Olá pessoal, pra quem não me conhece eu sou o Crude Dude, tenho 33 anos, moro em Jundiaí-SP, estou sempre nos fóruns UOL e Outerspace. Tenho acompanhado o movimento por aqui a alguns dias e tenho gostado bastante do nível das discussões, por isso pretendo trazer os meus tópicos antigos e futuros para cá. Aproveitando as minhas férias, e pra começar, um que algumas pessoas talvez conheçam, original de 2004, estou postando aqui com algumas pequenas atualizações. Fiquem à vontade para concordar ou discordar.
Todos sabem que esses dois jogos fizeram história. Ambos são versões avançadas do estilo imortalizado por Double Dragon. Final Fight foi lançado em 1989 nos arcades, e posteriormente para Super Nes, Sega CD e GBA. Streets of Rage 2 foi lançado em 1992, sendo a seqüência do jogo original de 1991, sendo lançado também para Game Gear e Master System. Mas qual afinal é o melhor dos dois? Vamos analisar por partes.
Character Design
FF: Perfeito. Tanto os heróis como os vilões tem personalidade forte e maneira de atacar bem particular. O fato de vários personagens terem entrado em Street Fighter posteriormente só vêm confirmar isso. As homenagens às bandas de Hollywood também é notável nos nomes dos inimigos, como Axl, Slash, Poison, Roxy, etc. A única ressalva a fazer é o fato de Abigail ser o mesmo sprite de Andore só que sem cabelo. Nota 10/10.
SOR2: Muito bom. Os heróis são completamente diferentes entre si, os vilões agem de maneira bem particular (com destaque para o folgado Big Ben) e os chefes também são ótimos. O ponto negativo é que esse jogo abusou de chefes repetidos com nomes trocados. Nota 8/10.
Stage Design
FF: Perfeito. As fases são variadas e desafiadoras (até demais, como na parte que o chão pega fogo). Algumas são realmente memoráveis, em especial o metrô e a Bay Area de Abigail. Nota 10/10.
SOR2: Excelente. Como de costume, temos os elevadores. Diferente de Final Fight, em algumas fases é necessário descer a tela, não fica somente indo para frente e para trás. O único problema é que as fases são um pouco estáticas, não dá pra jogar os adversários do elevador com o primeiro Streets of Rage e não existem buracos como Streets of Rage 3. Nota 9/10.
Gráficos
FF: Excelente. Os lutadores são grandes e detalhados, os cenários também são ricos em detalhes e constantemente a tela enche de inimigos. Só pecou pela falta de efeitos especiais. Nota 9/10.
SOR2: Perfeito. Ao contrário de Final Fight, traz alguns efeitos muito bons como a chuva na luta contra Barbon e a névoa na luta contra Zamza. O colorido é de excelente bom gosto. Os lutadores estão bem maiores que o primeiro Streets of Rage. Em se tratando de um jogo de Mega Drive não há ressalvas a serem feitas. Nota 10/10.
Sons
FF: Excelente. A atuação das vozes é ótima, os sons das pancadas também não decepcionam. Como é jogo para arcade a cobrança é maior, sendo assim poderiam ter colocado um número maior de vozes. Nota 9/10.
SOR2: Excelente. A atuação das vozes são ótimas, apesar de o processador de som do Mega Drive não ser bom, o que deixa as vozes roucas mas isso acaba dando um charme a mais ao jogo. Bom, nesse ponto não agrada a todos mas a atuação das vozes superou o problema com a qualidade do sampler. Nota 9/10.
Músicas
FF: Boa. Esse é um dos pontos fracos do jogo, na maior parte do tempo a música mal é notada. Apenas nos chefes ela fica mais presente. As composições não são lá muito inspiradas. Definitivamente era algo a se trabalhar melhor. Nota 7/10.
SOR2: Perfeita. Talvez o melhor trabalho já feito por Yuzo Koshiro. Traz de volta a música Concrete Jungle do primeiro Streets of Rage, a marca registrada da série. As músicas das fases são elétricas e variadas. Com certeza um dos destaque do jogo. Nota 10/10.
Jogabilidade
FF: Muito boa. Traz apenas dois botões mas ainda assim garante uma gama razoável de golpes sendo dois tipos de voadora, ao agarrar você têm a opção de atacar (a joelhada de Guy, por exemplo) e arremessar. Apenas Haggar tem uma opção a mais quando agarra o oponente, que é pular e aplicar o Pile Driver. Não dá pra agarrar pelas costas. Existe ainda o ataque especial que é feito apertando os dois botões ao mesmo tempo. Existe ainda o terceiro (e folclórico) botão que serve exclusivamente para se soltar quando for agarrado por Abigail / Andore Jr. A limitação de golpes fica nítida com o tempo. Nota 8/10.
SOR2: Perfeita. A variedade de golpes é incrível para um jogo da época. Existem dois tipos de voadora, quando se agarra o oponente existe (1º) a possibilidade de atacar colocando o direcional na direção do oponente, (2º) atacar não mexendo no direcional, (3º) arremesar o oponente colocando o direcional do lado oposto ao inimigo (4º) apertar o botão de pulo e ir para as costas do inimigo (Max vai pular junto com o inimigo, Skate pode arremessar o oponente durante o pulo); estando nas costas do inimigo é possível arremesa-lo (sequência de ataque para Skate). É possível pegar os oponentes pelas costas, se Max conseguir isso você tem a chance de aplica o golpe mais devastador do jogo que se faz pulando e apertando o ataque (quebra espinha). Existe dois tipos de golpes especiais que se faz com o botão A; apertando o botão A apenas você aplica um ataque para "limpar a área" quando está encurralado; com direcional mais A você faz um ataque concentrado. Existe o ataque especial que não consome energia, que se faz apertando duas vezes o direcional para esquerda ou direita + B. Mas ainda não acabaram-se os golpes! Existe um ataque concentrado que se faz carregando o botão B por aguns segundos e soltando-o, o ataque contra inimigos que vêm pelas costas apertando B+C e a recuperação de arremesso que se faz colocando o direcional para cima + C quando um inimigo o arremessar. Só faltou o ataque em dupla de Streets of Rage 1. Nota 10/10.
Desafio
FF: Perfeito. Sendo um arcade game o jogo não dá moleza, é inimigo entupindo a tela o tempo todo e poucas vidas pra se virar. Terminar sem usar continues é tarefa para poucos. Nota 10/10.
SOR2: Bom. O jogo é fácil, apenas os chefes dão um pouco mais de trabalho, de resto você não vai tomar conhecimento dos inimigos. A tela não fica tão cheia de inimigos como Final Fight, o que faz desse o ponto fraco de Streets of Rage 2. Nota 7/10.
História
FF: Excelente. Mike "Macho" Haggar assume a prefeitura de Metro City e declara guerra contra a criminalidade local. Para tentar faze-lo desistir, a gangue Mad Gear sequestra sua filha. Como o cara não é muito de conversa ele resolve acabar com a gangue com as próprias mãos. Aí ele recebe a ajuda de Guy e do namorado de sua filha, Cody. Nota 9/10.
SOR2: Excelente. Numa cidade em que o crime impera, a polícia é corrompida, o ex policial Adam é sequestrado pelos capangas de Mr. X. Seus amigos (e ex policiais) Axl e Blaze não vão ficar de braços cruzados e se aliam a Skate, irmão de Adam e Max. O objetivo e dar um fim novamente em Mr. X. E saem varando a madrugada para faze-lo. Nota 9/10.
Diversão
FF: Excelente. O jogo é diversão garantida mas a alta dificuldade em algumas partes (em especial quando o chão pega fogo) e a limitação de golpes pode fazer a empolgação diminuir com o tempo. Obviamente o jogo em dupla é mais divertido. Por ser um arcade game seria normal ele ficar preso a algumas restrições da plataforma. Mas no geral, ele rompe todas com maestria. Nota 9/10.
SOR2: Perfeito. Apesar de ser fácil, a incrível gama de golpes o faz um jogo grande. Existe um modo versus também, que apesar de não acrescentar muito ao jogo não deixa de ser uma opção a mais. O som com certeza é um grande atrativo do jogo, quem não vai querer chegar até a oitava fase para escutar a Concrete Jungle? Nota 10/10.
Conclusão
Como Streets of Rage 2 é um jogo mais novo que Final Fight é normal que seja mais atraente em certos aspectos, mas se pensarmos que essa qualidade era excessão na época, quantos jogos conseguiram competir de igual pra igual com Final Fight? Considerando que o hardware do Mega Drive era inferior a CPS-I, veremos o quanto é bom o jogo. Talvez numa primeira jogatina qualquer um diria que Final Fight é superior, mas 20 anos após seu lançamento eu posso afirmar com toda certeza: Streets of Rage 2 é o rei da rua.
Última edição por Crude Dude em Ter 15 Jan 2013, 05:04, editado 1 vez(es)
Todos sabem que esses dois jogos fizeram história. Ambos são versões avançadas do estilo imortalizado por Double Dragon. Final Fight foi lançado em 1989 nos arcades, e posteriormente para Super Nes, Sega CD e GBA. Streets of Rage 2 foi lançado em 1992, sendo a seqüência do jogo original de 1991, sendo lançado também para Game Gear e Master System. Mas qual afinal é o melhor dos dois? Vamos analisar por partes.
Character Design
FF: Perfeito. Tanto os heróis como os vilões tem personalidade forte e maneira de atacar bem particular. O fato de vários personagens terem entrado em Street Fighter posteriormente só vêm confirmar isso. As homenagens às bandas de Hollywood também é notável nos nomes dos inimigos, como Axl, Slash, Poison, Roxy, etc. A única ressalva a fazer é o fato de Abigail ser o mesmo sprite de Andore só que sem cabelo. Nota 10/10.
SOR2: Muito bom. Os heróis são completamente diferentes entre si, os vilões agem de maneira bem particular (com destaque para o folgado Big Ben) e os chefes também são ótimos. O ponto negativo é que esse jogo abusou de chefes repetidos com nomes trocados. Nota 8/10.
Stage Design
FF: Perfeito. As fases são variadas e desafiadoras (até demais, como na parte que o chão pega fogo). Algumas são realmente memoráveis, em especial o metrô e a Bay Area de Abigail. Nota 10/10.
SOR2: Excelente. Como de costume, temos os elevadores. Diferente de Final Fight, em algumas fases é necessário descer a tela, não fica somente indo para frente e para trás. O único problema é que as fases são um pouco estáticas, não dá pra jogar os adversários do elevador com o primeiro Streets of Rage e não existem buracos como Streets of Rage 3. Nota 9/10.
Gráficos
FF: Excelente. Os lutadores são grandes e detalhados, os cenários também são ricos em detalhes e constantemente a tela enche de inimigos. Só pecou pela falta de efeitos especiais. Nota 9/10.
SOR2: Perfeito. Ao contrário de Final Fight, traz alguns efeitos muito bons como a chuva na luta contra Barbon e a névoa na luta contra Zamza. O colorido é de excelente bom gosto. Os lutadores estão bem maiores que o primeiro Streets of Rage. Em se tratando de um jogo de Mega Drive não há ressalvas a serem feitas. Nota 10/10.
Sons
FF: Excelente. A atuação das vozes é ótima, os sons das pancadas também não decepcionam. Como é jogo para arcade a cobrança é maior, sendo assim poderiam ter colocado um número maior de vozes. Nota 9/10.
SOR2: Excelente. A atuação das vozes são ótimas, apesar de o processador de som do Mega Drive não ser bom, o que deixa as vozes roucas mas isso acaba dando um charme a mais ao jogo. Bom, nesse ponto não agrada a todos mas a atuação das vozes superou o problema com a qualidade do sampler. Nota 9/10.
Músicas
FF: Boa. Esse é um dos pontos fracos do jogo, na maior parte do tempo a música mal é notada. Apenas nos chefes ela fica mais presente. As composições não são lá muito inspiradas. Definitivamente era algo a se trabalhar melhor. Nota 7/10.
SOR2: Perfeita. Talvez o melhor trabalho já feito por Yuzo Koshiro. Traz de volta a música Concrete Jungle do primeiro Streets of Rage, a marca registrada da série. As músicas das fases são elétricas e variadas. Com certeza um dos destaque do jogo. Nota 10/10.
Jogabilidade
FF: Muito boa. Traz apenas dois botões mas ainda assim garante uma gama razoável de golpes sendo dois tipos de voadora, ao agarrar você têm a opção de atacar (a joelhada de Guy, por exemplo) e arremessar. Apenas Haggar tem uma opção a mais quando agarra o oponente, que é pular e aplicar o Pile Driver. Não dá pra agarrar pelas costas. Existe ainda o ataque especial que é feito apertando os dois botões ao mesmo tempo. Existe ainda o terceiro (e folclórico) botão que serve exclusivamente para se soltar quando for agarrado por Abigail / Andore Jr. A limitação de golpes fica nítida com o tempo. Nota 8/10.
SOR2: Perfeita. A variedade de golpes é incrível para um jogo da época. Existem dois tipos de voadora, quando se agarra o oponente existe (1º) a possibilidade de atacar colocando o direcional na direção do oponente, (2º) atacar não mexendo no direcional, (3º) arremesar o oponente colocando o direcional do lado oposto ao inimigo (4º) apertar o botão de pulo e ir para as costas do inimigo (Max vai pular junto com o inimigo, Skate pode arremessar o oponente durante o pulo); estando nas costas do inimigo é possível arremesa-lo (sequência de ataque para Skate). É possível pegar os oponentes pelas costas, se Max conseguir isso você tem a chance de aplica o golpe mais devastador do jogo que se faz pulando e apertando o ataque (quebra espinha). Existe dois tipos de golpes especiais que se faz com o botão A; apertando o botão A apenas você aplica um ataque para "limpar a área" quando está encurralado; com direcional mais A você faz um ataque concentrado. Existe o ataque especial que não consome energia, que se faz apertando duas vezes o direcional para esquerda ou direita + B. Mas ainda não acabaram-se os golpes! Existe um ataque concentrado que se faz carregando o botão B por aguns segundos e soltando-o, o ataque contra inimigos que vêm pelas costas apertando B+C e a recuperação de arremesso que se faz colocando o direcional para cima + C quando um inimigo o arremessar. Só faltou o ataque em dupla de Streets of Rage 1. Nota 10/10.
Desafio
FF: Perfeito. Sendo um arcade game o jogo não dá moleza, é inimigo entupindo a tela o tempo todo e poucas vidas pra se virar. Terminar sem usar continues é tarefa para poucos. Nota 10/10.
SOR2: Bom. O jogo é fácil, apenas os chefes dão um pouco mais de trabalho, de resto você não vai tomar conhecimento dos inimigos. A tela não fica tão cheia de inimigos como Final Fight, o que faz desse o ponto fraco de Streets of Rage 2. Nota 7/10.
História
FF: Excelente. Mike "Macho" Haggar assume a prefeitura de Metro City e declara guerra contra a criminalidade local. Para tentar faze-lo desistir, a gangue Mad Gear sequestra sua filha. Como o cara não é muito de conversa ele resolve acabar com a gangue com as próprias mãos. Aí ele recebe a ajuda de Guy e do namorado de sua filha, Cody. Nota 9/10.
SOR2: Excelente. Numa cidade em que o crime impera, a polícia é corrompida, o ex policial Adam é sequestrado pelos capangas de Mr. X. Seus amigos (e ex policiais) Axl e Blaze não vão ficar de braços cruzados e se aliam a Skate, irmão de Adam e Max. O objetivo e dar um fim novamente em Mr. X. E saem varando a madrugada para faze-lo. Nota 9/10.
Diversão
FF: Excelente. O jogo é diversão garantida mas a alta dificuldade em algumas partes (em especial quando o chão pega fogo) e a limitação de golpes pode fazer a empolgação diminuir com o tempo. Obviamente o jogo em dupla é mais divertido. Por ser um arcade game seria normal ele ficar preso a algumas restrições da plataforma. Mas no geral, ele rompe todas com maestria. Nota 9/10.
SOR2: Perfeito. Apesar de ser fácil, a incrível gama de golpes o faz um jogo grande. Existe um modo versus também, que apesar de não acrescentar muito ao jogo não deixa de ser uma opção a mais. O som com certeza é um grande atrativo do jogo, quem não vai querer chegar até a oitava fase para escutar a Concrete Jungle? Nota 10/10.
Conclusão
Como Streets of Rage 2 é um jogo mais novo que Final Fight é normal que seja mais atraente em certos aspectos, mas se pensarmos que essa qualidade era excessão na época, quantos jogos conseguiram competir de igual pra igual com Final Fight? Considerando que o hardware do Mega Drive era inferior a CPS-I, veremos o quanto é bom o jogo. Talvez numa primeira jogatina qualquer um diria que Final Fight é superior, mas 20 anos após seu lançamento eu posso afirmar com toda certeza: Streets of Rage 2 é o rei da rua.
Última edição por Crude Dude em Ter 15 Jan 2013, 05:04, editado 1 vez(es)