Steve Ballmer é o CEO da Microsoft desde que assumiu a partir da aposentadoria de Bill Gates, em janeiro de 2000, mas seu longo mandato está chegando ao fim.
A gigante da tecnologia, disse sexta-feira que Ballmer decidiu se aposentar no próximo ano, e a diretoria iniciou um processo para encontrar seu sucessor.
Ballmer, que atraiu críticas de investidores por permitir que rivais como a Apple e Google conseguissem superar a Microsoft em dispositivos móveis, está tentando transformar a Microsoft, para se concentrar também em dispositivos e serviços ao invés de apenas software.
"Nunca é um momento perfeito para este tipo de transição, mas agora é o momento certo", disse Ballmer no lançamento da empresa.
Desde que Ballmer assumiu as rédeas acionistas da Microsoft tiveram um retorno total negativo de quase 20%, com o estoque abaixo de 36%, segundo dados da FactSet. Enquanto alguns dizem que o declínio pode ser atribuído à rápida descida do setor de tecnologia das alturas das bolhas "pontocom" a Microsoft tem frustrado os investidores durante anos com a sua incapacidade de traduzir uma enorme máquina de geração de caixa para o desempenho do mercado de ações.
O analista Walter Pritchard acha que a transição do CEO, pode significar que alguns dos setores mais fracos da empresa podem ser forçados a puxar seu próprio peso, correndo o risco de serem cortados.
A saída de Ballmer "coloca tudo em cima da mesa", descreve Pritchard em uma nota nessa sexta-feira. "[A] novo CEO provavelmente terá ampla liberdade para fazer mudanças no negócio, incluindo encerramento de setores para retornar mais capital" acrescenta que, com um olhar mais focado em clientes corporativos e afastando-se do mercado consumidor, com o potencial de maior retorno aos acionistas além dos bilhões que a empresa já desembolsou em dividendos e recompra.
Gates, que vai sentar-se no comitê de busca do conselho encarregado de encontrar o substituto de Ballmer, disse que a Microsoft teve "a sorte de ter Steve em seu papel até que o novo CEO assuma essas funções."
As ações da Microsoft tiveram uma alta após o anuncio, e subiram quase 8% logo após a abertura do pregão, em 34,86 dólares. O aumento ainda deixa Microsoft abaixo a 35,44 dólares anteriores a 18 de julho, o dia em que relatou resultados trimestrais ruins que levaram a uma queda de mais de 11% na sessão seguinte.
Fonte: http://www.forbes.com/sites/steveschaefer/2013/08/23/microsoft-ceo-steve-ballmer-to-retire-in-next-12-months/