Tenho um problema com a série Zelda.
Sou um grande fã de quase todas as franquias da Nintendo, e penso que Zelda seja, depois de Mario, minha franquia preferida. Tirando os games de nintendinho, joguei total ou parcialmente todos os Zeldas principais (e quase todos os de portátil). E estou ansioso para jogar o novo Zelda para Switch. No entanto, sempre houve uma coisa na série Zelda que me incomodou muito: mecânicas focadas em puzzle. Pois é, isso sempre me incomodou. Sei que é um fator central da franquia. Mas a realidade é que eu acho bobo. Poxa, sou um heroi, coloco meu nome no personagem, vou desbravar um mundo fantástico, cheio de personagens interessantes, monto na minha Epona bolada, vou enfrentar inimigos diversos, explorar territórios maravilhosos, ajudar estranhos, usar itens legais, etc. etc. Aí eu chego num templo todo estiloso e…
E… tenho que ficar resolvendo puzzle? Tenho que ficar empurrando bloquinho pra cá, empurrando bolinha pra lá. Pega chavinha, abre a portinha. Atira flechinha na coisinha, gira não sei o quê, aí a porta abre! AHHH pelo amor! Só eu acho um porre puzzle? Independente da qualidade do level design, acho puzzle uma coisa idiota. Em Wind Waker eu quase morri de tédio em alguns puzzles.
Pessoalmente me quebra toda a imersão. Tipo, para mim, não combina, me tira da experiência. Um herói faz coisas de herói, e não fica empurrando bloquinho, abrindo portinha. Isso me tira do sério. Parar a progressão no jogo para pensar “como devo girar aquela manivela”. Será que a série nunca irá se libertar desta sua faceta? Sei que a série vem reduzindo a dificuldade de seus puzzles ao mesmo tempo que vem acrescentando (e enriquecendo) suas outras facetas (haja vista esse novo Zelda que até cozinhar vc pode, o que achei fantástico). Mas mesmo assim, se eliminassem a questão dos puzzles, e continuassem acrescentando complexidade à série, penso que seria perfeito.
Continuarei amando a série e jogando seus jogos, seja como for. Mas continuarei achando as mecânicas de puzzle um pé no saco. Acho muito melhor um game como The Witcher 3, em que você SÓ faz coisas interessantes. Parece que cortaram todas as partes chatas e deixaram só o filé de um jogo de vídeo game.
E para ver que eu não estou sozinho, olha o que eu achei (uma discussão exatamente sobre isso): https://zeldauniverse.net/forums/Thread/174259-Puzzles-a-tedious-outdated-thing-that-Zelda-needs-to-be-rid-of/
Sou um grande fã de quase todas as franquias da Nintendo, e penso que Zelda seja, depois de Mario, minha franquia preferida. Tirando os games de nintendinho, joguei total ou parcialmente todos os Zeldas principais (e quase todos os de portátil). E estou ansioso para jogar o novo Zelda para Switch. No entanto, sempre houve uma coisa na série Zelda que me incomodou muito: mecânicas focadas em puzzle. Pois é, isso sempre me incomodou. Sei que é um fator central da franquia. Mas a realidade é que eu acho bobo. Poxa, sou um heroi, coloco meu nome no personagem, vou desbravar um mundo fantástico, cheio de personagens interessantes, monto na minha Epona bolada, vou enfrentar inimigos diversos, explorar territórios maravilhosos, ajudar estranhos, usar itens legais, etc. etc. Aí eu chego num templo todo estiloso e…
E… tenho que ficar resolvendo puzzle? Tenho que ficar empurrando bloquinho pra cá, empurrando bolinha pra lá. Pega chavinha, abre a portinha. Atira flechinha na coisinha, gira não sei o quê, aí a porta abre! AHHH pelo amor! Só eu acho um porre puzzle? Independente da qualidade do level design, acho puzzle uma coisa idiota. Em Wind Waker eu quase morri de tédio em alguns puzzles.
Pessoalmente me quebra toda a imersão. Tipo, para mim, não combina, me tira da experiência. Um herói faz coisas de herói, e não fica empurrando bloquinho, abrindo portinha. Isso me tira do sério. Parar a progressão no jogo para pensar “como devo girar aquela manivela”. Será que a série nunca irá se libertar desta sua faceta? Sei que a série vem reduzindo a dificuldade de seus puzzles ao mesmo tempo que vem acrescentando (e enriquecendo) suas outras facetas (haja vista esse novo Zelda que até cozinhar vc pode, o que achei fantástico). Mas mesmo assim, se eliminassem a questão dos puzzles, e continuassem acrescentando complexidade à série, penso que seria perfeito.
Continuarei amando a série e jogando seus jogos, seja como for. Mas continuarei achando as mecânicas de puzzle um pé no saco. Acho muito melhor um game como The Witcher 3, em que você SÓ faz coisas interessantes. Parece que cortaram todas as partes chatas e deixaram só o filé de um jogo de vídeo game.
E para ver que eu não estou sozinho, olha o que eu achei (uma discussão exatamente sobre isso): https://zeldauniverse.net/forums/Thread/174259-Puzzles-a-tedious-outdated-thing-that-Zelda-needs-to-be-rid-of/