Canso de ver nas salas de musculação adolescentes magrelos erguendo quase 100 kg no supino, com ajuda do seu parceiro de treino desde a primeira repetição, descendo a barra pela metade e descansando mais de 3 minutos entre uma série e outra.
Na ficha destes garotos, consta um objetivo, e lá está escrito HIPERTROFIA. Mas a única coisa hipertrofiada ali são os seus egos, quando eles contam para os amiguinhos da escola que erguem 100 kg no supino.
Estes mesmos garotos se orgulham de colocar no seu subnick do msn “TREINO HARDCORE” ou “HOJE O TREINO FOI PESADO” no seu status do Facebook. Enchem seus corpos de suplementos, comem igual um búfalo, porém não enxergam resultados no espelho. Mas por que isso ?
Muitos confundem treinar pesado com treinar usando bastante peso. O treino pesado é aquele que leva seu corpo a intensidade total. Treinar pesado é treinar com amplitude de movimento, concentrar na fase negativa e descansar pouco entre as séries. E pelo amor que você tem a musculação, pare de pensar “Com 8 repetições eu fico forte, com 10 eu cresço e com 12 defino”. Preste atenção gafanhoto: O SEU CORPO NÃO SABE CONTAR. O que define se você vai ganhar massa ou perder gordura é A SUA DIETA, porém não vou entrar nesse detalhe agora. O que quero dizer é que você tem que treinar até a falha, usar sua mente para superar o seu corpo e parar de fazer um número exato de repetições. Se seu objetivo é hipertrofia faça com uma carga que lhe permita falhar entre 8 e 12 repetições.
E aí, quando aquele seu amiguinho chato que gosta de ficar se comparando com você chegar do seu lado e dizer “Só isso cara? Eu faço com 20 kg a mais”, você terá uma resposta a longo e outra a curto prazo. Você pode responder a ele daqui há alguns meses quando seu físico estiver evoluindo e o dele continuar estagnado naquela estrutura frágil, ou simplesmente olhar para ele e dizer: TREINO PRA MIM, NÃO PRA VOCÊ.