RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

power_settings_newInicie sessão para responder
+15
Fúria
Oblivion
bruno79
zephyrous
Leinad
Imperfect
Nanaki
unclescrooge
Kaneda
burn1004
Leonardo Soler
yon
Dopefish
DJANGO
D.O.G.S
19 participantes

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos - Página 2 EmptyRe: [PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
Sou mega acumulador e consumista...
Já fui pior.
Por falta de espaço, fui obrigado a "melhorar".

Comentando alguns pontos do texto:

+ Economize parte do salário, controle numa planilha e aplique em algum lugar, nem que seja caderneta de poupança. Moedas do dia-a-dia? Coloque num pote e gaste no final do mês (não guarde até o fim do ano pois esse dinheiro pequeno precisa circular no comércio).
Uma amiga que passou por uma consultoria financeira séria (ela realmente tinha problemas com gastos) me passou uma planilha MUITO bacana.... Você lança seus ganhos e gastos em uma divisão diaria, coloca os gastos previstos e ganhos previstos (ex: aluguel e salário) e consegue visualizar bem melhor o que entra e o que sai...
Tenho diariamente lançado minhas contas, ajuda MUITO.

+ Comer fora custa os olhos da cara hoje, onde quer que seja. Negócio é comprar em atacado, em grandes quantidades e ter bons equipamentos de cozinha (máquina de fazer arroz em 8 minutos, filtro de água decente no lugar de galão de água, geladeira com auto-degelo no lugar de geladeira velha+freezer, máquina de lavar louça pequena, máquina de lavar roupa, pegue um circulador no lugar de um ventilador etc).
Algumas coisas concordei, outras descordei.
Maquina de fazer arroz acho um desperdicio. Na panela convencional fica mais saboroso e demora 15 minutos...
Filto de agua de qualidade - concordo 100%!
Geladeira nova é sempre mais economica que antiga...
Máquina de lavar roupa é essencial.... Máquina de lavar louça, principalmente pra quem mora sozinho ou com só uma pessoa, é dispensavel.

+ Tenha poucas roupas. Tem gente que tem 3 pares, 2 calçados e tá tranquilão. Tem nego que só compra em brechó e nunca pagaria cento e tantos contos numa camiseta de marca. Faça compras de roupa 1 vez por ano. Se você é mulher, é difícil.
Roupa, depende tb da profissão. Preciso aparecer de terno em reuniões do trabalho (no MINIMO uma vez por semana), não teria como viver com apenas um...

+ Aprenda a cortar seu próprio cabelo. Dá pra economizar de 150 (barbearia sem frescura) até 460 reais (salão de mulherzinha) por ano. Tem calvicie? Adote o visual Vin Diesel.
Durante um bom tempo eu raspei pessoalmente meu próprio cabelo.
Mas, fui proibido pela minha mulher de continuar a fazer isso... :tudobem:

+ Não tenha carro se é sozinho. Vá de moto. Se tá perto, vá de bike ou a pé. Se tem tempo, vá de busão. Não tem idéia de quanto um carro (principalmente novo) pode foder sua vida financeira? Depreciação, financiamento, gasosa, revisão periódica, conserto eventual, troca de pneu, seguro, ipva, etc etc etc etc...
Ae só botando no papel... Se a pessoa trabalha próximo a sua residencia, pode sair mais barato ir de carro ou moto, do que utilizar transporte publico. Em SP, o ônibus é R$3,00. Ida e volta por uma semana sai R$30,00. Dependendo da distancia, a pessoa gasta uns R$20,00 de combustivel...

+ Não assine TV a cabo (e nem precisa fazer gato). Use streaming.
Concordo 100%. Desde o dia que assinei Netflix (custa R$15,00) tô morrendo de vontade de cancelar a tv a cabo, que custa 5 vezes esse valor e nunca passa NADA de bom!

+ Nada de sair com brothers pra tomar chopinho na devassa e gastar 40 contos. Negócio é comer dogão da esquina ou fazer um rango em casa (no homo). Se forem seus brothers, virão.
Concordo 10000%. Uma vez por mês aprox., bebo bastante cerveja. Tipo, umas 20 latinhas facil, depois volta a abstinencia (todo excesso fode a vida). Na balada, isso sairia por pelo menos R$100,00 + entrada + transporte = R$150,00. Em casa, 20 latinhas de Bud saem por uns R$37,00.

+ Não alugue um apartamento. Alugue um quarto sozinho ou rache o apê com brothers que tenham o mínimo necessário (higiene no banheiro e hombridade pra rachar as contas). Se tiver MAIS um pouco de dinheiro, compre um lugar, mesmo que seja minúsculo (mas é seu).
Comprar Vs Alugar é uma discussão antiga entre os economicas e consultores financeiros. Nem vou me meter, cada um tem sua posição.

+ Se não precisa de PC potente (aka para jogar, editar vídeo ou mexer com CAD), use um notebook. Nunca atualize a máquina antes de 5 anos (1 geração). Além de não sentir ganho REAL, se perde dinheiro mais rapidamente.
Comprei o meu PC a cinco anos, e descobri que ele roda Diablo III lindamente! Logo, só vou troca-lo daqui uns 3 anos.

+ Não assine revistas nem compre livros. Compre um Tablet ou Ebook reader e baixe tudo da internet. Nunca acumule mais papel.
Não assino nenhuma revista. Mas tenho uma coleção de HQs que não consigo me desprender...
Hoje, tenho umas 500 HQs. Já tive cerca de 1500.

+ Aliás, não compre nenhuma mídia. Torresme tudo como se não houvesse amanhã.
HD de um tera quase cheia de séries e filmes + uns 100 dvds... mas, faz tempo que não compro. Estou tentando conter meu consumismo.

+ Se não precisa, use um celular simples (uso um Motorola V3 Razr de 2006... To nem aí pra smartphone, GPS, firmware, aplicativos, sincronização etc). Se gosta de tirar fotos, fazer videozinhos toscos, escutar música, compre um melhor e elimine filmadora, câmera, mp3 player etc. Trocar de celular todo ano? Bitch, please...
Nunca gastei um real em aparelhos. Ganhei de presente o meu primeiro, e depois fui trocando/ganhando com os planos de telefonia.

+ Quer ficar chuchuco mas não tem grana pra academia? Fácil.
Ae eu discordo. Não dá pra comparar treinar com equipamento, com uma corridinha na rua e barras. O resultado final é muito diferente.

+ Não gaste dinheiro com namorada/esposa/amante... Bicha gosta de peru, mulher gosta de dinheiro.
A sugestão aqui é ficar solteiro pra sempre?? :tudobem:

+ Pense 10x antes de ter filhos. Puta responsabilidade, gasto quase infinito.
Verdade.
Porém, sinto que minha vida só estará completa quando eu tiver filhos...

description[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos - Página 2 EmptyRe: [PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos

more_horiz
Consegui fazer uma parede de texto maior que o tópico... pqp... Rindo

more_horiz
leinad papai será o pai mais babão da face da terra... :roleiDrir:

Imperfect

more_horiz
Ah, esqueci de citar livros... tenho uma porrada... e não paro de comprar mais...

more_horiz
Livros eu tbm compro bastante...não me acostumei ainda com tablets e PDFs.

more_horiz
Dopefish escreveu:
Livros eu tbm compro bastante...não me acostumei ainda com tablets e PDFs.

livro eu acho cansativo, mas quadrinhos até que me adaptei bem...

Imperfect

more_horiz
Leinad escreveu:
Uma amiga que passou por uma consultoria financeira séria (ela realmente tinha problemas com gastos) me passou uma planilha MUITO bacana.... Você lança seus ganhos e gastos em uma divisão diaria, coloca os gastos previstos e ganhos previstos (ex: aluguel e salário) e consegue visualizar bem melhor o que entra e o que sai... Tenho diariamente lançado minhas contas, ajuda MUITO.

Sim, esse da planilha ajuda muito. Obrigatório pra QUALQUER pessoa. Não dá pra viver sem.

Leinad escreveu:
Algumas coisas concordei, outras descordei.
Maquina de fazer arroz acho um desperdicio. Na panela convencional fica mais saboroso e demora 15 minutos...
Filto de agua de qualidade - concordo 100%!
Geladeira nova é sempre mais economica que antiga...
Máquina de lavar roupa é essencial.... Máquina de lavar louça, principalmente pra quem mora sozinho ou com só uma pessoa, é dispensavel.

Outra coisa que vale a pena é trocar o ar condicionado por esses novos. Nossa, dependendo do modelo, dá 60% de economia. Idem pra tv de LED (quando ficar mais barato). E agora que todos os aparelhos vem com medição do inmetro, fica mais fácil calcular e talz.

Leinad escreveu:
Roupa, depende tb da profissão. Preciso aparecer de terno em reuniões do trabalho (no MINIMO uma vez por semana), não teria como viver com apenas um...

É... Aí fica foda.

Leinad escreveu:
Durante um bom tempo eu raspei pessoalmente meu próprio cabelo.
Mas, fui proibido pela minha mulher de continuar a fazer isso... :tudobem:

É dos carecas que elas gostam mais. Rindo

Leinad escreveu:
Ae só botando no papel... Se a pessoa trabalha próximo a sua residencia, pode sair mais barato ir de carro ou moto, do que utilizar transporte publico. Em SP, o ônibus é R$3,00. Ida e volta por uma semana sai R$30,00. Dependendo da distancia, a pessoa gasta uns R$20,00 de combustivel...

Claro, depende do caso. Se o cara trabalha longe e precisa, tem que ter carro mesmo ainda. Agora, se mora perto, tirar o carro da garagem, em alguns casos, chega a ser sacrilégio. Eu, particularmente, to pensando seriamente em pegar uma motoca assassina de uns 5k, no máximo.

Leinad escreveu:
Concordo 100%. Desde o dia que assinei Netflix (custa R$15,00) tô morrendo de vontade de cancelar a tv a cabo, que custa 5 vezes esse valor e nunca passa NADA de bom!

Cara, se o cara tem família e um monte de TV, tv a cabo com gato ainda ajuda (pois cada um quer assistir uma merda diferente, etc). Agora, se o cara é sozinho, negócio é partir pra esses meios alternativos pois é uma grana muito mau gasta...

Leinad escreveu:
Concordo 10000%. Uma vez por mês aprox., bebo bastante cerveja. Tipo, umas 20 latinhas facil, depois volta a abstinencia (todo excesso fode a vida). Na balada, isso sairia por pelo menos R$100,00 + entrada + transporte = R$150,00. Em casa, 20 latinhas de Bud saem por uns R$37,00.

Cara, comer na rua é um absurdo. Pior: pessoal de buteco/bar/happy hour sabe que o povo paga 50 pilas sem pensar 2 vezes... Sem chance. Pra quem passou 5 anos de universidade comendo em bandejão, fica foda aceitar essas coisas... Rindo

Leinad escreveu:
Comprar Vs Alugar é uma discussão antiga entre os economicas e consultores financeiros. Nem vou me meter, cada um tem sua posição.

Moradia é, hoje, talvez o pior assunto pra se concluir algo pois está ABSURDAMENTE caro... Na época dos meus pais, parcela de uma casa grande era uns 1.200 reais por mes. Hoje, um apartamento pequeno e financiado em 30 anos é 2.300 (isso com os juros menores da caixa). Moradia hoje tá muito, mas muito ruim de comprar. Tem um lance, que não lembro o valor, que se o aluguel for x% do valor total do imóvel, o melhor é alugar mesmo. Se for maior (acho que era 0,8%, não tenho certeza), o menos pior era dar entrada... De qualquer forma, moradia hoje é disparado o investimento mais arriscado do mundo pois, além do valor estar na estratosfera, muita merda pode acontecer (perder emprego, doença, mudarem as regras do jogo, etc).

Por isso vou comprar um container. :troll:

Leinad escreveu:
Comprei o meu PC a cinco anos, e descobri que ele roda Diablo III lindamente! Logo, só vou troca-lo daqui uns 3 anos.

Sim, PC gasta muito dinheiro. Meu irmão já torrou uns 10k na máquina dele ao longo dos últimos 5 anos... Foda.

Leinad escreveu:
Não assino nenhuma revista. Mas tenho uma coleção de HQs que não consigo me desprender...
Hoje, tenho umas 500 HQs. Já tive cerca de 1500.

Eu entendo. Tenho um amigo que tem umas 500-600 HQs também e o cara não se desfaz nem fodendo.

Leinad escreveu:
HD de um tera quase cheia de séries e filmes + uns 100 dvds... mas, faz tempo que não compro. Estou tentando conter meu consumismo.

Cara, melhor coisa que já fiz foi ter comprado 2 HDs de 2 Tera e sacado todos os meus filmes neles. Comprar filme é a pior compra que se pode fazer hoje pois, além do espaço, risca fácil, desvaloriza MUITO e não é nada prático ficar trocando disco. Se tem uma coisa que juro pra mim nunca mais comprar é filme, principalmente agora com a TV ligada direto no PC. Negócio é escolher o arquivo e assistir sem firula.

Leinad escreveu:
Nunca gastei um real em aparelhos. Ganhei de presente o meu primeiro, e depois fui trocando/ganhando com os planos de telefonia.

Cara, smartphone eu acho legal ter vários aplicativos bons, mas ainda tá muito caro na minha opinião. Meu velho me deu o V3 dele e to usando a uns 5 anos. Nesse tempo, ele comprou 4 celulares... 2 meia-boca, 1 xing-ling e 1 samsung ACE. Deve ter gasto uns 1000 paus nessas brincadeiras... Foda.

Leinad escreveu:
Ae eu discordo. Não dá pra comparar treinar com equipamento, com uma corridinha na rua e barras. O resultado final é muito diferente.

Pô véio, olha o muque do cara do vídeo (no homo). :troll:
Vou chamar um mano que tenha feito educação física pra me dar aula de graça. Rindo

Leinad escreveu:
A sugestão aqui é ficar solteiro pra sempre?? :tudobem:

Bitches, man.

[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos - Página 2 Bitches

Leinad escreveu:
Verdade. Porém, sinto que minha vida só estará completa quando eu tiver filhos...

Filho é foda, mano... Filho é foda. Eu pensava assim, mas só de ver um conhecido meu que vive com a corda no pescoço, mora com o sogro, ganha merreca e ainda fez uma filha, me dá desgosto. Qualidade de vida do cara, que já não era grandes coisa, foi pro fundo do buraco - pior: ele não dá vida legal pra menina: é colégio público, morar com o avô, comer mal e ficar em casa o resto do dia sem fazer nada porque não tem grana. Botar criança no mundo, nessas condições, antigamente, eu achava normal. Hoje eu já acho um puta retrocesso. Te juro, cara: fiquei com muito mais dó da menina do que do meu conhecido.

more_horiz
Tem como vocês darem um SHARE nessa planilha pica das galaxias ai?

more_horiz
tenho que concordar com o cachorron..., botar um filho no mundo tem que ter no minimo planejamento, de qualquer jeito quem vai sofrer é a criança acima de tudo..., tbm vejo na periferia, muitas meninas mães novas que nao tem nenhuma qualidade de vida, acaba criada pela avó que recebe uma aposentadoria merreca e tem que se virar para conseguir as coisas...

aqui em sampa, pelo menos, melhorou uma coisa, os CEU´s sao excelentes exemplo de como pode ser bom o ensino publico, tem uma perto de casa, e cara, tem até curso de teatro, pode manter a criançada ocupada o dia todo facilmente..., e ainda participa da comunidade..., deveria ter umas mil em sampa, mas o numero ainda é pequeno, mas se o governo investir cada vez mais nesse modelo, os antigos modelos vao cair por agua e vai ser lindo...

Imperfect

more_horiz
cachorron escreveu:

Bitches, man.

[PAPO-CABEÇA] Vivendo com menos - Página 2 Bitches

Esse tipo de mulher custa bem caro... :troll:

cachorron escreveu:

Filho é foda, mano... Filho é foda. Eu pensava assim, mas só de ver um conhecido meu que vive com a corda no pescoço, mora com o sogro, ganha merreca e ainda fez uma filha, me dá desgosto. Qualidade de vida do cara, que já não era grandes coisa, foi pro fundo do buraco - pior: ele não dá vida legal pra menina: é colégio público, morar com o avô, comer mal e ficar em casa o resto do dia sem fazer nada porque não tem grana. Botar criança no mundo, nessas condições, antigamente, eu achava normal. Hoje eu já acho um puta retrocesso. Te juro, cara: fiquei com muito mais dó da menina do que do meu conhecido.

Pois é cara...
No tempo dos nossos avós, vc precisa dar a um filho apenas três coisas:
Educação;
Comida;
Roupas.
Lazer era na rua, empinando pipa, jogando bola...

Hoje o mundo tem muito mais a oferecer, a sociedade cobra muito mais e a criança quer muito mais.
Só vou ter filhos quando tiver uma vida mais estabilizada... Não vou fazer nada de empolgação...

Dopefish escreveu:

Nesse fórum, paulistas usam girias cariocas... Rindo

Não tenho conta em lugar nenhum pra dar um SHARE...
Quero dizer, eu TINHA, no Megaupload... Rindo

Mas, me manda seu e-mail por MP que eu te passo.

Obs.: Se vc manja de excel não vai achar algo tãããão "pica" assim...
Mas, pra quem é leio em finanças e excel, é lindo demais.
Só lançar os dados, tudo calculado automaticamente e tals... bem prático.

more_horiz
Dopefish escreveu:

Tem inúmeras por aí:

http://ultradownloads.com.br/biblioteca/planilhas/Planilha-Simplificada-de-Orcamento-Domestico/
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&ved=0CGcQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.maisdinheiro.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2009%2F03%2Forcamento_familiar-7.xls&ei=Y1GZT4zNO4W2gwfPi5HmDw&usg=AFQjCNFoWyNbEphiB7jezIRqmrovb36XtA
http://www.editgrid.com/user/jorgehen/planilha_orcamento_familiar_modelo
http://queroficarrico.com/blog/2008/09/30/simulador-de-orcamento-familiar/

Se você tiver saco, dá pra editar do seu jeito o que não precisa.

Imperfect escreveu:
...aqui em sampa, pelo menos, melhorou uma coisa, os CEU´s sao excelentes exemplo de como pode ser bom o ensino publico, tem uma perto de casa, e cara, tem até curso de teatro, pode manter a criançada ocupada o dia todo facilmente..., e ainda participa da comunidade..., deveria ter umas mil em sampa...

parece bom.

Imperfect escreveu:
...mas se o governo investir cada vez mais nesse modelo...

aí fodeu... Rindo

more_horiz
cachorron escreveu:
Imperfect escreveu:

aí fodeu... Rindo

é..., nesse ponto que pesa... :roleiDrir:

mas até que tem aberto bastante, o CEU´s sao da prefeitura, e nao do estado, mas o custo e o terreno para construir parecem ser os maiores desafios, para construir a perto da casa da minha mãe tiveram que comprar o terreno de uma antiga pedreira, acertar o terreno para despois construir, levou um ano, mas caraio, tinha criança na regiao que nunca nem tinha visto piscina e lá tem até curso de natação..., mas como falei, vai depender de investimento do governo, e de uma maior participação da população na cobrança aos governantes desse país para que isso melhore...

Todos os paises do mundo, quando se investiu em educação, tiveram grandes saltos..., e como diria um amigo meu, nao se chamaria professor de sensei no japao se nao fosse alguem importante na vida das pessoas...

Imperfect

more_horiz
valeu cachorron/leinad!

more_horiz
Dopefish escreveu:
valeu cachorron/leinad!

Te passei por e-mail a planilha que eu sigo atualmente...

more_horiz
Imperfect escreveu:
cachorron escreveu:
Imperfect escreveu:

aí fodeu... Rindo

é..., nesse ponto que pesa... :roleiDrir:

Pra vc, ver cara... Tu também deve lembrar da época dos CIEPs do Brizola... :tudobem:

Mas é foda, educação REALMENTE boa hoje, custa caro no interior e um absurdo na capital. Aqui no interior, colégio particular mediano é de 280 (infantil) a 500 (médio). Nas capitais, é de 600 (infantil) a 2k (particular top).

Meu sobrinho estuda no Dante, em SP capital. Meu primo paga 2k pro moleque (e tira uns 30k de salário). Aí não dá pra acompanhar... Rindo Rindo Rindo

Se for ensino superior então, fodeu total. Qualquer curso mediano de 4-5 anos numa particular daqui dá 70k de gasto só com mensalidade. O cara já entra na facul se endividando... Negócio ainda é sentar a bunda na cadeira e passar numa estadual/federal. Tu só vai gastar gasosa e xerox. Rindo

Quanto a gasto com livro, eu to evitando ao máximo pegar impressos. Sério... Mangá nunca mais comprei e revista eu to pensando seriamente em cancelar (assino a Pequena Empresas, Grandes Negocios, a uns 3 anos). Ver aquela pilha de revistas acumularem num canto (e imaginar que o único caminho é um sebo ou reciclado), me dá agonia.

Além disso, é hightech pra caralho sentar no trono com um tablet. :tudobem:

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder