Não é raro vermos franquias nascendo de um jeito e seguindo rumos diferentes durante sua existência.
Vejam alguns exemplos:
QUAKE
- Principal mudança: História e ambientação.
O primeiro Quake foi marcado por visuais macabros, efeitos sonoros perturbadores, ambientes decadentes e sinistros, e uma história de luta contra demônios na Terra.
Do Quake 2 em diante, a história muda completamente para o planeta Gobbos, onde uma raça de ciborgues alienigenas rouba partes de humanos para criar hibridos humano-maquina, e o jogo perdeu muito de seus visuais macabros. Não que o jogo tenha ficado ruim, mas não é mais aquele que foi aclamado por público e crítica como o primeiro FPS funcional totalmente em 3D.
NEED FOR SPEED
- Principais Mudanças: Temas.
As primeiras versões eram apenas jogos de corrida arcade comuns, com um UP gráfico e na física. Posteirormente, o jogo passou a apresentar temas (Underground, Most Wanted, Hot Pursuit, Shift, etc...), sendo que cada jogo tinha um objetivo diferente do outro. Isso foi visto como bons olhos pela maioria dos fãs, um modo de fazer a série não se tornar enfadonha.
CASTLEVANIA
- Principais mudanças: Jogabilidade e enredo.
Talvez um dos melhores exemplos de mudança: começou como um jogo simples de plataforma, onde você deveria ir de um ponto A ao ponto B e matar um chefe. Tornou-se um jogo de plataforma/aventura, com exploração de calabouços e mapas, possibilidade de equipar armas, utilizar itens e magias, etc, sem contar o enredo melhor apresentado, com falas e cutscenes.
Em sua versão contemporânea, nos é apresentado no estilo Hack and Slash com resolução de puzzles, ambientado quase completamente em ambientes externos, e com poucas coisas que remetem aos primeiros jogos da série.
E você, o que acha destas "mudanças de rumo"? Tem algum exemplo para compartilhar?
Vejam alguns exemplos:
QUAKE
- Principal mudança: História e ambientação.
O primeiro Quake foi marcado por visuais macabros, efeitos sonoros perturbadores, ambientes decadentes e sinistros, e uma história de luta contra demônios na Terra.
Do Quake 2 em diante, a história muda completamente para o planeta Gobbos, onde uma raça de ciborgues alienigenas rouba partes de humanos para criar hibridos humano-maquina, e o jogo perdeu muito de seus visuais macabros. Não que o jogo tenha ficado ruim, mas não é mais aquele que foi aclamado por público e crítica como o primeiro FPS funcional totalmente em 3D.
NEED FOR SPEED
- Principais Mudanças: Temas.
As primeiras versões eram apenas jogos de corrida arcade comuns, com um UP gráfico e na física. Posteirormente, o jogo passou a apresentar temas (Underground, Most Wanted, Hot Pursuit, Shift, etc...), sendo que cada jogo tinha um objetivo diferente do outro. Isso foi visto como bons olhos pela maioria dos fãs, um modo de fazer a série não se tornar enfadonha.
CASTLEVANIA
- Principais mudanças: Jogabilidade e enredo.
Talvez um dos melhores exemplos de mudança: começou como um jogo simples de plataforma, onde você deveria ir de um ponto A ao ponto B e matar um chefe. Tornou-se um jogo de plataforma/aventura, com exploração de calabouços e mapas, possibilidade de equipar armas, utilizar itens e magias, etc, sem contar o enredo melhor apresentado, com falas e cutscenes.
Em sua versão contemporânea, nos é apresentado no estilo Hack and Slash com resolução de puzzles, ambientado quase completamente em ambientes externos, e com poucas coisas que remetem aos primeiros jogos da série.
E você, o que acha destas "mudanças de rumo"? Tem algum exemplo para compartilhar?