RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Sobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração"

power_settings_newInicie sessão para responder
+8
Melhor nick da historia!!
bruno79
yon
Perikito
D.O.G.S
bcp
Dopefish
dukemagus
12 participantes

descriptionSobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração" EmptySobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração"

more_horiz
Depois das conversas neste tópico me senti na obrigação de organizar e responder tudo. não terei a classe do cachorron pra fazer isso, mas espero conseguir algo. Também abro outro tópico porque são questões interessantes da "vida gamer" que até valem ser discutidas.

Então pra organizar tudo, façamos um tópico de cada vez

- Dificuldade dos games: Existe uma diferença grande entre um game DESAFIADOR e um game DIFÍCIL. Games desafiadores são vencidos por um misto bem equilibrado de esforço, estratégia e perseverança, mas quando esse mix perde o equilíbrio, tudo vira simplesmente difícil

Em games desafiadores, a batalha te dá "dicas" de como passar. você funde o que está sofrendo na luta com tudo o que aprendeu no game e vai "evoluindo" tanto os personagens como sua própria estratégia. Nesse caso perder te motiva. Você vê o erro e já começa a formular a forma de supera-lo. Assim, a vitória é ainda mais doce, ela realmente te dá um sentimento de superação.

Em games difíceis, você absorve pouco ou nada com a derrota. Podem ser mecânicas pouco flexíveis, poder do inimigo fora do padrão, o que quer que seja, não é algo que você possa "aprender" na luta ou no game. você toma uma surra até aprender a fórmula perfeitinha pra vencer. Assim a derrota acaba sendo frustrante e a vitória não te dá satisfação, e sim um "alívio".

Vale lembrar que tanto em games desafiadores como nos difíceis você pode passar na base da "força bruta" (subindo de nível feito um louco ou abusando de um erro do game... Final fantasy tactics tem muito jogador assim), mas não foi pra isso que a maioria dos games foi feito.

- Save States: taí um preconceito que eu venci depois que mudei o raciocínio. ao invés de pensar "o que preciso fazer pra avançar no jogo", penso "o que eu considero avançar no jogo".

Pense consigo mesmo por que razão você está jogando o game. Desenvolver personagens, descobrir segredos, avançar no enredo... um pouco de tudo. Agora se você reconhece seu esforço, e tem algum empecilho que está MINANDO SEU ENTRETENIMENTO, você pode se permitir quebrar uma regra ou duas.

Um exemplinho: Eu perdi dezessete vezes no mesmo chefe num game que recomecei a jogar (bounty rounds). depois de umas seis ou dez vezes eu tinha largado o game por MESES de pura fristração. Hoje eu decidi que eu já tinha me doado o suficiente pra vencer esse chefe. está além do meu nível, e é um caso isolado no game todo. Então usei cheat de vida infinita SÓ NELE pra prosseguir a história e o game. Podem chamar de loser, mas pelo menos eu voltei a "jogar" o game, ao invés de só ficar dando cabeçada em prego

Então, acho que antes de pensar se você é "fodão" ou "loser", deve pensar se está se divertindo ou não com a forma que seu game está progredindo. Em RPGs eu jogo pelo enredo, e se acontecer algo como o que aconteceu com o bonatti eu treino e repito a batalha umas três ou quatro vezes, mas se mesmo assim não valer à pena, é cheat, save state e o que eu tiver em mãos. Já me estresso demais na vida real.

- Série superior e "melhor do gênero/geração": Se for comparar compare direito e exponha bem sua opinião. Dizer que um game ou série é melhor merece NO MÍNIMO um argumento convincente, senão é conversa posta fora ou criancisse.

Se eu quiser defender uma série em detrimento de outra, não me prendo em escrever dois ou três parágrafos justificando. é minha opinião e TEM BASE. fica complicado argumentar com quem não puder escalar uma muretinha de texto dessas.


feito, quem quiser comentar sobre os assuntos sinta-se à vontade

descriptionSobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração" EmptyRe: Sobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração"

more_horiz
Onde eu assino?

Estava conversando isso hoje com o pessoal...a partir do ponto que o game começa a te IRRITAR, e não mais te ENTRETER ou DESAFIAR, não vejo problema em usar Save State, mesmo que seja abusivamente, a cada sucesso, pra passar daquela parte chata.

Eu também uso o Save State juntamente com o Save interno do jogo...só por garantia. Na emulação de SNES do PSP mesmo já me salvou a pele muitas vezes, quando o save interno do jogo não salvou por sei lá qual motivo.

Cheat eu já fico meio com um pé atrás...parece que depois de usar a cheat, terminar o jogo não dá a mesma satisfação...no caso que você citou até pode ser válido, mas ainda sim eu acho que o final iria ter um gosto meio "amargo".

descriptionSobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração" EmptyRe: Sobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração"

more_horiz
Nem li.

Já me estresso demais na vida real.

descriptionSobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração" EmptyRe: Sobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração"

more_horiz
Dope chegou primeiro.

Jogo é feito pra divertir. Se começa a apurrinhar, bora usar save state. Quem fica com purismo em não usar e fica levantando a bandeira de que 'apenas jogo antigo é jogo desafiador e mimimi', tá falando pro vento.

dukemagus escreveu:
...não terei a classe do cachorron pra fazer isso...

Spoiler :

descriptionSobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração" EmptyRe: Sobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração"

more_horiz
Ótimo tópico cara, e meu ponto de vista sobre Cheats e Save States.

Para mim Cheats são apenas aceitáveis quando você não pretende fazer nada sério no game em si, vide a série GTA que têm muito de seu charme por conta dos mais variados Cheats disponíveis, o que torna o jogo pouco mais atraente... Já Save States, na minha opinião eles têm que ser usados na hora certa, porque se você está com um game pra seguir a história a risca, o mesmo pode acabar perdendo seu brilho ao seu término, só queria deixar claro que não tenho nada contra Save States e Cheats, mesmo porque eu mesmo já fiz uso de ambos Rindo

Quanto ao desafio e/ou dificuldade imposta pelos games, isso pra mim também depende de o quão focado o gamer está, claro que jogos de VG não são nada pra se levar a sério, como se sua vida dependesse disso, mas por outro lado se um gamer não está nem aí com nada é evidente que pra ele o jogo ficará muito mais dificil, mas como você falou, existem games que perdem o equilíbrio e no final das contas acabam se tornando algo ruim...

Lembrando novamente, que eu achei seu tópico ingrível!!! Sorriso

descriptionSobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração" EmptyRe: Sobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração"

more_horiz
Acho que questão de tempo hoje em dia é muito diferente do que a 20 anos atrás..
Não dá pra gente desperdiçar tanto tempo assim pra cada jogo..
Eu gosto de usar assim:
Igual Mega Man, é um saco quando tu morre num boss e tá sem carga pra arma que mata ele...
Então uso mesmo save state, antes de começar o boss e claro, em partes tensas das fases, onde um erro pode te fazer voltar lá atrás...

E em RPGs eu faço isso também. Salvo pelo save state, se uso uma estratégia errada e acabo usando ítem mais do que deveria pra tentar estender a luta, mas não dá certo e eu morro... Uso save state, assim n me ferro por falta de ítens e coisa e tals...

E sobre dificuldade dos jogos, tem vários que são irritantes pra mim.
Tem jogos que podem ser difíceis, mas te empolgam e te fazem continuar insistindo, mas tem uns que simplesmente não servem pra mim!
Um bom exemplo é Gouls n' Ghosts. Por mais tenso que seja, eu curto o do mega e master que tem continue infinito e tals... É um desafio que te empolga a continuar jogando.
Mas o Super do SNES, por mais que adore o pulo duplo, não me empolga em zerar, pq se der game over, tem que refazer tudo!


E sobre cheats, só uso pra zuera mesmo.. GTA, The Sims, Age of Empires/Warcraft 3..
Não curto usar pra finalizar um jogo, acho que nunca zerei nada assim rimkuk

Última edição por yon em Dom 12 Ago 2012, 23:31, editado 1 vez(es)

descriptionSobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração" EmptyRe: Sobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração"

more_horiz
E só complementando.
Pessoalmente, acho que pegar um detonado e segui-lo à risca, sem nem tentar pensar mto antes, no caso de RPGs e tals... É mto pior que save state.

E tem gente que usa save state quase que de segundo em segundo, isso tb não curto...

descriptionSobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração" EmptyRe: Sobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração"

more_horiz
E esqueci de mencionar, mas eu acho que um game pode ser considerado "Melhor" em seu gênero, geração ou plataforma, quando ele inova e/ou trás alguma coisa diferente em sua engine... Seja em enredo, seja em jogabilidade enfim... Pra mim quando existe alguma característica diferente em algum certo game, isso faz com que ele se destaque e acabe ganhando fãs pelo mundo afora! Sorriso

Pronto estes são meus pontos de vista, sintam-se livres para me criticar... Rindo

descriptionSobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração" EmptyRe: Sobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração"

more_horiz
vou ter que discordar perikito, e trago um exemplo:

Michigan: Reports from Hell

Um dos trabalhos do Suda 51, esse game era um survival horror com uma proposta extremamente inovadora: você é o cameraman acompanhando as reporteres que cobrem o caso.

Não basta sobreviver, tem que manter as repórteres vivas, pegar a imagem que da mais ibope (seja pelo sangue ou por erotismo) além de vários outros pequenos segredos

tinha tudo pra inovar o gênero... e foi um desastre: Gráficos medianos, enredo frouxo, inimigos esquisitos (tentacle monsters) e uma localização extremamente mal-feita (removeram uma das repórteres pra evitar pagar direitos autorais, REMOVERAM OS FILES MAIS IMPORTANTES DO GAME e colocaram uma das PIORES DUBLAGENS QUE EU JÁ PRESENCIEI)

Se um dia sair um undub com o conteúdo perdido restaurado o game valerá mais.


Não basta inovação, também tem que ter boa execução da idéia, é uma das nuances de uma avaliação subjetiva de qualidade

descriptionSobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração" EmptyRe: Sobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração"

more_horiz
Até hoje tento terminar Yo! Noid e sempre me frustro, mas ainda não estou preparado para usar cheats.
Acho bacana usar save State para não precisar anotar passwords no máximo salvar o jogo em uma fase que você acabou de passar e não tem a necessidade de ficar passando a todo momento.
Agora usar Game Genie code e coisas do gênero, no way!
Tive a oportunidade ser amigo de um piloto da revista Videogame e nos anos 90 não existia esses adventos e nada o impedia de fechar qualquer jogo dado como missão (também o vi ficando com problemas psicológicos sérios por esse mesmo motivo... Shocked ).

Bom, vou tentar terminar Yo Noid hoje...

descriptionSobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração" EmptyRe: Sobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração"

more_horiz
Boas questões. Seguirei o seu padrão e darei minha visão dos fatos:

Dificuldade dos games -> Num tenho muito a acrescentar, concordo com você. Mas como nos games existe modo easy ou very easy então na maioria dos casos a pessoa sofre porque quer.... Quando não tem a opção (principalmente em games antigos) é tudo na base da "decoreba" ou apelação, é só pegar o jeito....

Save States -> Não entendo o preconceito com isso. Eu não vejo diferença em save state e nos saves automáticos nos games atuais, "ah mais não tinha originalmente nos games antigos", claro que não, já tinham pouco recurso de memoria e iriam usar uma boa parte para salvar em qualquer lugar??? Um exemplo que eu dou é Kid Charmeleon, o game é longo e difícil e fechar o game sem Save State é para profissionais, eu nunca vou conseguir fechar esse sem Save State (tá, "nunca" é exagero, mas penaria horrores até conseguir). E quem nunca usou cheat ou recorreu a detonado na vida que atire a primeira pedra!

Série superior e "melhor do gênero/geração" -> Totalmente relativo e no fim não vai passar de opinião pessoal. Eu poderia citar vários games que eu gosto e não são bem aceitos como citar um monte de games idolatrados que eu acho uma merda. O problema não é embasar e dar "razões" do porque Sonic é melhor que Mario ou Chrono Trigger é melhor Phantasy Star (só exemplos tá gente? não quero briguinha no topico), o problema é pegar um gosto pessoal e (quase) único e querer enfiar na goela dos outros como se fosse a "verdade absoluta", e as vezes - como eu vejo acontecer em foruns da vida - querer pegar a opinião de terceiros que concordam comigo (entenda, IGN, metacritics, blogueiros/canais de youtube e derivados) e mostrar como se algumas pessoas pensassem igual a mim transformasse a minha opinião em verdade "doa a quem doer", isso para mim é falta de personalidade e necessidade de auto-afirmação, mas como a maioria que faz isso é moleque já tá explicado.

No fim, devemos ter respeito e entender opiniões contrarias mesmo que não gostemos já que só é uma opinião como a nossa.

descriptionSobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração" EmptyRe: Sobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração"

more_horiz
Save state>>>>>All.Uso mesmo e que se foda... Tenho vida e tenho um penis insaciavel...

descriptionSobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração" EmptyRe: Sobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração"

more_horiz
sorte que o kaneda não pode usar save state na vida real... ia ficar dando load antes de comer uma mulher pra testar todas as posições possíveis antes da noite acabar

descriptionSobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração" EmptyRe: Sobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração"

more_horiz
Não curto muito detonado, tbm acho chato ficar seguindo as coisas...
Agora, as vezes vc pega um jogo desgramado que tem que recorrer a alguma ajuda.

Quando era garoto, jogávamos em 2, 3 ou 4 pessoas, as vezes.
Um tava jogando e os outros acompanhavam ajudando a enfrentar os obstáculos e tudo mais.
Hoje já não temos esse tempo nem paciência pra ficar dias, as vezes meses jogando um único jogo. O save ajuda muito nesses casos...

Jogo mais pra passar o tempo, e como se desse os off ao redor e ficasse ali, em paz. Fico mais tranquilo jogando do que vendo filmes, as vezes. Se pegar um jogo que exige bem, vou precisar de tempo e calma pra jogar... O que tá raro hoje em dia.

descriptionSobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração" EmptyRe: Sobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração"

more_horiz
Joguem Super Ghost and Ghouls (snes) sem save.
Se alguém tiver zerado, me avisa...

descriptionSobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração" EmptyRe: Sobre Save States, Dificuldade dos Games e "melhores do gênero/geração"

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder