Depois das conversas neste tópico me senti na obrigação de organizar e responder tudo. não terei a classe do cachorron pra fazer isso, mas espero conseguir algo. Também abro outro tópico porque são questões interessantes da "vida gamer" que até valem ser discutidas.
Então pra organizar tudo, façamos um tópico de cada vez
- Dificuldade dos games: Existe uma diferença grande entre um game DESAFIADOR e um game DIFÍCIL. Games desafiadores são vencidos por um misto bem equilibrado de esforço, estratégia e perseverança, mas quando esse mix perde o equilíbrio, tudo vira simplesmente difícil
Em games desafiadores, a batalha te dá "dicas" de como passar. você funde o que está sofrendo na luta com tudo o que aprendeu no game e vai "evoluindo" tanto os personagens como sua própria estratégia. Nesse caso perder te motiva. Você vê o erro e já começa a formular a forma de supera-lo. Assim, a vitória é ainda mais doce, ela realmente te dá um sentimento de superação.
Em games difíceis, você absorve pouco ou nada com a derrota. Podem ser mecânicas pouco flexíveis, poder do inimigo fora do padrão, o que quer que seja, não é algo que você possa "aprender" na luta ou no game. você toma uma surra até aprender a fórmula perfeitinha pra vencer. Assim a derrota acaba sendo frustrante e a vitória não te dá satisfação, e sim um "alívio".
Vale lembrar que tanto em games desafiadores como nos difíceis você pode passar na base da "força bruta" (subindo de nível feito um louco ou abusando de um erro do game... Final fantasy tactics tem muito jogador assim), mas não foi pra isso que a maioria dos games foi feito.
- Save States: taí um preconceito que eu venci depois que mudei o raciocínio. ao invés de pensar "o que preciso fazer pra avançar no jogo", penso "o que eu considero avançar no jogo".
Pense consigo mesmo por que razão você está jogando o game. Desenvolver personagens, descobrir segredos, avançar no enredo... um pouco de tudo. Agora se você reconhece seu esforço, e tem algum empecilho que está MINANDO SEU ENTRETENIMENTO, você pode se permitir quebrar uma regra ou duas.
Um exemplinho: Eu perdi dezessete vezes no mesmo chefe num game que recomecei a jogar (bounty rounds). depois de umas seis ou dez vezes eu tinha largado o game por MESES de pura fristração. Hoje eu decidi que eu já tinha me doado o suficiente pra vencer esse chefe. está além do meu nível, e é um caso isolado no game todo. Então usei cheat de vida infinita SÓ NELE pra prosseguir a história e o game. Podem chamar de loser, mas pelo menos eu voltei a "jogar" o game, ao invés de só ficar dando cabeçada em prego
Então, acho que antes de pensar se você é "fodão" ou "loser", deve pensar se está se divertindo ou não com a forma que seu game está progredindo. Em RPGs eu jogo pelo enredo, e se acontecer algo como o que aconteceu com o bonatti eu treino e repito a batalha umas três ou quatro vezes, mas se mesmo assim não valer à pena, é cheat, save state e o que eu tiver em mãos. Já me estresso demais na vida real.
- Série superior e "melhor do gênero/geração": Se for comparar compare direito e exponha bem sua opinião. Dizer que um game ou série é melhor merece NO MÍNIMO um argumento convincente, senão é conversa posta fora ou criancisse.
Se eu quiser defender uma série em detrimento de outra, não me prendo em escrever dois ou três parágrafos justificando. é minha opinião e TEM BASE. fica complicado argumentar com quem não puder escalar uma muretinha de texto dessas.
feito, quem quiser comentar sobre os assuntos sinta-se à vontade
Então pra organizar tudo, façamos um tópico de cada vez
- Dificuldade dos games: Existe uma diferença grande entre um game DESAFIADOR e um game DIFÍCIL. Games desafiadores são vencidos por um misto bem equilibrado de esforço, estratégia e perseverança, mas quando esse mix perde o equilíbrio, tudo vira simplesmente difícil
Em games desafiadores, a batalha te dá "dicas" de como passar. você funde o que está sofrendo na luta com tudo o que aprendeu no game e vai "evoluindo" tanto os personagens como sua própria estratégia. Nesse caso perder te motiva. Você vê o erro e já começa a formular a forma de supera-lo. Assim, a vitória é ainda mais doce, ela realmente te dá um sentimento de superação.
Em games difíceis, você absorve pouco ou nada com a derrota. Podem ser mecânicas pouco flexíveis, poder do inimigo fora do padrão, o que quer que seja, não é algo que você possa "aprender" na luta ou no game. você toma uma surra até aprender a fórmula perfeitinha pra vencer. Assim a derrota acaba sendo frustrante e a vitória não te dá satisfação, e sim um "alívio".
Vale lembrar que tanto em games desafiadores como nos difíceis você pode passar na base da "força bruta" (subindo de nível feito um louco ou abusando de um erro do game... Final fantasy tactics tem muito jogador assim), mas não foi pra isso que a maioria dos games foi feito.
- Save States: taí um preconceito que eu venci depois que mudei o raciocínio. ao invés de pensar "o que preciso fazer pra avançar no jogo", penso "o que eu considero avançar no jogo".
Pense consigo mesmo por que razão você está jogando o game. Desenvolver personagens, descobrir segredos, avançar no enredo... um pouco de tudo. Agora se você reconhece seu esforço, e tem algum empecilho que está MINANDO SEU ENTRETENIMENTO, você pode se permitir quebrar uma regra ou duas.
Um exemplinho: Eu perdi dezessete vezes no mesmo chefe num game que recomecei a jogar (bounty rounds). depois de umas seis ou dez vezes eu tinha largado o game por MESES de pura fristração. Hoje eu decidi que eu já tinha me doado o suficiente pra vencer esse chefe. está além do meu nível, e é um caso isolado no game todo. Então usei cheat de vida infinita SÓ NELE pra prosseguir a história e o game. Podem chamar de loser, mas pelo menos eu voltei a "jogar" o game, ao invés de só ficar dando cabeçada em prego
Então, acho que antes de pensar se você é "fodão" ou "loser", deve pensar se está se divertindo ou não com a forma que seu game está progredindo. Em RPGs eu jogo pelo enredo, e se acontecer algo como o que aconteceu com o bonatti eu treino e repito a batalha umas três ou quatro vezes, mas se mesmo assim não valer à pena, é cheat, save state e o que eu tiver em mãos. Já me estresso demais na vida real.
- Série superior e "melhor do gênero/geração": Se for comparar compare direito e exponha bem sua opinião. Dizer que um game ou série é melhor merece NO MÍNIMO um argumento convincente, senão é conversa posta fora ou criancisse.
Se eu quiser defender uma série em detrimento de outra, não me prendo em escrever dois ou três parágrafos justificando. é minha opinião e TEM BASE. fica complicado argumentar com quem não puder escalar uma muretinha de texto dessas.
feito, quem quiser comentar sobre os assuntos sinta-se à vontade