RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2

power_settings_newInicie sessão para responder
+11
Kaneda
dukemagus
Andore
JurianSutter
Dopefish
Sudit S2 TaeYeon
Henrico D. Santo
Leinad
Melhor nick da historia!!
Antonio Neto
Crude Dude
15 participantes

descriptionO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 EmptyO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2

more_horiz
Olá pessoal, pra quem não me conhece eu sou o Crude Dude, tenho 33 anos, moro em Jundiaí-SP, estou sempre nos fóruns UOL e Outerspace. Tenho acompanhado o movimento por aqui a alguns dias e tenho gostado bastante do nível das discussões, por isso pretendo trazer os meus tópicos antigos e futuros para cá. Aproveitando as minhas férias, e pra começar, um que algumas pessoas talvez conheçam, original de 2004, estou postando aqui com algumas pequenas atualizações. Fiquem à vontade para concordar ou discordar.




O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Ff12dhO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Imagem6jzO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Sr13re

Todos sabem que esses dois jogos fizeram história. Ambos são versões avançadas do estilo imortalizado por Double Dragon. Final Fight foi lançado em 1989 nos arcades, e posteriormente para Super Nes, Sega CD e GBA. Streets of Rage 2 foi lançado em 1992, sendo a seqüência do jogo original de 1991, sendo lançado também para Game Gear e Master System. Mas qual afinal é o melhor dos dois? Vamos analisar por partes.

Character Design
FF: Perfeito. Tanto os heróis como os vilões tem personalidade forte e maneira de atacar bem particular. O fato de vários personagens terem entrado em Street Fighter posteriormente só vêm confirmar isso. As homenagens às bandas de Hollywood também é notável nos nomes dos inimigos, como Axl, Slash, Poison, Roxy, etc. A única ressalva a fazer é o fato de Abigail ser o mesmo sprite de Andore só que sem cabelo. Nota 10/10.
SOR2: Muito bom. Os heróis são completamente diferentes entre si, os vilões agem de maneira bem particular (com destaque para o folgado Big Ben) e os chefes também são ótimos. O ponto negativo é que esse jogo abusou de chefes repetidos com nomes trocados. Nota 8/10.

O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Ff23bdO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Imagem6jzO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Sr21xd

Stage Design
FF: Perfeito. As fases são variadas e desafiadoras (até demais, como na parte que o chão pega fogo). Algumas são realmente memoráveis, em especial o metrô e a Bay Area de Abigail. Nota 10/10.
SOR2: Excelente. Como de costume, temos os elevadores. Diferente de Final Fight, em algumas fases é necessário descer a tela, não fica somente indo para frente e para trás. O único problema é que as fases são um pouco estáticas, não dá pra jogar os adversários do elevador com o primeiro Streets of Rage e não existem buracos como Streets of Rage 3. Nota 9/10.

O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Ff35pxO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Imagem6jzO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Streetsofrage2uh4027

Gráficos
FF: Excelente. Os lutadores são grandes e detalhados, os cenários também são ricos em detalhes e constantemente a tela enche de inimigos. Só pecou pela falta de efeitos especiais. Nota 9/10.
SOR2: Perfeito. Ao contrário de Final Fight, traz alguns efeitos muito bons como a chuva na luta contra Barbon e a névoa na luta contra Zamza. O colorido é de excelente bom gosto. Os lutadores estão bem maiores que o primeiro Streets of Rage. Em se tratando de um jogo de Mega Drive não há ressalvas a serem feitas. Nota 10/10.

O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Ff50ohO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Imagem6jzO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Sr52jj

Sons
FF: Excelente. A atuação das vozes é ótima, os sons das pancadas também não decepcionam. Como é jogo para arcade a cobrança é maior, sendo assim poderiam ter colocado um número maior de vozes. Nota 9/10.
SOR2: Excelente. A atuação das vozes são ótimas, apesar de o processador de som do Mega Drive não ser bom, o que deixa as vozes roucas mas isso acaba dando um charme a mais ao jogo. Bom, nesse ponto não agrada a todos mas a atuação das vozes superou o problema com a qualidade do sampler. Nota 9/10.

O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Ff67yeO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Imagem6jzO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Sr63dv


Músicas
FF: Boa. Esse é um dos pontos fracos do jogo, na maior parte do tempo a música mal é notada. Apenas nos chefes ela fica mais presente. As composições não são lá muito inspiradas. Definitivamente era algo a se trabalhar melhor. Nota 7/10.
SOR2: Perfeita. Talvez o melhor trabalho já feito por Yuzo Koshiro. Traz de volta a música Concrete Jungle do primeiro Streets of Rage, a marca registrada da série. As músicas das fases são elétricas e variadas. Com certeza um dos destaque do jogo. Nota 10/10.

O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Ff80klO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Imagem6jzO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Bk23xl

Jogabilidade
FF: Muito boa. Traz apenas dois botões mas ainda assim garante uma gama razoável de golpes sendo dois tipos de voadora, ao agarrar você têm a opção de atacar (a joelhada de Guy, por exemplo) e arremessar. Apenas Haggar tem uma opção a mais quando agarra o oponente, que é pular e aplicar o Pile Driver. Não dá pra agarrar pelas costas. Existe ainda o ataque especial que é feito apertando os dois botões ao mesmo tempo. Existe ainda o terceiro (e folclórico) botão que serve exclusivamente para se soltar quando for agarrado por Abigail / Andore Jr. A limitação de golpes fica nítida com o tempo. Nota 8/10.
SOR2: Perfeita. A variedade de golpes é incrível para um jogo da época. Existem dois tipos de voadora, quando se agarra o oponente existe (1º) a possibilidade de atacar colocando o direcional na direção do oponente, (2º) atacar não mexendo no direcional, (3º) arremesar o oponente colocando o direcional do lado oposto ao inimigo (4º) apertar o botão de pulo e ir para as costas do inimigo (Max vai pular junto com o inimigo, Skate pode arremessar o oponente durante o pulo); estando nas costas do inimigo é possível arremesa-lo (sequência de ataque para Skate). É possível pegar os oponentes pelas costas, se Max conseguir isso você tem a chance de aplica o golpe mais devastador do jogo que se faz pulando e apertando o ataque (quebra espinha). Existe dois tipos de golpes especiais que se faz com o botão A; apertando o botão A apenas você aplica um ataque para "limpar a área" quando está encurralado; com direcional mais A você faz um ataque concentrado. Existe o ataque especial que não consome energia, que se faz apertando duas vezes o direcional para esquerda ou direita + B. Mas ainda não acabaram-se os golpes! Existe um ataque concentrado que se faz carregando o botão B por aguns segundos e soltando-o, o ataque contra inimigos que vêm pelas costas apertando B+C e a recuperação de arremesso que se faz colocando o direcional para cima + C quando um inimigo o arremessar. Só faltou o ataque em dupla de Streets of Rage 1. Nota 10/10.

O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 FinalfightusO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Imagem6jzO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 364903streetsofrage2gen

Desafio
FF: Perfeito. Sendo um arcade game o jogo não dá moleza, é inimigo entupindo a tela o tempo todo e poucas vidas pra se virar. Terminar sem usar continues é tarefa para poucos. Nota 10/10.
SOR2: Bom. O jogo é fácil, apenas os chefes dão um pouco mais de trabalho, de resto você não vai tomar conhecimento dos inimigos. A tela não fica tão cheia de inimigos como Final Fight, o que faz desse o ponto fraco de Streets of Rage 2. Nota 7/10.

O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Ff47hfO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Imagem6jzO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Streetsofrage2max

História
FF: Excelente. Mike "Macho" Haggar assume a prefeitura de Metro City e declara guerra contra a criminalidade local. Para tentar faze-lo desistir, a gangue Mad Gear sequestra sua filha. Como o cara não é muito de conversa ele resolve acabar com a gangue com as próprias mãos. Aí ele recebe a ajuda de Guy e do namorado de sua filha, Cody. Nota 9/10.
SOR2: Excelente. Numa cidade em que o crime impera, a polícia é corrompida, o ex policial Adam é sequestrado pelos capangas de Mr. X. Seus amigos (e ex policiais) Axl e Blaze não vão ficar de braços cruzados e se aliam a Skate, irmão de Adam e Max. O objetivo e dar um fim novamente em Mr. X. E saem varando a madrugada para faze-lo. Nota 9/10.

O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Ffightu001O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Imagem6jzO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 53357streetsofrage2gene

Diversão
FF: Excelente. O jogo é diversão garantida mas a alta dificuldade em algumas partes (em especial quando o chão pega fogo) e a limitação de golpes pode fazer a empolgação diminuir com o tempo. Obviamente o jogo em dupla é mais divertido. Por ser um arcade game seria normal ele ficar preso a algumas restrições da plataforma. Mas no geral, ele rompe todas com maestria. Nota 9/10.
SOR2: Perfeito. Apesar de ser fácil, a incrível gama de golpes o faz um jogo grande. Existe um modo versus também, que apesar de não acrescentar muito ao jogo não deixa de ser uma opção a mais. O som com certeza é um grande atrativo do jogo, quem não vai querer chegar até a oitava fase para escutar a Concrete Jungle? Nota 10/10.

O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Ffightu000O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 Imagem6jzO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 364926streetsofrage2gen

Conclusão
Como Streets of Rage 2 é um jogo mais novo que Final Fight é normal que seja mais atraente em certos aspectos, mas se pensarmos que essa qualidade era excessão na época, quantos jogos conseguiram competir de igual pra igual com Final Fight? Considerando que o hardware do Mega Drive era inferior a CPS-I, veremos o quanto é bom o jogo. Talvez numa primeira jogatina qualquer um diria que Final Fight é superior, mas 20 anos após seu lançamento eu posso afirmar com toda certeza: Streets of Rage 2 é o rei da rua.



Última edição por Crude Dude em Ter 15 Jan 2013, 05:04, editado 1 vez(es)

descriptionO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 EmptyRe: O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2

more_horiz
excelente tópico, excelentes jogos

cada um inovou de acordo com o hardware e época próprios, eu acharia dificil colocar um acima do outro em termos gerais

só sei que são excelentes títulos que até hoje jogo

descriptionO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 EmptyRe: O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2

more_horiz
Serio que tu é de Jundiai??? Por essa eu não esperava :tudobem:

Sobre os games, eu admito que não sou muito fã de FF (o meu preferido é o 3 que só saiu para Snes), em contra partida considero SoR a melhor serie do gênero pelo conjunto da obra, é muito divertido dar porrada nos inimigos nesse jogo e o fator replay é muito alto.

Bom tópico.

descriptionO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 EmptyRe: O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
Serio que tu é de Jundiai??? Por essa eu não esperava :tudobem:



Sou sim, por que o espanto? rss :morrediabo:

descriptionO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 EmptyRe: O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2

more_horiz
Crude Dude escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:
Serio que tu é de Jundiai??? Por essa eu não esperava :tudobem:



Sou sim, por que o espanto? rss :morrediabo:


É que eu também sou de Jundiai. Via seus posts lá no UOL mas num imaginava que tu era daqui.

descriptionO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 EmptyRe: O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
Crude Dude escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:
Serio que tu é de Jundiai??? Por essa eu não esperava :tudobem:



Sou sim, por que o espanto? rss :morrediabo:


É que eu também sou de Jundiai. Via seus posts lá no UOL mas num imaginava que tu era daqui.


Qual seu nick lá?

descriptionO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 EmptyRe: O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2

more_horiz
Crude Dude escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:
Crude Dude escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:
Serio que tu é de Jundiai??? Por essa eu não esperava :tudobem:



Sou sim, por que o espanto? rss :morrediabo:


É que eu também sou de Jundiai. Via seus posts lá no UOL mas num imaginava que tu era daqui.


Qual seu nick lá?


Faz tempo que eu não posto lá, mas meus nicks lá são play_more e play_more_2°, Melhor Nick de Todos os Tempos!!! e Mais undergound que tartaruga ninja.

descriptionO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 EmptyRe: O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2

more_horiz
Putz, esse era meu estilo de jogo favorito nos anos 90!!
Sendo assim, joguei MUITO os dois!!!

Se for pra escolher um, fico com o Streets of Rage.

descriptionO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 EmptyRe: O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2

more_horiz
Não sei se tneho cacífe pra comentar, nos anos 90 passei minha maior parte ao lado da Sega e Final Fight oguei pouco nos fliperamas.

Então ao meu ver, SoR é superior, mais divertido.

Mas já joguei FF nos emula e afins, mas estou acostumado com SoR.

descriptionO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 EmptyRe: O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2

more_horiz
Street of Rage 2 foi uma decepcao para mim na epoca...

Ele era o "Street Fighter 2 killer", cartucho de 16 megas, graficos revolucionarios e blablabla... aluguei no lancamento e nao achei nada demais.
Alem que os 2 personagens novos eram o cumulo do ridiculo, acho que ate eu cagando tiro inspiracao mais criativa para personagens.

Sobre Final Fight... meio injusto a comparacao do topico, principalmente pq ta a versao arcade... Final Fight arcade é um classico, era bom demais (sempre perdia no Sodon, mesmo fazendo o truque do metro)
Enquanto a versao de Snes essa tbm decepcionou... pelo fato de ter so 1 jogador e limitado apenas a 3 inimigos na tela...

descriptionO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 EmptyRe: O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2

more_horiz
Sudit S2 TaeYeon escreveu:
Street of Rage 2 foi uma decepcao para mim na epoca...

Ele era o "Street Fighter 2 killer", cartucho de 16 megas, graficos revolucionarios e blablabla... aluguei no lancamento e nao achei nada demais.
Alem que os 2 personagens novos eram o cumulo do ridiculo, acho que ate eu cagando tiro inspiracao mais criativa para personagens.

Sobre Final Fight... meio injusto a comparacao do topico, principalmente pq ta a versao arcade... Final Fight arcade é um classico, era bom demais (sempre perdia no Sodon, mesmo fazendo o truque do metro)
Enquanto a versao de Snes essa tbm decepcionou... pelo fato de ter so 1 jogador e limitado apenas a 3 inimigos na tela...


De fato, na época ele foi lançado como o Street Fighter 2 do Mega Drive e bla bla bla. Aí muita gente esperava um jogo de luta, encontrava um beat 'em up e se decepcionava.
Coloquei a melhor versão de Final Fight. Para consoles a melhor foi Final Fight CD, mas não mudaria muita coisa na hora de comparar.

descriptionO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 EmptyRe: O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2

more_horiz
Crude Dude escreveu:
Sudit S2 TaeYeon escreveu:
Street of Rage 2 foi uma decepcao para mim na epoca...

Ele era o "Street Fighter 2 killer", cartucho de 16 megas, graficos revolucionarios e blablabla... aluguei no lancamento e nao achei nada demais.
Alem que os 2 personagens novos eram o cumulo do ridiculo, acho que ate eu cagando tiro inspiracao mais criativa para personagens.

Sobre Final Fight... meio injusto a comparacao do topico, principalmente pq ta a versao arcade... Final Fight arcade é um classico, era bom demais (sempre perdia no Sodon, mesmo fazendo o truque do metro)
Enquanto a versao de Snes essa tbm decepcionou... pelo fato de ter so 1 jogador e limitado apenas a 3 inimigos na tela...


De fato, na época ele foi lançado como o Street Fighter 2 do Mega Drive e bla bla bla. Aí muita gente esperava um jogo de luta, encontrava um beat 'em up e se decepcionava.
Coloquei a melhor versão de Final Fight. Para consoles a melhor foi Final Fight CD, mas não mudaria muita coisa na hora de comparar.


ue, mas se sabia q era um beat 'em up ja que era continuacao do SoR 1.
O problema foi o hype em cima do jogo, q ia destruir SF2, q era o jogo mais avancado jamais feito, que o mega superava o snes e blablabla... (engracado que as decadas passam mas o discurso segue o mesmo... cansei de ver o mesmo sobre jogos desta geracao)

E o jogo achei mediocre na epoca, graficamente nao era aquilo q tanto hypavan, e personagens escrotos e musica ruim, e principal, caparam a policia.

descriptionO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 EmptyRe: O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2

more_horiz
Sudit S2 TaeYeon escreveu:
musica ruim


sai daki

descriptionO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 EmptyRe: O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2

more_horiz
Sudit S2 TaeYeon escreveu:

ue, mas se sabia q era um beat 'em up ja que era continuacao do SoR 1.
O problema foi o hype em cima do jogo, q ia destruir SF2, q era o jogo mais avancado jamais feito, que o mega superava o snes e blablabla... (engracado que as decadas passam mas o discurso segue o mesmo... cansei de ver o mesmo sobre jogos desta geracao)

E o jogo achei mediocre na epoca, graficamente nao era aquilo q tanto hypavan, e personagens escrotos e musica ruim, e principal, caparam a policia.


Cara, então melhor admitir. Você não gosta de beat 'em ups! Porque eu não consigo imaginar alguém gostar de Final Fight e não gostar de Streets of Rage 2 (e vice-versa).
A jogabilidade de SoR2 era avançadíssima para a época, lógico que não estava no nível de um fighting game, mas o jogo anteviu coisas que só apareceriam em fighting games anos mais tarde (como a recuperação de arremesso).

descriptionO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 EmptyRe: O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2

more_horiz
Infelizmente conheci ambos os jogos apenas por emuladores, quando já mais velho. Entre estes dois, daria preferência a SoR 2 justamente pela quantidade de golpes que você pode usar, e pela trilha sonora. Mas sem desmerecer o Final Fight que já me garantiu muitas horas de raiva e frustração Rindo

descriptionO duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2 EmptyRe: O duelo das ruas: Final Fight vs Streets of Rage 2

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder