Vc teria q ler o Silmarilion:
As Águias eram imensas aves voadoras sapientes e que podiam falar. Muitas vezes referidas como enfaticamente as Grandes Águias, aparecem, geralmente e intencionalmente servindo como agentes de Deus ex machina (ou melhor definindo, Eucatástrofe), em várias partes de seu conto, de O Silmarillion e as contas de Númenor para O Hobbit e O Senhor dos Anéis.
Estas criaturas foram geralmente criadas para ser semelhante as águias reais (por exemplo, como uma espécie independente da subfamília dos buteoninos), mas muito maiores. Em O Silmarillion, Thorondor é dito ter sido o maior deles e de todos os pássaros, com uma envergadura de 55 metros. Em outros lugares, as águias têm variado na natureza e tamanho, tanto nos escritos de Tolkien e em visualizações posteriores e filmes.
Ao longo de O Silmarillion, as Águias são particularmente associados com Manwë, o governante do céu e Senhor de Valar (anjos ou "deuses"). Afirma-se que "espíritos em forma de falcões e águias" com as notícias da Terra média para seus salões em Taniquetil, a montanha mais alta do Reino Abençoado de Valinor, embora mais tarde no livro o mesmo se diz de aves em geral, e na Valaquenta de "todas as aves velozes, fortes da asa".
Após a sua primeira aparição na narrativa principal, afirma-se que as Águias foram "enviadas" à Terra média por Manwë. Ele ordenou que vivessem nas montanhas ao norte da terra de Beleriand, a fim de "vigiar sobre" Melkor, o poder supremo do mal que tinha feito guerra contra os Elfos e Homens, e para ajudar os exilados Elfos de Noldor "em casos extremos". As Águias eram governados por Thorondor, que habitava (aparentemente com a maioria do seu povo) nas Montanhas Circundantes a oeste de Dorthonion.
Quando a cidade oculta de Gondolin foi construído por Turgon entre as montanhas circundantes, as águias de Thorondor tornaram-se seus aliados, trazendo-lhe notícias e mantendo espiões fora das fronteiras. Por causa de sua tutela, os Orcs de Morgoth foram incapazes de se aproximar tanto as montanhas próximas, ou o importante forte de Brithiach ao sul, as águias relógio tinham sido redobradas depois da vinda de Tuor, permitindo à Gondolin permanecer desconhecida, o mais longo de todos os reinos élficos. Quando a cidade caiu por último, as águias de Thorondor protegeram os fugitivos, afugentando os orcs que emboscadas em Cirith Thoronath, as águias do norte Fenda de Gondolin.
As águias lutaram ao lado dos exército dos Valar, Elfos e Homens durante a Guerra da Ira no final da Primeira Era, quando Morgoth foi derrotado. Em O Silmarillion é contado que após o aparecimento dos dragões alados, "todas as grandes aves do céu" se reuniram sob a liderança de Thorondor de Eärendil, e destruíram a maioria dos dragões durante uma batalha no ar.
FONTE