Essa semana saiu a uma entrevista do presidente da Nintendo, Satoru Iwata, deu em entrevista à publicação japonesa Diamond [Clique aqui e leia] dizendo, basicamente, que a Nintendo precisa expandir-se e redefinir aquilo que ela precisa fazer.
Somente a frase acima, acendeu uma luz amarela e eu pensei: "Ja não bastou a Nintendo anunciar o QOL, e direcionar recursos a isso, quando ela claramente não consegue fazer direito aquilo que é o 'core' dos negócios dela..."
Mas sim, meus amigos, o que era ruim ainda poderia ficar pior. Hoje cedo, saiu a notícia de que a Big N decidiu, mais uma vez, não fazer uma conferencia no palco principal da E3. Depois de todos resultados negativos que a empresa teve durante o ano fiscal de 2013, era justamente esse o momento que ela precisava. Grande exposição pra imprensa, gerar comentários entre os gamers e...
Ela vai la e se fecha, cada vez mais. Pergunte a qualquer um que gosta de vídeo games se ele sabe o que é uma Nintendo Direct. Se ele ja viu alguma, e mais ainda, se ele sabe dos jogos anunciados pra Wii U.
Agora, faça o mesmo teste, sobre jogos de PS4 e Xbox One. E mais uma vez a Nintendo escolhe o caminho mais estúpido, e que ja não deu certo em 2013.
Realmente é necessário se redefinir como empresa? É realmente necessário um QOL? Não seria melhor apresentar todos os jogos, fazer novamente um grande show, no palco, assim como em 2009, criar a necessidade no seu consumidor de adquirir o Wii U, mostrar jogos NOVOS...
Em vez de seguir pra um outro caminho? O Wii, apesar de ter achado um publico novo, e feito um grande sucesso, jamais será lembrado da mesma forma que esse console abaixo:
E o Snes não era uma redefinição. Não era uma ideia completamente nova. Ele era a continuação direta dos negócios bem sucedidos pela Nintendo com o NES, mas principalmente, ele mostrava a vontade da empresa em vencer o seu principal concorrente na época o Mega Drive.
A prova do que eu digo?
E era assim que a Nintendo se colocava no mercado: Atacando abertamente o concorrente em um comercial do seu principal produto. Mas não era apenas um ataque. Não era somente "Vamos detonar com a sega".
O propósito da Nintendo era mostrar o seu diferencial. Aquilo que a tornava única. E isso não era em um controle, gimmick, ou uma redefinição.
Era apenas a continuidade, de forma muito mais robusta dos seus negócios. E é isso que falta, Nintendo. Voltar ao mercado, mas voltar de verdade, fugir dos concorrentes não vai te diferenciar, e menos ainda, mostrar o que tu tem de melhor.
Somente a frase acima, acendeu uma luz amarela e eu pensei: "Ja não bastou a Nintendo anunciar o QOL, e direcionar recursos a isso, quando ela claramente não consegue fazer direito aquilo que é o 'core' dos negócios dela..."
Mas sim, meus amigos, o que era ruim ainda poderia ficar pior. Hoje cedo, saiu a notícia de que a Big N decidiu, mais uma vez, não fazer uma conferencia no palco principal da E3. Depois de todos resultados negativos que a empresa teve durante o ano fiscal de 2013, era justamente esse o momento que ela precisava. Grande exposição pra imprensa, gerar comentários entre os gamers e...
Ela vai la e se fecha, cada vez mais. Pergunte a qualquer um que gosta de vídeo games se ele sabe o que é uma Nintendo Direct. Se ele ja viu alguma, e mais ainda, se ele sabe dos jogos anunciados pra Wii U.
Agora, faça o mesmo teste, sobre jogos de PS4 e Xbox One. E mais uma vez a Nintendo escolhe o caminho mais estúpido, e que ja não deu certo em 2013.
Realmente é necessário se redefinir como empresa? É realmente necessário um QOL? Não seria melhor apresentar todos os jogos, fazer novamente um grande show, no palco, assim como em 2009, criar a necessidade no seu consumidor de adquirir o Wii U, mostrar jogos NOVOS...
Em vez de seguir pra um outro caminho? O Wii, apesar de ter achado um publico novo, e feito um grande sucesso, jamais será lembrado da mesma forma que esse console abaixo:
E o Snes não era uma redefinição. Não era uma ideia completamente nova. Ele era a continuação direta dos negócios bem sucedidos pela Nintendo com o NES, mas principalmente, ele mostrava a vontade da empresa em vencer o seu principal concorrente na época o Mega Drive.
A prova do que eu digo?
E era assim que a Nintendo se colocava no mercado: Atacando abertamente o concorrente em um comercial do seu principal produto. Mas não era apenas um ataque. Não era somente "Vamos detonar com a sega".
O propósito da Nintendo era mostrar o seu diferencial. Aquilo que a tornava única. E isso não era em um controle, gimmick, ou uma redefinição.
Era apenas a continuidade, de forma muito mais robusta dos seus negócios. E é isso que falta, Nintendo. Voltar ao mercado, mas voltar de verdade, fugir dos concorrentes não vai te diferenciar, e menos ainda, mostrar o que tu tem de melhor.