dificuldade per se não é atributo ou exclusividade de uma geração
vide super meat boy ou demons souls.
sobre não usar cheat, é uma opção sua. Eu não trato os games como um "esporte", onde o desafio é que te motiva, mas como "entretenimento", então se começa a frustrar demais algo deu errado
final fantasy tactics é um exemplo. Nele é gostoso ficar treinando abusivamente os personagens, mas a dificuldade é desparelha DEMAIS. não é raro você matar um chefe poderoso com dois golpes e quase morrer prum batalhão de fantasmas num encontro aleatório. Fora o desequilíbrio interno (ninjas destruindo tudo, bugs, apelações, etc.)
Também é um caso em que os jogadores tomaram partido pra deixar o game mais desafiador e "justo". existem dezenas de hacks rebalanceando tudo o que é necessário, dependendo do gosto e tipo de jogador
Os últimos games da bethesda (ender scrolls e fallout 3/new vegas), bem como RPGs muito amplos (baldur's gate, neverwinternights) sofrem do mesmo mal e são salvos pelos games da mesma forma