RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

[OPINIÃO] - A Nintendo realmente precisa se redefinir?

power_settings_newInicie sessão para responder
+7
Escher86
Leinad
osayune
Antonio Neto
Henrico D. Santo
Fúria
Guitto
11 participantes

description[OPINIÃO] - A Nintendo realmente precisa se redefinir? Empty[OPINIÃO] - A Nintendo realmente precisa se redefinir?

more_horiz
Essa semana saiu a uma entrevista do presidente da Nintendo, Satoru Iwata, deu em entrevista à publicação japonesa Diamond [Clique aqui e leia] dizendo, basicamente, que a Nintendo precisa expandir-se e redefinir aquilo que ela precisa fazer.

Somente a frase acima, acendeu uma luz amarela e eu pensei: "Ja não bastou a Nintendo anunciar o QOL, e direcionar recursos a isso, quando ela claramente não consegue fazer direito aquilo que é o 'core' dos negócios dela..."

Mas sim, meus amigos, o que era ruim ainda poderia ficar pior. Hoje cedo, saiu a notícia de que a Big N decidiu, mais uma vez, não fazer uma conferencia no palco principal da E3. Depois de todos resultados negativos que a empresa teve durante o ano fiscal de 2013, era justamente esse o momento que ela precisava. Grande exposição pra imprensa, gerar comentários entre os gamers e...

Ela vai la e se fecha, cada vez mais. Pergunte a qualquer um que gosta de vídeo games se ele sabe o que é uma Nintendo Direct. Se ele ja viu alguma, e mais ainda, se ele sabe dos jogos anunciados pra Wii U.

Agora, faça o mesmo teste, sobre jogos de PS4 e Xbox One. E mais uma vez a Nintendo escolhe o caminho mais estúpido, e que ja não deu certo em 2013.

Realmente é necessário se redefinir como empresa? É realmente necessário um QOL? Não seria melhor apresentar todos os jogos, fazer novamente um grande show, no palco, assim como em 2009, criar a necessidade no seu consumidor de adquirir o Wii U, mostrar jogos NOVOS...

Em vez de seguir pra um outro caminho? O Wii, apesar de ter achado um publico novo, e feito um grande sucesso, jamais será lembrado da mesma forma que esse console abaixo:

[OPINIÃO] - A Nintendo realmente precisa se redefinir? Nintendo_snes_02

E o Snes não era uma redefinição. Não era uma ideia completamente nova. Ele era a continuação direta dos negócios bem sucedidos pela Nintendo com o NES, mas principalmente, ele mostrava a vontade da empresa em vencer o seu principal concorrente na época o Mega Drive.

A prova do que eu digo?

E era assim que a Nintendo se colocava no mercado: Atacando abertamente o concorrente em um comercial do seu principal produto. Mas não era apenas um ataque. Não era somente "Vamos detonar com a sega".

O propósito da Nintendo era mostrar o seu diferencial. Aquilo que a tornava única. E isso não era em um controle, gimmick, ou uma redefinição.

Era apenas a continuidade, de forma muito mais robusta dos seus negócios. E é isso que falta, Nintendo. Voltar ao mercado, mas voltar de verdade, fugir dos concorrentes não vai te diferenciar, e menos ainda, mostrar o que tu tem de melhor.

[OPINIÃO] - A Nintendo realmente precisa se redefinir? List_640px

description[OPINIÃO] - A Nintendo realmente precisa se redefinir? EmptyRe: [OPINIÃO] - A Nintendo realmente precisa se redefinir?

more_horiz
Bom texto, brow.

No mais, pode ser que tenha um caroço neste angú. Pode ser um caroço bom, se for ver... Deixam essa E3 passar e na próxima aparecerão com algo mais que o WiiU.

description[OPINIÃO] - A Nintendo realmente precisa se redefinir? EmptyRe: [OPINIÃO] - A Nintendo realmente precisa se redefinir?

more_horiz
Essa redefinição, se rolar, é por pura falta de bolas do Iwata junto com a direção nula do Reggie.

Não adianta, o Iwata sempre vai tirar o dele da reta e dizer que o público mudou, que os ares precisam serem renovados e blá blá blá. Tudo isso pra esconder a ausência de coragem dele, que talvez tenha até beneficiado a Nintendo no começo de sua gestão, mas que agora se tornou inútil perante a indústria violenta (no sentido de ser cruel e rápido) de games que tem devorado muitas empresas.

A Nintendo ficou duas gerações na defensiva, por mais que o Wii tenha vendido litros e litros, nunca foi um console reconhecido como foram seus antecessores. Tem gente que adora, sim, mas o público hardcore nintendista no geral virou a cara para a Nintendo com o desenrolar da novela do Wii.

E ela achou que poderia levar a industria pra sempre com essa ladainha de "casual", mas a indústria é violenta.

Mas acho que tem outros fatores criativos, como o próprio Miyamoto, que começa a demonstrar certo cansaço em seus games.

Mario sempre vai ser foda, não joguei o novo do Wii U, mas desde o Mario 64 que a Miyamoto não consegue fazer algo tão diferente quanto fazia antigamente. Acho que a culpa quanto a isso se deve a ele mesmo, que sempre fez com que todo mundo esperasse algo extremamente novo a cada Mario, sendo isso impossível (e acabamos ficando mal acostumados). Mas quanto a isso, é apenas um detalhe diante o furacão que o Iwata acabou levando a Nintendo.

Vou deixar a galera ir postando, assim vou desenvolvendo meu raciocínio também. Ainda é tudo muito nebuloso pra mim.

more_horiz
bom, a nintendo é uma empresa, e precisa ganhar dinheiro.

se ela quer investir em outra coisa, lindo, perfeito, vai lá. mas isso demonstra que ela NAO SABE MAIS como se virar no mercado de games (consoles), ou NAO QUER.

repito o que disse no outro tópico: a nintendo pós GC praticamente desistiu do gamer clássico, e conseguiu muita grana dos casuais com o wii. mas os casuais nao se fidelizam, e ela nao percebeu que ela precisava NOVAMENTE se renovar depois do wii.

e pelo jeito ela está querendo atingir o público tech-fitness, com esse QOL. boa sorte à ela!

no mais, totalmente normal ter mais de uma área, assim como a sony tem, a microsoft...

more_horiz
Um dos principais problemas da Nintendo é a divulgação, isso é fato. Qualquer pessoa que saiba o que é um video game sabe que a Sony fez o PS2, o PS3 e já sabe ou vai acabar sabendo em breve do PS4...

Já o WII U parece ser completamente desconhecido para qualquer um que não acompanhe de perto o mercado de games, digo isso pq sempre que me perguntam se tenho algum console, é muito comum eu ter que explicar o que é um "WII U", sério mesmo, tem gente que tem e joga WII e ainda não sabe o que é o WII U por aqui.

O que torna as coisas mais bizarras pra mim, apesar de ser questão de gosto pessoal e tal, é que  falando de diversão pura, eu não vejo os jogos do Xbox ou do PS4 superando os da Nintendo por uns 2 anos

more_horiz
Fugiram da E3 por medo...
Medo dos fatos.
Tá foda...

more_horiz
Antonio Neto escreveu:
bom, a nintendo é uma empresa, e precisa ganhar dinheiro.

se ela quer investir em outra coisa, lindo, perfeito, vai lá. mas isso demonstra que ela NAO SABE MAIS como se virar no mercado de games (consoles), ou NAO QUER.

repito o que disse no outro tópico: a nintendo pós GC praticamente desistiu do gamer clássico, e conseguiu muita grana dos casuais com o wii. mas os casuais nao se fidelizam, e ela nao percebeu que ela precisava NOVAMENTE se renovar depois do wii.

e pelo jeito ela está querendo atingir o público tech-fitness, com esse QOL. boa sorte à ela!

no mais, totalmente normal ter mais de uma área, assim como a sony tem, a microsoft...

Mas considerando o status quo da Nintendo, ela não conseguiria ser tão abrangente quanto as suas concorrentes.

Vide a Sony, que até está fechando várias de suas divisões por não ter mais cacife de bancar o PS da maneira que ela vem levando.

more_horiz
Eu acho que a Big N perdeu o foco ao querer inovar. Tudo bem que é uma empresa Japonesa e que as idéias deles são excepcionais, porém não bate com o público. O público gamer gosta de jogar, e não de ficar dançando em frente a um sensor ou ficar chacoalhando um controle. Tanto o público novo como os mais old-school.

É legal inovar ? É sim, porém o mundo dos games é focado no outro caminho, no caminho clássico.
Eu sou Nintendista de coração, desde o SNES, e digo que, nada me deixa mais ligadão do que jogar um SNES ou um N64. Tenho o Game Cube e até que era legalzinho, o Wii... é bom, mas tirei muito pouco proveito dele, o que eu mais faço com o meu Wii ? Emulador de SNES....

Joguei muitos jogos que tiravam vantagem dos controles do Wii como GoldenEye 007, Red Steel 2, Mad World entre outros, porém para mim, nada substitui o controle clássico, tanto que Mario Kart no Wii eu jogava com o controle clássico.

Acho que, a Nintendo não precisa se redefinir, mas sim se adaptar ao mundo. A Nintendo até meados do ano passado não tinha conhecimento de suas concorrentes, não sabia da existência da PSN Plus, ou do sistema de troféus, até mesmo não sabia como funcionava os games online. Na minha visão, a Nintendo é aquela criança autista que é feliz e se dá bem, é bem sucedida, porém não se dá bem com o mundo exterior. Ela é superior e top sendo ela mesma, mas na área dela.

Seria a mesma coisa que comparar um piloto de Fórmula 1 com um piloto de rally, ambos são pilotos e dirigem carros com o mesmo objetivo, porém cada um tem o seu jeito. Se a Big N quer competir nesse mercado, onde aproximadamente 70 a 80% do público alvo prefere algo hype e com gráficos bonitos, ela tem que se adaptar de acordo com o mercado, e não querer ficar inventando moda.

QOL ? Ótima iniciativa, mas Big N, não mate o vídeo-game, seja híbrida! Não seja 100% QOL nem 100% old-school gamer, dê uma contrapartida em ambos nichos! Ai sim creio que ao mesmo tempo ela inovaria, conquistando um público novo, e manteria o público antigo. O Wii U é um bom exemplo disso, tem jogos maduros, jogos infantis e jogos "QOL". To com fome vou almoçar.

more_horiz
Ontem comecei a ler sobre a questão que tanto falam: prejuízo da Nintendo e a descontinuação ou não do Wii U.

Hoje tendo o Wii U nas mãos, percebo o quanto é legal o console e quão dinâmico pode ser. Isso que tenho apenas 2 jogos e joguei outras 3 demos. Estou encantado com o console e não me arrependo nem uma gota pelo investimento. A compatibilidade com controles e games do Wii também foi ponto forte na aquisição. Posso jogar toda a biblioteca que não havia conhecido de seu antecessor.

O que falta pro Wii U alavancar? Exclusivos. Mais e mais exclusivos que encantem o público em geral. Ele já possui uma boa lista de exclusivos, mas acho que a Nintendo não soube explorar o potencial deles em propaganda, e o console está restrito aos gamers e fãs da empresa.

Acho que o mês de junho (E3) será um divisor de águas. Se vier anunciando projetos fortes para 2015, prevejo uma reviravolta.

more_horiz
http://www.nintendoblast.com.br/2014/05/novos-rumores-documentos-vazados-e3.html

Se alguma dessas listas aí do link forem verdadeiras, a Nintendo resolveu encarar a briga, e digo mais, se sair tudo isso mesmo, elevo meu nível fanboy (que nem existia mais) e compro um 2DS até o final do ano.

more_horiz
Sdds F-Zero, Metroid e Star Fox

more_horiz
Escher86 escreveu:
Sdds F-Zero, Metroid e Star Fox

Quem sabe não pinta esses nesse ano que a Nintendo precisa dar uma guinada.

more_horiz
A Nintendo tem uma equipe criativa, que na minha opinião é a melhor do mundo. Pena que o Administrativo não seja tão bom quanto.

more_horiz
Eles precisam investir fortemente em 3 coisas: Marketing, de preferência agressivo; Franquias clássicas que estão na geladeira, como Starfox e F-Zero; Novas franquias mais adultas, pra tirar a má fama que eles ganharam de repetitivos e infantis, apesar de isso não ser verdade.

more_horiz
VRebuli escreveu:
Eles precisam investir fortemente em 3 coisas: Marketing, de preferência agressivo; Franquias clássicas que estão na geladeira, como Starfox e F-Zero; Novas franquias mais adultas, pra tirar a má fama que eles ganharam de repetitivos e infantis, apesar de isso não ser verdade.

só acertar a questão do marketing já resolveria o problema por enquanto, devo ter dito isso antes, mas conheço pessoas que tem e ainda jogam o WII e nem sabem que o WII U existe, enquanto o PS4 é conhecido por qualquer pessoa que pelo menos sabe o que é um video game

pode ser pura questão de gosto mesmo, mas falando de diversão, acho que vai levar ai uns 2 anos pro Xone ou o PS4 alcançarem o WII U

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder