A Nintendo precisa não apenas se redefinir, mas principalmente se achar. A atual crise foi fruto de uma aposta em curto prazo (Wii) aliada ao acomodamento que a Nintendo teve no meio da geração passada. Sempre comentei (desde 2006) que o Wii era uma aposta arriscada da Nintendo, que certamente venderia muito no início pelo fator novidade e pelo preço, mas que estaria fadado a um ciclo muito curto e perderia relevancia rápido. Questionava o que a Nintendo faria para fidelizar essa "nova" fatia do mercado (os casuais) que ela tanto ajudou a consolidar, e no fim vimos que pouco foi feito. Tais casuais se dissovelram entre smartphones/tablets, Kinect e alguns no próprio Wii, visto que existe pouco incentivo para esse público comprar um Wii U.
No momento que a Nintendo anunciou o Wii U, já estava na cara que o console enfrentaria uma concorrência pesada, visto que teria que disputar campo com o PS3 e 360 (consoles consolidadíssimos) custando mais caro e tendo muito menos opções, e em pouco tempo iria ter PS4 e Xbox One como adversários. Tendo isso em mente, era de se esperar que a Nintendo fosse ser agressiva em termos de marketing, jogos e parcerias, assim como fez com o Wii... mas não foi isso que aconteceu.
Um dos maiores exemplos de como a Nintendo é uma companhia completamente fora de sintonia com o consumidor é ver como eles conseguiram lançar um console que direcionado para ninguém. Eles não conseguiram atrair o consumidor casual (grande maioria da userbase do Wii) por causa de um projeto (marketing, nome, design...) muito confuso, que não deixava claro se aquilo era um novo console, um Wii melhorado ou apenas um acessório para o Wii, somado ao preço pouco atrativo. Eles também perderam a core audience por não oferecerem um produto atrativo para aqueles que já tinham um PlayStation 3 ou Xbox 360, visto que a maioria dos jogos já haviam saido nos 2 consoles com meses de antecedência, além do fato do console oferecer poucas novidades por um preço maior que os concorrentes. E por fim, a própria fanbase da Nintendo não acatou tanto o Wii U exatamente pela falta de atrativos e de comunicação do próprio console, visto que os grandes titulos para esse público foram New Super Mario Bros. U (que pouco adicionou em relação aos anteriores) e Zelda Wind Waker HD, que é um HD port.
A Nintendo precisa de planejamento, de traçar uma meta para o Wii U. Não é sair de franco atirador tentando pegar jogos exclusivos como Bayonetta 2 (que não vai vender nada) que eles vão sair do buraco. A Nintendo tem uma 1st party forte, mas um marketing bem fraco (a maioria dos títulos se auto-promovem ou são promovidos pelo público), resultando em vendas modestas de séries como Metroid, Star Fox e Zelda (no Japão).
Possivelmente no próximo post eu fale sobre 3DS x Smartphones e mais sobre Wii U, porém basicamente esse é um dos maiores (se não o maior) defeito da Nintendo... não ter planejado e se preparado pra essa geração.
----------------------------------------------------------
Quanto aos comentários de que Sony e Microsoft não estariam preparadas para lançar o PS4 e Xbone, eu discordo. A geração passada já deu o que tinha que dar, é claro o desgaste do PS3 e 360 e a necessidade de hardware melhor, e tem vários jogos que já mostram um belo avanço gráfico (Driveclub e inFamous são bons exemplos), mas também estamos muito no inicio da geração e com muitos cross-gen ainda, logo é de se esperar que muita coisa ainda não esteja fantástica (isso é comum de acontecer). Nessa geração eu tenho em mente que vamos ver resultados bem antes do que o esperado, principalmente pela arquitetura ser mais fácil de trabalhar e pela experiência adquirida com o famoso HD development, algo que levou muito mais tempo na geração passada. A Nintendo ainda sofre um pouco com isso, mas vamos ver o que vão trazer nessa E3 (tenho espectativas bem baixas pra eles) e meus destaques ficam por conta do NFC game deles (Skylanders like da Nintendo), talvez o suposto Mario Maker e Zelda.