Bonatti escreveu: JurianSutter escreveu: Bonatti escreveu: JurianSutter escreveu: Sobre cachê, é algo realmente complicado. Eu não toco por couvert, por exemplo. Os grupos no qual participo cobram fixo. Não quer pagar, fica sem. Temos o público cativo e nos garantimos.
Couvert é uma sacanagem atualmente, os donos de casa querem ficar com 40% ou mais. Me perdoe o palavriado, mas vão todos para a casa do caralho. Você ganha com consumação, quer ganhar dinheiro em cima da banda ou artista é uma sem-vergonhice sem fim. Se não tiver banda e você colocar som, vai ter que pagar o ECAD de qualquer forma.
Concordo.
Até acho justo tirarem uma %, mas eles ficam com quase tudo, fico puto com isso.
Infelizmente, isso virou uma grande palhaçada porque começaram a dar espaço para qualquer banda de garagem, de moleques que tocam 3 acordes. Não são profissionais, ou estudam e vivem de outra coisa e só querem tocar, topam até de graça ou por cerveja. Esses, aliados aos donos de casas e bares, são os verdadeiros responsáveis por colocarem a cena underground (por exemplo) na vala que está.
Temos bandas muito boas sem espaço pra tocar, e sem possibilidade de se manter
Foda também é que, pelo menos auqi em São Paulo, povo (tanto donos de bares quanto publico) dão muito mais valor a banda cover do que uma banda que quer fazer algo novo.
Tanto que normalmente, show de banda de som próprio eles tacam para domingo a noite e cover é sexta e sabado!
Isso é muito culpa do publico também, que é bitolado em coisa velha (em particular, anos 80) e tem mania de falar a clássica frase "hoje em dia não existe mais nada de bom" sem nem se dar ao trabalho de PROCURAR! Obvio que o dono da casa vai deixar as bandas para domingo, ele quer dinheiro.... isso me frustra fodamente...
Verdade. Mas a questão de som próprio foi a indústria que assassinou. Essa coisa de ver o business dar certo. Colocar um rosto bonito, uma música fácil e palatável, grudenta e pronto: receita de sucesso. Isso acabou desmotivando muita gente boa a compor e fazer o seu som.
Com a indústria fonográfica fervendo, disputando os hits, as casas noturnas e bares, colocam rádio, cd, mp3 ou banda cover que toque esse repertório. Foi quase uma "imposição" entende? O bombardeamento deste repertório é sucessivo, ninguém que liga TV ou rádio escapa dele.
"As tribos" underground, numa tentativa errônea e frustrada, estão desde os anos 2000 tentando criar uma imagem de "tradição", de saber o que é bom, logo você vê essa veneração as décadas passadas e uma negação a tanta coisa boa que pode estar surgindo.
Ah gente, não posso ficar falando de música, vai um wall atrás do outro, nem eu me aguento :tudobem: :tudobem: