Grau Hut escreveu: O dos guaxinins é "Pom Poko" ( Heisei Tanuki Gassen Ponpoko, de 1994, traduzindo seria algo como "A Guerra dos Guaxinins na Era Heisei") eu gostei. Traz temas legais como ambientalismo, crescimento urbano X meio ambiente, desrespeito dos humanos frente a outras espécies, alterações na paisagem e perda gradual do "mundo de antes", questão necessidade de crescimento X preservação da memória e patrimônio histórico.
A guerra sem esperanças dos guaxinins para tentar salvar seu mundo e sua terra dá panos para mangas da forma que pode ser entendida.
Fora isso, tem muito de folclore japonês e cultura tradicional japonesa, o que colabora e muito para eu gostar do filme.
eu odiei esse filme, nem cheguei a terminar de assistir pq ja queria tacar o dvd pela janela de tao ruim que era
Ponyo idem, ha de nascer algum filme pior que aquilo.
O problema do estudio Ghibli, principalmente do Miyazaki (ele nao é Deus) é que ele enrola demais, mas demais com animaçao na 1a hora de filme, tudo muito lindo, muito vivo... e quando vai ver, ja estourou o tempo, possivelmente tbm o orçamento, e finalizam o filme no tapa, sem sentido, tudo feito na pressa. Ponyo era lindo na 1a hora, depois é uma vergonha.
Ate mononoke hime, desculpe-me os fans, sofre desse mal, o final é pessimo, a motivacao do final é sem sentido, resumida, colocada no tapa para finalizar o filme de uma vez.
Ate kiki, que eu amo, sofre desse mal... a ultima "historia" do filme é ruim demais... e tem partes lindas anteriormente, como o do Jiji se fazendo passar por boneco, aquilo é muito epico.
Um dos unicos filmes que tem começo foda, meio foda e um final de verdade verdadeiro, é Laputa.