exceção é a versão alemã, que não possui os mini-games Mercenaries e Assignment: Ada. Já que todas as versões PAL incluem múltiplas localizações, o jogo vendido nos Países Baixos é idêntico a versão britânica. Somente a língua do manual é diferente em cada país. As versões suíça e austriaca, entretanto, possuem toda a violência original do jogo normal e também os mini-jogos que foram removidos da versão alemã, enquanto mandam com um encarte em alemão.

Mobile
Biohazard 4 Mobile Edtion é um game apenas para iphone´s ou ipod´s produzido no Japão. O jogo possue os mesmos personagens e inimigos(grande parte do armamento tambem esta incluido nesta versão)mas a unica fraude deste game é os ganados possuirem pele com cor roxa(ou azulada)mas vale a pena!

PlayStation 2

O controle em forma de serra elétrica compatível com a versão do PS2.Uma versão para PlayStation 2 de Resident Evil 4 foi lançada nos Estados Unidos em 25 de outubro de 2005. Diversos críticos comentaram que os gráficos desta versão eram inferiores àqueles do GameCube, entretanto alguns acharam que os conteúdos exclusivos compensaram estes desfalques.

Adicionalmente, quase todas os vídeos do GameCube foram convertidos em arquivos de filme FMV a fim de manter uma melhor qualidade no lower-spec do PS2. Em outras palavras, o personagem do jogador aparecerá (no modelo de polígonos mais definidos do GameCube) utilizando sua vestimenta regular, não importando quais acessórios ou roupas foram escolhidas. A jogabilidade balanceando o presente na versão PAL do GameCube se aplica também a versão do PlayStation 2 (apesar do lançamento norte-americano não conter o nível "Easy"). Vozes e efeitos sonoros fora dos vídeos haviam sido reduzidos devido ao limite de RAM de áudio.

Um segundo controle em forma de serra elétrica em edição especial também foi feito para a versão do PlayStation 2. Em cuja corda toma o papel do botão "Start". O controle foi desenhado para PS2 e PC, e portanto vem com um adaptador controle PS2 para USB, o que significa que também pode ser utilizado no PlayStation 3.

Conteúdo exclusivo
A Capcom adicionou extras especificamente para o PlayStation 2, mais tarde adicionado nas versões para PC e Wii.

Separate Ways: um mini-jogo em cinco capítulos que gira em torno do envolvimento de Ada Wong em Resident Evil 4 e sua conexão com Albert Wesker. Durante o mini-jogo, o jogador pode usar uma Shotgun e uma Bowgun com flechas explosivas, ambas as armas são exclusivas. A versão japonesa do título do mini-jogo é The Another Order. Uma vez terminado Separate Ways você destrava a roupa de gângster de Leon e a armadura de Ashley, que é à prova de balas e tão pesada que impede que os inimigos carreguem-na. Os filmes do mine-game Separate Ways ficam disponíveis no Movie Browser. A arma Chicago Typewriter ficará disponível para venda no jogo normal por 1000000 de pesetas. Você poderá checar também o Ada's Report,uma série de documentos que explica alguns dos mistérios ocultos durante o jogo.
Assignment Ada: nesse mine-game você deve coletar cinco amostras da La Plaga. O ruim é que não existem máquinas de escrever para salvar. E ainda por cima,Ada sofre danos em seu corpo com mais facilidade em seu corpo. O título do mini-jogo na versão japonesa é Ada the Spy. Você começa o jogo com uma TMP, Rifle Semi-auto, granada, item médico, Punisher, Scope(Rifle Semi-auto) e munições. A primeira amostra está na sala onde você encontrou o primeiro Regenerator,no cadáver. A segunda está na sala perto deste local. Abra o armário para coletar a amostra. A terceira se encontra na cela de Aslhey. A quarta está no laboratório. Quebre os vidros e pegue a amostra. Já a última amostra é guardada por Krauser. Você deverá derrota-lo. Use sua TMP para elimina-lo com mais facilidade. Drible o inimigo sempre e quando ele se ajoelhar,atire sem parar.Use granadas.Ao derrota-lo,pegue a última amostra. Suba no elevador e entre na cabine. Veja o interessante vídeo.
Ada's Report: um documentário em cinco partes que analisa a relação de Ada Wong com Wesker e seu papel na trama. Jogadores desbloquearão porções do documentário enquanto progredirem através do mini-jogo Separate Ways.
Novas roupas: uma que apresenta Leon como um mafioso dos anos 20, e coloca Ashley em uma armadura medieval indestrutível. A Chicago Typewriter que utiliza um tambor, em oposição as típicas caixas de munição,e a outra roupa é um modelo parecido com a de Leon em Resident Evil 2 e a unica diferença é a cor(do RE2 a roupa é azul e em RE4 ela por sua vez,é cinza) e Ashley fica com uma calça branca e uma camiseta branca com um nó um pouco abaixo de seus seios, e Ada também possuí uma roupa secreta,uma delas é uma estilo militar e a outra é um biquíni somente.
P.R.L. 412 (Plaga Removal Laser 412): uma arma laser que pode ser usada para atordoar ou matar um inimigo. Desbloqueado ao concluir a aventurta principal na dificuldade "Professional". Com um toque ela "dispara" um clarão que cega os inimigos temporariamente, com uma descarga concentrada cria um raio de luz que pode instantaneamente matar qualquer inimigo pego no raio. Na versão do Wii, a arma dispara um raio em todos os objetos atingíveis na tela, incluindo inimigos e janelas.
Movie Browser: reúne os vídeos e que permite ao jogador vê-los na ordem em que quiser, tanto do Separate Ways quanto do próprio jogo, destravado após o jogador vencer cada jogo respectivamente.
Modo "Amateur": uma opção de dificuldade mais fácil que é exclusiva das versões japonesa e para o PC. Nas versões de PC e Playstation 2, o jogador já começa o jogo com a escopeta em sua posse no modo "Easy".
Um modo anamórfico de Widescreen em 16:9, para TVs widescreen.
The Mercenaries: é uma versão de entretenimento em que o jogador deve matar mais inimigos possíveis. A pontuação é dada em estrelas, possui 4 cenários e 5 personagens. Veja os personagens que você pode destravar tirando 4 estrelas nas seguintes áreas:
Ada Wong: Pueblo
Jack Krauser: Castle
Albert Wesker: Waterworld
Hunk: Island Commando Base
Se você conseguir 5 estrelas com todos os personagens em todas as fases, desbloqueia-se uma nova arma: o Handcannon (canhão de mão), uma magnum .50, que você adquire no vendedor de graça (para isso, após obter as 5 estrelas, recomece o jogo e o vendedor lhe dará).

Música
Ver artigo principal: Biohazard 4 Original Soundtrack
A trilha sonora original de Resident Evil 4 foi composta pelos músicos da Capcom Misao Senbongi e Shusaku Uchiyama, que também trabalharam na trilha-sonora da nova versão do Resident Evil original. Foi lançada como um álbum duplo no Japão em 22 de dezembro de 2005 pelo selo Suleputer, com número de catálogo CPCA-10126~7.

Recepção
Análises
Publicação Pontuação
Allgame [18]
Edge 9/10[19]
EGM A+[20]
GameSpot 9.6[21]
Compilação de múltiplas análises
Metacritic 96 (baseado em 427 votos)[22]
Game Rankings 96% (baseado em 106 votos)[23]

Resident Evil 4 foi um sucesso comercial, vendendo mais de 6.610.000 cópias no mundo todo até 22 de abril de 2010, tendo a versão para GameCube vendido 1.690 milhões, a versão para PlayStation 2 3.300 milhões, e para Wii 1,720 milhões. Também recebeu significativa aclamação da crítica, diversos prêmios de várias organizações e análises estelares de várias páginas sobre jogos eletrônicos na internet.

A versão para Nintendo GameCube foi lançada nos Estados Unidos em 11 de janeiro de 2005 com vendas excedendo 320.000 cópias nos primeiros 20 dias. O lançamento europeu em 18 de março refletiu este sucesso, vendendo sua unidade completa de 200.000 cópias no primeiro mês.

foi bem recebido pela maior parte da crítica, mencionado como "um jogo da próxima geração, agora" devido aos seus gráficos (a versão do GameCube sendo mais elogiada do que a do PS2) e sendo considerado por alguns especialistas como o melhor jogo do GameCube e do PlayStation 2 até o momento. Mesmo assim, ocorreram alguns erros em seu desenvolvimento, como, por exemplo, o falso wide-screen presente no jogo, que limitava a visão do jogador, mas não melhorava a qualidade da imagem. Houve também reclamações sobre a alta dificuldade do jogo para iniciantes.

Para os fãs da série, o game é o pior de toda a franquia, já que possui um enredo fraco e se distancia bastante da fórmula original dos jogos antigos, pois parece focar-se mais na ação do que no medo, elementos tradicionais da série. Outro alvo de queixas é Ashley Graham, a garota que é salva durante o jogo. Segundo jogadores, a I.A. da personagem é péssima e ela atrapalha vez ou outra na aventura.

Ainda assim, é considerado um jogo que define o expoente máximo da capacidade de processamento gráfico do console GameCube. Os efeitos de nevoeiro e outras áreas totalmente em 3 dimensões possuem tamanha renderização que se aproxima de modo grotesco de cenários pré-renderizados como acontece no remake de Resident Evil para o GameCube.

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Gosto demais desse jogo.

É infinitamente melhor q o RE5.

Sobre os antigos n vou falar pq n joguei :|

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RE 4...é...jamais imaginei que iria falar...mas hj eu falo: é um game incrível...estou jogando ele no Ap. do user Perikito..pois criamos uma data e estamos debulhando o game...hehe...ele só joga se eu jogar tb...cara cagão do caramba... Rindo ...

descriptionRESIDENT EVIL 4 EmptyRe: RESIDENT EVIL 4

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neste começou a decadência , quando joguei a 1° vez fiquei esperando os zumbis aparecerem e nada ... nada ... hauhauhuahua

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este game zerei no gamecube e depois vi um amigo zerando no ps2

cara a diferença dos consoles é bizarro demais

cubo owna o ps2

e nesse re4 eu tambem fiquei esperando os zumbis, mas vieram? não

só vieram espanhois mal dublados com o pseudo capeta encarnado

a versão beta deste game iria ser muito melhor que o que saiu

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unclescrooge escreveu:
este game zerei no gamecube e depois vi um amigo zerando no ps2

cara a diferença dos consoles é bizarro demais

cubo owna o ps2

e nesse re4 eu tambem fiquei esperando os zumbis, mas vieram? não

só vieram espanhois mal dublados com o pseudo capeta encarnado

a versão beta deste game iria ser muito melhor que o que saiu



a versão beta do Cube , hummmmmmiliha o 4 eo 5 juntos .... aquele sim ia ser foda

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me cagava todo com o regenerator

e eu gostei ABSURDOS desse jogo

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Melhor versão do jogo, evoluiu aquela forma que já tava batida e conseguiu mantér muito do jogo.

Ausencia de zumbis foi boa, os monstros são burros e lerdos, esses novos inimigos são bem melhores: correm, sobem encima das casas e perseguem o cara pra valer, gostei muito mesmo do jogo. 8)

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é tudo culpa do verdugo... :x













Rindo Rindo Rindo

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Agora que reparei, nem diz aonde o Darkside Chronicles se encaixa no roteiro... deve ser antes do 4

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Me corrijam se estiver enganado, mas ouvi histórias de que o RE4 na verdade era para ser o Code Veronica, e iria ser lançado para PSOne, mas com o PS2 já se tornando o grande console que é de sua geração, optou-se por apenas chamá-lo pelo nome oficial e ser lançadodireto para a 6ª geração. (Daí o gráfico ser bem distante em qualidade se comparado com o RE4)
Outra coisa, é o fato de que nas etapas iniciais de desenvolvimento, a CAPCOM queria lançar um novo tema de survival horror, porém com receio de ser um fracasso de vendas, adaptaram para a franquia RE que já tinha um nome forte e apelo no mercado e já se tornara cult entre os gamers, daí a grande diferença no modo de jogo se comparado aos antecessores.
Isso explica porque o criador, Shinji Mikami, dos demais RE foi chamado para desenvolver o projeto com ele já em andamento.

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Fato similar aconteceu com SH4 Dark Room, por isso ele é bem diferente do ambiente habitual de Silent Hill...

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Lbert escreveu:
Me corrijam se estiver enganado, mas ouvi histórias de que o RE4 na verdade era para ser o Code Veronica, e iria ser lançado para PSOne, mas com o PS2 já se tornando o grande console que é de sua geração, optou-se por apenas chamá-lo pelo nome oficial e ser lançadodireto para a 6ª geração. (Daí o gráfico ser bem distante em qualidade se comparado com o RE4)
Outra coisa, é o fato de que nas etapas iniciais de desenvolvimento, a CAPCOM queria lançar um novo tema de survival horror, porém com receio de ser um fracasso de vendas, adaptaram para a franquia RE que já tinha um nome forte e apelo no mercado e já se tornara cult entre os gamers, daí a grande diferença no modo de jogo se comparado aos antecessores.
Isso explica porque o criador, Shinji Mikami, dos demais RE foi chamado para desenvolver o projeto com ele já em andamento.


ja li sobre isso tb..

+ hj em dia, com a internet, o povo inventa cada historia que nao sei no que acreditar ou nao.

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Estou zerando esse jogo denovo. Incrivel, nao sei se é eu que vejo assim mas: Esse jogo envelheceu MUITO bem!

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quero fazer uma analise do RE4 zeebo

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