Grand Theft Auto: Liberty City Stories
Desenvolvido por: Rockstar Leeds, Rockstar North
Publicado por: Rockstar Games
Distribuido por: Take-Two Interactive
Lançamento: 24 de Outubro de 2005 (PSP) / 06 de Junho de 2006 (PS2)
Mídia: 1 UMD (PSP) / 1 DVD (PS2)
Lançado no primeiro ano do PSP, foi anunciado como um jogo exclusivo para o portátil mas acabou sendo lançado no ano seguinte também para PlayStation 2 com algumas pequenas melhoras como gráficos melhorados devido a maior capacidade de processamento do console de mesa, além claro do controle que contava com o segundo analógico e melhorava bastante visualizar a área e fazer missões com ele.
O layout do jogo é bastante similar à "GTA III", porém incorpora elementos de seus irmãos mais velhos para dar um novo ar à trama. A cidade, Liberty City, está exatamente igual à do jogo supracitado, porém com mais ambientes abertos, possibilidade de mudar de roupa de acordo com a situação e a adição de motos (coisa que não tinha em GTA III). Porém, três habilidades presentes em "GTA San Andreas" foram removidas aqui: a possibilidade de nadar (se cair na água, morre instantaneamente), a escalada de muros altos e apesar de ter aviões no jogo, você não pode pilota-los.
Na versão do PSP, há um modo multiplayer no qual 6 jogadores podem jogar via WiFi ad-hoc 7 modos diferentes e escolher vários personagens ou pedestres do modo história para jogar. A Rockstar decidiu remover esse modo da versão para PS2.
Como o próprio título do jogo sugere, o jogo se passa em Liberty City (a mesma cidade de GTA III), porém no ano de 1998, 3 anos antes dos eventos do jogo supracitado. O layout da cidade é basicamente o mesmo, com algumas pequenas mudanças em algumas ruas e em algumas construções da cidade: por exemplo, a ponte Callahan ainda está em construção e Fort Staunton ainda estava de pé.
O protagonista da vez é Toni Cipriani, que está de volta à cidade depois de ter passado alguns anos na calmaria, tentando se esconder por ter matado um "made man" como um favor à Don Salvatore Leone. Salvatore bastante satisfeito com o trabalho de Toni, o coloca pra trabalhar logo que fica sabendo que o mesmo voltou à cidade. Como costumeiro da série, além de trabalhar pro chefão, você irá fazer missões para outras pessoas, incluindo a própria mãe de Toni! Também há algumas missões para os "Avenging Angels", que liberam alguns veículos especiais e roupas bem engraçadas no seu guarda-roupa.
Há também o clube "Paulie's Revue Bar", que depois que é tomado por Salvatore é renomeado para "Sex Club Seven". Na versão para PSP, e todas as versões subsequentes, você não pode entrar no clube. Uma pequena curiosidade aqui: apesar do jogo se passar em 1998, no DVD de introdução de "GTA San Andreas", que se passa em 1992, mostrava o clube com o nome "Sex Club Seven", o que é uma das poucas gafes cometidas pela Rockstar na continuidade da série.
Os gráficos do jogo tiveram que ser adaptados para a pequena tela do PSP, porém a Rockstar resolveu esse problema desenvolvendo uma nova engine proprietária que satisfazia os limites do console e deixou os gráficos bem próximos das versões anteriores de mesa. Até o momento, todos os jogos tinham sido feito na engine RenderWare, enquanto esse foi feito na novíssima Image Metrics.
Não fugindo também da tradição há várias rádios com os mais diferente sons possíveis e também a possibilidade de utilizar suas próprias músicas salvas no Memory Stick para tocar. Essa é outra coisa que foi excluida na versão para PS2. Clicando encima do nome das rádios, você será direcionado ao Wikipédia que mostra todas as músicas de cada rádio e o seu DJ: Head Radio, Double Cleff FM, K-Jah, Rise FM, Lips 106, Radio Del Mundo, MSX 98, Flashback FM, The Liberty Jam, LCFR.
A recepção do jogo foi muito boa, tendo sua média ficado acima de 8,7 em todos os mecanismos de mídia especialidados. Em 26 de Março de 2008, a Take-Two anunciou que o jogo tinha vendido oficialmente 8 milhões de cópias em todo o mundo, sendo que a maioria foi da versão PSP (65% aproximadamente).
Considerações finais: ótimo jogo pra quem jogou GTA III e quer conhecer mais sobre os personagens que apareciam no jogo, uma vez que naquela época a Rockstar ainda não trabalhava muito o roteiro e deixava muitas coisas vagas - isso só foi mudar a partir de Vice City - e também pra quem tem PSP, afinal é um excelente jogo de um gênero que foi pouco explorado no portátil. Pra quem for jogar no PlayStation 2, pode ficar um pouco decepcionado com o regresso da jogabilidade, mas os gráficos embora tenham menos detalhes no cenários, ganharam maior dimensão e estão mais definidos.
*Screenshots da versão PSP.
Última edição por Usopp em Qua 11 Jul 2012, 18:34, editado 1 vez(es)