RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

As mentiras mais recorrentes na indústria de games

power_settings_newInicie sessão para responder
+5
Nanaki
Ritinha Ratinha
Bonatti
Dopefish
Guitto
9 participantes

descriptionAs mentiras mais recorrentes na indústria de games EmptyAs mentiras mais recorrentes na indústria de games

more_horiz
As mentiras mais recorrentes na indústria de games Douglas_Fernandes_mentiras

De falsas capturas de tela a especificações técnicas, eles mentem para nós todos os dias. Não, não estou falando do governo, mas do mundo dos jogos. Diariamente, somos bombardeados por meias verdades, fotos tratadas e mentiras deslavadas sobre a capacidade de um jogo ou console, mesmo pelas produtoras que mais amamos.

O fato é que a indústria dos jogos vive de “mentiras brancas”, carinhosamente elaboradas para garantir que você, jogador, seja direcionado para gastar seu dinheiro no que acredita ser a crista da onda. Neste sentido, títulos como Aliens: Colonial Marines e Sim City, estão apenas na ponta de um iceberg, que cresce mais a cada grande lançamento.

Ok, propaganda pode até ser a alma do negócio, o problema é que estas mentirinhas estão se tornando constantes demais, e o branco delas já está ficando encardido. Para ajudar você, amigo leitor, a se prevenir – e não comprar gato por lebre – montamos este singelo guia contra a vigarice intelectual.

As mentiras mais recorrentes na indústria de games Portal-cake
Não é só o bolo que é uma mentira.

Bullshots


Durante a promoção de um jogo, poucas coisas são tão importantes quanto a divulgação de imagens. Além de explicar visualmente a temática abordada, as capturas de tela servem para criar no jogador uma sensação de ansiedade, fazer com que este se imagine jogando. Partindo dessa grande importância do visual, muitas empresas passaram a “maquiar” estas capturas de tela, criando os bullshots.

Bullshot é um neologismo surgido da mistura entre bullshit (lorota, em tradução família) e screenshot (captura de tela). O fenômeno – que já podia ser encontrado nas faraônicas revistas da época do Super Nintendo, significa que a captura recebeu alguma forma de manipulação digital para ficar mais bonita.

O procedimento virou tão padrão que, mesmo títulos bonitos como Heavy Rain e Resistance 2, foram inegavelmente promovidos com fotos de divulgação adulteradas, liberadas na cara de pau como imagens in-game.

A seguir comparações de: Star Ocean: The Last Hope e Dead or Alive 2. É só olhar.

As mentiras mais recorrentes na indústria de games Star+oecan+last+hope
As mentiras mais recorrentes na indústria de games Starocean4


As mentiras mais recorrentes na indústria de games Doa2
As mentiras mais recorrentes na indústria de games Doa2b

Trailers de divulgação

Tão importantes quanto as imagens são os trailers de divulgação. Na ambição de apresentar uma experiência empolgante para o jogador, os trailers de games recebem tratamentos tão grandes quanto qualquer produção de Hollywood. Explosões, lagrimas, e emoção transbordam a cada novo trailer divulgado, mesmo que o jogo em questão seja Tetris.

Efeitos de iluminação de primeira, inteligência artificial agressiva... Na jornada pelo trailer perfeito, poucas produtoras foram tão longe quanto a Gearbox, com seu polêmico Aliens: Colonial Marines, em que o trailer produzido simplesmente não tem nenhuma relação com o produto final entregue. Pode isso, produção?



Impossibilidade tecnológica

Na guerra pelo mercado de consoles, muitas vezes desenvolvedoras assinam contratos de exclusividade para grandes games. Acompanhados de várias desculpas (que vão desde “capacidade da mídia” até especificidades de processamento ou gráficos), chega a ser cômico o número de títulos que depois de pouco tempo migram para outras plataformas e até celulares.

No caso mais recente, Final Fantasy XIII, largamente advertido pela Sony como um dos grandes exclusivos que só seriam possíveis graças ao poder do PlayStation 3, foi subitamente apresentado durante a E3 de 2008 para o Xbox 360, console rival. A reação da comunidade foi ótima.


Multiplataformas idênticos


Seguindo a quebra da exclusividade, produtores de jogos sempre falam em títulos idênticos. Bem, como diria o saudoso Padre Quevedo: isso non ecsiste. Jogos são desenvolvidos claramente com um console em mente. Fazer um título em cima de uma plataforma e hardware alvo para posteriormente replicá-lo em estruturas completamente diferentes a tempo de fazer um lançamento simultâneo é simplesmente impossível. Mesmo títulos portados com uma grande diferença de tempo costumam ser largamente inferiores aos que eram às suas versões originais.

Na lista de longas comparações podemos citar Bayonetta, Red Dead Redemption e até mesmo o próprio Final Fantasy XIII. Para suportar a ideia, em muitos casos, as imagens apresentadas para ambos os consoles (bullshots, naturalmente) são apenas montagens de uma mesma imagem, com um logo diferente.

As mentiras mais recorrentes na indústria de games Mass-Effect-2-PS3-vs-360-1064117


Síndrome Peter Molyneux


Conhecido por seus projetos megalomaníacos e realizações decepcionantes, o designer francês merece ter seu nome estampado nesta lista. É imenso o número de desenvolvedoras que prometem coisas revolucionárias e entregam produtos absolutamente genéricos.

As mentiras mais recorrentes na indústria de games Fable
"Fable: The Journey não é on rails", jurou Molyneux dezesseis vezes seguidas..."

Enquanto obras como Fable ainda primam por uma certa qualidade – embora entreguem sempre menos de metade das coisas prometidas – outras, além de anunciar verbalmente coisas surreais, chegam ao absurdo de encenarem funcionalidades inexistentes em seus trailers, como aconteceu com Red Steel, Alien: Colonial Marines (esse é campeão), e praticamente qualquer título de Kinect (e seu lendário tempo de resposta instantâneo).


Bancando o Gepeto


Seguida esta pequena lista de... detalhes... a serem observados, o fato é que: é importante estar consciente. Ser divulgado por propagandas adulteradas não significa que um jogo seja ruim, até porque, muitas vezes, os departamentos de design e marketing são duas coisas completamente separadas.

Ainda assim, como consumidores devemos estar atentos, não só para cobrarmos das desenvolvedoras aquelas promessas, como também para não apoiarmos empresas que entregam qualquer lixo para conseguir nosso dinheiro. Assim como Gepeto, devemos estar espertos, para garantir que nossos amados Pinóquios não nos peguem desprevenidos e de calças baixas.

As mentiras mais recorrentes na indústria de games Geppetto-pinocchio
Quem é a EA do papai?


Fonte: http://www.gameblast.com.br/2013/05/as-mentiras-mais-recorrentes-na.html

descriptionAs mentiras mais recorrentes na indústria de games EmptyRe: As mentiras mais recorrentes na indústria de games

more_horiz
bom tpc

descriptionAs mentiras mais recorrentes na indústria de games EmptyRe: As mentiras mais recorrentes na indústria de games

more_horiz
Topico foda, como sempre!
Vou te roubar para o Drink n' Play seu bosta! Rindo

Also, sobre o Peter Molyneux, como já disse em outro tópico.... tenho um respeito FODA por ele! E uma certa pena.,... parece que o cara realmente tenta fazer as paradas meo, só que ele falha, seja por falta de tempo, por verba ou até por tecnologia.... mas desde os primeiros games dele ele sempre fazia as paradas bem "pensando no futuro".

descriptionAs mentiras mais recorrentes na indústria de games EmptyRe: As mentiras mais recorrentes na indústria de games

more_horiz
Dopefish escreveu:
bom tpc


Valeu Fish!

Bonatti escreveu:
Topico foda, como sempre!
Vou te roubar para o Drink n' Play seu bosta! Rindo

Also, sobre o Peter Molyneux, como já disse em outro tópico.... tenho um respeito FODA por ele! E uma certa pena.,... parece que o cara realmente tenta fazer as paradas meo, só que ele falha, seja por falta de tempo, por verba ou até por tecnologia.... mas desde os primeiros games dele ele sempre fazia as paradas bem "pensando no futuro".



Eu tambem acho ele injustiçado, e até a frente do tempo dele.

E se me roubar, eu vou hein! HAHAHAHA!

descriptionAs mentiras mais recorrentes na indústria de games EmptyRe: As mentiras mais recorrentes na indústria de games

more_horiz
Dopefish escreveu:
bom tpc

descriptionAs mentiras mais recorrentes na indústria de games EmptyRe: As mentiras mais recorrentes na indústria de games

more_horiz
Só para completar, na parte de TRAILER eu trocaria o alien pelo Dead Island, pq auqilo la sim é um trailer que vendeu um jogo completamente diferente

No caso do Alien, eu colocaria como um Marketing errado e até como gameplay enganoso divulgado.... acho que lá não é bem um exemplo de trailer.

descriptionAs mentiras mais recorrentes na indústria de games EmptyRe: As mentiras mais recorrentes na indústria de games

more_horiz
Bonatti escreveu:
Só para completar, na parte de TRAILER eu trocaria o alien pelo Dead Island, pq auqilo la sim é um trailer que vendeu um jogo completamente diferente

No caso do Alien, eu colocaria como um Marketing errado e até como gameplay enganoso divulgado.... acho que lá não é bem um exemplo de trailer.


Alien até a Sega foi mirim. Dinheiro indo pra outro projeto, sendo desviado e eles não sabiam! :tudobem:

descriptionAs mentiras mais recorrentes na indústria de games EmptyRe: As mentiras mais recorrentes na indústria de games

more_horiz
Guitto escreveu:
Bonatti escreveu:
Só para completar, na parte de TRAILER eu trocaria o alien pelo Dead Island, pq auqilo la sim é um trailer que vendeu um jogo completamente diferente

No caso do Alien, eu colocaria como um Marketing errado e até como gameplay enganoso divulgado.... acho que lá não é bem um exemplo de trailer.


Alien até a Sega foi mirim. Dinheiro indo pra outro projeto, sendo desviado e eles não sabiam! :tudobem:


Eu sei disse.... e isso não tem NADA A ver com oq eu postei, caralho! Le direito! Rindo

descriptionAs mentiras mais recorrentes na indústria de games EmptyRe: As mentiras mais recorrentes na indústria de games

more_horiz
Bonatti escreveu:
Guitto escreveu:
Bonatti escreveu:
Só para completar, na parte de TRAILER eu trocaria o alien pelo Dead Island, pq auqilo la sim é um trailer que vendeu um jogo completamente diferente

No caso do Alien, eu colocaria como um Marketing errado e até como gameplay enganoso divulgado.... acho que lá não é bem um exemplo de trailer.


Alien até a Sega foi mirim. Dinheiro indo pra outro projeto, sendo desviado e eles não sabiam! :tudobem:


Eu sei disse.... e isso não tem NADA A ver com oq eu postei, caralho! Le direito! Rindo


Eu li direito, porra!

Faz sentido porque se fosse gerenciado CORRETAMENTE não teria dado merda.

descriptionAs mentiras mais recorrentes na indústria de games EmptyRe: As mentiras mais recorrentes na indústria de games

more_horiz
Esse Red Steel foi foda quando lançou o trailer, eu mesmo fiquei de boca aberta. Depois saiu esse lixo ae heuheuehuehueh

No 2 eles melhoraram bem o jogo, mas mudaram completamente o estilo, atmosfera, etc...

descriptionAs mentiras mais recorrentes na indústria de games EmptyRe: As mentiras mais recorrentes na indústria de games

more_horiz
Guitto escreveu:
Bonatti escreveu:
Guitto escreveu:
Bonatti escreveu:
Só para completar, na parte de TRAILER eu trocaria o alien pelo Dead Island, pq auqilo la sim é um trailer que vendeu um jogo completamente diferente

No caso do Alien, eu colocaria como um Marketing errado e até como gameplay enganoso divulgado.... acho que lá não é bem um exemplo de trailer.


Alien até a Sega foi mirim. Dinheiro indo pra outro projeto, sendo desviado e eles não sabiam! :tudobem:


Eu sei disse.... e isso não tem NADA A ver com oq eu postei, caralho! Le direito! Rindo


Eu li direito, porra!

Faz sentido porque se fosse gerenciado CORRETAMENTE não teria dado merda.


BICHO BURRO, hauhauhau!

Eu to falando que o vídeo que vc postou, NÃO É TRAILER!
Com o tema "trailer enganoso" acho que combinaria mais vc falar de um trailer que vende o jogo errado, não um vídeo de gameplay. Rindo

descriptionAs mentiras mais recorrentes na indústria de games EmptyRe: As mentiras mais recorrentes na indústria de games

more_horiz
Dopefish escreveu:
Esse Red Steel foi foda quando lançou o trailer, eu mesmo fiquei de boca aberta. Depois saiu esse lixo ae heuheuehuehueh

No 2 eles melhoraram bem o jogo, mas mudaram completamente o estilo, atmosfera, etc...


Lembro que eu pirei no trailer tb, huahuaha.

Eu tenho o 2 e é um jogo bem legal.... tenhio que pegar para salvar ele, em uns 3 dias da de boa! Sorriso

descriptionAs mentiras mais recorrentes na indústria de games EmptyRe: As mentiras mais recorrentes na indústria de games

more_horiz
Bonatti escreveu:
Guitto escreveu:
Bonatti escreveu:
Guitto escreveu:
Bonatti escreveu:
Só para completar, na parte de TRAILER eu trocaria o alien pelo Dead Island, pq auqilo la sim é um trailer que vendeu um jogo completamente diferente

No caso do Alien, eu colocaria como um Marketing errado e até como gameplay enganoso divulgado.... acho que lá não é bem um exemplo de trailer.


Alien até a Sega foi mirim. Dinheiro indo pra outro projeto, sendo desviado e eles não sabiam! :tudobem:


Eu sei disse.... e isso não tem NADA A ver com oq eu postei, caralho! Le direito! Rindo


Eu li direito, porra!

Faz sentido porque se fosse gerenciado CORRETAMENTE não teria dado merda.


BICHO BURRO, hauhauhau!

Eu to falando que o vídeo que vc postou, NÃO É TRAILER!
Com o tema "trailer enganoso" acho que combinaria mais vc falar de um trailer que vende o jogo errado, não um vídeo de gameplay. Rindo


Eu sei que não é trailer, caralho.
O trailer enganoso em questão acabou ficando pro Red Steel!

descriptionAs mentiras mais recorrentes na indústria de games EmptyRe: As mentiras mais recorrentes na indústria de games

more_horiz
Guitto escreveu:
Bonatti escreveu:
Guitto escreveu:
Bonatti escreveu:
Guitto escreveu:
Bonatti escreveu:
Só para completar, na parte de TRAILER eu trocaria o alien pelo Dead Island, pq auqilo la sim é um trailer que vendeu um jogo completamente diferente

No caso do Alien, eu colocaria como um Marketing errado e até como gameplay enganoso divulgado.... acho que lá não é bem um exemplo de trailer.


Alien até a Sega foi mirim. Dinheiro indo pra outro projeto, sendo desviado e eles não sabiam! :tudobem:


Eu sei disse.... e isso não tem NADA A ver com oq eu postei, caralho! Le direito! Rindo


Eu li direito, porra!

Faz sentido porque se fosse gerenciado CORRETAMENTE não teria dado merda.


BICHO BURRO, hauhauhau!

Eu to falando que o vídeo que vc postou, NÃO É TRAILER!
Com o tema "trailer enganoso" acho que combinaria mais vc falar de um trailer que vende o jogo errado, não um vídeo de gameplay. Rindo


Eu sei que não é trailer, caralho.
O trailer enganoso em questão acabou ficando pro Red Steel!


Que seria melhor ter ficado o Alien, pq aquilo que é uma mentira sobre algo que o jogo n~~ao é, haha. Seria melhor vc inverter os 2. Rindo

descriptionAs mentiras mais recorrentes na indústria de games EmptyRe: As mentiras mais recorrentes na indústria de games

more_horiz
Depois eu faço isso, juro. awesome

descriptionAs mentiras mais recorrentes na indústria de games EmptyRe: As mentiras mais recorrentes na indústria de games

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder