Mais uma entrevista de Iwata que está sendo traduzida aos poucos. Vamos ao resumo.
Wii U:
“É difícel dizer de forma simples o que o Wii U é capaz de fazer e leva certo tempo até as pessoas entenderem o console. Apesar de na primeira metade de 2013 não termos tido muitos lançamentos e com isso as vendas foram baixas, não acho que o conceito e o potencial do Wii U foram rejeitas pelo mercado.”
Iwata disse também que mesmo a base instalada do console sendo pequena, aqueles que possuem um Wii U estão muito satisfeitos e ele espera que essas opiniões se espalhem no final do ano.
Sobre desenvolvimento interno:
“Os desenvolvedores da Nintendo são insaciáveis na hora de criar produtos que atraiam o interesse do público. Eles fazem de tudo para alcançar isso. Tanto Miyamoto como eu sempre dizemos não estamos fazendo obras de arte, o importante é fazer produtos que sejam aceitos e atraiam o consumidor.”
Sua opinião sobre desenvolvimento:
“Criar é uma espécie de expressão de egoísmo. As pessoas com muita energia para criar possuem uma grande confiança. Eles começam achando que o que fazem é o certo para eles e então deve ser bom também para os consumidores. Mas no final precisamos de produtos que atraiam e sejam aceitos pelas pessoas. Você não pode forçar algo. Se você apresenta uma ideia e o consumidor não entender, é mais importante mudá-la para eles passem a aceitá-la.”
Muito interessante Iwata demonstrar publicamente essa ideia de que é preciso criar o que as pessoas querem e não o que os ‘criativos’ acham que é o melhor game já feito. Alguns fracassos recentes (como Skyward Sword e Metroid: Other M) podem finalmente ter servido para a Nintendo entender que nem tudo que ela faz será sucesso de vendas imediato.
Fonte: http://wiiclube.uol.com.br/blog/2013/08/01/wii-u-iwata-fala-sobre-desafios-do-wii-u-e-reconhece-que-o-egoismo-criativo-deve-ser-superado/86957