Você já deve ter visto (e estranhado) a proposta um tanto maluca e bastante interessante de controle que a Vavle apresentou esta semana. Ele substitui os clássicos direcionais analógicos por trackpads com feedback físico, e os posiciona de maneira um tanto estranha deixando os botões no centro do aparelho. Mas como não é justo julgar o Steam Controller antes de experimentá-lo, tudo o que podemos fazer é avaliar as primeiras impressões de desenvolvedores que já colocaram as mãos no aparelho.
Tommy Refenes, programador do estúdio Team Meat (Super Meat Boy), é um desses sortudos. E ele postou um texto em seu blog detalhando suas impressões em relação a ideia mirabolante da Valve. Logo no começo do texto, Tommy é bastante direto ao expressar sua chatice quando o assunto é controles para games, citando que não tocou no PlayStation 3 até a Sony lançar o DualShock 3, dois anos após o lançamento do controle. O cara é realmente exigente, o que deixa mais interessante ainda suas impressões em relação ao Steam Controller.
Refenes passou maior parte do tempo que teve com o controle da Vavle jogando Super Meat Boy, e afirma que os botões localizados no centro do controle não estão lá para auxiliar na gameplay, mas para servir como atalhos para funções externas ao jogo e menu – coisas como pausar, tirar fotos, salvar e carregar saves etc. Para controlar o Meat Boy com o Steam Controller, ele usou o trackpad da direita, que simula os botões que você estaria acostumado a usar em um controle comum como o do Xbox 360.
Refenes disse que a resposta tátil que o trackpad oferece cada vez que você o aperta ajuda na hora de tornar a experiência mais próxima da que você teria com um controle comum, mas que isso não resolve totalmente o problema do Steam Controller não ter botões voltados para gameplay. Ele afirma ter oferecido algumas dicas para a Valve, com ideias para deixar o trackpad mais acessível para quem prefere apertar botõezinhos. Elevações para demarcar botões, por exemplo.
No fim das contas, Tommy conclui dizendo que provavelmente vai continuar usando seu controle de Xbox 360 para jogos de PC, mas que o Steam Controller é realmente bom e tem bastante potencial. “Se todos os outros controles do planeta fossem obliterados do dia para a noite e tudo o que nos restasse fosse o Steam Controller, eu não acho que estaríamos numa situação ruim”, disse o desenvolvedor.
http://www.kotaku.com.br/controle-steam-tommy-impressoes/