Enquando muitos estavam torcendo por um novo Metroid em alta definição no Wii U possivelmente feito pela Retro Studios descobrimos que o novo jogo da Retro é Donkey Kong Country: Tropical Freeze. 

Em uma entrevista dada a IGN, Michael Kelbaugh, o presidente da Retro Studios, comenta sobre porque o estúdio resolveu produzir um novo jogo de Donkey Kong ao invés de um Metroid inédito. 

Bem, nós amamos Metroid. Nós amamos Metroid Prime e sempre amaremos. Foi uma grande parte do nosso estúdio, para a cultura do estúdio. A maior parte da equipe ainda está na Retro. Quando terminamos Donkey Kong Country Returns, ainda tínhamos muitas ideias legais. Isso, juntamente com o que o Wii U pode fazer, nos levou a realmente continuar com a série. De novo: a Retro Studios ama Metroid. Podemos fazer outro jogo algum dia. Mas nós realmente adoramos trabalhar com Donkey Kong também. 


Ele comenta também que o estúdio não trabalha em dois grandes projetos ao mesmo tempo. 

Nos dedicamos a um grande projeto de cada vez. Fazemos um novo jogo a cada dois ou três anos. Nós ajudamos em Mario Kart 7. Ajudamos a Monster Games a fazer a versão de 3DS de Donkey Kong Country Returns 3D. Às vezes, nós vamos ter que ajudar outras entidades da Nintendo. Sentimos que podemos ajudar a Nintendo como um todo, por isso, se tivermos tempo, faremos isso. Mas será que temos os recursos necessários pra fazer dois grandes projetos ao mesmo tempo? Eu acho que não. Um grande projeto e um pequeno projeto ao mesmo tempo é o que podemos fazer. 


No entanto apesar da Retro estar dedicando seu tempo a Tropical Freeze, Kensuke Tanabe, diretor executivo da Nintendo, e o responsável pela produção dos jogos desenvolvidos pela Retro, deixou algumas coisas no ar sobre o que pode vir por ai em um novo Metroid. 


Basicamente eu estou pensando, não apenas na Samus, mas como podemos expandir o universo inteiro da Samus. Você deve se lembrar de Metroid Prime Hunters. Estou pensando em coisas que nós poderíamos explorar mais, com todos esses diferentes caçadores de recompensas também.