RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus

power_settings_newInicie sessão para responder
+3
Kaneda
Alohawell Ltda
Bonatti
7 participantes

descriptionProcurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus EmptyProcurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus

more_horiz
Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus Joymashermanaus_kotakubr00

Thais Weiller e Danilo Dias, a dupla que forma dois terços do estúdio independente Joymasher, responsável por Oniken, estão bem longe de casa. Há cerca de um mês eles decidiram sair de Maringá, no Paraná, para se estabelecer em Manaus, capital do Amazonas, onde devem permanecer por um bom tempo. Conversei com os dois para saber a razão dessa mudança de ares repentina e também como fica os projetos da Joymasher agora que estão mais próximos do coração da floresta amazônica.

Thais fala que a mudança tem tudo a ver com games. No final do ano passado, a Samsung anunciou a criação de um estúdio voltado para desenvolvimento de jogos em Manaus. É nesse estúdio que ela que tem formação em game design, está trabalhando. “A Samsung me convidou para trabalhar aqui em Manaus, o projeto parece legal e eu falei ‘ok, vamo aí’”, conta.

O casal só lamenta a distância de locais como São Paulo, o que vai acabar privando-os de participarem de eventos relacionados ao desenvolvimento de jogos. Eles citam, por exemplo, o Spin, que vai começar a ser realizado na capital paulista. “Quando a gente estava em Maringá e tinha o Spin, a cada três ou quatro meses a gente dava um jeito de pegar um ônibus e ir, mas estando aqui não dá mais”, fala Thais. Apesar de não estarem fisicamente nesses eventos, eles falam que vão continuar participando de Game Jams, mas pela internet.

Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus Joymashermanaus_kotakubr01-1024x768

Por estarem no Amazonas, fica difícil não perguntar se o ambiente na floresta não pode influenciar em futuros jogos da Joymasher, o que é confirmado pelo casal. “Eu estava comentando com a Thais antes de mudar pra cá, que eu estava pensando em desenvolver um jogo bem louco meio Metal Gear Rising no Amazonas, com um personagem fodão na selva e tal”, fala um empolgado Danilo Dias. “Pra mim, as referências sempre aparecem, só que eu gosto de fazer de uma forma sutil. Eu não vou botar o rio Negro e Solimões, misturar tudo e fazer um jogo sobre isso, mas alguma coisa sempre fica”, fala Thais, um pouco mais comedida.

Por onde anda Odallus?
A mudança para Manaus e o lançamento de Oniken no Steam fez com que a Joymasher desse uma pequena pausa no desenvolvimento de seu próximo game, o Odallus. O jogo está previsto para sair no meio desse ano e Danilo fala como está sendo o desenvolvimento dele: “Por enquanto eu estou desenvolvendo o Odallus praticamente sozinho, por que o nosso programador ficou só focado em resolver os problemas da versão de Steam do Oniken, e a Thais estava ocupada com outros trabalhos, então até agora sou eu que estou fazendo a programação, a arte e o game design”, fala. “O Marcus (Galvão, programador da Joymasher) só ajuda quando o Danilo tem um problema maior na programação e eu ajudo quando ele tem algum problema de cor ou level design”, completa Thais.

Danilo também fala que a criação do Odallus não está sendo muito diferente de como foi com Oniken, mesmo que por circunstâncias diferentes, já que o processo está sendo bem mais produtivo. “Odallus é um jogo muito mais complexo do que Oniken, até por causa do level design não linear, mas está sendo bem mais fácil de desenvolver. No Odallus eu encontro problemas (no desenvolvimento), mas eu nunca travo mais do que três dias nele”, explica.

Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus Joymashermanaus_kotakubr03

Engana-se quem pensa que a “facilidade” vem da bem sucedida campanha do jogo no site de crowndfunding IndieGoGo. Thais e Danilo dizem que a maioria dos mais de US$ 7.500 arrecadados para o projeto foram gastos em outros serviços relacionados ao jogo.

“O dinheiro serviu para pagar o músico que fez a trilha sonora, produção de trailers e outras coisas que a gente não consegue produzir e que precisa da ajuda de outras pessoas”, fala Danilo. Ainda assim, como a campanha conseguiu arrecadar mais do que os U$ 5 mil que a Joymasher pedia, eles falam que o dinheiro serviu também para o desenvolvimento, como a compra de licença de uma nova engine, melhor do que eles trabalharam em Oniken.

Parceria com a Sony
A Joymasher é um dos 19 estúdios brasileiros que fecharam uma parceria com a Sony para desenvolver jogos para a plataforma Playstation. O anúncio da parceria foi feito em outubro, durante a Brasil Game Show 2013, porém o casal fala que o projeto andou pouco desde então.

“O nosso plano é desenvolver algo para o PS Vita. Eles (Sony) vão nos dar um SDK (Software Development Kit, um kit de desenvolvimento), mas ainda não chegou por causa de problemas com a Anatel, porque o Vita tem Wi-Fi, então para chegar aqui a Anatel tem que aprovar. A ideia era que a gente conseguisse o SDK já na BGS, mas a Sony não pode trazer por causa disso”, informou Thais.

Como ainda não receberam o kit de desenvolvimento para saber como é desenvolver para o portátil da Sony, eles falam que não há como saber se farão um port de Oniken, Odallus ou até mesmo algo novo.

Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus Joymashermanaus_kotakubr02-1024x768

Eles explicam também como essa parceria vai acontecer: “A parceria com a Sony, no momento, é só pegar o SDK e desenvolver algo. Se sair um jogo, eles vão permitir que esteja na loja (PSN), mas eles não vão ser publishers”, diz Thais. No entanto, as possibilidades para o futuro são empolgantes. “O que eles falaram pra gente que seria possível era fazer um jogo em parceria com a Sony, que nem o Journey foi, mas pra isso teríamos que apresentar um projeto e tudo mais e, aí, eles bancariam o nosso jogo, que seria exclusivo por um ano”, explica Thais.

O problema é que, sem um kit de desenvolvimento para conhecer melhor as possibilidades que teriam, a Joymasher fica impossibilitada de criar um projeto e apresentar pra dona do Playstation.

Enfrentando o calor típico do norte do país e ainda se adaptando a uma cidade onde que não conheciam ninguém, o casal da Joymasher vai continuando a desenvolver seus jogos ridiculamente difíceis e instigantes. Mesmo distantes, Thais e Danilo parecem empolgados com o novo lar.

*Por Bruno Izidro, jornalista de games e tecnologia do Jornal Amazonas EM TEMPO e outras publicações, diretamente de Manaus

http://www.kotaku.com.br/procurando-um-norte-joymasher-conta-sobre-mudanca-para-manaus/

descriptionProcurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus EmptyRe: Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus

more_horiz
Boa entrevista com eles.
Danilo me falou hoje que ta até agora catando bug no Oniken para entregar para o Steam, ta corrido pra caralho, hahaha.

Odalus é um jogo que estou empolgado também... a proposta dele é uma pegada que me agrada muito mais!

descriptionProcurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus EmptyRe: Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus

more_horiz
ele posta as vezes aqui ne???

tem cara de ser gente boa

descriptionProcurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus EmptyRe: Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus

more_horiz
CARALHO, BRASIL SEMPRE FUDENDO. Seria foda jogar no vita fuderoso.

descriptionProcurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus EmptyRe: Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus

more_horiz
Bonatti escreveu:
Boa entrevista com eles.
Danilo me falou hoje que ta até agora catando bug no Oniken para entregar para o Steam, ta corrido pra caralho, hahaha.

Odalus é um jogo que estou empolgado também... a proposta dele é uma pegada que me agrada muito mais!


Eu falei pra ele lançar o Bug Edition e depois o GOTY Edition.  :tudobem: 

Agora tá explicado o tópico dele aqui querendo saber de Manaus.

descriptionProcurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus EmptyRe: Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus

more_horiz
Alohawell escreveu:
ele posta as vezes aqui ne???

tem cara de ser gente boa


Posta sim.
E tanto ele quanto a Thais são gente boa pra caralho, já conheci pessoalmente e vivo falando com ele no face.

descriptionProcurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus EmptyRe: Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus

more_horiz
Alohawell escreveu:
ele posta as vezes aqui ne???

tem cara de ser gente boa


Quando ele começou a postar aqui, Oniken nem era muito conhecido.

EU vi o game e achei o máximo. ENchi o saco dele com MPs e tal me indicando como entrar nessa área.

Ele foi super solícito e me deu várias dicas.

Hoje não tenho mais as MPs pq acabei apagando pra ter mais espaço, sem falar que se eu mandar tudo de novo as MPs ele me manda tomar no cu.

descriptionProcurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus EmptyRe: Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus

more_horiz
Bonatti escreveu:
Alohawell escreveu:
ele posta as vezes aqui ne???

tem cara de ser gente boa


Posta sim.
E tanto ele quanto a Thais são gente boa pra caralho, já conheci pessoalmente e vivo falando com ele no face.


Obrigado Danilo por embebedar o Bonas e fazer ele dormir no meio do Borderlands.  :tudobem: 

descriptionProcurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus EmptyRe: Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus

more_horiz
Pior que eu elogio o trabalho dele desde antes de o conhecer, faço isso por que realmente vejo qualidade no que ele faz.
Jogo brasileiro você acha um monte.... um monte de merda. Eu não vou elogiar só por que é daqui, acho isso escroto e queima o filme da galera que quer fazer algo de qualidade.

Danilo, Thais e Marcus merecem o reconhecimento que estão tendo.

Odallus eu pude conferir a Demo e é praticamente um novo Castlevania, mas com mapa aberto. Praticamente o que o Simon's Quest tentou fazer e falhou miseravelmente. Jogo FODA!

descriptionProcurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus EmptyRe: Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus

more_horiz
Henrico D. Santo escreveu:
Bonatti escreveu:
Alohawell escreveu:
ele posta as vezes aqui ne???

tem cara de ser gente boa


Posta sim.
E tanto ele quanto a Thais são gente boa pra caralho, já conheci pessoalmente e vivo falando com ele no face.


Obrigado Danilo por embebedar o Bonas e fazer ele dormir no meio do Borderlands.  :tudobem: 


 :tudobem: 
Ganhei varios leveis dormindo, hahaha.

A gente tinha que voltar a jogar. :( 

descriptionProcurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus EmptyRe: Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus

more_horiz
po o danilo tava em maringá antes de ir pra Manaus? ou a família dele é daqui?

descriptionProcurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus EmptyRe: Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus

more_horiz
Alohawell escreveu:
ele posta as vezes aqui ne???
tem cara de ser gente boa


sim ele sorteou um Oniken aqui

ele é mto simpático e acessível no Facebook

descriptionProcurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus EmptyRe: Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus

more_horiz
Orra o Neto me falou que o Bonatti tinha postado aqui a entrevista, valew pessoal e valew ae Bonatti =***
Sérião eu fico moh sem jeito ae  :foreveralone:  Seis sao moh legal.
Tipo, o Oniken sai amanhã, queria aproveitar pra avisar que quem ja ativou no desura nao precisa comprar denovo no steam nao blz? É só usar a key. Aí quem ja comprou nao precisa comprar denovo q eu sei que é um porre.
Se tiver alguma treta no jogo também é só me avisar pq o bagulho ta sendo testado faz umas 2 semanas mas toda hora surge uma merda nova.
Hoje mesmo eu entrei na parede na fase do gelo... Da até um embrulho no estomago de raiva quando eu vejo uma merda dessas.

descriptionProcurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus EmptyRe: Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus

more_horiz
Danilo_Dias escreveu:
Orra o Neto me falou que o Bonatti tinha postado aqui a entrevista, valew pessoal e valew ae Bonatti =***
Sérião eu fico moh sem jeito ae  :foreveralone:  Seis sao moh legal.
Tipo, o Oniken sai amanhã, queria aproveitar pra avisar que quem ja ativou no desura nao precisa comprar denovo no steam nao blz? É só usar a key. Aí quem ja comprou nao precisa comprar denovo q eu sei que é um porre.
Se tiver alguma treta no jogo também é só me avisar pq o bagulho ta sendo testado faz umas 2 semanas mas toda hora surge uma merda nova.
Hoje mesmo eu entrei na parede na fase do gelo... Da até um embrulho no estomago de raiva quando eu vejo uma merda dessas.


Relaxa que reclamaremos de todos os bugs e faremos fakes no Metacritic para dar nota baixa! Sorriso 

descriptionProcurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus EmptyRe: Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus

more_horiz
Bonatti escreveu:
Danilo_Dias escreveu:
Orra o Neto me falou que o Bonatti tinha postado aqui a entrevista, valew pessoal e valew ae Bonatti =***
Sérião eu fico moh sem jeito ae  :foreveralone:  Seis sao moh legal.
Tipo, o Oniken sai amanhã, queria aproveitar pra avisar que quem ja ativou no desura nao precisa comprar denovo no steam nao blz? É só usar a key. Aí quem ja comprou nao precisa comprar denovo q eu sei que é um porre.
Se tiver alguma treta no jogo também é só me avisar pq o bagulho ta sendo testado faz umas 2 semanas mas toda hora surge uma merda nova.
Hoje mesmo eu entrei na parede na fase do gelo... Da até um embrulho no estomago de raiva quando eu vejo uma merda dessas.


Relaxa que reclamaremos de todos os bugs e faremos fakes no Metacritic para dar nota baixa! Sorriso 


AFF AFF...perae... da pra fazer fake no metacritic? pra... mexer na nota... de um jogo?

descriptionProcurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus EmptyRe: Procurando um norte: Joymasher conta sobre a mudança para Manaus

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder