É bom salientar esse trecho na pagina do Steam;
Haptics
Trackpads, by their nature, are less physical than thumbsticks. By themselves, they are light touch devices and dont offer the kind of visceral feedback that players get from pushing joysticks around. As we investigated trackpad-based input devices, it became clear through testing that we had to find ways to add more physicality to the experience. It also became clear that rumble, as it has been traditionally implemented (a lopsided weight spun around a single axis), was not going to be enough. Not even close.
The Steam Controller is built around a new generation of super-precise haptic feedback, employing dual linear resonant actuators. These small, strong, weighted electro-magnets are attached to each of the dual trackpads. They are capable of delivering a wide range of force and vibration, allowing precise control over frequency, amplitude, and direction of movement.
This haptic capability provides a vital channel of information to the player - delivering in-game information about speed, boundaries, thresholds, textures, action confirmations, or any other events about which game designers want players to be aware. It is a higher-bandwidth haptic information channel than exists in any other consumer product that we know of. As a parlour trick they can even play audio waveforms and function as speakers.
Trauzido by Google:
Háptica
Trackpads, pela sua natureza, são menos física do que thumbsticks. Por si só, eles são dispositivos light touch e não oferecem o tipo de feedback visceral que os jogadores têm de empurrar joysticks redor. À medida que investigou dispositivos de entrada baseados em trackpad, tornou-se claro através de testes que tivemos de encontrar maneiras de adicionar mais fisicalidade à experiência. Também ficou claro que "rumble", como tem sido tradicionalmente implementado (um peso desigual girou em torno de um único eixo), não ia ser suficiente. Nem perto disso.
O Controlador vapor é construído em torno de uma nova geração de feedback super-precisas tátil, empregando dois atuadores lineares ressonantes. Estes pequenos, fortes e ponderados electro-imãs são ligados a cada um dos dois trackpads. Eles são capazes de fornecer uma ampla gama de força e vibração, permitindo um controle preciso sobre a frequência, amplitude e direção do movimento.
Esta capacidade tátil fornece um canal vital de informação para o jogador - fornecimento de informações in-game sobre a velocidade, limites, limites , texturas, confirmações de ação, ou de quaisquer outros eventos sobre os quais os designers de jogos os jogadores querem estar ciente. É um canal de informação tátil de maior largura de banda que existe em qualquer outro produto de consumo que conhecemos. Como um truque de magia que pode até jogar ondas de áudio e funcionam como alto-falantes.
Bom, pelo jeito a coisa é mais foderoso do que a gente pensa. Se pegar, os dias dos analógicos estão contados.
Pelo que se entende, por conta desse eletro-imãs, sentiremos uma força de feedback nos dedos para não termos problemas com a precisão dos direcionais. Até pq o controle todo é hackeável, customizável.
Sem falar que funciona até como mini alto falante, ter a sensação de texturas, feed backs, frequências.
Tô começando a a sacar a parada. Me parece bem interessante.
Nintendo fazendo escola. :tudobem: