RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

power_settings_newInicie sessão para responder
+15
Fúria
Oblivion
bruno79
zephyrous
Leinad
Imperfect
Nanaki
unclescrooge
Kaneda
burn1004
Leonardo Soler
yon
Dopefish
DJANGO
D.O.G.S
19 participantes

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos Empty[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
VIVENDO COM MENOS.

Papo-cabeça, bitches. Zoar é legal, mas fórum também é cultura de vez em quando. Só participe se estiver com paciência pra ler o wall-of-text e discutir numa boa.

Depois de ler umas reportagens sobre o assunto e ver um tópico gringo no 4CHAN, sempre pensei como a gente compra muita coisa, acumula uma porrada de tranqueira e só usa mesmo uma pequenina parte. Antigamente, quando era moleque, achava uma bobeira. Algo até inevitável. Já hoje, olho pra esse acúmulo (principalmente aqui em casa, ainda tem muito disso) com maus olhos.


[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos 1334943868336


Tudo começou a uns 4 anos atrás, quando abri meu armário (aqui em casa é tudo embutido, desses que vai do chao até 3m, no teto) e vi que tinha acumulado provas, papelada de universidade, roupas de frio que nunca usei mais e uma caralhada de tranqueiras. Foi aí que resolvi, no final de ano, época boa pra fazer essas coisas, eliminar pelo menos metade do que eu tinha guardado comigo - mas estava sem uso e ocupando espaço.

95% foi picado e doado pro reciclado, 5% mais importante (TCC, trabalhos comerciais, apostilas realmente importantes) foram escaneadas em PDF e salvas no PC. Minhas roupas, não doei, mas separei num canto o que não uso mais e vou, mais pra frente, eliminar. Só tenho no armário o que realmente uso. Terno? Tenho 1. Tênis? Tenho 2. Sapato? Tenho 2. Papelada pessoal? Deixo o mínimo necessário e numa pasta - o resto vai escaneado no PC. Scan ajuda e muito nessas horas. Lebranças? Apenas 1 caixa pequena. PC? Larguei desktop e uso um notebook (não preciso de pc top). TV? Vendi a velha, comprei uma LCD boa numa promoção (meu maior gasto em 4 anos), ligo no PC e assisto tv ao mesmo tempo. Pronto: um aparelho a menos no quarto...

Logicamente, tem gente bem mais radical na internet. Exemplos (alguns meio viajados pra maioria):

http://cultofless.com/ - o pioneiro de todos. Esse cara vive com apenas 200 itens. Claro que o estilo do cara PERMITE isso, não entremos então no radicalismo da coisa.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI198271-17773,00-VIVER+COM+MENOS.html - matéria sobre um pessoal que vive como o americano acima. Tem uns exemplos legais, mas o pessoal tem estilo meio riponga demais - além do fato de alguns jogarem tudo na casa dos pais, coisa que não acho certo. Apesar dos pesares, dá pra avaliar alguma coisa.

http://guide2homelessness.blogspot.com.br/ - extremismo animal: como viver sem casa.

http://boards.4chan.org/diy/res/199979 - tópico no 4CHAN onde tá rolando a discussão sobre o assunto (como economizar dinheiro, que acabou indo por esse lado - desde corte de cabelo até habitação).

Se analisarmos friamente, apesar do consumismo hoje ser enorme, também é possível viver muito bem, cada vez com menos coisas. Não digo que um cara tem que virar hippie e viver da terra, longe disso, mas é possível sim ter coisas boas e não virar refém da tecnologia, apenas saber escolher coisas boas na hora certa e de formas alternativas. Não precisa também ter rios de dinheiro. Se não dá pra ter algo X, apenas abaixe um pouco seu padrão e escolha algo Y. Pra tudo tem jeito.

Exemplos retirados por aí:

+ Economize parte do salário, controle numa planilha e aplique em algum lugar, nem que seja caderneta de poupança. Moedas do dia-a-dia? Coloque num pote e gaste no final do mês (não guarde até o fim do ano pois esse dinheiro pequeno precisa circular no comércio).
[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos Mi_4221427145986853

+ Comer fora custa os olhos da cara hoje, onde quer que seja. Negócio é comprar em atacado, em grandes quantidades e ter bons equipamentos de cozinha (máquina de fazer arroz em 8 minutos, filtro de água decente no lugar de galão de água, geladeira com auto-degelo no lugar de geladeira velha+freezer, máquina de lavar louça pequena, máquina de lavar roupa, pegue um circulador no lugar de um ventilador etc).
[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos Panelaarroz1

+ Tenha poucas roupas. Tem gente que tem 3 pares, 2 calçados e tá tranquilão. Tem nego que só compra em brechó e nunca pagaria cento e tantos contos numa camiseta de marca. Faça compras de roupa 1 vez por ano. Se você é mulher, é difícil.
[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos Tv-pirata-humor-size-598

+ Aprenda a cortar seu próprio cabelo. Dá pra economizar de 150 (barbearia sem frescura) até 460 reais (salão de mulherzinha) por ano. Tem calvicie? Adote o visual Vin Diesel.
[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos Salao-corto-cabelo

+ Não tenha carro se é sozinho. Vá de moto. Se tá perto, vá de bike ou a pé. Se tem tempo, vá de busão. Não tem idéia de quanto um carro (principalmente novo) pode foder sua vida financeira? Depreciação, financiamento, gasosa, revisão periódica, conserto eventual, troca de pneu, seguro, ipva, etc etc etc etc...
[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos Mountain-bike-o-meu-desporto

+ Não assine TV a cabo (e nem precisa fazer gato). Use streaming.
[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos Gisele

+ Nada de sair com brothers pra tomar chopinho na devassa e gastar 40 contos. Negócio é comer dogão da esquina ou fazer um rango em casa (no homo). Se forem seus brothers, virão. Site: http://guiadopodrao.com.br/
[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos Porto+anivers%C3%A1rio+2009+049

+ Não alugue um apartamento. Alugue um quarto sozinho ou rache o apê com brothers que tenham o mínimo necessário (higiene no banheiro e hombridade pra rachar as contas). Se tiver MAIS um pouco de dinheiro, compre um lugar, mesmo que seja minúsculo (mas é seu).


+ Se não precisa de PC potente (aka para jogar, editar vídeo ou mexer com CAD), use um notebook. Nunca atualize a máquina antes de 5 anos (1 geração). Além de não sentir ganho REAL, se perde dinheiro mais rapidamente.
[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos Foto-notebook-01

+ Não assine revistas nem compre livros. Compre um Tablet ou Ebook reader e baixe tudo da internet. Nunca acumule mais papel.
[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos Digital-eBook-Reader

+ Aliás, não compre nenhuma mídia. Torresme tudo como se não houvesse amanhã.
[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos Utorrent_icon

+ Se não precisa, use um celular simples (uso um Motorola V3 Razr de 2006... To nem aí pra smartphone, GPS, firmware, aplicativos, sincronização etc). Se gosta de tirar fotos, fazer videozinhos toscos, escutar música, compre um melhor e elimine filmadora, câmera, mp3 player etc. Trocar de celular todo ano? Bitch, please...
[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos Celular-11

+ Quer ficar chuchuco mas não tem grana pra academia? Fácil.


+ Não gaste dinheiro com namorada/esposa/amante... Bicha gosta de peru, mulher gosta de dinheiro.
[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos Val-Marchiori-azul

+ Pense 10x antes de ter filhos. Puta responsabilidade, gasto quase infinito.
[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos Supernanny1

E assim vai... Algumas dicas boas, outras bem radicais (pra alguns).

Consegue viver assim?

Estilo de vida e exemplos a parte, já pensou no assunto ou tentou viver com menos? Eu, particularmente, se tivesse entrando na maioridade hoje (21 anos), não teria gasto meu cash com muita coisa que comprei ao longos dos últimos 10 anos. Fica aí a dica pros mais novos.

[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos 0,,44267762,00

Think about it.


Última edição por D.O.G.S em Qui 18 Jul 2013, 16:55, editado 9 vez(es)

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos EmptyRe: [PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
primeira nesse tpc que eu nem li

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos EmptyRe: [PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
Tem coisas muito radicais no texto, mas se der uma enxugada no que está ai, sim, dá pra viver muito bem e ter grana pra gastar com coisa realmente importante se a gente deixasse de gastar com coisas fúteis. Mas fica uma pergunta: se todo mundo passar a agir assim, muitas formas de ganha pão do pessoal vão se extinguir. Não é um modelo sustentável em uma sociedade capitalista (se TODO MUNDO passasse a agir assim,quase impossível. Não sei se fui claro Rindo

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos EmptyRe: [PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
Dopefish escreveu:
Mas fica uma pergunta: se todo mundo passar a agir assim, muitas formas de ganha pão do pessoal vão se extinguir. Não é um modelo sustentável em uma sociedade capitalista (se TODO MUNDO passasse a agir assim,quase impossível. Não sei se fui claro Rindo

Sim e não. Esse tópico é pessoal, além de ter uma boa dose de humor nonsense.

O mundo inteiro não vai mudar - logo isso não vai acontecer com o capitalismo.

Mas UMA pessoa pode optar em mudar algumas coisas. E não tem nada visando ecologicamente sustentável, politicamente correto etc. É visando apenas simplificar a própria vida mesmo.

Última edição por cachorron em Qua 25 Abr 2012, 21:59, editado 1 vez(es)

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos EmptyRe: [PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
Acho isso extremista demais..
Se vc trabalha, tem alguma renda, tem que se permitir ter alguns luxos, o cara tem que ser muito sem sentimento pra não desejar nada..

Mas concordo que tem que pesar as coisas. A gente é educado a pensar que ter uma casa, um carro, um sítio ou casa na praia são sinais de prosperidade...
Mas se for pensar, são só despesas, passivos que tão sugando grana.

Então eu acho que é legal a discussão, mas o certo mesmo é acharmos um meio termo. O que podemos viver sem? O que temos só porque um parente ou vizinho tem também?
Comer fora, fazer aqueles lanchinhos, tomar uma casquinha só pq passou num shopping é a maior fria que tem..

Celular, acho que virou uma ótima ferramenta com a popularização dos smartphones..
Tem todos programas que você precisa, com acesso fácil, na sua mão. Calculadora, rádio, conversor de medidas, poder usar pra estudar em trajetos dentro do ônibus e etc.. Acho um bom investimento, se bem usado
Foda que o povo vai lá e compra um Galaxy SII ou um iPhone e nem sabe usar aquilo.. Compra simplesmente pelo status.

E essa de morar sozinho, quando não é extremamente necessário, é uma bobagem também.. Assim como ter carro sem necessitar dele.
Mas por exemplo.. Eu tô pensando em tirar uma moto pra mim, pela economia e juntar grana pra comprar um dojão, pelo sonho de criança.. vai ser uma ótima adraga de dinheiro :tudobem:

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos EmptyRe: [PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
Acho isso extremista demais..Se vc trabalha, tem alguma renda, tem que se permitir ter alguns luxos, o cara tem que ser muito sem sentimento pra não desejar nada..
Mas e se o cara resume a vida dele dentro do PC, como muitos fazem hoje?

Mas concordo que tem que pesar as coisas. A gente é educado a pensar que ter uma casa, um carro, um sítio ou casa na praia são sinais de prosperidade...
Mas se for pensar, são só despesas, passivos que tão sugando grana.

Sim. Mas tem o outro lado também: se você segue essa linha, 99% das pessoas vão achar que você, infelizmente, é mao-de-vaca, louco, ou coisas piores. No caso menos pior, vão te chamar de hippie alternativo. Tem que mandar esses se lascarem.

Foda que o povo vai lá e compra um Galaxy SII ou um iPhone e nem sabe usar aquilo.. Compra simplesmente pelo status.
Aí que tá a GRANDE MERDA... Essas coisas são caras PRA CARALHO. E meu primo, mesmo tendo grana, quebrou o S2 dele, deu pra filha de 7 anos e comprou um S2 novo... PQP, a garota usa o celular pra joguinho... Outro foi o amigo do meu pai, que comprou um Iphone 3 pra discar pra mulher. PQP...

E essa de morar sozinho, quando não é extremamente necessário, é uma bobagem também.. Assim como ter carro sem necessitar dele.

Vou comprar um container e fugir desses IPTUs. Serious.

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos EmptyRe: [PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
sinto que hoje vc tá com um desejo enorme de largar tudo pro alto, ir morar num trailer afastado de tudo, vivendo com o mínimo Rindo

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos EmptyRe: [PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
:foreveralone:

nunca q consigo... :foreveralone:

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos EmptyRe: [PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
yon escreveu:
sinto que hoje vc tá com um desejo enorme de largar tudo pro alto, ir morar num trailer afastado de tudo, vivendo com o mínimo Rindo

Sim, mano. To natureba agora. High tech só internets.

[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos _fuck

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos EmptyRe: [PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
cara, pior que já pensei nisso um trilhão de vezes
até pra quem curte design/decoração, minimalismo é o que há...
eu pelo menos piro o/

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos EmptyRe: [PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
Concordo com muita coisa mas é difícil seguir isso. Agora, mulher e filhos o caralho... Não vejo LÓGICA em ter filhos.

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos EmptyRe: [PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
antigamente eu vivia na merdencia, hoje em dia estou nas boas

foi uma dificil escalada, mas hoje to de boas

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos EmptyRe: [PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
bom topico cachorron !!!

se todos fossem menos consumistas e evitassem desperdícios o meio ambiente não estaria a merda que está

na medida do possível eu tento não acumular coisas, mas algumas são difíceis

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos EmptyRe: [PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
bom texto meu caro cachorron, com uma bela dose de humor... Rindo

concordo com muita coisa..., principalmente com o excesso de gastos que temos hoje em dia, fazendo a economia girar em torno do consumismo, em vez de girar em torno da produção..., e realmente, a sociedade nos impõe algumas coisas idiotas..., mas simplificar as coisas realmente tem que ser feita..., eu nao digo que dá pra eu viver assim, afinal, sou casado, mas se fosse solteiro e nao tivesse nem ai pra vida, daria para fazer algumas coisas dae..., uma que faço é que meu celular ja tem que ter fm, mp3player e camera, exatamente para evitar + 3 equipamentos... Rindo

acredito que todos tem que pensar no que precisa de verdade, e nao no que deseja de verdade..., sao duas coisas diferentes, que as pessoas muitas vezes confundem...

Imperfect

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos EmptyRe: [PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
burn1004 escreveu:
cara, pior que já pensei nisso um trilhão de vezes
até pra quem curte design/decoração, minimalismo é o que há...
eu pelo menos piro o/

Sabe o que é pior? Eu odeio ter trabalho pra limpar as coisas.
Sei que tem que limpar (e limpo), mas não fico nessa de perder muito tempo não.

Pega o PC por exemplo. Desktop tem que puxar os fios, limpar debaixo
da mesa, troço grande, mó stress. Agora com note, levanto ele passo um pano
e tamos conversados. Nem tenho saco pra ficar gastando com essas coisas. Rindo

Minimalisto é bom por causa disso também.

Kaneda escreveu:
Concordo com muita coisa mas é difícil seguir isso. Agora, mulher e filhos o caralho... Não vejo LÓGICA em ter filhos.

Parafraseando Ferris Bueller sobre filhos: "vou dar 2 motivos para não casar e ter filhos: meu pai e minha mãe". :foreveralone:

Nanaki escreveu:
bom topico cachorron !!!
se todos fossem menos consumistas e evitassem desperdícios o meio ambiente não estaria a merda que está
na medida do possível eu tento não acumular coisas, mas algumas são difíceis

Tem que tentar, mano.

Aqui em casa tem o caminhão de lixo e o caminhão do reciclado. Infelizmente, o caminhão do reciclado só tem FDP... Nem isopor o cara quer levar embora... Resultado: a gente separa o lixo (acredite, dá 2 sacos de 100 litros por semana, desde pote de iogurte até caixa de pizza) e dá pra um tiozinho que era da cooperativa, que se encarrega de dar um fim decente. E com o cara não tem tempo ruim: ele leva embora qualquer coisa, desde papel até porta velha de madeira.

Mas pelo menos se organizar com papelada tem que tentar. Ficar procurando documento ou conta no meio de papel, hoje em dia, é desnecessário. PDF for the wins.

Imperfect escreveu:
bom texto meu caro cachorron, com uma bela dose de humor... Rindo

concordo com muita coisa..., principalmente com o excesso de gastos que temos hoje em dia, fazendo a economia girar em torno do consumismo, em vez de girar em torno da produção..., e realmente, a sociedade nos impõe algumas coisas idiotas..., mas simplificar as coisas realmente tem que ser feita..., eu nao digo que dá pra eu viver assim, afinal, sou casado, mas se fosse solteiro e nao tivesse nem ai pra vida, daria para fazer algumas coisas dae..., uma que faço é que meu celular ja tem que ter fm, mp3player e camera, exatamente para evitar + 3 equipamentos... Rindo

acredito que todos tem que pensar no que precisa de verdade, e nao no que deseja de verdade..., sao duas coisas diferentes, que as pessoas muitas vezes confundem...

Imperfect

Com certeza, mano.

Aqui em casa não temos empregada a 18 anos mas - por outro lado - temos tudo pra ajudar em casa: aspirador bom, máquina disso, máquina daquilo, etc. Não é gasto, é investimento pois isso tudo é preciso pra não ficar perdendo muito tempo com bobeira. É como minha mãe disse uma vez: se for ter empregada (que é algo cada vez mais "de luxo" hoje), que seja pra ajudar na limpeza pesada, que não dá pra fazer sozinho. Lavar louça, lavar roupa e coisas do tipo, bote a máquina pra trabalhar... Algo lógico, mas que a maioria esmagadora não pensa assim: preferem dar 80 conta pra moça passar 1 dia tirando pó... Aí não tem bolso que aguente.

E tem a merda do status também. Conheço nego que tem iphone e só faz ligação pra mulher... Custo x benefício zero. Tenho um amigo meu que vai casar pela terceira vez semana que vem. Pior: o cara tem 29 anos, é mais novo que eu... FUUUUUUUUUUUUUUUU. e por aí vai. Tem nego que coloca a corda no pescoço e nem se dá conta. :tudobem:



Última edição por cachorron em Qui 26 Abr 2012, 09:54, editado 3 vez(es)

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos EmptyRe: [PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder