Depois de ver Os Vingadores - The Avengers nos cinemas me interessei mais pelos heróis Marvel, e acabei comprando e jogando tanto Thor God of Thunder como Captain America Super Soldier, versões Wii (mas foram games lançados também pra PS3, X360 e portáteis). Como os filmes, os games foram lançados quase que simultaneamente em 2011. E apesar de trazer uma trama paralela em relação aos filmes, traz as vozes dos atores principais (Chris Hemsworth - Thor, Tom Hiddleston - Loki e Chris Evans - Capitão America).
Longe de serem games mais “sofisticados” como os últimos games do Batman (e nem precisavam ser, diga-se), a Sega acabou por fazer games que talvez a galera mais antiga tenda a gostar mais já que são porradaria pura lembrando os velhos beat’n up. Pena que nem um e nem o outro tenham um co-op, que é modo principal para esse tipo de game. Capitão America acaba sendo um beat’n up mais puro já que ele não usa armas e enfrenta seus inimigos no mano-a-mano mesmo. Já Thor, com o martelo em mãos, acaba seguindo mais o estilo Hack’n Slash de God of War.
Capitão America saiu das mãos da High Voltage, que já tem uma experiência no Wii e assim temos um game mais redondo tecnicamente que Thor. Tudo bem feito. Gráficos, sons, músicas. Mas o game utiliza mais cenários fechados o que facilita o trabalho. Thor, em contraponto, traz mais cenários abertos e maiores e acaba se destacando pela jogabilidade mais rápida, bem desenfreada, inimigos mil pipocam na tela e tem que derrotá-los com os mais diversos combos.
No quesito jogabilidade, podemos dizer que Thor é bem mais ágil que o Capitão America, resultando num game mais agradável pra jogar. O que pode pesar pra muitos é que nos combos é necessário o uso do sensor de movimento do Wii. Esses sensores sendo usados na finalização de chefes até que servem bem demais (melhor que ficar simplesmente apertando botões), mas durante o game, pra fazer combos nos diversos inimigos que aparecem acabam pesando muito, já que cansa um pouco, ainda mais pra quem não gosta ou não se acostumou com eles.
Já no Capitão America, o sensor só é usado no escudo, tanto pra se defender de inimigos, como para se jogar o escudo neles, e não nos combos, isso acaba sendo um ponto a favor, mas a jogabilidade se atrapalha um pouco porque o game não tem cenários estáticos como os de Thor. Aqui pode se mover a câmera com o direcional digital (+), aí pode acabar ocorrendo do jogador se perder com o ângulo da câmara, e não enxergando os inimigos direito. E controlar a direção de defesa do escudo com o sensor pode ser algo que desagrade alguns também, já que isso atrapalha nos momentos em que a tela tenha mais inimigos.
No quesito dificuldade, não são games difíceis demais. Tudo vai depender da sua paciência em bater em mil inimigos ao mesmo tempo. Mas o game do Thor é meio curto (são 4 chefões – divididos em 7 fases). Poderiam ter colocado mais fases na Terra e mais fases de vôo, que são as melhores do games. Mas ok, o game tem 4 níveis de dificuldade e quem gostar vai acabar jogando mais de uma vez mesmo. Já Capitão, ainda estou jogando, só que espero um game mais longo que o do Thor.
No final, curti ambos dois games, apesar das críticas negativas que tiveram. No geral, gostei mais do game do Capitão America por ser um game mais “complexo” que Thor, onde se faz outras coisas além de bater nos inimigos, mas curti demais mesmo a jogabilidade rápida e mais frenética do game do Deus Trovão. No fim, são duas boas pedidas para se jogar numa tarde de sábado.
Selo "joinha" de qualidade.
Última edição por Jail em Qui 31 maio 2012, 12:21, editado 3 vez(es)