Lenneth Valkyrie escreveu: Bem. Eu acho que o grande problema disso é justamente o fato de que só por ser homem ele já é culpado.
Ninguém escuta o lado dele. Uma mulher ou uma criança o acusou, já era! E isso abre margem pra que mulheres mal intencionadas se aproveitem da situação, os acusem e façam o que quiserem.
Uma questão que eu sempre falo é a seguinte: As pessoas, não só no Brasil, mas em especial aqui, não sabem realmente o que é ter DIREITOS, ou o que vem a ser um DIREITO.
As pessoas encaram direito como um salvo- conduto, do tipo "posso fazer o que quiser porque estou protegido!", e isso é uma deturpação imensa da ideia de DIREITO. Os direitos são, antes de tudo,
uma garantia de cidadania e dignidade para o indivíduo, frente ao poder do Estado (e, acrescento eu, das elites e dos poderosos).
Infelizmente muitas vezes os direitos tem seu uso deturpado, para revanche pessoal/ retaliação ou para intimidação.Um exemplo de intimidação foi o falado no texto, onde uma menina de 8 anos usou a questão da proteção ao menor como forma de intimidar o professor e assim alcançar seu objetivo pessoal imediato ou de não ter que cumprir as ordens.
Os exemplos do primeiro caso são imensos... já vi pessoas comentando que o ECA permite que o menor faça tudo, deixa o menor fazer tudo. Não é bem assim... o que o ECA diz é que se o menor fizer algo errado, a atitude tomada contra ele será diferente da tomada contra um adulto, e que o foco das medidas sócio-educativas são a reeducação e reinserção na sociedade, não uma punição e segregação. a questão é... o ECA está sendo bem aplicado? as medidas que o ECA propõe estão cumprindo seu objetivo? As instituições e pessoas envolvidas nisso estão realizando seu trabalho adequadamente, em condições e infra-estrutura para tais?
Outro exemplo que já ouvi... uma pessoa comentou comigo que um amigo dele sofre um problema sério no casamento. a esposa do cara é temperamental a beça, e quando desagradada parte para cima, para a agressão física, e diz que se o cara reagir, vai na delegacia da mulher dar queixa de agressão e enquadrar ele na Lei Maria da Penha.
Isso é deturpação do direito, onde uma mulher está corrompendo uma lei que inicialmente foi criada para proteger mulheres em situação de violência doméstica, visando poder fazer algo sem sofrer as consequências por seus atos. Direito corrompido usado como salvo-conduto ou garantia de impunidade.
Isso sem falar na quantidade imensa de mulheres (acredito que todo mundo já ouviu falar de pelo menos um caso) em que usam a predisposição da lei de dar a guarda das crianças para mãe como arma contra o marido/ ex-marido, ameaçando de não deixar ele ver os filhos, ou de fato o fazendo, por exemplo mudando para outra cidade após o divórcio, levando os filhos consigo e assim evitando contato próximo com o pai.
Tais ações são ruins por várias razões, mas eu destaco que elas alimentam as reações conservadoras, fornecendo exemplos e argumentos para reacionários e conservadores, o que enfraquece os movimentos sociais e afasta a opinião pública de uma maior inserção na questão e na busca por mudanças progressistas- vide a opinião da maioria dos cariocas sobre os DIREITOS HUMANOS, fomentada por neoconservadores, reacionários, direitistas-extremos e militaristas, como os deputados Wagner Montes e Jair Bolsonaro.
É como digo... pode-se criticar como a democracia está, e querer mudanças progressistas, como a democracia ser participativa e não representativa, mas ficar repetindo que "todos os partidos são iguais" (me referindo especificamente ao discurso que rolou durante as manifestações do mês passado) e/ ou que "não existe mais esquerda nem direita" (ou pior "não existe esquerda nem direita", simplesmente) só interessa aos ultraconservadores e militaristas que defendem a volta do governo militar como forma de moralizar a política e vida pública (
o que historicamente não procede, já que o governo militar brasileiro foi corrupto demais, mas com o controle da imprensa, censura e menos tecnologia de informação disponível na época, as informações e denúncias eram em escala BEM menor)
Última edição por Grau Hut em Qui 18 Jul 2013, 15:41, editado 1 vez(es)