RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Desabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda

power_settings_newInicie sessão para responder
+9
burn1004
VRebuli
Kaneda
Antonio Neto
Nanaki
Guitto
yon
Alohawell Ltda
Gordola da Station
13 participantes

descriptionDesabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda EmptyDesabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda

more_horiz
Tenho um problema com a série Zelda.

Sou um grande fã de quase todas as franquias da Nintendo, e penso que Zelda seja, depois de Mario, minha franquia preferida. Tirando os games de nintendinho, joguei total ou parcialmente todos os Zeldas principais (e quase todos os de portátil). E estou ansioso para jogar o novo Zelda para Switch. No entanto, sempre houve uma coisa na série Zelda que me incomodou muito: mecânicas focadas em puzzle. Pois é, isso sempre me incomodou. Sei que é um fator central da franquia. Mas a realidade é que eu acho bobo. Poxa, sou um heroi, coloco meu nome no personagem, vou desbravar um mundo fantástico, cheio de personagens interessantes, monto na minha Epona bolada, vou enfrentar inimigos diversos, explorar territórios maravilhosos, ajudar estranhos, usar itens legais, etc. etc. Aí eu chego num templo todo estiloso e…

E… tenho que ficar resolvendo puzzle? Tenho que ficar empurrando bloquinho pra cá, empurrando bolinha pra lá. Pega chavinha, abre a portinha. Atira flechinha na coisinha, gira não sei o quê, aí a porta abre! AHHH pelo amor! Só eu acho um porre puzzle? Independente da qualidade do level design, acho puzzle uma coisa idiota. Em Wind Waker eu quase morri de tédio em alguns puzzles.

Pessoalmente me quebra toda a imersão. Tipo, para mim, não combina, me tira da experiência. Um herói faz coisas de herói, e não fica empurrando bloquinho, abrindo portinha. Isso me tira do sério. Parar a progressão no jogo para pensar “como devo girar aquela manivela”. Será que a série nunca irá se libertar desta sua faceta? Sei que a série vem reduzindo a dificuldade de seus puzzles ao mesmo tempo que vem acrescentando (e enriquecendo) suas outras facetas (haja vista esse novo Zelda que até cozinhar vc pode, o que achei fantástico). Mas mesmo assim, se eliminassem a questão dos puzzles, e continuassem acrescentando complexidade à série, penso que seria perfeito.

Continuarei amando a série e jogando seus jogos, seja como for. Mas continuarei achando as mecânicas de puzzle um pé no saco. Acho muito melhor um game como The Witcher 3, em que você SÓ faz coisas interessantes. Parece que cortaram todas as partes chatas e deixaram só o filé de um jogo de vídeo game.

E para ver que eu não estou sozinho, olha o que eu achei (uma discussão exatamente sobre isso): https://zeldauniverse.net/forums/Thread/174259-Puzzles-a-tedious-outdated-thing-that-Zelda-needs-to-be-rid-of/

descriptionDesabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda EmptyRe: Desabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda

more_horiz
bom user...

boa serie...

mas o melhor zelda continua sendo o LTTP, mesmo com varios puzzles de merda

descriptionDesabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda EmptyRe: Desabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda

more_horiz
Queria sair explodindo a porra toda com o boss junto?
Link é um herói consciente cara, amigo da natureza, respeitador das culturas e dos templos e dungeons antigos, cara..

Zelda costuma usar bem os itens e fazer dungeons mais variadas ao correr do jogo.. Eu gosto delas!
BTW, spirit tracks por ex, se sustenta pra mim mais pelas dungeons, que curti. Pq usar canetinha e a parte do trem foi bem mais ou menos, viu..

O que não suporto é igual quando fui jogar gow 1 e 2... Era tudo a mesma porra! Já tava cansado de fazer aquilo.. Nunca mais quero ver qq jogo assim na frente!

descriptionDesabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda EmptyRe: Desabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda

more_horiz
Aliás curti mto a idéia do ittle dew de ser um jogo engraçadinho só com dungeons, tenho que terminá-lo, falando nisso..
E sempre quis um jogo com estilo dos Zeldas 2d só de dungeons pra cel, pra jogar bem casualmente enquanto cago

descriptionDesabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda EmptyRe: Desabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda

more_horiz
Tu precisa ir em um psicologo pra cuidar desses desabafos cara, isso faz mal hein

descriptionDesabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda EmptyRe: Desabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda

more_horiz
Mas mas mas mas Zelda é um jogo que tem Aventura, ação e puzzle-solving !
Vai de gosto e não tem como argumentar muito, eu pessoalmente gosto de jogos com puzzle, um exemplo é o excelente Portal 2.

Alguns puzzles do Zelda como você citou são meio "bobos" e teve uma reclamação quanto ao jogo pegar na sua mão e conduzir em tarefas triviais, digo que consertaram isso em BoTW (que aliás se você quiser ignorar os puzzles das Shrines e Dungeon você pode). Mas por outro lado existem alguns puzzles bem interessantes ao longo da série, as dungeons são divertidas e seria uma pena se tirassem do jogo.

Eu senti falta de um instrumento musical no Zelda BoTW



Witcher 3 é excelente, mas o jogo te bombardeia com side quests e não te recompensa direito por fazê-las, exemplo: aparece uma caralhada de side-quests entre o nível 14-16, ai você vai cumprindo algumas e outras quests (main, treasure hunt, contracts) e de repente você já está no nível 18-19 e estas quests do nível 14-16 eu não tenho motivação nenhuma para fazer porque a recompensa é 50xp por 1 hora de jogo, acho isso bem escroto e fica aquela checklist gigante de side-quest com nível menor que não te recompensa proporcionalmente

descriptionDesabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda EmptyRe: Desabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda

more_horiz
nobody yes door

descriptionDesabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda EmptyRe: Desabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda

more_horiz
Nunca joguei zelda.

descriptionDesabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda EmptyRe: Desabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda

more_horiz
Eu discordo, acho os puzzles a parte mais interessante do jogo. Zelda tem ação, mas existem muitos outros jogos que conseguem fazer ação melhor do que Zelda.

Mas a combinação de ação e a inteligência pra resolver as situações doidas que aparecem pro Link, incluindo aí os puzzles, é o que faz pra mim a série ser tão fantástica. Essa combinação faz a aventura toda ser memorável, e não mais um jogo que eu tenho que ficar só dando espadadas em hordas infinitas de inimigos, o que eu acho chatíssimo.


descriptionDesabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda EmptyRe: Desabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda

more_horiz
Jogue esse e somente esse
https://www.youtube.com/watch?v=iiKTu18Wjn0

problema resolvido, próximo

descriptionDesabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda EmptyRe: Desabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda

more_horiz
yon escreveu:
Zelda costuma usar bem os itens e fazer dungeons mais variadas ao correr do jogo.. Eu gosto delas!
BTW, spirit tracks por ex, se sustenta pra mim mais pelas dungeons, que curti. Pq usar canetinha e a parte do trem foi bem mais ou menos, viu..


ter que andar somente com a canetinha foi realmente dose... mas até que eu curti a dinâmica do trem

descriptionDesabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda EmptyRe: Desabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda

more_horiz
yon escreveu:
Aliás curti mto a idéia do ittle dew de ser um jogo engraçadinho só com dungeons, tenho que terminá-lo, falando nisso..
E sempre quis um jogo com estilo dos Zeldas 2d só de dungeons pra cel, pra jogar bem casualmente enquanto cago


já jogou o oceanhorn?

descriptionDesabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda EmptyRe: Desabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda

more_horiz
Nanaki escreveu:
Mas mas mas mas Zelda é um jogo que tem Aventura, ação e puzzle-solving !
Vai de gosto e não tem como argumentar muito, eu pessoalmente gosto de jogos com puzzle, um exemplo é o excelente Portal 2.

Alguns puzzles do Zelda como você citou são meio "bobos" e teve uma reclamação quanto ao jogo pegar na sua mão e conduzir em tarefas triviais, digo que consertaram isso em BoTW (que aliás se você quiser ignorar os puzzles das Shrines e Dungeon você pode). Mas por outro lado existem alguns puzzles bem interessantes ao longo da série, as dungeons são divertidas e seria uma pena se tirassem do jogo.

Eu senti falta de um instrumento musical no Zelda BoTW



Witcher 3 é excelente, mas o jogo te bombardeia com side quests e não te recompensa direito por fazê-las, exemplo: aparece uma caralhada de side-quests entre o nível 14-16, ai você vai cumprindo algumas e outras quests (main, treasure hunt, contracts) e de repente você já está no nível 18-19 e estas quests do nível 14-16 eu não tenho motivação nenhuma para fazer porque a recompensa é 50xp por 1 hora de jogo, acho isso bem escroto e fica aquela checklist gigante de side-quest com nível menor que não te recompensa proporcionalmente


Então, na minha opinião, os puzzles exerceram, no passado, uma função muito importante para a diversidade e complexidade de gameplay da série. Só que o tempo passou. A nintendo entende essas mudanças no seu tempo, mas entende, e vem mudando. Tipo, o Link between worlds é um grande jogo, me diverti demais, e em parte eu me diverti tanto pelo fato de que os puzzles são mais fáceis (10x menos difícil que puzzles de jogos anteriores). Ou seja, não travam a experiência. Imagino que no novo Zelda as coisas estejam assim também.

Tenho a percepção que:
1) O público oriental gosta mais de jogos de ou com puzzles.
2) O uso de mecânicas de puzzle em games desse tipo (que não são games diretamente de puzzle) vem caindo no decorrer do tempo.
3) A nintendo ainda entende que puzzle faz necessariamente parte de uma aventura.

No tópico do fórum Zelda Universe que eu postei, há basicamente duas visões: puzzels fazem parte essencial da série Zelda x puzzels eram um instrumento usado em jogos mais antigos da série, que hoje são anacrônicos e poderiam ser substituídos por mecânicas diversas mais divertidas (me considero no segundo grupo).

descriptionDesabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda EmptyRe: Desabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda

more_horiz
burn1004 escreveu:
Jogue esse e somente esse
https://www.youtube.com/watch?v=iiKTu18Wjn0

problema resolvido, próximo


Joguei isso e achei chato pra caramba. Nem se compara com Zelda. Mas neeeem de longe.

descriptionDesabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda EmptyRe: Desabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda

more_horiz
VRebuli escreveu:
Eu discordo, acho os puzzles a parte mais interessante do jogo. Zelda tem ação, mas existem muitos outros jogos que conseguem fazer ação melhor do que Zelda.

Mas a combinação de ação e a inteligência pra resolver as situações doidas que aparecem pro Link, incluindo aí os puzzles, é o que faz pra mim a série ser tão fantástica. Essa combinação faz a aventura toda ser memorável, e não mais um jogo que eu tenho que ficar só dando espadadas em hordas infinitas de inimigos, o que eu acho chatíssimo.




Ahh sim, mas eu não gostaria de transformar a série Zelda num God Of War (que me dá sono). Não não. Eu estou me referindo a apenas 1 aspecto que compõe a série e que poderia, na minha opinião, ser substituído por outras mecânicas mais divertidas. Lembrando que os jogos da série Zelda estão ficando cada vez mais complexos, recebendo mais camadas de complexidade (haja visto esse último, que oferece mil possibilidades e é totalmente não linear, o que é muito bom na minha opinião) coisa que tantas outras séries não estão fazendo.

descriptionDesabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda EmptyRe: Desabafo do Gordola: meu único problema com a série Zelda

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder