1. Jogos Exclusivos por Ordem Alfabética
Amped Freestyle Snowboarding
Desenvolvido por Indie Built
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 19 de Novembro de 2001
Descrição: Outro jogo disponivel logo no lançamento do console nos Estados Unidos era um concorrente direto da série Cool Boarders que foi um sucesso no primeiro PlayStation, da novissima série SSX, que na época ainda era exclusiva do PlayStation 2 e da série 1080º da Nintendo. O jogo trás uma montanha gigante dividida em várias partes pra você explorar e jogar do seu jeito. São mais de 100 maneiras de se chegar até a parte mais baixa da montanha e mais de 150 músicas na trilha sonora, e também a possibilidade de tocar as suas próprias músicas direto do HD. Também há um grande número de manobras para se fazer no jogo.
Amped 2
Desenvolvido por Indie Built
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 28 de Outubro de 2003
Descrição: Não há muito o que se falar aqui: duplicaram a quantidade de músicas, adicionaram suporte à Xbox Live e aprimoraram um pouco a jogabilidade e os gráficos. No mais, ao inves de apenas uma montanha agora há mais para se escolher e tem suporte para 480p.
Apex(USA)/Racing Evoluzione(EUR)
Desenvolvido por Milestone S.r.l
Publicado por Atari
Lançamento: 17 de Fevereiro de 2003
Curiosidade: Este jogo não foi lançado no Japão.
Descrição: Produzido pela empresa Italiana Milestone, veio esse jogo de corrida com gráficos excelentes, várias opções de customizar os carros e vários circuitos para se correr. Se não fosse a I.A. agressiva, que mais se preocupa em te colocar pra fora da pista do que propriamente correr, poderia ter levado uma nota maior na midia e chamado mais atenção dos jogadores.
Azurik: Rise of Perathia
Desenvolvido por Adrenium
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 25 de Novembro de 2001
Curiosidade: Este jogo não foi lançado no Japão.
Descrição: Um dos primeiros lançamentos para o Xbox não prezava por ser um "jogão" mas sim por mostrar vários efeitos que apenas o Xbox era capaz de fazer naquela época como a iluminação dinamica do cenário. Valia mais para conhecer os poderes do Xbox do que pelo jogo propriamente dito, mas não era de todo ruim. Apenas faltou um polimento melhor pro jogo ser um pouco melhor. Recebeu várias notas entre 5 e 6,5 na midia especializada.
Sobre o jogo: Você controla o personagem Azurik, um jovem guerreiro de sua raça que não foi treinado por nenhum mestre e tem como posse uma arma poderosissima que pode ser combinada com os 4 elementos que garantem o balanço da sua terra. Quando esses 4 artefatos são roubados, ele parte em uma jornada pelas 4 cantos do mundo para recupera-las e obter todos os seus poderes de volta para derrotar o seu inimigo, assim como restaurar o balanço do planeta.
A jogabidade não era 100% mas depois de um tempo você se acostuma com ela, os gráficos como citado anteriormente são um dos melhores da leva inicial do Xbox e o departamento sonoro deixa a desejar na maior parte do jogo.
Bicycle Casino
Desenvolvido por Leaping Lizard
Publicado por Activision Value
Lançamento: 26 de Outubro de 2004
Curiosidade: o jogo foi lançado apenas nos Estados Unidos.
Sobre o jogo: não há muito o que se falar desse aqui: é apenas uma compilação com todos os jogos de azar disponiveis em qualquer cassino por ai com modo online e offline para 4 pessoas jogarem e fazerem suas apostas juntas.
Blinx: The Time Swapper
Desenvolvido por Artoon
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 07 de Outubro de 2002
Descrição: Blinx foi produzido sob encomenda da Microsoft para ser o mascote oficial do Xbox, visto que na época a Nintendo tinha Mario como mascote e a Sony não tinha uma imagem para assemelhar com o seu console. O jogo foi desenvolvido pelo estúdio Artoon, encabeçado por nada mais, nada menos que Naoto Oshima que foi responsável pela criação dos personagens Sonic e Dr. Robotnik quando ele fazia parte da Sega, além de outros personagens para os jogos Phantasy Star, Sonic CD, Nights into Dreams e Sonic Adventure, além de uma série de outros jogos famosos. A lista completa de jogos que ele produziu você pode conferir no Wikipédia, http://en.wikipedia.org/wiki/Naoto_Ōshima
Sobre o jogo: Você tem o controle sob o personagem que dá nome ao jogo, que é um dos muitos gatos responsáveis pela manuntenção do tempo e do espaço no universo. Quando um acidente acontece em uma parte do universo aonde Blinx havia visto uma bela princesa e se apaixonou a primeira vista, ele não pensa duas vezes e entra naquele plano apenas na intenção de salva-la.
A jogabilidade era um pouco complicada, porque são muitos tipos de cristais que você tem que coletar para obter os poderes de pausar, voltar ou de diminuir a velocidade do tempo e muitas vezes você acaba fazendo combinações que não dão em poder nenhum e o design das fases não é 100% também, muitas vezes deixando você confuso e perdido porque eles são muito mal elaborados. Os gráficos são excelentes para o seu tempo, mesmo hoje em dia ainda parecem bem atuais e muito bem fluidos sem nenhum slowdown e o departamento sonoro é mediano, não fede e nem cheira.
Blinx 2: Masters of Time and Space
Desenvolvido por Artoon
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 16 de Novembro de 2004
Descrição: Continuação direta do jogo anterior, dessa vez o jogo é focado na guerra entre os Gatos e os Porcos pelo dominio de um dos setores do universo. Apesar do titulo ser Blinx e o personagem aparecer na capa do jogo, em momento nenhum você vai controla-lo na aventura. Aqui você controla-rá um grupo de gatos ou porcos contra os outros em fases até expulsar o inimigo totalmente dela. O que mais chama atenção do jogo mesmo é o modo multiplayer, esse sim é bom.
A jogabilidade é praticamente a mesma do jogo anterior, sendo que dessa vez tem os porcos pra dar uma variada no jogo (eles não tem controle sob o tempo, mas podem viajar pelo espaço), os gráficos foram melhorados em relação ao anterior mas não são nenhuma maravilha, apenas cumprem o seu papel, assim como o departamento sonoro
Blood Wake
Desenvolvido por Stormfront Studios
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 18 de Dezembro de 2001
Descrição: seguindo a linha de jogos como "SpyHunter", sendo que com lanchas ao invés de carros, em Blood Wake você joga com o Tenente Shao Kai em um mundo ficticio aonde ele deve enfrentar os inimigos do Shadow Clan que querem criar um novo e poderoso Império para conquistar o mundo.
Sobre o jogo: no modo história, em cada missão vai estar disponível um veículo diferente dependendo do tipo de missão: contra o relógio ou acabar com todos os inimigos da área; são 5 veículos no total. São 28 missões diferenciadas com 12 tipos de armas diferentes disponiveis. Os modos multiplayer são limitados no começo mas a medida que você avança no jogo vão desbloqueando novos modos e mapas.
Breakdown
Desenvolvido por Namco of America
Publicado por Namco
Lançamento: 16 de Março de 2004
Curiosidade: Não confundir com o clássico de 1980 pra Oddyssey 2 e Atari 2600.
Sobre o jogo: Foi descoberto um Complexo Subterrâneo no Japão construido por forças desconhecidas controlado por um ser chamado Nexus, que é o lider dos T'Ian. Você controla Derrick Cole, cuja memória foi apagada graças a uma injeção dos genes dos T'ian. Ele é salvo por uma equipe de resgate e o seu objetivo é destruir todo o complexo e sair dele vivo.
Muitos chamam o jogo de "First Person Shooter" mas ele incorpora alguns elementos de luta corpo-a-corpo e também de magia negra (como em Bioshock). A jogabilidade é a de sempre do gênero, sempre respondendo bem e fluindo de maneira suave, a curva de aprendizado aqui não é tênue. Departamento sonoro cumpre bem o seu papel e o jogo é muito bem dublado em inglês.
Bruce Lee: Quest of the Dragon
Desenvolvido por Ronin Entertainment
Publicado por Universal Interactive
Lançamento: 01 de Julho de 2002
Curiosidade: O jogo estava previsto para sair no Japão, mas devido as notas baixissimas eles cancelaram o lançamento na terra do sol nascente.
Sobre o jogo: você controla um Bruce Lee de 24 anos confrontando diversos inimigos para salvar o seu pai que foi sequestrado e recuperar a mistica Reliquia Dourada de uma organização criminosa conhecida como Black Lotus, que é liderada pela misteriosa Dragon Lady Natascha, cujo pai Chai Wan foi morto por Lee.
São 40 fases em vários lugares do mundo, incluindo Hong Kong e SãO Francisco. A jogabilidade é o pior ponto do jogo: acabou com ele todo, porque em um beat em up aonde a jogabilidade é travada e lenta não dá pra se jogar. Apesar do departamento sonoro ser bom e a história ser até interessante, não foram o suficiente pra salvar o fiasco que foi o jogo.
Brute Force
Desenvolvido por Digital Anvil
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 27 de Maio de 2003
Curiosidade: O jogo foi primeiramente anunciado como um lançamento para PC em 2000, mas logo se tornou um dos títulos exclusivos para o Xbox, graças à compra da Digital Anvil pela Microsoft.
Sobre o jogo: Ele se passa no ano de 2340, aonde os humanos estão viajando por toda a galáxia. O perigo vem quando uma das raças descobertas é na verdade um povo hostil que quer acabar todos os outros seres do universo. São 4 membros na equipe, cada um com a sua história e pontos fracos.
A jogabilidade é a clássica do gênero, com várias esquemas de controle para se escolher, o gráfico apesar de seguir o padrão do Xbox há poucos detalhes pelo cenários - talvez pela possibilidade de se jogar as missões com mais de 1 jogador. Já o departamento sonoro nenhuma super produção, apenas cumpre o papel.
Buffy: The Vampire Slayer
Desenvolvido por Double Helix Games
Publicado por Electronic Arts
Lançamento: 18 de Agosto de 2002
Curiosidade: Esse é o segundo jogo baseado em Buffy lançado, mas é o primeiro a ser lançado em um console.
Sobre o jogo: o jogo se passa na terceira temporada da série, entre os episódios "Revelations" e "Lovers Walk", com a ressureição de "The Master" numa forma fantasma e a busca de um corpo para ser possuido pelo espirito. São 13 missões no total. Muita gente se surpreendeu com o jogo na época porque o jogo além de exclusivo, era muito bom em todos os sentidos: a jogabilidade é intuitiva e bem fácil de se pegar os comandos, a câmera está sempre muito bem posicionada e não atrapalha a ação, os gráficos estão acima da média e o departamento sonoro está no mesmo nivel da série.
Carve
Desenvolvido por Argonaut Games
Publicado por Global Star Software
Lançamento: 24 de Fevereiro de 2004
Curiosidade: O jogo foi lançado apenas nos Estados Unidos.
Sobre o jogo: um belíssimo jogo de jet ski que usava muito do processamento gráfico do Xbox pra fazer belíssimas ondas e cenários. Apesar de que o mesmo não pode ser dito dos personagens que são horriveis. Aqui, nada que chame muita a atenção dos jogadores num geral: é um game mediano feito apenas para fãs do gênero e com suporte à partidas online.
Championship Manager: Season 02/03
Desenvolvido por Eidos Interactive
Publicado por Sports Interactice
Lançamento: 6 de Dezembro de 2002
Curiosidade: o jogo foi lançado apenas na Europa.
Descrição: esse é outro jogo com pouca coisa pra se falar: é o seu manager regular de futebol, com 27 ligas ao redor do mundo, personagens atualizados com o inicio da temporada 2002/2003 e um sistema de transferencia/emprestimo de jogadores aonde é necessário vitórias e títulos para o clube para ter dinheiro.
Chase: Hollywood Stunt Driver
Desenvolvido por I-Imagine
Publicado por Bam! Entertainment
Lançamento: 25 de Setembro de 2002
Curiosidades: O jogo foi um dos primeiros a usar trilha sonoras editadas. Bastava copiar algumas mp3 pro seu disco rigido que o jogo a tocava. Foi lançado apenas nos Estados Unidos.
Sobre o jogo: no controle de uma profissional no volante, você vai ajudar a gravar 4 cenas de filmes Hollywoodianos no Modo Carreira e no Modo Challenge você tem algumas provas pra cumprir. Há também 3 modos multiplayer mas não são muito bons. O jogo é mediano em todos os sentidos.
Chicago Enforcer
Desenvolvido por Touchdown Entertainment
Publicado por Kemco
Lançamento: 23 de Fevereiro de 2005
Curiosidades: Kemco é a empresa que lançou o jogo Top Gear nos tempos áureos do Super Nintendo. O jogo foi lançado apenas nos Estados Unidos.
Sobre o jogo: Chicago Enforcer é um jogo sobre a mafia de Chicago nos anos 30, com o protagonista tentando fazer seu nome no crime. O problema do jogo não é ele ser um FPS ou ter gráficos medianos e sim a jogabilidade que acaba com qualquer possibilidade se você gostar do jogo.
Os inimigos te acertam facilmente mas o contrário não acontece; você terá dores de cabeça tentando acertar inimigos que estão bem na rua frente. Quase não há música durante as fases e quando tem é bem rápido e o resto se resume a pessoas gritando e o som das balas. Com uma melhor polida teria feito sucesso.
Classified: The Sentinel Crisis
Desenvolvido por Torus Games
Publicado por Global Star Software
Lançamento: 24 de Maio de 2005
Curiosidades: Uma versão para PlayStation 2 estava nos planos mas foi cancelada. O jogo levou uma das notas mais baixas em jogos lançados de Xbox na IGN: 2,1 de 10. Não foi lançado no Japão.
Sobre o jogo: Esse é mais um daqueles FPS que você controla um persgonagem de um pelotão militar com super armaduras com poderes e afins. Pra variar, a história o personagem é um rebelde que está querendo destruir o seu criador.
O jogo recebeu notas baixas não por ser ruim no geral mas por contér apenas um modo de jogo que é super fácil, repetido e com Inteligencia Artificial muito burra. Nem os gráficos estavam à altura da plataforma.
Conker: Live and Reloaded
Desenvolvido por RARE
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 21 de Junho de 2005
Descrição: Remake do clássico do Nintendo 64 Conkers Bad Fur Day, trouxe uma série de novidades como modo Single Player refeito e com gráficos estonteantes pro Xbox além de um multiplayer online pra 16 pessoas com suporte a chat por voz. Se esse jogo levou o Nintendo 64 ao limite, com certeza levou o Xbox também porque foram adicionadas novas piadas, pequenas novas partes aqui e ali pra dar um ar de novo mas sem tirar o que o original tinha de melhor.
Sobre o jogo: Você controla Conker, um esquilo "mutcho loco" que está de ressaca depois de uma noitada com os amigos e acaba pegando o caminho errado na hora de voltar pra casa e acaba se metendo numa fria com o Rei Tigre. Tudo no jogo é bizarro: você irá fazer vacas cagarem até encher um poço de merda, espetará a bunda de uma grande bola de folhas na fazenda, ajudará um antigo Rei Abelha a fazer sexo com uma flor peituda, irá mijar em diabinhos de fogo para derrota-los... As situações são as mais variadas e loucas!
A jogabilidade pode te pregar umas peças na hora de saltar, mas com o tempo você pega o timing correto do salto e também de usar a calda pra planar ai fica tudo sussa, os gráficos são de esfarelar a mandibula; parecem até que são de um jogo da primeira leva do Xbox 360 de tão perfeitos e o departamento sonoro sempre presente com alguma coisa hilária e haver com a cena que está passando.
Crimson Sea
Desenvolvido por Koei
Publicado por Koei
Lançamento: 12 de Dezembro de 2002
Curiosidade: esse jogo é exclusivo do Xbox, mas sua continuação foi lançada exclusivamente para PlayStation 2.
Sobre o jogo: como a Koei tinha um contrato de exclusividade nas primeiras versões lançadas de Dynasty Warriors para PlayStation 2, ela decidiu iniciar uma nova franquia no console da Microsoft. Esse jogo é como se fosse uma versão futurista de DW, também com bastante inimigos na tela e o sistema de dominar cenários e guiar exércitos.
Você controla o personagem Sho, e ele tem a disposição uma arma laser e um Neo-Psionic, uma arma com vários efeitos diferentes. As armas contem 3 partes cada uma, que podem ser customizadas entre uma fase e outra. O jogo não fez muito sucesso mas é bastante divertido e variado. Um jogo que fazia juz ao hardware do Xbox.
Dance Dance Revolution Ultramix (Série)
Desenvolvido por Konami Digital Entertainment
Publicado por Konami Digital Entertainment
Lançamento: 19 de Novembro de 2003 (1); 18 de Novembro de 2004 (2); 15 de Novembro de 2005 (3); 16 de Novembro de 2006
Curiosidades: foi o primeiro jogo da série em que o jogador podia jogar online e também comprar novas músicas para o jogo. Essa série é exclusiva do Xbox, porém reune músicas e modos de versões do PlayStation 2. Na Europa o jogo se chama: Dance Dance Revolution Unleashed.
Sobre o jogo: não há muito o que falar na verdade, é apenas jogos comuns da série DDR para o Xbox, que são melhores jogados com o tapete que acompanhava o jogo. O diferencial dessa versão para as outras é que era possivel jogar online pela Live. No Japão esses jogos nunca viram a cor do dia.
Dead or Alive 3
Desenvolvido por Team Ninja
Publicado por Tecmo
Lançamento: 15 de Novembro de 2001
Curiosidades: há toda uma história por trás do lançamento desse jogo na plataforma de Bill Gates: primeiro a Microsoft convidou a Team Ninja para publicar jogos exclusivamente pro Xbox em 2001 porém Tomonobu Itagaki estava ocupado fazendo seu jogo de ninjas no PlayStation 2. Só depois de muita insistência Itagaki disse que aceitava lançar jogos exclusivamente no Xbox se o produtor da Microsoft ganhasse dele no Dead or Alive 2 - e o cara ganhou 3 vezes dele. Feito isso, Itagaki prometeu "dar uma olhada" no kit de desenvolvimento do Xbox e se impressionou com as capacidades do console e logo migrou todos os seus projetos exclusivamente para o console sem pensar duas vezes. O que irritou um pouco à Tecmo, já que a empresa tinha o PlayStation 2 como console base em todos os seus projetos.
Sobre o jogo: seu desenvolvimento foi curto porém bastante aproveitador, segundo Itagaki. Começou como sendo mais uma versão de Dear or Alive 2 mas acabou se transformando em um jogo totalmente novo no desenvolvimento. Ele facilitou um pouco a jogabilidade nessa versão, buscando novos jogadores para o jogo. Os golpes saiam com mais facilidade, incluindo os reversais e os golpes tiravam menos sangue - visando uma luta maior.
A movimentação em 3D pelo cenário também ficou mais fácil e intuitiva e ele expandiu os cenários para um tamanho ainda maior do que já eram na segunda versão fazendo com que alguns cenários você caia diversas vezes até chegar em "terra firme". Porém, o jogo nunca chamou muita atenção dos jogadores por focar muito apenas nas gostosas balançando seios do que criar um roteiro sólido e uma jogabilidade complexa.
Dead or Alive Xtreme Beach Volleyball
Desenvolvido por Team Ninja
Publicado por Tecmo
Lançamento: 22 de Janeiro de 2003
Curiosidades: esse foi o primeiro de (até agora) três jogos da série com o tema de vôlei na praia com as personagens femininas do jogo.
Sobre o jogo: mais uma demonstração de que a série sempre foi focada nas moças peitudas, o Team Ninja decidiu criar um jogo de volei de praia só com elas. A engine foi criada exclusivamente pro jogo e seria usada novamente nos futuros releases, porém usava gráficos de ponta e efeitos novos em relação a DOA3. A jogabilidade é bem simples, fazendo o uso de apenas 2 botões.
No modo principal do jogo, você escolhe uma das moças e participa de uma competição durante 2 semanas numa ilha paradisiaca. O jogo é dividido em 3 turnos: manhã, tarde e noite. De manhã e de tarde você pode ou jogar uma partida de volei 2x2 na areia, participar de um dos mini-games presentes ou fazer novas amizades pela ilha. Já à noite, você pode escolher um dos tipos de jogos de azar pra fazer algum dinheiro e conseguir comprar mais biquinis e itens pra sua personagem.
Dead or Alive Ultimate
Desenvolvido por Team Ninja
Publicado por Tecmo
Lançamento: 26 de Outubro de 2004
Curiosidades: esse foi o segundo jogo de luta 3D a ter jogatina online, o primeiro foi Mortal Kombat Deception. O jogo é compatível com o Xbox 360.
Sobre o jogo: ele é uma coletânea com 2 DVDs com os dois primeiros jogos da série. No primeiro disco, um remake expandido de Dead or Alive 2 usando os gráficos de "Dead or Alive Xtreme Beach Volleyball" com as mecânicas novas de "Dead or Alive 3", novas roupas, modo online e Hitomi (personagem que só foi introduzida na série no 3). O jogo contém 12 modos diferentes que podem ser jogados também online.
No disco 2 há um port de Dead or Alive do Sega Saturn com direito a uma polida nas falhas poligonais que eram comuns nos consoles da época porém sem nenhuma adição nova tirando a polida. Na edição de colecionador americana, vinham 2 cards aleatorios com foto dos personagens do jogo. Já no Japão o jogo recebeu um bundle com um Xbox Azul-Transparente com os dizeres "Dead or Alive Online" (titulo do jogo no Japão) e alguns temas exclusivos baseados em Kasumi.
Na versão americana, foi incluido um "Booster Pack" para Dead or Alive 3, contendo correções na jogabilidade, roupas e abertura exclusivas das versões japonesa e européia que sairam depois e tiveram extras que a americana não tinha.
Deathrow
Desenvolvido por SouthEnd Interactive
Publicado por Ubisoft
Lançamento: 22 de Outubro de 2002
Curiosidade: embora o jogo não tenha vendido muito, vários sites deram notase o elogiaram bastante no seu lançamento. O jogo é retrocompatível no Xbox 360 e foi lançado apenas na Europa.
Descrição: apesar do nome sugerir outra coisa, Deathrow é um jogo de esportes. Um novo esporte inventado especialmente para o jogo chamado de "Blitz", que é uma mistura de hockey, frisbee e luta. Na época do seu lançamento, o jogo usava alguns efeitos gráficos avançados como bump mapped (impacto dependendo do tipo de chão ou parede) e efeitos de luz sofisticados. Ele também foi um dos primeiros jogos que permitia usar a trilha sonora direto do HD do Xbox.
Sobre o jogo: você escolhe a sua "facção" entre as 4 disponiveis e corre atrás de vencer o campeonato para continuar vivo. O jogo é uma pura demonstração de violência escondida por trás de um esporte futurista que eles inventaram. A grande sacada aqui mesmo é jogar com os amigos, pois o modo "história" é cheio de diálogos feios e coisas bizarras.
Dino Crisis 3
Desenvolvido por Capcom
Publicado por Capcom
Lançamento: 16 de Setembro de 2003
Curiosidade: Um release para PlayStation 2 estava planejado mas foi cancelado.
Descrição: O Gamecube tinha Resident Evil. O PlayStation 2 tinha Devil May Cry e Onimusha. E o Xbox? Bem, ele não tinha nenhum exclusivo da Capcom, até que a Microsoft pediu pelo lançamento desse jogo apenas no Xbox. E não foi preciso muito esforço, já que o jogo foi um fracasso comercial e a Capcom acabou desistindo de lançar o jogo em outras plataformas. O jogo se passa no ano de 2548, uma época em que os homens vivem no espaço porque acabaram os recursos naturais do Planeta Terra e o seu time vai explorar uma nave espacial que pensava-se ter sido destruida a 300 anos atrás. É ai que tudo começa.
Sobre o jogo: Você controla Patrick Tyler e Sonya Hart à bordo da nave/colônia U.N. Ozymandias, que sumiu do radar a 300 anos atrás e ninguém tinha-a avistado desde então. Quando se começa a explorar a nave, começam a aparecer monstros estranhos (aka dinossauros) e você tem que explorar inteiramente a colonia em busca de respostas para o porque desses monstros teram aparecido.
A jogabilidade é boa, o que mais atrapalha é a camera que muita vezes fica posicionada em uma posição ruim bloqueando a visão do inimigo e atrapalhando um pouco, os gráficos não são uma maravilha mas cumprem o seu papel na atmosfera sombria do jogo e o departamento sonoro passa quase despercebido se não fossem as cenas de ação.
Dungeons & Dragons: Heroes
Desenvolvido por Atari
Publicado por Atari
Lançamento: 16 de Setembro de 2003
Curiosidade: esse jogo sempre é comparado com Baldur's Gate: Dark Alliance devido as suas várias semelhanças gráficas e no gameplay.
Descrição: o jogo foi feito para ser jogado de 4 jogadores. Mais uma das semelhanças com Baldur's Gate: DA, que era feito para 2 jogadores, porém o controle da câmera te dá mais liberdade em D&D:H. As armas também são bem familiares nos dois jogos, o que fez muitos sites darem notas baixas e/ou razoáveis a esse jogo na época: ele era um mero clone de outro jogo com regras de D&D e multiplayer.
Sobre o jogo: A história gira em torno dos 4 heróis, cada um pertencente a uma classe diferente em ordem de derrotar Kaedin, um mago do mal que criou uma gema para controlar as 4 Gemas de Planar e roubar todos os poderes para si próprio. Nada é muito caprichado e os gráficos ficaram um pouco abaixo da média para dar suporte aos 4 jogadores.
Forza Motorsport
Desenvolvido por Turn 10 Studios
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 12 de Maio de 2005
Curiosidade: esse jogo era um dos poucos do Xbox que permitiam que 8 jogadores jogassem simultaneamente, tanto em rede quanto online e também dava suporte à trilhas sonoras editadas.
Descrição: até 2005, a Microsoft não tinha um simulador de corrida no Xbox para concorrer com a série Gran Turismo, porém quando esse jogo saiu finalmente a série GT recebeu um concorrente à altura. Dizer que Forza é mais bem feito que Gran Turismo 4 é óbvio, afinal o hardware do Xbox era muito superior ao do PlayStation 2 porém há um empate técnico entre os dois jogos.
Gran Turismo 4 tinha mais carros, pistas e modos de jogo, porém os carros de Forza são mais potentes, excluindo muitos carros de passeio que são lentos, as pistas são mais parecidas com as reais nos cenários e os modos multiplayer estão disponiveis para mais de 2 jogadores. O que tem de sobra em um, falta no outro e vice-versa.
Sobre o jogo: São 231 carros para você comprar, divididas em classes que vão de F, D, C, B, A, S, R3, R2 e R1 cada uma de acordo com o motor e a classe que o carro pertence. Há também dano aos carros, coisa que não tinha em GT4, além de permitir a customização de alguns dos veículos com um certo nível de complexidade permitida. A Engine usada no jogo foi uma proprietária que foi expandida depois em Forza 2 no Xbox 360.
Essa engine é bem complexa, permitindo até que você faça uma analíse telemétrica do carro enquanto está correndo ainda. Entre as pistas presentes, há também uma série de pistas feitas exclusivamente pro jogo, nos mais variados ambientes como neve, montanha, praias, etc.
Galleon
Desenvolvido por Confounding Factor
Publicado por SCi (Europa) / Atlus (Estados Unidos)
Lançamento: 11 de Junho de 2004
Curiosidade: esse jogo foi produzido por Toby Gard, o homem por trás do primeiro jogo da série Tomb Raider e também pelo reboot feito pela Crystal Dynamics em 2006.
Descrição: esse jogo era pra ter sido lançado no primeiro PlayStation, como um título independente porém ele foi adiado por anos até finalmente ser lançado para Xbox. Infelizmente o orçamento da empresa era muito baixo para desenvolver um jogo de grande porte como esse então ele acabou recebendo um acabamento gráfico muito abaixo da média, fazendo com que o jogo mais parecesse com um jogo do primeiro PlayStation.
As registas até deram notas médias entre 5-7 para o jogo mas a falta de acabamento e os controles ruins tiram muito da graça ao joga-lo, é uma recomendação jogar apenas por curiosidade e não levar muito a sério.
Greg Hastings Tournament Paintball
Desenvolvido por The Whole Experience
Publicado por Activision
Lançamento: 16 de Novembro de 2004
Curiosidade: o jogo foi lançado apenas nos Estados Unidos e chegou a entrar no Top 10 de jogos mais jogados na Xbox Live em 2004.
Descrição: bem, o que falar desse jogo? Nos Estados Unidos eles inventam ligas e campeonatos de praticamente tudo então não demorou muito a aparecerem os jogos de paintball para consoles e PCs. Usando da engine dos Call of Duty lançados para Xbox, você tem uma série de campeonatos, arenas e modos multiplayer para usufuir. Nada muito sério, afinal é um jogo de paintball.
Continua aqui: http://www.retrogamesbrasil.com/t1920p25-xbox-e-seus-jogos-exclusivos#286530
Última edição por Usopp em Qui 12 Jul 2012, 00:23, editado 31 vez(es)
Amped Freestyle Snowboarding
Desenvolvido por Indie Built
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 19 de Novembro de 2001
Descrição: Outro jogo disponivel logo no lançamento do console nos Estados Unidos era um concorrente direto da série Cool Boarders que foi um sucesso no primeiro PlayStation, da novissima série SSX, que na época ainda era exclusiva do PlayStation 2 e da série 1080º da Nintendo. O jogo trás uma montanha gigante dividida em várias partes pra você explorar e jogar do seu jeito. São mais de 100 maneiras de se chegar até a parte mais baixa da montanha e mais de 150 músicas na trilha sonora, e também a possibilidade de tocar as suas próprias músicas direto do HD. Também há um grande número de manobras para se fazer no jogo.
Screenshots:
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Amped 2
Desenvolvido por Indie Built
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 28 de Outubro de 2003
Descrição: Não há muito o que se falar aqui: duplicaram a quantidade de músicas, adicionaram suporte à Xbox Live e aprimoraram um pouco a jogabilidade e os gráficos. No mais, ao inves de apenas uma montanha agora há mais para se escolher e tem suporte para 480p.
Screenshots:
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Apex(USA)/Racing Evoluzione(EUR)
Desenvolvido por Milestone S.r.l
Publicado por Atari
Lançamento: 17 de Fevereiro de 2003
Curiosidade: Este jogo não foi lançado no Japão.
Descrição: Produzido pela empresa Italiana Milestone, veio esse jogo de corrida com gráficos excelentes, várias opções de customizar os carros e vários circuitos para se correr. Se não fosse a I.A. agressiva, que mais se preocupa em te colocar pra fora da pista do que propriamente correr, poderia ter levado uma nota maior na midia e chamado mais atenção dos jogadores.
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Azurik: Rise of Perathia
Desenvolvido por Adrenium
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 25 de Novembro de 2001
Curiosidade: Este jogo não foi lançado no Japão.
Descrição: Um dos primeiros lançamentos para o Xbox não prezava por ser um "jogão" mas sim por mostrar vários efeitos que apenas o Xbox era capaz de fazer naquela época como a iluminação dinamica do cenário. Valia mais para conhecer os poderes do Xbox do que pelo jogo propriamente dito, mas não era de todo ruim. Apenas faltou um polimento melhor pro jogo ser um pouco melhor. Recebeu várias notas entre 5 e 6,5 na midia especializada.
Sobre o jogo: Você controla o personagem Azurik, um jovem guerreiro de sua raça que não foi treinado por nenhum mestre e tem como posse uma arma poderosissima que pode ser combinada com os 4 elementos que garantem o balanço da sua terra. Quando esses 4 artefatos são roubados, ele parte em uma jornada pelas 4 cantos do mundo para recupera-las e obter todos os seus poderes de volta para derrotar o seu inimigo, assim como restaurar o balanço do planeta.
A jogabidade não era 100% mas depois de um tempo você se acostuma com ela, os gráficos como citado anteriormente são um dos melhores da leva inicial do Xbox e o departamento sonoro deixa a desejar na maior parte do jogo.
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Bicycle Casino
Desenvolvido por Leaping Lizard
Publicado por Activision Value
Lançamento: 26 de Outubro de 2004
Curiosidade: o jogo foi lançado apenas nos Estados Unidos.
Sobre o jogo: não há muito o que se falar desse aqui: é apenas uma compilação com todos os jogos de azar disponiveis em qualquer cassino por ai com modo online e offline para 4 pessoas jogarem e fazerem suas apostas juntas.
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Blinx: The Time Swapper
Desenvolvido por Artoon
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 07 de Outubro de 2002
Descrição: Blinx foi produzido sob encomenda da Microsoft para ser o mascote oficial do Xbox, visto que na época a Nintendo tinha Mario como mascote e a Sony não tinha uma imagem para assemelhar com o seu console. O jogo foi desenvolvido pelo estúdio Artoon, encabeçado por nada mais, nada menos que Naoto Oshima que foi responsável pela criação dos personagens Sonic e Dr. Robotnik quando ele fazia parte da Sega, além de outros personagens para os jogos Phantasy Star, Sonic CD, Nights into Dreams e Sonic Adventure, além de uma série de outros jogos famosos. A lista completa de jogos que ele produziu você pode conferir no Wikipédia, http://en.wikipedia.org/wiki/Naoto_Ōshima
Sobre o jogo: Você tem o controle sob o personagem que dá nome ao jogo, que é um dos muitos gatos responsáveis pela manuntenção do tempo e do espaço no universo. Quando um acidente acontece em uma parte do universo aonde Blinx havia visto uma bela princesa e se apaixonou a primeira vista, ele não pensa duas vezes e entra naquele plano apenas na intenção de salva-la.
A jogabilidade era um pouco complicada, porque são muitos tipos de cristais que você tem que coletar para obter os poderes de pausar, voltar ou de diminuir a velocidade do tempo e muitas vezes você acaba fazendo combinações que não dão em poder nenhum e o design das fases não é 100% também, muitas vezes deixando você confuso e perdido porque eles são muito mal elaborados. Os gráficos são excelentes para o seu tempo, mesmo hoje em dia ainda parecem bem atuais e muito bem fluidos sem nenhum slowdown e o departamento sonoro é mediano, não fede e nem cheira.
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Blinx 2: Masters of Time and Space
Desenvolvido por Artoon
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 16 de Novembro de 2004
Descrição: Continuação direta do jogo anterior, dessa vez o jogo é focado na guerra entre os Gatos e os Porcos pelo dominio de um dos setores do universo. Apesar do titulo ser Blinx e o personagem aparecer na capa do jogo, em momento nenhum você vai controla-lo na aventura. Aqui você controla-rá um grupo de gatos ou porcos contra os outros em fases até expulsar o inimigo totalmente dela. O que mais chama atenção do jogo mesmo é o modo multiplayer, esse sim é bom.
A jogabilidade é praticamente a mesma do jogo anterior, sendo que dessa vez tem os porcos pra dar uma variada no jogo (eles não tem controle sob o tempo, mas podem viajar pelo espaço), os gráficos foram melhorados em relação ao anterior mas não são nenhuma maravilha, apenas cumprem o seu papel, assim como o departamento sonoro
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Blood Wake
Desenvolvido por Stormfront Studios
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 18 de Dezembro de 2001
Descrição: seguindo a linha de jogos como "SpyHunter", sendo que com lanchas ao invés de carros, em Blood Wake você joga com o Tenente Shao Kai em um mundo ficticio aonde ele deve enfrentar os inimigos do Shadow Clan que querem criar um novo e poderoso Império para conquistar o mundo.
Sobre o jogo: no modo história, em cada missão vai estar disponível um veículo diferente dependendo do tipo de missão: contra o relógio ou acabar com todos os inimigos da área; são 5 veículos no total. São 28 missões diferenciadas com 12 tipos de armas diferentes disponiveis. Os modos multiplayer são limitados no começo mas a medida que você avança no jogo vão desbloqueando novos modos e mapas.
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Breakdown
Desenvolvido por Namco of America
Publicado por Namco
Lançamento: 16 de Março de 2004
Curiosidade: Não confundir com o clássico de 1980 pra Oddyssey 2 e Atari 2600.
Sobre o jogo: Foi descoberto um Complexo Subterrâneo no Japão construido por forças desconhecidas controlado por um ser chamado Nexus, que é o lider dos T'Ian. Você controla Derrick Cole, cuja memória foi apagada graças a uma injeção dos genes dos T'ian. Ele é salvo por uma equipe de resgate e o seu objetivo é destruir todo o complexo e sair dele vivo.
Muitos chamam o jogo de "First Person Shooter" mas ele incorpora alguns elementos de luta corpo-a-corpo e também de magia negra (como em Bioshock). A jogabilidade é a de sempre do gênero, sempre respondendo bem e fluindo de maneira suave, a curva de aprendizado aqui não é tênue. Departamento sonoro cumpre bem o seu papel e o jogo é muito bem dublado em inglês.
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Bruce Lee: Quest of the Dragon
Desenvolvido por Ronin Entertainment
Publicado por Universal Interactive
Lançamento: 01 de Julho de 2002
Curiosidade: O jogo estava previsto para sair no Japão, mas devido as notas baixissimas eles cancelaram o lançamento na terra do sol nascente.
Sobre o jogo: você controla um Bruce Lee de 24 anos confrontando diversos inimigos para salvar o seu pai que foi sequestrado e recuperar a mistica Reliquia Dourada de uma organização criminosa conhecida como Black Lotus, que é liderada pela misteriosa Dragon Lady Natascha, cujo pai Chai Wan foi morto por Lee.
São 40 fases em vários lugares do mundo, incluindo Hong Kong e SãO Francisco. A jogabilidade é o pior ponto do jogo: acabou com ele todo, porque em um beat em up aonde a jogabilidade é travada e lenta não dá pra se jogar. Apesar do departamento sonoro ser bom e a história ser até interessante, não foram o suficiente pra salvar o fiasco que foi o jogo.
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Brute Force
Desenvolvido por Digital Anvil
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 27 de Maio de 2003
Curiosidade: O jogo foi primeiramente anunciado como um lançamento para PC em 2000, mas logo se tornou um dos títulos exclusivos para o Xbox, graças à compra da Digital Anvil pela Microsoft.
Sobre o jogo: Ele se passa no ano de 2340, aonde os humanos estão viajando por toda a galáxia. O perigo vem quando uma das raças descobertas é na verdade um povo hostil que quer acabar todos os outros seres do universo. São 4 membros na equipe, cada um com a sua história e pontos fracos.
A jogabilidade é a clássica do gênero, com várias esquemas de controle para se escolher, o gráfico apesar de seguir o padrão do Xbox há poucos detalhes pelo cenários - talvez pela possibilidade de se jogar as missões com mais de 1 jogador. Já o departamento sonoro nenhuma super produção, apenas cumpre o papel.
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Buffy: The Vampire Slayer
Desenvolvido por Double Helix Games
Publicado por Electronic Arts
Lançamento: 18 de Agosto de 2002
Curiosidade: Esse é o segundo jogo baseado em Buffy lançado, mas é o primeiro a ser lançado em um console.
Sobre o jogo: o jogo se passa na terceira temporada da série, entre os episódios "Revelations" e "Lovers Walk", com a ressureição de "The Master" numa forma fantasma e a busca de um corpo para ser possuido pelo espirito. São 13 missões no total. Muita gente se surpreendeu com o jogo na época porque o jogo além de exclusivo, era muito bom em todos os sentidos: a jogabilidade é intuitiva e bem fácil de se pegar os comandos, a câmera está sempre muito bem posicionada e não atrapalha a ação, os gráficos estão acima da média e o departamento sonoro está no mesmo nivel da série.
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Carve
Desenvolvido por Argonaut Games
Publicado por Global Star Software
Lançamento: 24 de Fevereiro de 2004
Curiosidade: O jogo foi lançado apenas nos Estados Unidos.
Sobre o jogo: um belíssimo jogo de jet ski que usava muito do processamento gráfico do Xbox pra fazer belíssimas ondas e cenários. Apesar de que o mesmo não pode ser dito dos personagens que são horriveis. Aqui, nada que chame muita a atenção dos jogadores num geral: é um game mediano feito apenas para fãs do gênero e com suporte à partidas online.
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Championship Manager: Season 02/03
Desenvolvido por Eidos Interactive
Publicado por Sports Interactice
Lançamento: 6 de Dezembro de 2002
Curiosidade: o jogo foi lançado apenas na Europa.
Descrição: esse é outro jogo com pouca coisa pra se falar: é o seu manager regular de futebol, com 27 ligas ao redor do mundo, personagens atualizados com o inicio da temporada 2002/2003 e um sistema de transferencia/emprestimo de jogadores aonde é necessário vitórias e títulos para o clube para ter dinheiro.
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Chase: Hollywood Stunt Driver
Desenvolvido por I-Imagine
Publicado por Bam! Entertainment
Lançamento: 25 de Setembro de 2002
Curiosidades: O jogo foi um dos primeiros a usar trilha sonoras editadas. Bastava copiar algumas mp3 pro seu disco rigido que o jogo a tocava. Foi lançado apenas nos Estados Unidos.
Sobre o jogo: no controle de uma profissional no volante, você vai ajudar a gravar 4 cenas de filmes Hollywoodianos no Modo Carreira e no Modo Challenge você tem algumas provas pra cumprir. Há também 3 modos multiplayer mas não são muito bons. O jogo é mediano em todos os sentidos.
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Chicago Enforcer
Desenvolvido por Touchdown Entertainment
Publicado por Kemco
Lançamento: 23 de Fevereiro de 2005
Curiosidades: Kemco é a empresa que lançou o jogo Top Gear nos tempos áureos do Super Nintendo. O jogo foi lançado apenas nos Estados Unidos.
Sobre o jogo: Chicago Enforcer é um jogo sobre a mafia de Chicago nos anos 30, com o protagonista tentando fazer seu nome no crime. O problema do jogo não é ele ser um FPS ou ter gráficos medianos e sim a jogabilidade que acaba com qualquer possibilidade se você gostar do jogo.
Os inimigos te acertam facilmente mas o contrário não acontece; você terá dores de cabeça tentando acertar inimigos que estão bem na rua frente. Quase não há música durante as fases e quando tem é bem rápido e o resto se resume a pessoas gritando e o som das balas. Com uma melhor polida teria feito sucesso.
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Classified: The Sentinel Crisis
Desenvolvido por Torus Games
Publicado por Global Star Software
Lançamento: 24 de Maio de 2005
Curiosidades: Uma versão para PlayStation 2 estava nos planos mas foi cancelada. O jogo levou uma das notas mais baixas em jogos lançados de Xbox na IGN: 2,1 de 10. Não foi lançado no Japão.
Sobre o jogo: Esse é mais um daqueles FPS que você controla um persgonagem de um pelotão militar com super armaduras com poderes e afins. Pra variar, a história o personagem é um rebelde que está querendo destruir o seu criador.
O jogo recebeu notas baixas não por ser ruim no geral mas por contér apenas um modo de jogo que é super fácil, repetido e com Inteligencia Artificial muito burra. Nem os gráficos estavam à altura da plataforma.
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Conker: Live and Reloaded
Desenvolvido por RARE
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 21 de Junho de 2005
Descrição: Remake do clássico do Nintendo 64 Conkers Bad Fur Day, trouxe uma série de novidades como modo Single Player refeito e com gráficos estonteantes pro Xbox além de um multiplayer online pra 16 pessoas com suporte a chat por voz. Se esse jogo levou o Nintendo 64 ao limite, com certeza levou o Xbox também porque foram adicionadas novas piadas, pequenas novas partes aqui e ali pra dar um ar de novo mas sem tirar o que o original tinha de melhor.
Sobre o jogo: Você controla Conker, um esquilo "mutcho loco" que está de ressaca depois de uma noitada com os amigos e acaba pegando o caminho errado na hora de voltar pra casa e acaba se metendo numa fria com o Rei Tigre. Tudo no jogo é bizarro: você irá fazer vacas cagarem até encher um poço de merda, espetará a bunda de uma grande bola de folhas na fazenda, ajudará um antigo Rei Abelha a fazer sexo com uma flor peituda, irá mijar em diabinhos de fogo para derrota-los... As situações são as mais variadas e loucas!
A jogabilidade pode te pregar umas peças na hora de saltar, mas com o tempo você pega o timing correto do salto e também de usar a calda pra planar ai fica tudo sussa, os gráficos são de esfarelar a mandibula; parecem até que são de um jogo da primeira leva do Xbox 360 de tão perfeitos e o departamento sonoro sempre presente com alguma coisa hilária e haver com a cena que está passando.
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Crimson Sea
Desenvolvido por Koei
Publicado por Koei
Lançamento: 12 de Dezembro de 2002
Curiosidade: esse jogo é exclusivo do Xbox, mas sua continuação foi lançada exclusivamente para PlayStation 2.
Sobre o jogo: como a Koei tinha um contrato de exclusividade nas primeiras versões lançadas de Dynasty Warriors para PlayStation 2, ela decidiu iniciar uma nova franquia no console da Microsoft. Esse jogo é como se fosse uma versão futurista de DW, também com bastante inimigos na tela e o sistema de dominar cenários e guiar exércitos.
Você controla o personagem Sho, e ele tem a disposição uma arma laser e um Neo-Psionic, uma arma com vários efeitos diferentes. As armas contem 3 partes cada uma, que podem ser customizadas entre uma fase e outra. O jogo não fez muito sucesso mas é bastante divertido e variado. Um jogo que fazia juz ao hardware do Xbox.
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Dance Dance Revolution Ultramix (Série)
Desenvolvido por Konami Digital Entertainment
Publicado por Konami Digital Entertainment
Lançamento: 19 de Novembro de 2003 (1); 18 de Novembro de 2004 (2); 15 de Novembro de 2005 (3); 16 de Novembro de 2006
Curiosidades: foi o primeiro jogo da série em que o jogador podia jogar online e também comprar novas músicas para o jogo. Essa série é exclusiva do Xbox, porém reune músicas e modos de versões do PlayStation 2. Na Europa o jogo se chama: Dance Dance Revolution Unleashed.
Sobre o jogo: não há muito o que falar na verdade, é apenas jogos comuns da série DDR para o Xbox, que são melhores jogados com o tapete que acompanhava o jogo. O diferencial dessa versão para as outras é que era possivel jogar online pela Live. No Japão esses jogos nunca viram a cor do dia.
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Dead or Alive 3
Desenvolvido por Team Ninja
Publicado por Tecmo
Lançamento: 15 de Novembro de 2001
Curiosidades: há toda uma história por trás do lançamento desse jogo na plataforma de Bill Gates: primeiro a Microsoft convidou a Team Ninja para publicar jogos exclusivamente pro Xbox em 2001 porém Tomonobu Itagaki estava ocupado fazendo seu jogo de ninjas no PlayStation 2. Só depois de muita insistência Itagaki disse que aceitava lançar jogos exclusivamente no Xbox se o produtor da Microsoft ganhasse dele no Dead or Alive 2 - e o cara ganhou 3 vezes dele. Feito isso, Itagaki prometeu "dar uma olhada" no kit de desenvolvimento do Xbox e se impressionou com as capacidades do console e logo migrou todos os seus projetos exclusivamente para o console sem pensar duas vezes. O que irritou um pouco à Tecmo, já que a empresa tinha o PlayStation 2 como console base em todos os seus projetos.
Sobre o jogo: seu desenvolvimento foi curto porém bastante aproveitador, segundo Itagaki. Começou como sendo mais uma versão de Dear or Alive 2 mas acabou se transformando em um jogo totalmente novo no desenvolvimento. Ele facilitou um pouco a jogabilidade nessa versão, buscando novos jogadores para o jogo. Os golpes saiam com mais facilidade, incluindo os reversais e os golpes tiravam menos sangue - visando uma luta maior.
A movimentação em 3D pelo cenário também ficou mais fácil e intuitiva e ele expandiu os cenários para um tamanho ainda maior do que já eram na segunda versão fazendo com que alguns cenários você caia diversas vezes até chegar em "terra firme". Porém, o jogo nunca chamou muita atenção dos jogadores por focar muito apenas nas gostosas balançando seios do que criar um roteiro sólido e uma jogabilidade complexa.
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Dead or Alive Xtreme Beach Volleyball
Desenvolvido por Team Ninja
Publicado por Tecmo
Lançamento: 22 de Janeiro de 2003
Curiosidades: esse foi o primeiro de (até agora) três jogos da série com o tema de vôlei na praia com as personagens femininas do jogo.
Sobre o jogo: mais uma demonstração de que a série sempre foi focada nas moças peitudas, o Team Ninja decidiu criar um jogo de volei de praia só com elas. A engine foi criada exclusivamente pro jogo e seria usada novamente nos futuros releases, porém usava gráficos de ponta e efeitos novos em relação a DOA3. A jogabilidade é bem simples, fazendo o uso de apenas 2 botões.
No modo principal do jogo, você escolhe uma das moças e participa de uma competição durante 2 semanas numa ilha paradisiaca. O jogo é dividido em 3 turnos: manhã, tarde e noite. De manhã e de tarde você pode ou jogar uma partida de volei 2x2 na areia, participar de um dos mini-games presentes ou fazer novas amizades pela ilha. Já à noite, você pode escolher um dos tipos de jogos de azar pra fazer algum dinheiro e conseguir comprar mais biquinis e itens pra sua personagem.
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Dead or Alive Ultimate
Desenvolvido por Team Ninja
Publicado por Tecmo
Lançamento: 26 de Outubro de 2004
Curiosidades: esse foi o segundo jogo de luta 3D a ter jogatina online, o primeiro foi Mortal Kombat Deception. O jogo é compatível com o Xbox 360.
Sobre o jogo: ele é uma coletânea com 2 DVDs com os dois primeiros jogos da série. No primeiro disco, um remake expandido de Dead or Alive 2 usando os gráficos de "Dead or Alive Xtreme Beach Volleyball" com as mecânicas novas de "Dead or Alive 3", novas roupas, modo online e Hitomi (personagem que só foi introduzida na série no 3). O jogo contém 12 modos diferentes que podem ser jogados também online.
No disco 2 há um port de Dead or Alive do Sega Saturn com direito a uma polida nas falhas poligonais que eram comuns nos consoles da época porém sem nenhuma adição nova tirando a polida. Na edição de colecionador americana, vinham 2 cards aleatorios com foto dos personagens do jogo. Já no Japão o jogo recebeu um bundle com um Xbox Azul-Transparente com os dizeres "Dead or Alive Online" (titulo do jogo no Japão) e alguns temas exclusivos baseados em Kasumi.
Na versão americana, foi incluido um "Booster Pack" para Dead or Alive 3, contendo correções na jogabilidade, roupas e abertura exclusivas das versões japonesa e européia que sairam depois e tiveram extras que a americana não tinha.
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Deathrow
Desenvolvido por SouthEnd Interactive
Publicado por Ubisoft
Lançamento: 22 de Outubro de 2002
Curiosidade: embora o jogo não tenha vendido muito, vários sites deram notase o elogiaram bastante no seu lançamento. O jogo é retrocompatível no Xbox 360 e foi lançado apenas na Europa.
Descrição: apesar do nome sugerir outra coisa, Deathrow é um jogo de esportes. Um novo esporte inventado especialmente para o jogo chamado de "Blitz", que é uma mistura de hockey, frisbee e luta. Na época do seu lançamento, o jogo usava alguns efeitos gráficos avançados como bump mapped (impacto dependendo do tipo de chão ou parede) e efeitos de luz sofisticados. Ele também foi um dos primeiros jogos que permitia usar a trilha sonora direto do HD do Xbox.
Sobre o jogo: você escolhe a sua "facção" entre as 4 disponiveis e corre atrás de vencer o campeonato para continuar vivo. O jogo é uma pura demonstração de violência escondida por trás de um esporte futurista que eles inventaram. A grande sacada aqui mesmo é jogar com os amigos, pois o modo "história" é cheio de diálogos feios e coisas bizarras.
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Dino Crisis 3
Desenvolvido por Capcom
Publicado por Capcom
Lançamento: 16 de Setembro de 2003
Curiosidade: Um release para PlayStation 2 estava planejado mas foi cancelado.
Descrição: O Gamecube tinha Resident Evil. O PlayStation 2 tinha Devil May Cry e Onimusha. E o Xbox? Bem, ele não tinha nenhum exclusivo da Capcom, até que a Microsoft pediu pelo lançamento desse jogo apenas no Xbox. E não foi preciso muito esforço, já que o jogo foi um fracasso comercial e a Capcom acabou desistindo de lançar o jogo em outras plataformas. O jogo se passa no ano de 2548, uma época em que os homens vivem no espaço porque acabaram os recursos naturais do Planeta Terra e o seu time vai explorar uma nave espacial que pensava-se ter sido destruida a 300 anos atrás. É ai que tudo começa.
Sobre o jogo: Você controla Patrick Tyler e Sonya Hart à bordo da nave/colônia U.N. Ozymandias, que sumiu do radar a 300 anos atrás e ninguém tinha-a avistado desde então. Quando se começa a explorar a nave, começam a aparecer monstros estranhos (aka dinossauros) e você tem que explorar inteiramente a colonia em busca de respostas para o porque desses monstros teram aparecido.
A jogabilidade é boa, o que mais atrapalha é a camera que muita vezes fica posicionada em uma posição ruim bloqueando a visão do inimigo e atrapalhando um pouco, os gráficos não são uma maravilha mas cumprem o seu papel na atmosfera sombria do jogo e o departamento sonoro passa quase despercebido se não fossem as cenas de ação.
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Dungeons & Dragons: Heroes
Desenvolvido por Atari
Publicado por Atari
Lançamento: 16 de Setembro de 2003
Curiosidade: esse jogo sempre é comparado com Baldur's Gate: Dark Alliance devido as suas várias semelhanças gráficas e no gameplay.
Descrição: o jogo foi feito para ser jogado de 4 jogadores. Mais uma das semelhanças com Baldur's Gate: DA, que era feito para 2 jogadores, porém o controle da câmera te dá mais liberdade em D&D:H. As armas também são bem familiares nos dois jogos, o que fez muitos sites darem notas baixas e/ou razoáveis a esse jogo na época: ele era um mero clone de outro jogo com regras de D&D e multiplayer.
Sobre o jogo: A história gira em torno dos 4 heróis, cada um pertencente a uma classe diferente em ordem de derrotar Kaedin, um mago do mal que criou uma gema para controlar as 4 Gemas de Planar e roubar todos os poderes para si próprio. Nada é muito caprichado e os gráficos ficaram um pouco abaixo da média para dar suporte aos 4 jogadores.
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Forza Motorsport
Desenvolvido por Turn 10 Studios
Publicado por Microsoft Game Studios
Lançamento: 12 de Maio de 2005
Curiosidade: esse jogo era um dos poucos do Xbox que permitiam que 8 jogadores jogassem simultaneamente, tanto em rede quanto online e também dava suporte à trilhas sonoras editadas.
Descrição: até 2005, a Microsoft não tinha um simulador de corrida no Xbox para concorrer com a série Gran Turismo, porém quando esse jogo saiu finalmente a série GT recebeu um concorrente à altura. Dizer que Forza é mais bem feito que Gran Turismo 4 é óbvio, afinal o hardware do Xbox era muito superior ao do PlayStation 2 porém há um empate técnico entre os dois jogos.
Gran Turismo 4 tinha mais carros, pistas e modos de jogo, porém os carros de Forza são mais potentes, excluindo muitos carros de passeio que são lentos, as pistas são mais parecidas com as reais nos cenários e os modos multiplayer estão disponiveis para mais de 2 jogadores. O que tem de sobra em um, falta no outro e vice-versa.
Sobre o jogo: São 231 carros para você comprar, divididas em classes que vão de F, D, C, B, A, S, R3, R2 e R1 cada uma de acordo com o motor e a classe que o carro pertence. Há também dano aos carros, coisa que não tinha em GT4, além de permitir a customização de alguns dos veículos com um certo nível de complexidade permitida. A Engine usada no jogo foi uma proprietária que foi expandida depois em Forza 2 no Xbox 360.
Essa engine é bem complexa, permitindo até que você faça uma analíse telemétrica do carro enquanto está correndo ainda. Entre as pistas presentes, há também uma série de pistas feitas exclusivamente pro jogo, nos mais variados ambientes como neve, montanha, praias, etc.
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Galleon
Desenvolvido por Confounding Factor
Publicado por SCi (Europa) / Atlus (Estados Unidos)
Lançamento: 11 de Junho de 2004
Curiosidade: esse jogo foi produzido por Toby Gard, o homem por trás do primeiro jogo da série Tomb Raider e também pelo reboot feito pela Crystal Dynamics em 2006.
Descrição: esse jogo era pra ter sido lançado no primeiro PlayStation, como um título independente porém ele foi adiado por anos até finalmente ser lançado para Xbox. Infelizmente o orçamento da empresa era muito baixo para desenvolver um jogo de grande porte como esse então ele acabou recebendo um acabamento gráfico muito abaixo da média, fazendo com que o jogo mais parecesse com um jogo do primeiro PlayStation.
As registas até deram notas médias entre 5-7 para o jogo mas a falta de acabamento e os controles ruins tiram muito da graça ao joga-lo, é uma recomendação jogar apenas por curiosidade e não levar muito a sério.
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Greg Hastings Tournament Paintball
Desenvolvido por The Whole Experience
Publicado por Activision
Lançamento: 16 de Novembro de 2004
Curiosidade: o jogo foi lançado apenas nos Estados Unidos e chegou a entrar no Top 10 de jogos mais jogados na Xbox Live em 2004.
Descrição: bem, o que falar desse jogo? Nos Estados Unidos eles inventam ligas e campeonatos de praticamente tudo então não demorou muito a aparecerem os jogos de paintball para consoles e PCs. Usando da engine dos Call of Duty lançados para Xbox, você tem uma série de campeonatos, arenas e modos multiplayer para usufuir. Nada muito sério, afinal é um jogo de paintball.
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Continua aqui: http://www.retrogamesbrasil.com/t1920p25-xbox-e-seus-jogos-exclusivos#286530
Última edição por Usopp em Qui 12 Jul 2012, 00:23, editado 31 vez(es)